sábado, 31 de janeiro de 2015

LIVRO FIO DE CRISTAL - SOPHIA LOREN- AUTOBIOGRAFIA -

SOPHIA LOREN
ONTEM, HOJE E AMANHÃ
A MINHA VIDA
EDITORA BEST-SELLER
2014                                             

O INÍCIO DA VIDA DE SOPHIA LOREN É SOBEJAMENTE CONHECIDO.
ATÉ MINISSÉRIE FOI FEITA PELA TELEVISÃO ITALIANA. NASCIDA EM NÁPOLES, EM 1934, ORIUNDA DE FAMÍLIA DE BAIXA CLASSE MÉDIA, SUA MÃE, QUANDO EM ROMA, TENTANDO UMA CARREIRA NO CINEMA, FOI SEDUZIDA POR UM HOMEM CASADO. DEU À LUZ A ESSA FILHA, E APÓS, VOLTOU PARA A CASA MATERNA, EM POZZUOLI, PERTO DE NÁPOLES.  A MENINA VIVEU UMA VIDA SIMPLES NA CASA DE SEUS AVÓS, FREQUENTANDO A ESCOLA E VIVENDO DA RENDA DE SUA MÃE, PROFESSORA DE PIANO. A VIDA SE MODIFICOU, CHEGANDO À MISÉRIA, DURANTE O FIM DA 2ª. GUERRA MUNDIAL, QUANDO OS ALIADOS, PARA ENTRAREM NA ITÁLIA, BOMBARDEARAM NÁPOLES E ARREDORES, DEIXANDO A TODOS SEM EMPREGO, SEM ÁGUA, SEM LUZ, SEM GÁS E QUASE SEM MORADIA. A FAMÍLIA CHEGOU ATÉ A PASSAR FOME.  
SOPHIA TORNOU-SE UMA JOVEM TÍMIDA (POR NÃO TER UM PAI EM CASA E POR SUA MÃE, NOVAMENTE COM O MESMO SEDUTOR, TER MAIS UMA FILHA, MARIA, A IRMÃ CAÇULA). AJUDANDO EM CASA, EM PEQUENOS SERVIÇOS, VAI SE RESTABELECENDO DOS HORRORES DA GUERRA, PRINCIPALMENTE PORQUE OS AMERICANOS RECONSTROEM GRANDE PARTE DO QUE ARRUINARAM, PERMITINDO UMA VOLTA À VIDA QUASE NORMAL. MUITO ALTA PARA SUA IDADE E MAGRA, NO COLÉGIO, TEM O APELIDO DE SOPHIA PALITO. COM A IDADE, PORÉM SUAS FORMAS VÃO SE DESENVOLVENDO, TORNANDO-A BELA. SUA MÃE, LEVA-A PARA ROMA E A INSCREVE EM CONCURSOS DE BELEZA. NÃO OS VENCE. ENTRETANTO, COMEÇA A SER OLHADA POR VÁRIOS PRODUTORES DE CINEMA. SUA BELEZA EXÓTICA INICIA SUA ATRAÇÃO.
SOBREVIVE FAZENDO HEROÍNAS EM REVISTAS DE FOTO-NOVELAS ATÉ CONSEGUIR PEQUENOS PAPÉIS EM FILMES DE SEGUNDA CATEGORIA.
DE 1950 A 52, TRABALHA NUMA GRANDE QUANTIDADE DELES E SEU NOME (SOFIA SCICOLONE, DEPOIS SOFIA LÁZARO E FINALMENTE SOPHIA LOREN) COMEÇA A SE DESTACAR NOS LETREIROS. A PARTIR DE 1953, PASSA A SER PROTAGONISTA.
SOPHIA TINHA SIDO INCENTIVADA A SER ATRIZ PELO PRESTIGIADO PRODUTOR CARLO PONTI, HOMEM CASADO E 20 ANOS MAIS VELHO. AVALIANDO SEU POTENCIAL DE REPRESENTAÇÃO E IMPRESSIONADO POR SUA DIFERENTE BELEZA, RESOLVE APOSTAR NA JOVEM ATRIZ, INTRODUZINDO-A EM FILMES MELHORES. APRIMORA SUA ATUAÇÃO, A ESTIMULA LER LIVROS CLÁSSICOS E ESTUDAR ARTE E LÍNGUAS.   
IGNORANDO OS PROTESTOS DE SUA MÃE, SOPHIA INICIA UM ROMANCE COM PONTI, POR QUEM SE APAIXONA. SUAS PERSONAGENS FAZEM SUCESSO, TRABALHANDO AO LADO DE OUTRO JOVEM ARTISTA, EM RÁPIDA ASCENÇÃO, MARCELLO MASTROIANNI, COM QUEM, ALÉM DE GRANDE AMIZADE, FARÁ UMA DEZENA DE FILMES FAMOSOS.
CONVIDADA, EM 1954, POR VITTORIO DE SICA, ATOR E DIRETOR ITALIANO, PARA INTERPRETAR O PAPEL DE UMA CONFEITEIRA DE PIZZA, NUM EPISÓDIO DO FILME
OURO DE NÁPOLES, FAZ SUCESSO INTERNACIONAL.
GANHANDO BONS SALÁRIOS, MORA NUM APARTAMENTO, EM ROMA, COM SUA MÃE E A IRMÃ. OS DIAS DE FOME FICAM PARA TRÁS. PARTICIPA DE PRODUÇÕES EUROPEIAS E, TAMBÉM, NORTE-AMERICANAS PRODUZIDAS NA ITÁLIA E NA ESPANHA, PELOS ESTÚDIOS DA FOX, UNITED ARTISTS, PARAMOUNT. ASSIM, CONTRACENA COM ATORES COMO ALAN LADD, FRANK SINATRA, CARY GRANT, JOHN WAINE.
DESTACADA PELA FAMA, ACEITA A OFERTA DE CONTRATO COM A PARAMOUNT E DESEMBARCA, AOS 24 ANOS, EM 1958, NA MECA DO CINEMA MUNDIAL, HOLLYWOOD, COMO A NOVA DIVA EUROPEIA DO CINEMA. SEUS PRIMEIROS FILMES, NO ENTANTO, NÃO FAZEM GRANDE SUCESSO. SÃO OU MUITO TRÁGICOS OU COMÉDIAS TOLAS. DESTACAM-SE APENAS A CHAVE, COM WILLIAM HOLDEN E A ORQUÍDEA NEGRA, COM ANTONY QUINN, NOS QUAIS, EMBORA SEXY SYMBOL, DEMONSTRA SEU TALENTO DRAMÁTICO.  CARLO PONTI, POR PROCURAÇÃO, DIVORCIA-SE DE SUA MULHER, NO MÉXICO E CASA COM SOPHIA. ELA FILMA COM CARY GRANT, COM O NOVATO TAB HUNTER E COM STEVE FORREST. QUANDO A FAZEM FICAR LOIRA PARA UM FRACO FILME DE WESTERN, O PISTOLEIRO E A BELA AVENTUREIRA, RESOLVE VOLTAR A ITÁLIA,
APESAR DO MEDO DO PROCESSO JUDICIAL MOVIDO CONTRA PONTI, POR BIGAMIA. A LEI ITALIANA NÃO RECONHECEU NEM O DIVÓRCIO, NEM O NOVO CASAMENTO, NO MÉXICO.
FALTAVA AINDA UM ÚLTIMO FILME NO CONTRATO COM A PARAMOUNT, ACONTECEU EM NÁPOLES, QUE É REALIZADO EM 1960, EM CAPRI, NA ITÁLIA, COM CLARK GABLE.
SOPHIA FILMA COM JOHN GAVIN E MAURICE CHEVALIER O ESCÂNDALO DA PRINCESA, NA FRANÇA E A MILIONÁRIA COM PETER SELLERS, NA INGLATERRA. TODOS NO MESMO ANO. COMÉDIAS COMUNS, QUE FAZEM RELATIVO SUCESSO. A JUSTIÇA ITALIANA CONTINUA COM O PROCESSO CONTRA PONTI.
EM 1961, A ATRIZ INTERPRETA CESIRA, NO FILME DUAS MULHERES (LA CIOCIARA), LIVRO DE ALBERTO MORÁVIA, SOB A DIREÇÃO DE VITTORIO DE SICA E PRODUÇÃO DE SEU MARIDO. A GRANDE ATUAÇÃO, NO PAPEL DE UMA MULHER POBRE DURANTE A II GUERRA, COM UMA FILHA ADOLESCENTE VIOLENTADA POR SOLDADOS, LHE RENDE TODOS OS MAIS FAMOSOS PRÊMIOS DO ANO, DA PALMA DE OURO EM CANNES AO OSCAR, EM HOLLYWOOD. PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO CINEMA NORTE-AMERICANO, UMA ATRIZ ESTRANGEIRA, NUM FILME ESTRANGEIRO, RECEBE O OSCAR DE MELHOR ATRIZ. EM SOLO EUROPEU, SUA CARREIRA REFLORESCE.
FILMA, AINDA EM 1961, PRODUÇÕES FRANCESAS, ITALIANAS E CO-PRODUÇÕES NORTE-AMERICANAS: EL CID, COM CHARLTON HESTON, GRANDE PRODUÇÃO ÉPICA REALIZADA NA ESPANHA, MADAME SANS- GÊNE, COM MAURICE RONET E BOCCACCIO-70, FILME DE EPISÓDIOS, TAMBÉM COM ROMY SCHNEIDER E ANITA EKBERG EM HISTÓRIAS DIFERENTES. EM 62, OS CONDENADOS DE ALTONA, COM MAXIMILIAN SCHELL. 
QUANDO FILMA COM MARCELLO MASTROIANNI, EM 1964, ONTEM, HOJE E AMANHÃ, OSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO, SOB A DIREÇÃO DE VITTORIO DE SICA, VOLTA A FAZER GRANDE SUCESSO.
O PROCESSO DO MARIDO, POR BIGAMIA, CONTINUA. APÓS ANOS DE PETIÇÕES, SEM SUCESSO, DIVERSOS ADVOGADOS ENVOLVIDOS E SOLICITAÇÕES DE ANULAÇÃO DO PRIMEIRO CASAMENTO NEGADAS, O CASAL DECIDE MUDAR PARA PARIS.
EM 1964, PONTI RECEBE DO GOVERNO FRANCÊS A NACIONALIDADE FRANCESA IN HONORIS CAUSAE, POR SUA CONTRIBUIÇÃO À ARTE.
ASSIM, PODE ENTRAR NA ITÁLIA, SEM PROBLEMAS. 
COM A MELHORA FINANCEIRA, O CASAL ADQUIRIU, ANTERIORMENTE A IDA PARA PARIS, UM ANTIGO PALÁCIO CARDINALÍCIO, DO SÉCULO 18, EM MARINO, PERTO DE ROMA. GASTAM MUITO TEMPO E DINHEIRO NA REFORMA DE UM PATRIMÔNIO TOMBADO PELO GOVERNO E PASSAM A VIVER E RECEBER AMIGOS NA LUXUOSA MANSÃO COMO POLÍTICOS, ARTISTAS E PRODUTORES FAMOSOS. DESDE O MÉDICO CHRISTIAN BARNARD, REALIZADOR DO PRIMEIRO TRANSPLANTE HUMANO ATÉ MARCELLO MASTROIANNI, VITTORIO DE SICA, BETTE DAVIS, RICHARD BURTON, ELIZABETH TAYLOR E OUTROS.
AO MESMO TEMPO, SOPHIA E PONTI ADQUIREM MUITAS OBRAS DE ARTE.
JÓIAS, NÃO INTERESSAM MAIS A ATRIZ, POR TER SIDO ROUBADA VÁRIAS VEZES. DE 1962 A 1968, COM RESIDÊNCIA NA ITÁLIA E NA FRANÇA, MANTÉM UMA VIDA CALMA, FAZENDO FILMES ININTERRUPTAMENTE: A COMÉDIA CASAMENTO À ITALIANA, COM MASTROIANNI E DE SICA; MAIS UM GRANDE ÉPICO A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO (PELO QUAL RECEBE O SALÁRIO DE UM MILHÃO DE DÓLARES, QUANTIA PAGA, ATÉ ENTÃO, SOMENTE A ELISABETH TAYLOR) E AVENTURAS COMO OPERAÇÃO CROSSBOW, SOBRE A II GUERRA MUNDIAL; LADY L, COM PAUL NEWMAN; JUDITH, A LUTA PELA FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL E ARABESQUE, COM GREGORY PECK, ENTRE OUTROS, ALÉM DAS COMÉDIAS ITALIANAS MAIS QUE UM MILAGRE E ESTES FANTASMAS.  
EM 1966, SOPHIA FINALMENTE CASA-SE COM CARLO PONTI DENTRO DAS LEIS FRANCESAS. NO MESMO ANO É CONVIDADA PARA FILMAR A CONDESSA DE HONG KONG.
A ATRIZ ENTUSIASMA-SE POR TRABALHAR COM UM DOS MAIS FAMOSOS DIRETORES DO CINEMA MUNDIAL: CHARLES CHAPLIN. COMO PAR MASCULINO FOI CONTRATADO MARLON BRANDO. FORMA-SE UMA DUPLA DE SUPER ARTISTAS: PREMIADA COM O OSCAR, NO AUGE DA POPULARIDADE E DIRIGIDA POR UM LENDÁRIO DIRETOR.
POR CONHECER A FAMA DE MARLON BRANDO COMO ATOR INSUBORDINADO, CHAPLIN E OS PRODUTORES REDIGEM UM CONTRATO NO QUAL ELE NÃO PODERÁ CAUSAR QUALQUER PROBLEMA. BRANDO AFIRMARIA DEPOIS QUE O FILME ERA TOLO E SÓ TINHA ACEITADO TRABALHAR PORQUE PRECISAVA DE DINHEIRO.
APESAR DE SIMPÁTICO, A CONDESSA DE HONG KONG NÃO FAZ SUCESSO DA CRÍTICA, POR ACHAR QUE CHAPLIN ESTAVA ULTRAPASSADO NA MANEIRA DE FAZER COMÉDIA.
NA VIDA PESSOAL, NO INTUITO DE QUERER SER MÃE, SOPHIA DIMINUI O RITMO DE TRABALHO. CONHECE UM MÉDICO ESPECIALISTA NA SUÍÇA E INTERNA-SE DURANTE MESES NUMA CLÍNICA, PARA GESTAR O TÃO DESEJADO FILHO, CARLO PONTI JR., QUE NASCE EM 1969, EM GENEBRA. TRÊS ANOS DEPOIS, NAS MESMAS CONDIÇÕES DE REPOUSO, NOVAMENTE EM GENEBRA, TERIA MAIS UM FILHO, EDOARDO.
RETORNA AO CINEMA EM OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA, EM 1969, COM MASTROIANNI E DE SICA. O FILME OBTÉM RELATIVO SUCESSO. FAZ PRODUÇÕES ITALIANAS E FRANCESAS, SEM MAIORES SIGNIFICADOS. SÓ EM 1972, VOLTA À UMA PRODUÇÃO IMPORTANTE: O HOMEM DE LA MANCHA, MUSICAL DE DALE WASSERMANN, BASEADO NO LIVRO DOM QUIXOTE E SANCHO PANÇA, DE MIGUEL DE CERVANTES, ATUANDO COM PETER O’TOOLE.
EM 1973, COM A DIREÇÃO DE DE SICA E TENDO RICHARD BURTON COMO “PARTNER”, FAZ A VIAGEM, FILME AMBIENTADO EM VENEZA E NÁPOLES, NO QUAL É UMA HEROÍNA COM DOENÇA FATAL. O FILME AGRADA PELOS ATORES E PELA BELA AMBIENTAÇÃO DE ÉPOCA, DO INÍCIO DO SÉCULO 20. FAZ, AINDA, BREVE ENCONTRO, TAMBÉM COM RICHARD BURTON.
AOS POUCOS, A ATRIZ VAI DIMINUINDO O RITMO DE TRABALHO, PREFERINDO ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DE SEUS FILHOS, EM PARIS.
MAS CONTINUA FILMANDO DE 1976 A 1979: A TRAVESSIA DE CASSANDRA, AMOR E CIÚME, COM DIREÇÃO DE LINA WERTMÜLLER E PODER DE FOGO. O GRANDE SUCESSO DESSE PERÍODO, PORÉM, FOI UM DIA MUITO ESPECIAL, DE ETTORE SCUOLA, EM 1977, COM MARCELLO MASTROIANNI, QUE AGRADA À CRÍTICA E AO PÚBLICO.                    
NA ITÁLIA, APÓS ARQUIVADO O PROCESSO DE BIGAMIA, PONTI VEM A SER ACUSADO DE EVASÃO DE DIVISAS, EM RELAÇÃO A DIVERSOS FILMES.
SEU ESCRITÓRIO E CASA SÃO REVISTADOS E BENS E OBRAS DE ARTE, CONFISCADOS. NOVOS ADVOGADOS ENTRAM EM CENA. MAS O PIOR ESTARIA POR ACONTECER.
SOPHIA, FELIZ COM SUA FAMÍLIA EM SEU APARTAMENTO EM PARIS, É ACUSADA, EM 1980, DE SONEGAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA POR FILMES QUE FEZ ENTRE 1958 E 1960, QUANDO RESIDIA NO EXTERIOR. SEU CONTADOR PAGOU O IMPOSTO DEVIDO APENAS NA AMÉRICA, NA ÉPOCA. DEVERIA TER PAGO TAMBÉM NA ITÁLIA, POIS A ATRIZ ERA ITALIANA. ASSIM, SERIA CONDENADA À PRISÃO, SE VOLTASSE AO SEU PAÍS. NÃO DESEJANDO PERMANECER UMA EXILADA, SOPHIA VOLTA A NÁPOLES, ONDE É DETIDA E PRESA POR 30 DIAS. APESAR DE BEM TRATADA PELAS FREIRAS DA PRISÃO, JAMAIS ESQUECERIA O CONFINAMENTO E A DOR DA AUSÊNCIA DOS FILHOS.
ENQUANTO CUMPRIA A PENA, QUE ACABOU REDUZIDA, ENSINAVA OUTRAS DETENTAS A COZINHAREM DETERMINADOS PRATOS. NASCE DAÍ A IDÉIA DE, MAIS TARDE, LANÇAR UM LIVRO SOBRE CULINÁRIA.
APÓS A PRISÃO, SOPHIA PODE TER LIVRE TRÂNSITO. RESOLVE, NO ENTANTO, FIXAR-SE NA SUÍÇA, EM GENEBRA, AONDE TINHAM NASCIDO SEUS DOIS FILHOS.
SEUS BENS CONFISCADOS, SERIAM DEVOLVIDOS 20 ANOS DEPOIS, PELA JUSTIÇA ITALIANA, NUMA REVISÃO DO PROCESSO. SOPHIA E CARLO PUDERAM TER DE VOLTA A VALIOSA COLEÇÃO DE QUADROS, ESTIMADA EM 30 MILHÕES DE DÓLARES E OUTRAS OBRAS DE ARTE. VENDEM AS CASAS QUE POSSUÍAM NA FRANÇA E NOS ESTADOS UNIDOS, MANTENDO RESIDÊNCIAS SOMENTE EM GENEBRA E NA ITÁLIA.
TENDO FEITO POUCOS FILMES NOS ANOS 80, SOPHIA VOLTA NA DÉCADA DE 90, FILMANDO PRET À PORTER, DE ROBERT ALTMAN, SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA, COM DIREÇÃO DE LINA WERTMÜLLER, DOIS VELHOS RABUGENTOS, COM JACK LEMMON.
NOVAMENTE DIRIGIDA POR LINA WERTMÜLLER, FAZ A PEQUENA ORFÃ, EM 2001, ALÉM DE OUTRAS PRODUÇÕES PARA A TELEVISÃO EUROPEIA.
VIÚVA EM 2006, SOFRE UMA DAS MAIORES TRISTEZAS DE SUA VIDA, AO PERDER O COMPANHEIRO DE MAIS DE 50 ANOS.
EM 2011, PARTICIPA DO MUSICAL NORTE AMERICANO NINE, UMA HOMENAGEM A FELLINI. FAZ PARTICIPAÇÕES EM FILMES PARA A RAI-TELEVISÃO ITALIANA, INCLUSIVE SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA DE SUA MÃE, EM 2013. ÀS VEZES, VOLTA A FILMAR, PARA A TELEVISÃO, SOB A DIREÇÃO DE SEU FILHO EDOARDO PONTI, QUE TORNOU-SE CINEASTA.
CONTINUA A MORAR EM GENEBRA, E É CONVIDADA PARA INÚMERAS VIAGENS TANTO PARA A ENTREGA DE PRÊMIOS EM HOLLYWOOD, COMO INAUGURAÇÕES DE NAVIOS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA OU, ATÉ, NA FESTA DA PIRELLI, NO BRASIL, EM 2014.
SEU ÚLTIMO FILME, ATÉ O MOMENTO, É AS VOZES HUMANAS, COM DIREÇÃO DE SEU FILHO.
CONSIDERADA A ÚLTIMA GRANDE DIVA DO CINEMA, MANTÉM SEU SEX APPEAL, AOS 80 ANOS.

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS:
O LIVRO DE SOPHIA LOREN, POR SER AUTOBIOGRAFIA, DITADA, TEM UM TOM DE AGRADECIMENTO AO CINEMA E À IMPORTÂNCIA DA UNIÃO FAMILIAR. A ATRIZ TRANSMITE GRANDE ALEGRIA PELA VIDA, MESMO AO ATRAVESSAR MOMENTOS DIFÍCEIS. RELATA ALGUNS, MAS NÃO TODOS, COMO POR EXEMPLO O PRECONCEITO QUE SENTIA, EM CRIANÇA, POR SER FILHA ILEGÍTIMA, OS INÚMEROS ABORTOS QUE SOFREU, NA TENTATIVA DE SER MÃE OU A PROPALADA DESONESTIDADE DE SEU PAI, AO EXIGIR MILHARES DE DÓLARES PARA RECONHECER A IRMÃ MARIA (JÁ ADULTA), COMO FILHA E A AÇÃO QUE ELE MOVEU (E PERDEU) EM TRIBUNAL, CONTRA SOPHIA, EXIGINDO PENSÃO, QUERENDO EXPLORÁ-LA, DEPOIS DE RICA.
NÃO COMENTA O QUANTO FOI PERSEGUIDA PELAS SENHORAS RELIGIOSAS DE MILÃO, COM GRANDE DIVULGAÇÃO PELA IMPRENSA MARROM ITALIANA, POR SEU CASO “IMORAL” COM CARLO PONTI. FALA, MUITO POR ALTO, DOS DIVERSOS ROUBOS DE JÓIAS CARAS QUE SOFREU. NÃO COMENTA O SÉRIO PROBLEMA DE CORAÇÃO, PELO QUAL PASSOU, NEM AS TENTATIVAS DE SEQUESTRO DE SEU MARIDO. NADA DIZ DA RIVALIDADE COM OUTRAS ATRIZES, PRINCIPALMENTE A TÃO FAMOSA COM A ATRIZ GINA LOLLOBRÍGIDA (QUE, NA REALIDADE, PARECE TER SIDO MAIS FOMENTADA PELA IMPRENSA) OU DA CARTA OFENSIVA QUE RECEBEU DE BRIGITE BARDOT EM RELAÇÃO A UMA PUBLICIDADE DE PELES DE LUXO (QUE NÃO SE REALIZOU). NÃO COMENTA O PÉSSIMO RELACIONAMENTO QUE TEVE COM MARLON BRANDO DURANTE A FILMAGEM DE A CONDESSA DE HONG KONG, ONDE O ATOR, ENCIUMADO PELA VISÍVEL PREFERÊNCIA DE CHAPLIN POR ELA, TUDO FEZ PARA IRRITÁ-LA. NÃO FALA SOBRE OS ATORES FAMOSOS COMO CARY GRANT, PETER SELLERS, RICHARD BURTON E OUTROS, QUE SE APAIXONARAM POR ELA. NÃO SE JACTA DOS INÚMEROS PRÊMIOS QUE GANHOU. MENOS AINDA DOS CONHECIMENTOS COM PRESIDENTES, REIS, RAINHAS E OUTRAS AUTORIDADES POLÍTICAS INTERNACIONAIS.                                             
DIVERSAS VEZES FOI CONVIDADA A FESTAS NO PALÁCIO PRESIDENCIAL DO ELISÉE, EM PARIS, OU NA CASA BRANCA, EM WASHINGTON, O QUE PARA UMA EX-GAROTA POBRE, DEVE TER SIDO MUITO SIGNIFICATIVO. 
TAMBÉM NÃO RELATA SUA AÇÃO E VIAGENS A PAÍSES, COMO EMBAIXADORA DA UNESCO, NEM DOS INÚMEROS NAVIOS QUE INAUGURA, NA ITÁLIA E NA ALEMANHA, FAZENDO, SEMPRE, A PRIMEIRA VIAGEM, COMO PROMOÇÃO, PARA ANGARIAR FUNDOS À INFÂNCIA POBRE. ENFIM, NÃO COMENTA MUITOS FATOS, FARTAMENTE DISTRIBUÍDOS PELA IMPRENSA EM TODOS ESSES 60 ANOS, ESCREVENDO O LIVRO MAIS COMO UM TRIBUTO À SUA PROFISSÃO, QUE LHE PERMITIU, INCLUSIVE OS CARÍSSIMOS TRATAMENTOS PARA PODER TER FILHOS. TRANSMITE A ATUAL IMAGEM DE UMA AVÓ FELIZ E PLENAMENTE REALIZADA, ORGANIZANDO FESTAS FAMILIARES EM SUA RESIDÊNCIA MATRIARCAL, EM GENEBRA.
AINDA HOJE, É SOLICITADA PARA GRANDES EVENTOS.

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