sexta-feira, 15 de maio de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - 50 TONS DO MR. DARCY


TENHO VISTO NAS LIVRARIAS LIVROS FAMOSOS COM CONTINUAÇÃO. NO INÍCIO ATÉ PENSEI QUE NOVOS MANUSCRITOS TINHAM SIDO ENCONTRADOS E AS HISTÓRIAS TERIAM SEQUÊNCIAS. MAS AO FOLHEÁ-LOS, VI QUE SE TRATAVAM DE BRINCADEIRAS, PARÓDIAS E VONTADE DE FAZER RIR, AO SE PENSAR, APÓS O FINAL "FELIZES PARA SEMPRE", OS PROTAGONISTAS NUMA VIDA NORMAL DE CASADOS, CHEIOS DE FILHOS, PROBLEMAS, CANSAÇO MÚTUO DA UNIÃO, SEGUIDOS DE UMA VELHICE DE RABUGICES E ACHAQUES.
É UMA IDEIA JOCOSA E CREIO QUE POUCOS LEITORES A TENHAM, PARA NÃO PERDEREM A ILUSÃO DO QUE LERAM. O MÁXIMO QUE, ADULTOS, CHEGAMOS A PENSAR É QUE, QUANDO O PRÍNCIPE SEGUE PELO HORIZONTE EM SEU CAVALO BRANCO, LEVANDO BRANCA DE NEVE NO COLO, A ÚLTIMA COISA QUE ELE FARÁ SERÁ MOSTRAR AS ANTIGUIDADES DO CASTELO.
ENTRE OS VÁRIOS ESCRITORES QUE TÊM SUAS OBRAS COM CONTINUAÇÃO IMAGINÁRIA, JANE AUSTEN, A ESCRITORA INGLESA DO INÍCIO DO SÉCULO XIX, ME PARECE A MAIS PERSEGUIDA POR ESSES PSEUDO ESCRITORES. TALVEZ PORQUE SUAS HEROÍNAS SEJAM MUITO CASTAS, COM CARÁTER E HONRA INABALÁVEIS, ASSIM COMO SEUS HERÓIS, O QUE AÇULA O DESEJO DE TRIPUDIAR DE TANTA PERFEIÇÃO.
NUNCA HAVIA COMPRADO LIVRO DESSE GÊNERO, ATÉ ENCONTRAR ESTE 50 TONS DO MR.DARCY, QUE ME PARECEU SER ENGRAÇADO AO MENTALIZAR O HERÓI, MR. DARCY, HOMEM DIGNO, RICO E EXÍMIO CAVALEIRO, UTILIZANDO SEU CHICOTE DE MONTARIA NAS NÁDEGAS PURAS E VIRGINAIS DE MISS ELISABETH BENNET, LÍRIO DE PUREZA, CEDENDO À SÁDICOS E DESCONHECIDOS ASPECTOS DA PERSONALIDADE DE MR.DARCY, AMBOS PRINCIPAIS
PERSONAGENS DOLIVRO ORGULHO E PRECONCEITO.
JÁ NA PRÓPRIA LIVRARIA, AO LER O PRIMEIRO PARÁGRAFO, NÃO CONTIVE O RISO, POIS QUEM LEU AS DUAS OBRAS, COMPREENDERÁ A CHACOTA.
O LIVRO É DE AUTORA (OU AUTOR) ANÔNIMA QUE ASSINA COM O PSEUDÔNIMO DE EMMA THOMAS.
À MEDIDA QUE FUI CONTINUANDO A LEITURA, CONFERI QUE NÃO ERA O QUE PENSAVA SER: A HISTÓRIA DE ORGULHO E PRECONCEITO, QUE DEPOIS DOS CASTOS BEIJOS, CONTIVESSE MOMENTOS ERÓTICOS INSPIRADOS EM 50 TONS DE CINZA, DE E.L.JAMES.
O LIVRO SE MESCLA NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DAS DUAS OBRAS, O QUE NÃO DEVE TER SIDO MUITO FÁCIL ENTRELAÇÁ-LAS. MAS, CONTEM VULGARIDADE TÃO GRANDE, TERMOS TÃO CHULOS, TANTAS DEPRECIAÇÕES IMORAIS E ESCATOLÓGICAS DOS PARTICIPANTES, QUE ME FEZ ESTRANHAR QUE ALGUÉM PUDESSE ESCREVER TAMANHO LIXO. PODERIA TER SIDO UMA OBRA INTELIGENTE, COM O REQUINTE E LUXO DESCRITOS POR JANE AUSTEN, APIMENTADOS COM A SENSUALIDADE DE 50 TONS. ACREDITO QUE ASSIM TERIA MAIS INTERESSE.
PORÉM, É AO CONTRÁRIO E, NO ACOPLAMENTO DAS HISTÓRIAS, EXISTEM PIADAS TOLAS REFERENTES AO MUNDO ATUAL, O QUE DESCONCERTA E DESAGRADA AINDA MAIS O LEITOR.
A INTENÇÃO É FAZER UMA ENORME CAÇOADA, DEBOCHANDO DAS DUAS OBRAS, O QUE FOI UM GRANDE ERRO, PELO MENOS EM RELAÇÃO À SERIEDADE DA ESCRITORA JANE AUSTEN. É UM LIVRO PARA SER LIDO PULANDO PARÁGRAFOS E ATÉ PÁGINAS, POR SE DEDUZIR A BESTEIRA QUE NOS ESPERA.

INDEPENDENTE DESTE, NÃO COMPREENDO PORQUE ALGUNS ESCRITORES (OU QUEM SABE, SEMPRE O MESMO), ESCREVAM ESSA LITERATURA MENOR, UTILIZANDO A OBRA DE OUTRO ESCRITOR FAMOSO. SERÁ NOVA FORMA DE CRIATIVIDADE OU SERÁ FALTA TOTAL? BEM FEITAS, PODERIAM SER IRONIAS CURIOSAS, PRESERVANDO O RESPEITO AO TEMA DO ESCRITOR ORIGINAL.
SERÁ UMA ATITUDE QUE VISE APENAS VENDER, SEM IMPORTAR A QUALIDADE LITERÁRIA? PARECE.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - CURIOSIDADES COM EDGAR MORIN


NOMES PARECIDOS PODEM PROPICIAR ACONTECIMENTOS INESPERADOS.
AO LONGO DE ALGUNS LIVROS E TEXTOS SOBRE POESIAS E SOBRE COMUNICAÇÃO DE MASSA E NA PRODUÇÃO DE PROGRAMAS QUE FIZ NA TELEVISÃO CULTURA, ASSINEI MEU NOME DE MANEIRA MAIS ABREVIADA: EDGARD DE AMORIM. NÃO QUE MEU NOME FOSSE MUITO MAIOR, CONTUDO, PROFISSIONALMENTE, PASSEI A COLOCÁ-LO ASSIM. ATUALMENTE NÃO POSSO MAIS FAZÊ-LO, POR QUE,
COMO MEUS ESCRITOS FORAM, ESPECIALMENTE, SOBRE A COMUNICAÇÃO TELEVISIVA, ESSA ASSINATURA DEU ORIGEM A ALGUNS ENGANOS, TAIS COMO SER CONFUNDIDO COM UM ATOR DE TV E TEATRO: EDGAR AMORIM E COM O GRANDE ESCRITOR E SOCIÓLOGO FRANCÊS EDGAR MORIN.
EM RELAÇÃO AO ATOR, SEI QUE TRABALHOU EM TELENOVELAS DA REDE GLOBO E PRECISEI ESCLARECER, CONTINUAMENTE, QUE NÃO SE TRATAVA DE MIM. ESSA IMPRESSÃO TINHA UM FUNDAMENTO LÓGICO JÁ QUE ENTRE NÓS HAVIA O MESMO TEMA: A TELENOVELA.
NÃO SEI MUITO O QUE COMENTAR SOBRE ELE E TAMBÉM NÃO SEI SE MEUS ESCRITOS FORAM ATRIBUÍDOS A ELE.
A CONFUSÃO COM O SOCIÓLOGO FOI MAIOR E MUITO ME HONROU, APESAR DA ENORME DISTÂNCIA ENTRE A IMPORTÂNCIA CULTURAL DELE E A MINHA.
EDGAR MORIN, UM DOS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS UNIVERSAIS, É ANTROPÓLOGO, SOCIÓLOGO E FILÓSOFO FRANCÊS, ENTRE OUTRAS FORMAÇÕES UNIVERSITÁRIAS.                             
PARALELAMENTE A ATIVIDADES MILITARES E CIVIS QUE EXERCEU QUANDO MAIS JOVEM, ESCREVEU CERCA DE 30 LIVROS SOBRE CIÊNCIAS SOCIAIS. FOI FUNDADOR DO CENTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NA ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE PARIS, JUNTAMENTE COM ROLAND BARTHES, E CRIADOR DA REVISTA COMMUNICATION.
ENTRE TANTAS, SUA OBRA MAIS CONHECIDA TALVEZ SEJA LA MÉTHODE, ESCRITA EM SEIS VOLUMES, DURANTE TRÊS DÉCADAS (AO MESMO TEMPO QUE ESCREVIA OUTRAS), NA QUAL EXPÔS OS SEUS ARGUMENTOS NA DIFUSÃO DO QUE CHAMOU PENSAMENTO COMPLEXO AFIRMANDO QUE É NECESSÁRIO QUE TUDO ESTEJA LIGADO: NÃO HÁ SEPARAÇÃO ENTRE RAZÃO, EMOÇÃO, INTELIGÊNCIA, SENSIBILIDADE, REAL, IMAGINÁRIO, MITOS, CIÊNCIA OU ARTE. O SER HUMANO É 100% NATUREZA, 100% CULTURA E PRECISA SER REEDUCADO, POR CAUSA DA MANEIRA CARTESIANA DE PENSAR. UMA SUA AFIRMAÇÃO QUE MUITO ME ENTUSIASMA É QUE NÃO SOMOS APENAS HOMO SAPIENS, MAS HOMO SAPIENS DEMENS, QUE MOSTRA NOSSA DUPLICIDADE: RACIONAL E DEMENTE (DELIRANTE), O QUE VEM VALIDAR O QUE ESCREVO.
ELE ESTEVE DIVERSAS VEZES NO BRASIL, SENDO A ÚLTIMA PARA LANÇAMENTO DE LIVRO, EM 2012.
MUITO ALUNO UNIVERSITÁRIO, PESQUISANDO SOBRE COMUNICAÇÃO, CONSIDEROU ARTIGOS MEUS COMO SE FOSSEM DELE. ATÉ EM ENTREVISTAS (MINHAS) PARA RÁDIO E TELEVISÃO, EM FUNÇÃO DE EVENTOS QUE PROMOVI NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO, CHEGOU A EXISTIR ESSA OPINIÃO, LOGO ESCLARECIDA POR MIM.
O EPISÓDIO MAIS INTERESSANTE, VERDADEIRO E GOSTOSO DE LEMBRAR OCORREU EM 1968, QUANDO ELE VEIO AO BRASIL, CONVIDADO A FAZER PALESTRAS.                                                      
ÉPOCA DA FERRENHA DITADURA MILITAR, ESTE SOCIÓLOGO DE CONVICÇÕES SOCIAIS DE ESQUERDA, EX-MEMBRO DO PARTIDO COMUNISTA FOI, NÃO SÓ VIGIADO, MAS TAMBÉM HOSTILIZADO.
NA NOITE DA PRIMEIRA PALESTRA, QUE ACABOU SENDO A ÚNICA, A REALIZAÇÃO SERIA NO AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO. APÓS REUNIDOS NA ENTRADA, FOMOS COMUNICADOS QUE NÃO PODERÍAMOS ENTRAR POR ORDEM DA DIRETORIA.
MARCHAMOS PARA A RUA MARIA ANTÔNIA PARA TENTAR A ESCOLA DE FILOSOFIA. PORÉM, COMO ESTA ESTAVA TOMADA PELOS ESTUDANTES, QUE ALI ACAMPARAM, EM TODAS AS SALAS, POR DIVERSOS MESES, PARA MANTER OS PROTESTOS CONTRA A DITADURA E A GUERRA IDEOLÓGICA CONTRA OS ALUNOS DA FACULDADE MACKENZIE, EM FRENTE, TAMBÉM NÃO PUDEMOS FICAR. POR ÚLTIMO TENTAMOS A ESCOLA DE ECONOMIA, SITUADA NA RUA DR.VILA NOVA. ALI A PALESTRA FOI PROFERIDA E TODOS NOS SENTIMOS VENCEDORES. ELE NÃO FALOU CONTRA A DITADURA EM SI, NEM TAL FARIA, MAS SOBRE AS IDEOLOGIAS LIVRES NA COMUNICAÇÃO DE MASSA, SENDO MUITO APLAUDIDO.
POR COINCIDÊNCIA, FIQUEI SENTADO AO LADO DE UMA MULHER JOVEM FRANCESA, NEGRA, BASTANTE ALTA, QUE ERA COMPANHEIRA DO SOCIÓLOGO. AO TÉRMINO, COMENTEI COMO O PROFESSOR FALAVA BEM E A SEMELHANÇA DO MEU NOME COM O DELE. ELA ACHOU GRAÇA, O CHAMOU E CONTOU O FATO. ELE, APÓS A APRESENTAÇÃO, RISONHO, COMENTOU QUE, ENTÃO, EU ERA CONTRA ELE, POIS EU ERA UM “A MORIN”, NO SENTIDO DO A DE  NEGAÇÃO.
EU RESPONDI – OH! NON, JAMAIS. 
RIMOS, ELE SEGUIU O CAMINHO DELE E EU, FELIZ, O MEU.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - CANSAÇO

ESTOU CANSADO
DO PASSADO.
SEMPRE LEMBRADO
E MAL APROVEITADO.
POR TOLICES,
QUANTA SANDICE.

ESTOU CANSADO
DO PRESENTE
QUE OFERECE,
SOMENTE,
FRAUDE,
HIPOCRISIA
E UMA POLÍTICA
QUE LUDIBRIA.

ESTOU CANSADO
DO FUTURO.
DO PREVER OBSCURO
DAS CONDIÇÕES DE VIDA
SOB NOSSA AÇÃO SUICIDA.

ESTOU CANSADO
DO SER HUMANO.
ESSE ENTE,
CRENTE E PROFANO,
QUE PERPETRA
TANTO ENGANO.

ESTOU CANSADO
DE SER HUMANO!

domingo, 26 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - O OLHAR DO OUTRO


FIZ UMA POESIA, TEMPOS ATRÁS, NA QUAL DIZIA QUE UMA PARTE DA MINHA VIDA PARECIA TER SIDO VIVIDA EM FUNÇÃO DO OLHAR ALHEIO, NO SENTIDO DA PREOCUPACÃO EM COMPORTAR-ME MAIS PELO QUE PODIAM PENSAR À MEU RESPEITO, DO QUE PELAS MINHAS VERDADES, COMO SE ESTIVESSE, CONSTANTEMENTE, SOB OBSERVAÇÃO. 
O QUE FOI TOLICE E EXCESSO DE AUTO CRÍTICA. INCLUSIVE PORQUE NUNCA DESEJEI COMETER INFRAÇÕES. O MÁXIMO QUE FIZ DE INSURREIÇÃO À ORDEM, FOI PARTICIPAR DE PROTESTOS UNIVERSITÁRIOS CONTRA A DITADURA MILITAR E CHORAR MUITO GÁS LACRIMOGÊNIO NOS PROTESTOS DE 1968.
REFREEI MAIORES INTENÇÕES PARA CONTINUAR INSERIDO NO MEU CONTEXTO FAMILIAR, NO QUAL, ALGUNS OLHARES, DE MANEIRA EQUÍVOCA, ME CONSIDERAVAM POLITICAMENTE COMUNISTA.
CONTRADITORIAMENTE A ESSA OPINIÃO FAMILIAR E DE ALGUNS AMIGOS, ANOS MAIS TARDE, FALSO OLHAR DE VIL EX-FUNCIONÁRIO DA TELEVISÃO CULTURA (SP), DAVID, CUJO SOBRENOME JUDAICO NÃO ME RECORDO, ME CALUNIOU, EM 1977, SER AGENTE DO GOVERNO MILITAR DITATORIAL. FATO QUE VIM A SABER APENAS ANOS MAIS TARDE, EM 1982.
E PASSEI A COMPREENDER PORQUE MUITAS PESSOAS DO MEU MEIO PROFISSIONAL, NESSE PERÍODO, ME EVITARAM E NÃO RESPONDIAM AO MEU COMPRIMENTO.
AINDA, SOMENTE EM 1982, SOUBE QUE A MENTIRA FOI AMPLIADA PELA JORNALISTA LIBA FRYDMAN, COLUNISTA DE RÁDIO E TELEVISÃO, QUE TENDO SIDO JORNALISTA FAMOSA E RESPEITÁVEL, NÃO SEI COMO PÔDE ESPALHAR TAL NOTÍCIA SEM CONFIRMAR A VERACIDADE.  E CHEGUEI A SER INSULTADO POR EX-AMIGA DA ECA-USP E DA TV CULTURA, DEBORA ANNEMBERG, NO SALÃO DE ESPERA DO CINE BELAS ARTES, COMO TRAIDOR FILHO DA P...
TAMBÉM O ATOR E PRODUTOR ANTONIO ABUJAMRA, COM QUEM ME DAVA TÃO BEM COMO COLEGA NA TV CULTURA, NA DÉCADA DE 1970, ME IGNOROU QUANDO FUI SAUDÁ-LO POR SUA ATUAÇÃO EM UMA PEÇA TEATRAL. 
VÁRIOS OUTROS FATOS SEMELHANTES ACONTECERAM, JUNTO À ANTIGAS AMIZADES. 
E ASSIM É A VIDA. UMA SIMPLES CALÚNIA DE UM PULHA FRACASSADO, PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS DESAGRADÁVEIS, ATÉ PROFISSIONAIS.
E ACREDITO QUE GRANDE PARTE DAS PESSOAS, TENHA PADECIDO DE OLHARES ERRADOS OU OFENSIVOS, COM A MESMA REPERCUSSÃO PREJUDICIAL.
NÃO SOMENTE POR FALSAS INTRIGAS VERBAIS MAS, TAMBÉM, ATUALMENTE, ESPECIALMENTE PELAS REDES SOCIAIS. A IMPROBIDADE CONTINUA A MESMA. 
PORÉM O MEIO DE VEICULÁ-LA SE MODIFICOU E SE INTENSIFICOU DE MANEIRA QUASE IRREVERSÍVEL. 
FAÇO ESSE COMENTÁRIO POIS NO INTERMINÁVEL PROGRESSO TECNOLÓGICO, LI A NOVIDADE DE CELULARES QUE, ALÉM DE NOS COLOCAREM O PLANETA E O UNIVERSO NO BOLSO, APRIMORARAM A POSSIBILIDADE DE FOTOGRAFAR OU FILMAR O QUE SE DESEJAR E TRANSMITIR, AO MESMO TEMPO, AO VIVO, PARA MILHARES DE PESSOAS. BASTA ACIONAR O BOTÃO GRAVAR, A TRANSMISSÃO SE INICIA DE IMEDIATO E A NOTÍCIA PASSA A SER INTERNACIONAL.                          
UM GRANDE AVANÇO DE COMUNICAÇÃO. SÓ QUE A AÇÃO É EXIBIDA PELA VISÃO DE QUEM GRAVOU A CENA.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE UMA POESIA INTIMISTA, UMA FALSA CALÚNIA E O SURGIMENTO DE MAIS UMA INOVAÇÃO ELETRÔNICA?
- O OLHAR DO OUTRO. 
O PENSAR, O SELECIONAR, O DIVULGAR, POR ESSE OLHAR.
TUDO O QUE VEMOS É INTERPRETADO PELA NOSSA REFLEXÃO. COMO VIVEMOS EM SOCIEDADES, A TROCA DE OLHARES E DEDUÇÕES RESULTAM NO REGISTRO DE UM CONJUNTO DE OCORRÊNCIAS, QUE VÊM A CONSTITUIR A HISTÓRIA LOCAL OU UNIVERSAL.
DESDE A TENRA IDADE, O QUE APRENDEMOS, LEMOS, ASSISTIMOS OU OUVIMOS, NOS FORAM REFERIDOS POR MEIO DA VERSÃO DAQUELES QUE NOS COMUNICARAM. AO LONGO DOS SÉCULOS, NOS INTEIRAMOS DOS ACONTECIMENTOS SOCIAIS E RELIGIOSOS PELOS DOCUMENTOS ESCRITOS POR AQUELES QUE OS ESCREVERAM. OU SEJA, TUDO O QUE SABEMOS DA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA NOSSA CIVILIZAÇÃO, NOS ATINGIU, E CONTINUA ATINGINDO, PELA EXPRESSÃO DE OUTREM. E NÃO PODERIA SER DIFERENTE.
MAS, COMO TER A CERTEZA DE SABER QUE TUDO O QUE SABEMOS TENHA FUNDAMENTO NA VERACIDADE,  RAZÃO OU JUSTIÇA? NÃO SABEMOS.
TANTAS ESCRITAS ANTIGAS PODEM TER SIDO REDIGIDAS (OU ADULTERADAS) CONFORME INTERESSES PESSOAIS. ISSO SEMPRE SE FEZ. E O EXEMPLO MAIS CONHECIDO É O DO FARAÓ RAMSES II, DO EGITO, QUE MANDAVA RASPAR DA PEDRA O NOME DE FARAÓS ANCESTRAIS, VERDADEIROS EDIFICADORES DE PIRÂMIDES E MONUMENTOS, PARA COLOCAR O DELE.
AS POPULAÇÕES SEMPRE ESTIVERAM E CONTINUAM ESTANDO SOB O JUGO DE QUEM COMANDA A INFORMAÇÃO, SENDO O FATO VERDADEIRO OU NÃO. 
AO NOS SEREM LEGADAS, QUANTAS NARRATIVAS PODEM CONTER ALTERAÇÕES INTENCIONAIS E MUDAR O CURSO DA REALIDADE CONFORME O INTERESSE DO OLHAR QUE A DIVULGA. 
SE FOR DE ORDEM POLÍTICA OU RELIGIOSA, MAIS DO QUE NUNCA, ESSE OLHAR TEVE, NOS SÉCULOS IDOS E CONTEMPORÂNEOS, A INTENÇÃO DE MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO POPULAR. TODOS JÁ VIMOS FATOS VEICULADOS DE DIFERENTES FORMAS, CONFORME INTERESSES DO ESTADO, DAS INSTITUIÇÕES E DOS INDIVÍDUOS QUE TÊM ESSA POSSIBILIDADE DE CORRUPÇÃO. 
E JÁ NÃO MAIS APENAS PELAS DOCUMENTAÇÕES  ANTIGAS OU PELAS ATUAIS COMO AS DO JORNAL, RÁDIO E TELEVISÃO.
A INFORMÁTICA CRIOU A INFORMAÇÃO IMEDIATA DOS FATOS NA VIDA DE TODOS. DEVIDO À WEB NÃO EXISTEM MAIS DISTÂNCIAS OU BARREIRAS, TANTO PARA A VERDADE COMO PARA A MENTIRA.
E A MAIS RECENTE CONFIRMAÇÃO DESSA INTEIRAÇÃO VEM A SER REALIZADA POR MEIO DESTE INOVADOR CELULAR, NESTE ANO DE 2015, QUE ESTÁ SENDO UM EFICIENTE REVELADOR DE FATOS INSTANTÂNEOS OCORRIDOS. 
IMAGINO O QUE O FUTURO NOS RESERVARÁ.  
MAS A VERDADE CONTINUARÁ, SEMPRE, DEPENDENDO DA INTENÇÃO DO OLHAR DO INFORMANTE COMUNICADOR.

domingo, 19 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - A SEMENTE

A FANTASIA
É A SEMENTE
QUE GERMINA
A FLOR QUE SE IMAGINA,
NA FLOR QUE SE ORIGINA.

QUANDO NOS MENTE,
EMBORA O TINO EXIJA,
NÃO EXTINGUE O ILUDIR
QUE O DESEJO INSTIGA.

SOFREMOS,
CARENTES.
MAS, PERSISTENTES,
NOVAMENTE SEMEAMOS,
NA ANSIOSA ESPERA
DE NOVA QUIMERA.

domingo, 12 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - AS PALAVRAS III

O PRINCÍPIO É A PALAVRA.
NULO É O PENSAMENTO
SEM A LAVRA DESSE ALENTO.
É IMAGEM E EXPLICAÇÃO,
NA LÓGICA DA COMUNICAÇÃO.

NOS CÓDIGOS, NAS ALOCUÇÕES    
E NA LITERATURA,
(QUE A MIM, PRIMA PELA RIMA)
É A VITAL ESTRUTURA.
É ARTE NA MODERNA ARTE,
NAS ENCENAÇÕES, NAS CANÇÕES,
ATÉ NO DESENHO DOS LETREIROS,
DESDE O MOURISCO ALHAMBRA
AO MURAL DOS GRAFITEIROS.

NA PAZ, EXORTAM PRECEITOS.
NA GUERRA, PRANTEIAM OS EFEITOS.
É VOZ DISSONANTE NOS SERMÕES
E DECEPÇÃO NAS ESCRITURAS 
QUE PRESCREVEM PRECONCEITOS.

É O DOM DE CONSOLAR.
AMIZADES CONSTITUIR. 
É O ELO MAGNO DAS EMOÇÕES
AO DEFINIR SEUS ANSEIOS 
PARA O AMOR ECLODIR. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO: ASSIM FALAVA ZARATUSTRA



SEMPRE GOSTEI DE LER, O QUE, ATÉ HOJE, É UMA FELICIDADE NA MINHA VIDA. TANTO GOSTEI QUE ATÉ ME ATREVO A ESCREVER.
LÁ PELOS QUINZE ANOS, COMO SÓCIO DE UM GABINETE DE LEITURA, INTERESSEI-ME EM LER DIVERSOS AUTORES CELEBRADOS, COMO PARTE DE UMA CULTURA QUE ALMEJAVA. COMECEI COM PROUST: EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, DEPOIS VIRGÍNIA WOOLF: ORLANDO; JOYCE EM ULISSES; VICTOR HUGO, BALZAC E QUASE TODOS OS INGLESES E FRANCESES FAMOSOS. INCLUÍ A ENEIDA DE VIRGÍLIO, A ILÍADA E A ODISSÉIA DE HOMERO E AINDA CAMÕES, CERVANTES, ALÉM DE JORGE AMADO, RACHEL DE QUEIROZ, GUIMARÃES ROSA, MACHADO DE ASSIS, ALUÍSIO AZEVEDO, EUCLIDES DA CUNHA, A SAGA DE O TEMPO E O VENTO, DE ÉRICO VERÍSSIMO E MUITOS, MUITOS MAIS. SEM ESQUECER O GRANDE PORTUGUÊS EÇA DE QUEIROZ. TAMBÉM OS RUSSOS DOSTOIEVSKY, TOLSTOI, NOBOKOV.
E, NATURALMENTE, O ENORME INGLÊS, SHAKESPEARE. DESCREVENDO DESSA MANEIRA, E TANTOS NEM CITEI, PARECE QUE ADQUIRI UMA GRANDE SABEDORIA SOBRE A LITERATURA UNIVERSAL. ENTRETANTO, A QUASE TODOS, QUE PRECOCEMENTE COMECEI, PRECOCEMENTE ABANDONEI. PROUST, NÃO CONSEGUIA PASSAR DAS PRIMEIRAS PÁGINAS DE NO CAMINHO DE SWAN. ORLANDO, MAL COMPREENDIA. JOYCE QUE ME PERDOE MAS, APESAR DA REDAÇÃO GENIAL, AINDA ACHO ULISSES BASTANTE CANSATIVO E ASSIM, MUITOS, DE TODOS OS OUTROS. MINHA GERAÇÃO PARECE QUE SE SENTIA OBRIGADA A APRECIAR A LITERATURA CLÁSSICA, DE MAIOR ERUDIÇÃO. CONFESSO QUE INICIEI ESSE CONHECIMENTO DE MANEIRA ERRADA, FORA DA IDADE APROPRIADA. POIS, A TODOS QUE ABANDONEI, QUANDO MAIS TARDE TENTEI LER, ALGUNS CONTINUARAM COM SUA BARREIRA INTRANSPONÍVEL, OUTROS, CONTUDO, PASSEI A ACHAR FORMIDÁVEIS. PROUST, POR EXEMPLO, TORNOU-SE UMA DAS MINHAS LEITURAS PREDILETAS. VIRGÍNIA WOOLF FICOU BEM MAIS AGRADÁVEL EM OUTROS LIVROS E CONTOS, COMO TAMBÉM JOYCE, APESAR DE SER SEMPRE TÃO DEPRESSIVO.
ENTRE AS OBRAS DO PASSADO, ESTAVA ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, DE NIETZSCHE, QUE, INCLUSIVE, ENTENDIA POUCO DO QUE DIZIA. ATÉ QUE EM NOVA INSISTÊNCIA, COMECEI A ME INTERESSAR PELO AUTOR, ME DESCULPEM A FALTA DE MODÉSTIA, POR MIM. HAVIA ENCONTRADO ALGUMAS OPINIÕES QUASE QUE EXATAMENTE COMO AS QUE ESCREVO, SOBRE A NEGATIVIDADE HUMANA. NÃO QUE O ASSUNTO SEJA NOVO. MILHARES DE ESCRITORES JÁ O COMENTARAM. MAS, SENTI-ME INTEGRADO AO MESMO PENSAMENTO DE IMAGINAR O SURGIMENTO DO SUPER-HOMEM, OU SEJA, EXERCERMOS A CAPACIDADE QUE TEMOS DE ATINGIR O ÁPICE DE NOSSO PODER MENTAL POSITIVO E CRIARMOS ALGO MAIS PERFEITO. O QUE NÃO É FÁCIL. MAS, NEM TENTADO É, VISTO QUE O QUE ACONTECE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO. DESDE A ANTIGUIDADE, IMPERA A CUPIDEZ ECONÔMICA GENERALIZADA, A MESQUINHEZ, A CORRUPÇÃO, A TOTAL FALTA DE INTERESSE DE UM SER PELO OUTRO E O DESPREZO PELA NATUREZA. NIETSZCHE NÃO DIZ QUE O HOMEM É O PIOR ANIMAL SOBRE A FACE DA TERRA, COMO EU DIGO, EM MINHAS POESIAS E TEXTOS.
NO ENTANTO, DÁ INÚMEROS CONSELHOS CONTRA A ABERRAÇÃO DOS VALORES HIPÓCRITAS SOCIAIS E NÃO POUPA ATAQUES CONTUNDENTES AO ESTADO, À IGREJA E À MORAL: TODOS OS CONCEITOS DEVEM SER MODIFICADOS PARA SE OBTER O NOVO HOMEM. INCITA A MORTE DE DEUS, NÃO NO UNIVERSO, QUE POUCA DIFERENÇA FARIA, MAS DENTRO DE NÓS PARA QUE APRENDAMOS A SERMOS DIGNOS SEM INTERSSES NA GLÓRIA DE UM CÉU OU PELO MEDO DE UM INFERNO. 
É UMA OBRA MUITO COMPLEXA, COM PROPOSTAS FILOSÓFICAS DISCUTÍVEIS.
DE MANEIRA BASTANTE HUMILDE, PORÉM, RECONHECI, NELA, A MINHA INDIGNAÇÃO: SOMOS O ANIMAL MAIS INTELIGENTE E AQUELE QUE MENOS EXERCE ESSA GRANDE PROPRIEDADE A SEU PRÓPRIO FAVOR.

NO LIVRO, ZARATUSTRA É UM PERSONAGEM QUE DOS TRINTA AOS QUARENTA ANOS PASSOU A VIVER ISOLADO NAS MONTANHAS, EM COMPANHIA DE ANIMAIS E, APÓS JULGAR QUE ADQUIRIU SABEDORIA SUFICIENTE, VOLTA AO CONVÍVIO DOS POVOS PARA ACONSELHÁ-LOS A MELHOR VIVEREM. APÓS DIVERSAS TENTATIVAS, RETORNA, DERROTADO, ÀS MONTANHAS.
NÃO PRETENDO FAZER A RESENHA DO LIVRO. NEM TERIA COMPETÊNCIA PARA TAL, POIS COMENTAR AS FALAS SERIA TAREFA ÁRDUA, POR SEREM DE REFLEXÕES PARTICULARES, INSTIGANDO A SENSIBILIDADE E O ENTENDIMENTO DE CADA UM SOBRE RELIGIÃO, POLÍTICA E ÉTICA.
SÃO MUITAS AS CONSIDERAÇÕES EM FORMA DE METÁFORAS, PARADOXOS, AFORISMOS E NÃO TENHO TALENTO PARA REALIZAR ESSE DIFÍCIL TRABALHO. DESEJO EXPOR O QUE SINTO, NO SENTIDO DA COINCIDÊNCIA EM PONDERAR O QUE SOMOS, PORQUE DESENVOLVEMOS UM MUNDO CRUEL, DE FALSOS ÍDOLOS E ASPIRAÇÕES, QUANDO POSSUÍMOS, O POTENCIAL PARA SERMOS MAIS DIGNOS.
É NESTE TÓPICO QUE ME IDENTIFICO COM A IDEIA UTÓPICA DO SUPER HOMEM, QUE, NATURALMENTE, NUNCA EXISTIRÁ.
MEU ATEÍSMO, ALIÁS, NÃO VEM TANTO DA INCOMPREENSÃO DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO, MAS, BEM MAIS, DA CRIAÇÃO HUMANA, TÃO SUBLIME, TÃO ABJETA, TÃO INDECIFRÁVEL, NO SEU MODO DE SER.
É POR ISSO QUE PERSISTO EM ELABORAR ESSE TEMA, TALVEZ DE POUCO AGRADO. MAS PRECISO SUPRIR MEU DELÍRIO DE UM MUNDO APRIMORADO.