quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

LIVRO FIO DE CRISTAL - MARLON BRANDO - RESENHA BIBLIOGRÁFICA


MARLON BRANDO
A FACE SOMBRIA DA BELEZA
AUTOR: FRANÇOIS FORESTIER
EDITORA OBJETIVA
2014



MARLON BRANDO, NASCEU EM 1924. FEZ SEUS ESTUDOS INICIAIS COMO QUALQUER CRIANÇA NORTE-AMERICANA, DE CLASSE MÉDIA. TALVEZ, PELO TEMPERAMENTO TIRANO DO PAI, QUE MALTRATAVA A MULHER E CRITICAVA OS FILHOS, MARLON SE TRANSFORMOU NUM JOVEM REBELDE E FOI COLOCADO NUMA ESCOLA MILITAR, PARA APRENDER A DOMINAR-SE. EM 1943, ABANDONANDO TUDO, FOI PARA NOVA YORK, AOS 19 ANOS, TENTAR UMA PROFISSÃO. CHAMA MUITA ATENÇÃO DE MULHERES E HOMENS POR SUA BELEZA E SENSUALIDADE E VAI VALER-SE DISSO GRANDE PARTE DE SUA VIDA. APÓS DEDICAR-SE A VÁRIOS EMPREGOS, ENTRA PARA O TEATRO, AONDE COMEÇA A FAZER SUCESSO, EM PEQUENOS PAPÉIS. RELACIONA-SE, COM INTERESSE OU SEM, POR UM GRANDE NÚMERO DE MULHERES E, QUANDO PRECISO, POR HOMENS. DE PEÇA EM PEÇA, IMPROVISANDO SUAS FALAS, EXASPERA COLEGAS E DIRETORES POR REPRESENTAR À SUA MANEIRA, SEM SE IMPORTAR COM AS MARCAÇÕES.
EM BUSCA DE UM TEATRO MAIS SÉRIO, CONHECE A PROFESSORA STELLA ADLER, QUE FILHA DE PAIS TEATRÓLOGOS, APERFEIÇOOU-SE EM PARIS E FUNDA, EM NOVA YORK, UM CURSO PARA ATORES, ONDE ESTUDARAM NOMES, HOJE, FAMOSOS, DO CINEMA E DO TEATRO. AO CONHECER BRANDO E CONFERIR SEU POTENCIAL ARTÍSTICO E FÍSICO, APAIXONA-SE POR ELE. SEU MARIDO, HAROLD CLURMAN, TAMBÉM. BRANDO DIVERTE-SE COM SEU PODER SEXUAL E USUFRUI DE TODAS AS VANTAGENS. FREQUENTA AULAS DRAMÁTICAS E DE DANÇA. CONTINUA A TRABALHAR EM PEÇAS TEATRAIS, ADQUIRINDO CONHECIMENTOS.
SEU GRANDE ÍDOLO É O ATOR INGLÊS LAURENCE OLIVIER. O SONHO É INTERPRETAR SHAKESPEARE E SUPLANTÁ-LO.
CONHECE AUTORES E DIRETORES COMO TRUMAN CAPOTE, TENNESSEE WILLIAMS, ELIA KAZAN. APESAR DE TODA A SUA INSUBORDINAÇÃO NOS PALCOS, POR QUERER DIRIGIR A SI MESMO E NÃO RESPEITAR OS DIRETORES OU COLEGAS, COMEÇA A DESPERTAR O INTERESSE DOS CINEASTAS DE HOLLYWOOD.
MARLON BRANDO, AOS 23 ANOS, EM 1947/48, CONTINUA IRREVERENTE, BOÊMIO, ALEGRE E SEDUTOR. CONVIDADO POR ELIA KAZAN PARA INTERPRETAR STANLEY KOWALSKI, NA PEÇA TEATRAL UM BONDE CHAMADO DESEJO, DO AUTOR TENNESSEE WILLIAMS, COM JESSICA TANDY, COMO BLANCHE DUBOIS, ENLOUQUECE O ELENCO COM SUA FALTA DE PROFISSIONALISMO. MAS, NAS ENTRELINHAS, OS CRÍTICOS COMEÇAM A PERCEBER UM GRANDE ATOR.
TENNESSEE WILLIAMS EXULTA COM O SUCESSO DE SUA OBRA TANTO NA AMÉRICA QUANTO EM LONDRES, EM 1949, COM VIVIEN LEIGHT NO PRINCIPAL PAPEL.
MARLON, NESSA ÉPOCA, TEM VÁRIAS AMANTES FAMOSAS, COMO CELIA WEBB, STELLA ADLER, SHELLEY WINTERS, KATHY JURADO, A ATRIZ MEXICANA MOVITA E INÚMERAS DESCONHECIDAS.
NO FINAL DA TEMPORADA TEATRAL, VAI A PARIS, AONDE ENCONTRA AUTORES, DIRETORES E ARTISTAS COMO DANIEL GÉLIN, ROGER VADIN, MAURICE RONET, GÉRARD PHILIPE, JEAN GENET E VÁRIOS OUTROS. FREQUENTA BOATES, CAFÉS, TEATROS E LEVA UMA VIDA QUE LHE PARECE FELIZ. ENCONTRA TIPOS E AMBIENTES EXCÊNTRICOS E NAMORA JULIETTE GRÉCO E ERTHA KITT. VEM A CONHECER A PESSOA QUE SERIA SEU AMIGO MAIS DEVOTADO (SEM QUALQUER INSINUAÇÃO DE SEXO) POR TODA A VIDA, O ATOR CHRISTIAN MARQUAND.
NA AMÉRICA, OS PRODUTORES INSISTEM QUE VENHA FAZER CINEMA.
SEU PRIMEIRO FILME ESPÍRITOS INDÔMITOS É REALIZADO EM 1950. MAS O SUCESSO DA PEÇA UM BONDE CHAMADO DESEJO JÁ ESTAVA NO PROJETO DO PRODUTOR CHARLES FELDMAN, QUE COMPRA OS DIREITOS PARA O CINEMA. CONVIDA ELIA KAZAN PARA DIRIGI-LO, COM VIVIEN LEIGHT E MARLON BRANDO, NOS PAPÉIS PRINCIPAIS.
EM 1951, O ATOR CONSAGRA-SE, NA TELA, COMO UM DOS JOVENS ÍDOLOS DE HOLLYWOOD.
APÓS O ÊXITO, BRANDO, EM 1952,QUER FAZER SHAKESPEARE. FILMA JULIO CESAR, NO PAPEL DE ANTONIO E SE DESTACA BASTANTE. É CONVIDADO PARA OUTRAS PRODUÇÕES, MAS RECUSA A TODAS.
EMBORA, ENVOLVIDO COM A ATRIZ MOVITA, NÃO DISPENSA SUA ATRAÇÃO POR OUTRAS MULHERES, COMO MARILYN MONROE, GREER GARSON, AVA GARDNER.
EM 1953 E 54, NA AMÉRICA, A LISTA DE DENÚNCIAS DO SENADOR ANTI-COMUNISTA MCARTNEY, FAZ DEVASTAÇÕES, PRINCIPALMENTE ENTRE OS DIRETORES ESTRANGEIROS, DE HOLLYWOOD, QUE SEMPRE TIVERAM MAIOR TENDÊNCIA SOCIALISTA. BRANDO FICA DECEPCIONADO COM ELIA KAZAN, POR DENUNCIAR AMIGOS. AFASTA-SE DE TODOS E VOLTA A PARIS, PARA DESCANSAR E REVER AMIGOS. MAS NÃO QUER ENCONTRAR-SE COM DIRETORES DE ESQUERDA.
AO RETORNAR A HOLLYWOOD, RETOMA SEU ANTIGO RELACIONAMENTO COM A ATRIZ MEXICANA KATY JURADO, INICIA OUTRO COM A JOVEM RITA MORENO, ATRIZ VINDA DE PORTO-RICO E MANTÉM MOVITA. É CHAMADO DE MÁQUINA SEXUAL.
EMBORA FAMOSO E GANHANDO MUITO, FALA MAL DO CINEMA E DIZ DETESTAR SER ATOR. CONTINUA RECUSANDO PAPÉIS, MAS AO CONFRONTAR O SUCESSO DE ATORES JOVENS COMO MONTGOMERY CLIFT, JAMES DEAN OU PAUL NEWMAN, ACEITA TRABALHAR EM O SELVAGEM. POR RAZÕES DO PERSONAGEM, FREQUENTA O MUNDO DOS MOTOCICLISTAS, EM BUSCA DE CONHECIMENTOS E ENVOLVE-SE MAIS QUE O DEVIDO, TENDO ATÉ UM CASO DE AMOR COM O MOTOQUEIRO LUIS RAMON, QUE AMEAÇA PROPAGAR AOS JORNAIS. O ESTÚDIO COLUMBIA CALA O CHANTAGISTA, PAGANDO-LHE 50 MIL DÓLARES.
MARLON BRANDO INTERPRETA O SELVAGEM, MAS A SUA MANEIRA: DESPREZA O DIRETOR, REPRESENTA COMO QUER E DOMINA O ESTÚDIO.
A CRÍTICA DETESTA O FILME QUE, POR SUA VIOLÊNCIA, NÃO É RECOMENDADO EM DIVERSOS PAÍSES. MAS UM FENÔMENO INESPERADO SALVA O ESTÚDIO DE UM FRACASSO, OS JOVENS ADORAM O ESTILO DE BRANDO E PASSAM A COPIAR SEUS GESTOS E A MANEIRA DE VESTIR. A FOTO DO ATOR COMO BAD BOY AO LADO DE UMA MOTO, TRANSFORMA-O NUM ÍCONE. AUMENTAM AS VENDAS DE ROUPAS IGUAIS E ATÉ A DE MOTOS.
APESAR DE TODAS AS SUAS INCONSTÂNCIAS, É ÓTIMO ATOR, QUANDO QUER. EM 1953, É CONVIDADO PARA FAZER O FILME SINDICATO DE LADRÕES, DIRIGIDO POR ELIA KAZAN, COM QUEM SE RECONCILIA. O FILME FAZ ENORME SUCESSO DE CRÍTICA E PÚBLICO. É INDICADO AO PRÊMIO OSCAR E GANHA EM OITO CATEGORIAS. OS PROTAGONISTAS MARLON BRANDO E EVA MARIE-SAINT O RECEBEM COMO MELHOR ATOR E MELHOR ATRIZ. SE ANTES, MARLON ERA INSUPORTÁVEL COMO PREPOTENTE, APÓS O OSCAR, JULGA-SE UM MONARCA INCONTESTADO.
É CONTRATADO PARA OUTRA PRODUÇÃO, MAS NÃO COMPARECE ÀS FILMAGENS. ALÉM DE SUBSTITUÍDO, É MULTADO PELA FOX, O QUE LHE DIFICULTA A VIDA. POR DINHEIRO, ACEITA FAZER UM FRACO FILME HISTÓRICO, DESIRÉE, O AMOR DE NAPOLEÃO. ACHANDO O PAPEL RIDÍCULO, NOVAMENTE, ATRAPALHA TODA A FILMAGEM, CHEGANDO A HUMILHAR ATORES E O DIRETOR.
RETORNA A PARIS, SEU REFÚGIO DE REPOUSO. RECUSA CONVITES DA AMÉRICA E EUROPA, PARA FILMES COMO GUERRA E PAZ, O HOMEM DO BRAÇO DE OURO E O AMANTE DE LADY CHATTERLEY.
MAS, QUANDO VOLTA, FILMA ELES E ELAS, MUSICAL PARA O QUAL NÃO TINHA O MENOR JEITO. ACEITA POR DINHEIRO E TRABALHA AO LADO DE FRANK SINATRA, QUE NÃO O SUPORTA POR SABER QUE ELE DORMIU COM AVA GARDNER, GRANDE PAIXÃO DO CANTOR. O FILME FAZ SUCESSO DE BILHETERIA. ENTRE O FINAL DOS ANOS 50 E NA DÉCADA DE 60, BRANDO FARIA FILMES COMO A CASA DE CHÁ DO LUAR DE AGOSTO, SAIONARA,OS DEUSES VENCIDOS, A FACE OCULTA, O GRANDE MOTIM, MORITURI, A CAÇADA HUMANA, O PECADO DE TODOS NÓS, QUEIMADA
O CINEMA POUCO O INTERESSA E ELE O FAZ PELO DINHEIRO. E ASSIM, TRABALHA BASTANTE.    
CONHECE ANNA KASHFI, QUE SE TORNA SUA PRIMEIRA ESPOSA, EM 1957, DÁ-LHE UM FILHO (CHRISTIAN DEVE) E VAI TORTURÁ-LO ATÉ O FIM DA VIDA, APÓS O ROMPIMENTO DO CASAMENTO, COM EXIGÊNCIAS DE PENSÃO E BENS.
O ATOR CASARIA NOVAMENTE COM UMA JOVEM DO TAITI, DE NOME TARITA, COM QUEM TEM UM FILHO, SIMON E UMA FILHA CHEYENNE. ANOS DEPOIS, TAMBÉM COM SUA EMPREGADA E GOVERNANTA MARIA CRISTINA RUIZ TEM TRÊS FILHOS: NINNA, MYLES E TOMOTHY. SEU RELACIONAMENTO COM OS FILHOS E EX-ESPOSAS SERÁ, SEMPRE, MUITO CONFLITANTE.

MARLON BRANDO, EM 1972, FAZ UM FILME DE GRANDE FAMA INTERNACIONAL, O PODEROSO CHEFÃO, COM DIREÇÃO DE FRANCIS FORD COPPOLLA. SUA EXCELENTE ATUAÇÃO O CONFIRMARÁ NO LUGAR DE HONRA ENTRE OS GRANDES ASTROS DO CINEMA. RECEBE SEU SEGUNDO OSCAR, MAS NÃO VAI BUSCAR.
TAMBÉM EM 1972, FILMA O ÚLTIMO TANGO EM PARIS, COM DIREÇÃO DE BERNARDO BERTOLUCCI, CUJO TEMA É UM HOMEM MADURO QUESTIONANDO A RAZÃO DE VIVER. PELAS CENAS DE INSINUAÇÃO DE SEXO, O FILME É TANTO ELOGIADO COMO COMBATIDO. A CRÍTICA, PORÉM, O ACHA EXCELENTE.      
TEM ESPECIAIS PARTICIPAÇÕES EM FILMES DE DIFERENTES TEMAS, COMO DUELO DE GIGANTES, PEQUENA PONTA NO FILME SUPER HOMEM (PELA QUAL GANHA A IMPRESSIONANTE SOMA DE 18,5 MILHÕES DE DÓLARES) E APOCALIPSE NOW, ADAPTADO PARA SE PASSAR DURANTE A GUERRA DO VIETNAM.
DEPOIS DO ENORME SUCESSO DE O PODEROSO CHEFÃO, MARLON FAZ PEQUENAS APARIÇÕES EM VÁRIOS FILMES, SEMPRE GANHANDO MUITO DINHEIRO. SEU NOME CONTINUA UMA LENDA. PARTICIPA DE UM NOVATO NA MÁFIA, DON JUAN DE MARCO, O BRAVO, A ILHA DO DR. MOREAU, ENTRE OUTROS.
MAS VAI ABANDONANDO O CINEMA, POR RAZÕES DE GRANDES PROBLEMAS FAMILIARES COM OS FILHOS E EX-ESPOSAS, POR TER ENGORDADO MUITO E, APÓS VIDA TÃO AGITADA, NÃO TER VONTADE DE MAIS NADA.

SEU ÚLTIMO FILME A CARTADA FINAL, É REALIZADO EM 2001.
FALECE EM SUA ENORME MANSÃO, EM LOS ANGELES, EM JULHO DE 2004.

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS:                                                                                               
A BIOGRAFIA DE MARLON BRANDO, ESCRITA DEPOIS DE SEU FALECIMENTO É DE UMA CRUELDADE QUE DÁ A IMPRESSÃO QUE O AUTOR O DETESTAVA. RELATA APENAS OS CASOS MAIS DESAGRADÁVEIS DO ARTISTA, EXPONDO SEU NARCISISMO, PRETENSÃO E PREPOTÊNCIA COMO SE, INSANAMENTE, SE ACHASSE UM JOVEM ADÔNIS, SENSUAL E DESEJÁVEL. TRANSMITE A IDEIA QUE MARLON DIVERTIA-SE EM HUMILHAR A TODOS, POR NÃO CONSIDERAR NINGUÉM MELHOR DO QUE ELE.
MAIS DO QUE FALAR SOBRE OS FILMES QUE FEZ, OS OSCARS QUE GANHOU POR SUA ORIGINAL MANEIRA DE REPRESENTAÇÃO E O INDISCUTÍVEL TALENTO, A BIOGRAFIA PREFERE CONTAR AS INCONTÁVEIS AMANTES QUE TEVE E COMO SOFRERAM PELA INDIFERENÇA DELE, TORNANDO-SE VICIADAS EM DROGAS OU ÁLCOOL E ATÉ SUICIDANDO-SE.
COMENTA, AINDA, SEUS DIVERSOS CASOS DE AMOR MASCULINO, ENVOLVENDO ATORES FAMOSOS, COMO PAUL NEWMAN.
RELATA ORGIAS SEXUAIS, A VIVÊNCIA EM MEIO A UM APARTAMENTO IMUNDO, EM NOVA YORK E A FALTA DE HIGIENE PESSOAL. SEU INTERESSE PELA CAUSA INDÍGENA AMERICANA SERIA, APENAS, UMA ENCENAÇÃO.               
DESCREVE SEUS CASAMENTOS COMO GRANDES ERROS, DE CONSEQUÊNCIAS DOENTIAS PARA AS EX-ESPOSAS, FINANCEIRAS A SI MESMO E SALIENTA SUA FALTA DE AMOR AOS SEIS FILHOS, QUE VICIADOS, UMA SE MATA, OUTRO SE TORNA ASSASSINO.
POR TEMER ATAQUES, TRANSFORMA SUA ENORME MANSÃO EM VERDADEIRO FORTE. SEU VÍCIO INCONTROLÁVEL DE COMER, O ENGORDA DE TAL MANEIRA, NA VELHICE, QUE NÃO MAIS SE SUSTENTA EM PÉ E NÃO CONSEGUE SAIR DA CAMA, DANDO-LHE UM DESNECESSÁRIO FIM FÍSICO ESCATOLÓGICO, AOS 80 ANOS.

É DE SE PERGUNTAR, ATÉ QUE PONTO VALE A PENA SER ESCRITA UMA BIOGRAFIA TÃO DEPRECIATIVA DE UM ARTISTA QUE, QUEIRA O AUTOR OU NÃO, FOI UM DOS MAIORES DO CINEMA. MELHOR TERIA SIDO MANTER, EM PARTE, A ILUSÃO DE SEUS FÃS, DO QUE
REALÇAR QUE ELE FOI UM ATOR POUCO DEDICADO AO CINEMA, TUDO FAZENDO PARA DESPREZAR OS TRIBUTOS QUE RECEBEU.

OBS: PARA ESCREVER A BIOGRAFIA DO ARTISTA, O AUTOR FRANÇOIS FORESTIER, JORNALISTA E ESCRITOR DO LIVRO MARILYN E JFK, BASEOU-SE EM 50 LIVROS, POUCOS SOBRE A VIDA DE MARLON E MUITOS SOBRE A VIDA DE ATORES E DIRETORES QUE NARRAM PASSAGENS SOBRE ELE.  
 



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