quinta-feira, 9 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO: ASSIM FALAVA ZARATUSTRA



SEMPRE GOSTEI DE LER, O QUE, ATÉ HOJE, É UMA FELICIDADE NA MINHA VIDA. TANTO GOSTEI QUE ATÉ ME ATREVO A ESCREVER.
LÁ PELOS QUINZE ANOS, COMO SÓCIO DE UM GABINETE DE LEITURA, INTERESSEI-ME EM LER DIVERSOS AUTORES CELEBRADOS, COMO PARTE DE UMA CULTURA QUE ALMEJAVA. COMECEI COM PROUST: EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, DEPOIS VIRGÍNIA WOOLF: ORLANDO; JOYCE EM ULISSES; VICTOR HUGO, BALZAC E QUASE TODOS OS INGLESES E FRANCESES FAMOSOS. INCLUÍ A ENEIDA DE VIRGÍLIO, A ILÍADA E A ODISSÉIA DE HOMERO E AINDA CAMÕES, CERVANTES, ALÉM DE JORGE AMADO, RACHEL DE QUEIROZ, GUIMARÃES ROSA, MACHADO DE ASSIS, ALUÍSIO AZEVEDO, EUCLIDES DA CUNHA, A SAGA DE O TEMPO E O VENTO, DE ÉRICO VERÍSSIMO E MUITOS, MUITOS MAIS. SEM ESQUECER O GRANDE PORTUGUÊS EÇA DE QUEIROZ. TAMBÉM OS RUSSOS DOSTOIEVSKY, TOLSTOI, NOBOKOV.
E, NATURALMENTE, O ENORME INGLÊS, SHAKESPEARE. DESCREVENDO DESSA MANEIRA, E TANTOS NEM CITEI, PARECE QUE ADQUIRI UMA GRANDE SABEDORIA SOBRE A LITERATURA UNIVERSAL. ENTRETANTO, A QUASE TODOS, QUE PRECOCEMENTE COMECEI, PRECOCEMENTE ABANDONEI. PROUST, NÃO CONSEGUIA PASSAR DAS PRIMEIRAS PÁGINAS DE NO CAMINHO DE SWAN. ORLANDO, MAL COMPREENDIA. JOYCE QUE ME PERDOE MAS, APESAR DA REDAÇÃO GENIAL, AINDA ACHO ULISSES BASTANTE CANSATIVO E ASSIM, MUITOS, DE TODOS OS OUTROS. MINHA GERAÇÃO PARECE QUE SE SENTIA OBRIGADA A APRECIAR A LITERATURA CLÁSSICA, DE MAIOR ERUDIÇÃO. CONFESSO QUE INICIEI ESSE CONHECIMENTO DE MANEIRA ERRADA, FORA DA IDADE APROPRIADA. POIS, A TODOS QUE ABANDONEI, QUANDO MAIS TARDE TENTEI LER, ALGUNS CONTINUARAM COM SUA BARREIRA INTRANSPONÍVEL, OUTROS, CONTUDO, PASSEI A ACHAR FORMIDÁVEIS. PROUST, POR EXEMPLO, TORNOU-SE UMA DAS MINHAS LEITURAS PREDILETAS. VIRGÍNIA WOOLF FICOU BEM MAIS AGRADÁVEL EM OUTROS LIVROS E CONTOS, COMO TAMBÉM JOYCE, APESAR DE SER SEMPRE TÃO DEPRESSIVO.
ENTRE AS OBRAS DO PASSADO, ESTAVA ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, DE NIETZSCHE, QUE, INCLUSIVE, ENTENDIA POUCO DO QUE DIZIA. ATÉ QUE EM NOVA INSISTÊNCIA, COMECEI A ME INTERESSAR PELO AUTOR, ME DESCULPEM A FALTA DE MODÉSTIA, POR MIM. HAVIA ENCONTRADO ALGUMAS OPINIÕES QUASE QUE EXATAMENTE COMO AS QUE ESCREVO, SOBRE A NEGATIVIDADE HUMANA. NÃO QUE O ASSUNTO SEJA NOVO. MILHARES DE ESCRITORES JÁ O COMENTARAM. MAS, SENTI-ME INTEGRADO AO MESMO PENSAMENTO DE IMAGINAR O SURGIMENTO DO SUPER-HOMEM, OU SEJA, EXERCERMOS A CAPACIDADE QUE TEMOS DE ATINGIR O ÁPICE DE NOSSO PODER MENTAL POSITIVO E CRIARMOS ALGO MAIS PERFEITO. O QUE NÃO É FÁCIL. MAS, NEM TENTADO É, VISTO QUE O QUE ACONTECE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO. DESDE A ANTIGUIDADE, IMPERA A CUPIDEZ ECONÔMICA GENERALIZADA, A MESQUINHEZ, A CORRUPÇÃO, A TOTAL FALTA DE INTERESSE DE UM SER PELO OUTRO E O DESPREZO PELA NATUREZA. NIETSZCHE NÃO DIZ QUE O HOMEM É O PIOR ANIMAL SOBRE A FACE DA TERRA, COMO EU DIGO, EM MINHAS POESIAS E TEXTOS.
NO ENTANTO, DÁ INÚMEROS CONSELHOS CONTRA A ABERRAÇÃO DOS VALORES HIPÓCRITAS SOCIAIS E NÃO POUPA ATAQUES CONTUNDENTES AO ESTADO, À IGREJA E À MORAL: TODOS OS CONCEITOS DEVEM SER MODIFICADOS PARA SE OBTER O NOVO HOMEM. INCITA A MORTE DE DEUS, NÃO NO UNIVERSO, QUE POUCA DIFERENÇA FARIA, MAS DENTRO DE NÓS PARA QUE APRENDAMOS A SERMOS DIGNOS SEM INTERSSES NA GLÓRIA DE UM CÉU OU PELO MEDO DE UM INFERNO. 
É UMA OBRA MUITO COMPLEXA, COM PROPOSTAS FILOSÓFICAS DISCUTÍVEIS.
DE MANEIRA BASTANTE HUMILDE, PORÉM, RECONHECI, NELA, A MINHA INDIGNAÇÃO: SOMOS O ANIMAL MAIS INTELIGENTE E AQUELE QUE MENOS EXERCE ESSA GRANDE PROPRIEDADE A SEU PRÓPRIO FAVOR.

NO LIVRO, ZARATUSTRA É UM PERSONAGEM QUE DOS TRINTA AOS QUARENTA ANOS PASSOU A VIVER ISOLADO NAS MONTANHAS, EM COMPANHIA DE ANIMAIS E, APÓS JULGAR QUE ADQUIRIU SABEDORIA SUFICIENTE, VOLTA AO CONVÍVIO DOS POVOS PARA ACONSELHÁ-LOS A MELHOR VIVEREM. APÓS DIVERSAS TENTATIVAS, RETORNA, DERROTADO, ÀS MONTANHAS.
NÃO PRETENDO FAZER A RESENHA DO LIVRO. NEM TERIA COMPETÊNCIA PARA TAL, POIS COMENTAR AS FALAS SERIA TAREFA ÁRDUA, POR SEREM DE REFLEXÕES PARTICULARES, INSTIGANDO A SENSIBILIDADE E O ENTENDIMENTO DE CADA UM SOBRE RELIGIÃO, POLÍTICA E ÉTICA.
SÃO MUITAS AS CONSIDERAÇÕES EM FORMA DE METÁFORAS, PARADOXOS, AFORISMOS E NÃO TENHO TALENTO PARA REALIZAR ESSE DIFÍCIL TRABALHO. DESEJO EXPOR O QUE SINTO, NO SENTIDO DA COINCIDÊNCIA EM PONDERAR O QUE SOMOS, PORQUE DESENVOLVEMOS UM MUNDO CRUEL, DE FALSOS ÍDOLOS E ASPIRAÇÕES, QUANDO POSSUÍMOS, O POTENCIAL PARA SERMOS MAIS DIGNOS.
É NESTE TÓPICO QUE ME IDENTIFICO COM A IDEIA UTÓPICA DO SUPER HOMEM, QUE, NATURALMENTE, NUNCA EXISTIRÁ.
MEU ATEÍSMO, ALIÁS, NÃO VEM TANTO DA INCOMPREENSÃO DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO, MAS, BEM MAIS, DA CRIAÇÃO HUMANA, TÃO SUBLIME, TÃO ABJETA, TÃO INDECIFRÁVEL, NO SEU MODO DE SER.
É POR ISSO QUE PERSISTO EM ELABORAR ESSE TEMA, TALVEZ DE POUCO AGRADO. MAS PRECISO SUPRIR MEU DELÍRIO DE UM MUNDO APRIMORADO.








Nenhum comentário:

Postar um comentário