domingo, 26 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - O OLHAR DO OUTRO


FIZ UMA POESIA, TEMPOS ATRÁS, NA QUAL DIZIA QUE UMA PARTE DA MINHA VIDA PARECIA TER SIDO VIVIDA EM FUNÇÃO DO OLHAR ALHEIO, NO SENTIDO DA PREOCUPACÃO EM COMPORTAR-ME MAIS PELO QUE PODIAM PENSAR À MEU RESPEITO, DO QUE PELAS MINHAS VERDADES, COMO SE ESTIVESSE, CONSTANTEMENTE, SOB OBSERVAÇÃO. 
O QUE FOI TOLICE E EXCESSO DE AUTO CRÍTICA. INCLUSIVE PORQUE NUNCA DESEJEI COMETER INFRAÇÕES. O MÁXIMO QUE FIZ DE INSURREIÇÃO À ORDEM, FOI PARTICIPAR DE PROTESTOS UNIVERSITÁRIOS CONTRA A DITADURA MILITAR E CHORAR MUITO GÁS LACRIMOGÊNIO NOS PROTESTOS DE 1968.
REFREEI MAIORES INTENÇÕES PARA CONTINUAR INSERIDO NO MEU CONTEXTO FAMILIAR, NO QUAL, ALGUNS OLHARES, DE MANEIRA EQUÍVOCA, ME CONSIDERAVAM POLITICAMENTE COMUNISTA.
CONTRADITORIAMENTE A ESSA OPINIÃO FAMILIAR E DE ALGUNS AMIGOS, ANOS MAIS TARDE, FALSO OLHAR DE VIL EX-FUNCIONÁRIO DA TELEVISÃO CULTURA (SP), DAVID, CUJO SOBRENOME JUDAICO NÃO ME RECORDO, ME CALUNIOU, EM 1977, SER AGENTE DO GOVERNO MILITAR DITATORIAL. FATO QUE VIM A SABER APENAS ANOS MAIS TARDE, EM 1982.
E PASSEI A COMPREENDER PORQUE MUITAS PESSOAS DO MEU MEIO PROFISSIONAL, NESSE PERÍODO, ME EVITARAM E NÃO RESPONDIAM AO MEU COMPRIMENTO.
AINDA, SOMENTE EM 1982, SOUBE QUE A MENTIRA FOI AMPLIADA PELA JORNALISTA LIBA FRYDMAN, COLUNISTA DE RÁDIO E TELEVISÃO, QUE TENDO SIDO JORNALISTA FAMOSA E RESPEITÁVEL, NÃO SEI COMO PÔDE ESPALHAR TAL NOTÍCIA SEM CONFIRMAR A VERACIDADE.  E CHEGUEI A SER INSULTADO POR EX-AMIGA DA ECA-USP E DA TV CULTURA, DEBORA ANNEMBERG, NO SALÃO DE ESPERA DO CINE BELAS ARTES, COMO TRAIDOR FILHO DA P...
TAMBÉM O ATOR E PRODUTOR ANTONIO ABUJAMRA, COM QUEM ME DAVA TÃO BEM COMO COLEGA NA TV CULTURA, NA DÉCADA DE 1970, ME IGNOROU QUANDO FUI SAUDÁ-LO POR SUA ATUAÇÃO EM UMA PEÇA TEATRAL. 
VÁRIOS OUTROS FATOS SEMELHANTES ACONTECERAM, JUNTO À ANTIGAS AMIZADES. 
E ASSIM É A VIDA. UMA SIMPLES CALÚNIA DE UM PULHA FRACASSADO, PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS DESAGRADÁVEIS, ATÉ PROFISSIONAIS.
E ACREDITO QUE GRANDE PARTE DAS PESSOAS, TENHA PADECIDO DE OLHARES ERRADOS OU OFENSIVOS, COM A MESMA REPERCUSSÃO PREJUDICIAL.
NÃO SOMENTE POR FALSAS INTRIGAS VERBAIS MAS, TAMBÉM, ATUALMENTE, ESPECIALMENTE PELAS REDES SOCIAIS. A IMPROBIDADE CONTINUA A MESMA. 
PORÉM O MEIO DE VEICULÁ-LA SE MODIFICOU E SE INTENSIFICOU DE MANEIRA QUASE IRREVERSÍVEL. 
FAÇO ESSE COMENTÁRIO POIS NO INTERMINÁVEL PROGRESSO TECNOLÓGICO, LI A NOVIDADE DE CELULARES QUE, ALÉM DE NOS COLOCAREM O PLANETA E O UNIVERSO NO BOLSO, APRIMORARAM A POSSIBILIDADE DE FOTOGRAFAR OU FILMAR O QUE SE DESEJAR E TRANSMITIR, AO MESMO TEMPO, AO VIVO, PARA MILHARES DE PESSOAS. BASTA ACIONAR O BOTÃO GRAVAR, A TRANSMISSÃO SE INICIA DE IMEDIATO E A NOTÍCIA PASSA A SER INTERNACIONAL.                          
UM GRANDE AVANÇO DE COMUNICAÇÃO. SÓ QUE A AÇÃO É EXIBIDA PELA VISÃO DE QUEM GRAVOU A CENA.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE UMA POESIA INTIMISTA, UMA FALSA CALÚNIA E O SURGIMENTO DE MAIS UMA INOVAÇÃO ELETRÔNICA?
- O OLHAR DO OUTRO. 
O PENSAR, O SELECIONAR, O DIVULGAR, POR ESSE OLHAR.
TUDO O QUE VEMOS É INTERPRETADO PELA NOSSA REFLEXÃO. COMO VIVEMOS EM SOCIEDADES, A TROCA DE OLHARES E DEDUÇÕES RESULTAM NO REGISTRO DE UM CONJUNTO DE OCORRÊNCIAS, QUE VÊM A CONSTITUIR A HISTÓRIA LOCAL OU UNIVERSAL.
DESDE A TENRA IDADE, O QUE APRENDEMOS, LEMOS, ASSISTIMOS OU OUVIMOS, NOS FORAM REFERIDOS POR MEIO DA VERSÃO DAQUELES QUE NOS COMUNICARAM. AO LONGO DOS SÉCULOS, NOS INTEIRAMOS DOS ACONTECIMENTOS SOCIAIS E RELIGIOSOS PELOS DOCUMENTOS ESCRITOS POR AQUELES QUE OS ESCREVERAM. OU SEJA, TUDO O QUE SABEMOS DA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DA NOSSA CIVILIZAÇÃO, NOS ATINGIU, E CONTINUA ATINGINDO, PELA EXPRESSÃO DE OUTREM. E NÃO PODERIA SER DIFERENTE.
MAS, COMO TER A CERTEZA DE SABER QUE TUDO O QUE SABEMOS TENHA FUNDAMENTO NA VERACIDADE,  RAZÃO OU JUSTIÇA? NÃO SABEMOS.
TANTAS ESCRITAS ANTIGAS PODEM TER SIDO REDIGIDAS (OU ADULTERADAS) CONFORME INTERESSES PESSOAIS. ISSO SEMPRE SE FEZ. E O EXEMPLO MAIS CONHECIDO É O DO FARAÓ RAMSES II, DO EGITO, QUE MANDAVA RASPAR DA PEDRA O NOME DE FARAÓS ANCESTRAIS, VERDADEIROS EDIFICADORES DE PIRÂMIDES E MONUMENTOS, PARA COLOCAR O DELE.
AS POPULAÇÕES SEMPRE ESTIVERAM E CONTINUAM ESTANDO SOB O JUGO DE QUEM COMANDA A INFORMAÇÃO, SENDO O FATO VERDADEIRO OU NÃO. 
AO NOS SEREM LEGADAS, QUANTAS NARRATIVAS PODEM CONTER ALTERAÇÕES INTENCIONAIS E MUDAR O CURSO DA REALIDADE CONFORME O INTERESSE DO OLHAR QUE A DIVULGA. 
SE FOR DE ORDEM POLÍTICA OU RELIGIOSA, MAIS DO QUE NUNCA, ESSE OLHAR TEVE, NOS SÉCULOS IDOS E CONTEMPORÂNEOS, A INTENÇÃO DE MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO POPULAR. TODOS JÁ VIMOS FATOS VEICULADOS DE DIFERENTES FORMAS, CONFORME INTERESSES DO ESTADO, DAS INSTITUIÇÕES E DOS INDIVÍDUOS QUE TÊM ESSA POSSIBILIDADE DE CORRUPÇÃO. 
E JÁ NÃO MAIS APENAS PELAS DOCUMENTAÇÕES  ANTIGAS OU PELAS ATUAIS COMO AS DO JORNAL, RÁDIO E TELEVISÃO.
A INFORMÁTICA CRIOU A INFORMAÇÃO IMEDIATA DOS FATOS NA VIDA DE TODOS. DEVIDO À WEB NÃO EXISTEM MAIS DISTÂNCIAS OU BARREIRAS, TANTO PARA A VERDADE COMO PARA A MENTIRA.
E A MAIS RECENTE CONFIRMAÇÃO DESSA INTEIRAÇÃO VEM A SER REALIZADA POR MEIO DESTE INOVADOR CELULAR, NESTE ANO DE 2015, QUE ESTÁ SENDO UM EFICIENTE REVELADOR DE FATOS INSTANTÂNEOS OCORRIDOS. 
IMAGINO O QUE O FUTURO NOS RESERVARÁ.  
MAS A VERDADE CONTINUARÁ, SEMPRE, DEPENDENDO DA INTENÇÃO DO OLHAR DO INFORMANTE COMUNICADOR.

domingo, 19 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - A SEMENTE

A FANTASIA
É A SEMENTE
QUE GERMINA
A FLOR QUE SE IMAGINA,
NA FLOR QUE SE ORIGINA.

QUANDO NOS MENTE,
EMBORA O TINO EXIJA,
NÃO EXTINGUE O ILUDIR
QUE O DESEJO INSTIGA.

SOFREMOS,
CARENTES.
MAS, PERSISTENTES,
NOVAMENTE SEMEAMOS,
NA ANSIOSA ESPERA
DE NOVA QUIMERA.

domingo, 12 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - AS PALAVRAS III

O PRINCÍPIO É A PALAVRA.
NULO É O PENSAMENTO
SEM A LAVRA DESSE ALENTO.
É IMAGEM E EXPLICAÇÃO,
NA LÓGICA DA COMUNICAÇÃO.

NOS CÓDIGOS, NAS ALOCUÇÕES    
E NA LITERATURA,
(QUE A MIM, PRIMA PELA RIMA)
É A VITAL ESTRUTURA.
É ARTE NA MODERNA ARTE,
NAS ENCENAÇÕES, NAS CANÇÕES,
ATÉ NO DESENHO DOS LETREIROS,
DESDE O MOURISCO ALHAMBRA
AO MURAL DOS GRAFITEIROS.

NA PAZ, EXORTAM PRECEITOS.
NA GUERRA, PRANTEIAM OS EFEITOS.
É VOZ DISSONANTE NOS SERMÕES
E DECEPÇÃO NAS ESCRITURAS 
QUE PRESCREVEM PRECONCEITOS.

É O DOM DE CONSOLAR.
AMIZADES CONSTITUIR. 
É O ELO MAGNO DAS EMOÇÕES
AO DEFINIR SEUS ANSEIOS 
PARA O AMOR ECLODIR. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO: ASSIM FALAVA ZARATUSTRA



SEMPRE GOSTEI DE LER, O QUE, ATÉ HOJE, É UMA FELICIDADE NA MINHA VIDA. TANTO GOSTEI QUE ATÉ ME ATREVO A ESCREVER.
LÁ PELOS QUINZE ANOS, COMO SÓCIO DE UM GABINETE DE LEITURA, INTERESSEI-ME EM LER DIVERSOS AUTORES CELEBRADOS, COMO PARTE DE UMA CULTURA QUE ALMEJAVA. COMECEI COM PROUST: EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, DEPOIS VIRGÍNIA WOOLF: ORLANDO; JOYCE EM ULISSES; VICTOR HUGO, BALZAC E QUASE TODOS OS INGLESES E FRANCESES FAMOSOS. INCLUÍ A ENEIDA DE VIRGÍLIO, A ILÍADA E A ODISSÉIA DE HOMERO E AINDA CAMÕES, CERVANTES, ALÉM DE JORGE AMADO, RACHEL DE QUEIROZ, GUIMARÃES ROSA, MACHADO DE ASSIS, ALUÍSIO AZEVEDO, EUCLIDES DA CUNHA, A SAGA DE O TEMPO E O VENTO, DE ÉRICO VERÍSSIMO E MUITOS, MUITOS MAIS. SEM ESQUECER O GRANDE PORTUGUÊS EÇA DE QUEIROZ. TAMBÉM OS RUSSOS DOSTOIEVSKY, TOLSTOI, NOBOKOV.
E, NATURALMENTE, O ENORME INGLÊS, SHAKESPEARE. DESCREVENDO DESSA MANEIRA, E TANTOS NEM CITEI, PARECE QUE ADQUIRI UMA GRANDE SABEDORIA SOBRE A LITERATURA UNIVERSAL. ENTRETANTO, A QUASE TODOS, QUE PRECOCEMENTE COMECEI, PRECOCEMENTE ABANDONEI. PROUST, NÃO CONSEGUIA PASSAR DAS PRIMEIRAS PÁGINAS DE NO CAMINHO DE SWAN. ORLANDO, MAL COMPREENDIA. JOYCE QUE ME PERDOE MAS, APESAR DA REDAÇÃO GENIAL, AINDA ACHO ULISSES BASTANTE CANSATIVO E ASSIM, MUITOS, DE TODOS OS OUTROS. MINHA GERAÇÃO PARECE QUE SE SENTIA OBRIGADA A APRECIAR A LITERATURA CLÁSSICA, DE MAIOR ERUDIÇÃO. CONFESSO QUE INICIEI ESSE CONHECIMENTO DE MANEIRA ERRADA, FORA DA IDADE APROPRIADA. POIS, A TODOS QUE ABANDONEI, QUANDO MAIS TARDE TENTEI LER, ALGUNS CONTINUARAM COM SUA BARREIRA INTRANSPONÍVEL, OUTROS, CONTUDO, PASSEI A ACHAR FORMIDÁVEIS. PROUST, POR EXEMPLO, TORNOU-SE UMA DAS MINHAS LEITURAS PREDILETAS. VIRGÍNIA WOOLF FICOU BEM MAIS AGRADÁVEL EM OUTROS LIVROS E CONTOS, COMO TAMBÉM JOYCE, APESAR DE SER SEMPRE TÃO DEPRESSIVO.
ENTRE AS OBRAS DO PASSADO, ESTAVA ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, DE NIETZSCHE, QUE, INCLUSIVE, ENTENDIA POUCO DO QUE DIZIA. ATÉ QUE EM NOVA INSISTÊNCIA, COMECEI A ME INTERESSAR PELO AUTOR, ME DESCULPEM A FALTA DE MODÉSTIA, POR MIM. HAVIA ENCONTRADO ALGUMAS OPINIÕES QUASE QUE EXATAMENTE COMO AS QUE ESCREVO, SOBRE A NEGATIVIDADE HUMANA. NÃO QUE O ASSUNTO SEJA NOVO. MILHARES DE ESCRITORES JÁ O COMENTARAM. MAS, SENTI-ME INTEGRADO AO MESMO PENSAMENTO DE IMAGINAR O SURGIMENTO DO SUPER-HOMEM, OU SEJA, EXERCERMOS A CAPACIDADE QUE TEMOS DE ATINGIR O ÁPICE DE NOSSO PODER MENTAL POSITIVO E CRIARMOS ALGO MAIS PERFEITO. O QUE NÃO É FÁCIL. MAS, NEM TENTADO É, VISTO QUE O QUE ACONTECE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO. DESDE A ANTIGUIDADE, IMPERA A CUPIDEZ ECONÔMICA GENERALIZADA, A MESQUINHEZ, A CORRUPÇÃO, A TOTAL FALTA DE INTERESSE DE UM SER PELO OUTRO E O DESPREZO PELA NATUREZA. NIETSZCHE NÃO DIZ QUE O HOMEM É O PIOR ANIMAL SOBRE A FACE DA TERRA, COMO EU DIGO, EM MINHAS POESIAS E TEXTOS.
NO ENTANTO, DÁ INÚMEROS CONSELHOS CONTRA A ABERRAÇÃO DOS VALORES HIPÓCRITAS SOCIAIS E NÃO POUPA ATAQUES CONTUNDENTES AO ESTADO, À IGREJA E À MORAL: TODOS OS CONCEITOS DEVEM SER MODIFICADOS PARA SE OBTER O NOVO HOMEM. INCITA A MORTE DE DEUS, NÃO NO UNIVERSO, QUE POUCA DIFERENÇA FARIA, MAS DENTRO DE NÓS PARA QUE APRENDAMOS A SERMOS DIGNOS SEM INTERSSES NA GLÓRIA DE UM CÉU OU PELO MEDO DE UM INFERNO. 
É UMA OBRA MUITO COMPLEXA, COM PROPOSTAS FILOSÓFICAS DISCUTÍVEIS.
DE MANEIRA BASTANTE HUMILDE, PORÉM, RECONHECI, NELA, A MINHA INDIGNAÇÃO: SOMOS O ANIMAL MAIS INTELIGENTE E AQUELE QUE MENOS EXERCE ESSA GRANDE PROPRIEDADE A SEU PRÓPRIO FAVOR.

NO LIVRO, ZARATUSTRA É UM PERSONAGEM QUE DOS TRINTA AOS QUARENTA ANOS PASSOU A VIVER ISOLADO NAS MONTANHAS, EM COMPANHIA DE ANIMAIS E, APÓS JULGAR QUE ADQUIRIU SABEDORIA SUFICIENTE, VOLTA AO CONVÍVIO DOS POVOS PARA ACONSELHÁ-LOS A MELHOR VIVEREM. APÓS DIVERSAS TENTATIVAS, RETORNA, DERROTADO, ÀS MONTANHAS.
NÃO PRETENDO FAZER A RESENHA DO LIVRO. NEM TERIA COMPETÊNCIA PARA TAL, POIS COMENTAR AS FALAS SERIA TAREFA ÁRDUA, POR SEREM DE REFLEXÕES PARTICULARES, INSTIGANDO A SENSIBILIDADE E O ENTENDIMENTO DE CADA UM SOBRE RELIGIÃO, POLÍTICA E ÉTICA.
SÃO MUITAS AS CONSIDERAÇÕES EM FORMA DE METÁFORAS, PARADOXOS, AFORISMOS E NÃO TENHO TALENTO PARA REALIZAR ESSE DIFÍCIL TRABALHO. DESEJO EXPOR O QUE SINTO, NO SENTIDO DA COINCIDÊNCIA EM PONDERAR O QUE SOMOS, PORQUE DESENVOLVEMOS UM MUNDO CRUEL, DE FALSOS ÍDOLOS E ASPIRAÇÕES, QUANDO POSSUÍMOS, O POTENCIAL PARA SERMOS MAIS DIGNOS.
É NESTE TÓPICO QUE ME IDENTIFICO COM A IDEIA UTÓPICA DO SUPER HOMEM, QUE, NATURALMENTE, NUNCA EXISTIRÁ.
MEU ATEÍSMO, ALIÁS, NÃO VEM TANTO DA INCOMPREENSÃO DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO, MAS, BEM MAIS, DA CRIAÇÃO HUMANA, TÃO SUBLIME, TÃO ABJETA, TÃO INDECIFRÁVEL, NO SEU MODO DE SER.
É POR ISSO QUE PERSISTO EM ELABORAR ESSE TEMA, TALVEZ DE POUCO AGRADO. MAS PRECISO SUPRIR MEU DELÍRIO DE UM MUNDO APRIMORADO.








terça-feira, 31 de março de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - CINQUENTA TONS ABSURDOS

QUANDO ALGUNS FATOS COMEÇAM A CAUSAR MUITO ALVOROÇO E SUCESSO, SEMPRE GOSTO DE CONFERIR PARA SABER DO QUE SE TRATA.
SEJA LIVRO, COMO A VASTA HISTÓRIA DE HARRY PORTER, QUE LI UM VOLUME
E LOGO VÍ QUE EU NÃO ERA O PÚBLICO ALVO; LIVRO E FILME COMO O INVEROSSÍMEL CÓDIGO DA VINCI E TANTOS OUTROS, CULMINANDO COM O ATUAL CINQUENTA TONS DE CINZA.
SINCERAMENTE, NUNCA TINHA ME PASSADO PELA IDEIA COMPRAR O LIVRO, ATÉ POR JÁ SABER MUITO DO QUE SE TRATAVA. MAS, DEPOIS DA DIMINUIÇÃO DO INTERESSE POPULAR, ESTAVA SENDO VENDIDO TÃO BARATO, NUMA LIQUIDAÇÃO, QUE O COMPREI.
E LI.
A HISTÓRIA É SOBRE UMA JOVEM INOCENTE, LONGE DA FAMÍLIA, QUE ESTUDA NUMA UNIVERSIDADE, TRABALHA E DIVIDE UM APARTAMENTO COM UMA AMIGA. AO REALIZAR UMA PESQUISA ESCOLAR, CONHECE PODEROSO EMPRESÁRIO, UM HOMEM BONITO, RICO, OBJETO DE DESEJO DO MUNDO FEMININO, QUE, POR ALGUMAS OCORRÊNCIAS POSTERIORES, INTERESSA-SE PELA ESTUDANTE.
APÓS PRIMEIROS ENCONTROS E RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS, ELA APAIXONA-SE INTENSAMENTE, ENTRE OUTROS MOTIVOS, AO CONHECER ARREBATAMENTOS SEXUAIS QUE, SENDO VIRGEM, JAMAIS IMAGINARA QUE EXISTISSEM.
O EMPRESÁRIO, EM RAZÃO DE SOFRIMENTOS NA INFÂNCIA E TRAIÇÕES NO AMOR, TORNARA-SE UM NEURÓTICO OBSESSIVO, NECESSITANDO TER O DOMÍNIO COMPLETO DE TODA MULHER QUE CONQUISTASSE.
PARA SUA PRÓPRIA SURPRESA, DESEJOU ENVOLVER-SE COM A JOVEM MAIS
DO QUE PRETENDIA.
SABENDO SER CORRESPONDIDO, ESTABELECE QUE SÓ HAVERIA RELACIONAMENTO MAIS SÉRIO, SE ELA CONCORDASSE EM CUMPRIR AS REGRAS DE UMA TÁBUA DE LEIS, QUE ELE CRIARA, DE ABSOLUTA OBEDIÊNCIA
E SERVIDÃO, QUE INCLUÍAM PRÁTICAS SADO-MASOQUISTAS.
SE NÃO CONCORDASSE NÃO USUFRUIRIA DOS PRAZERES SEXUAIS EXTASIANTES DO MACHISTA.
ALUCINADA SEXUALMENTE, A JOVEM SUBMETE-SE AO QUE O DOMINADOR
DESEJA E PASSA A SER, POR AMOR, UM SIMPLES OBJETO DE SUAS INSANIDADES.
LOGICAMENTE, COMO É UM ROMANCE QUE TEM QUE AGRADAR ÀS LEITORAS,
A HISTÓRIA DARÁ UMA GUINADA E ELE, NO FINAL, SE APAIXONARÁ POR ELA E SERÁ O DOMINADO.
PELO ÊXITO DE VENDAS DO PRIMEIRO LIVRO, SURGIRAM OUTROS COM TONS MAIS ESCUROS, COM TONS DE LIBERDADE, E, PROVAVELMENTE, SURGIRÃO COM TONS MAIS CLAROS, TON SUR TON OU SEM QUALQUER TOM, APROVEITANDO, SABE-SE LÁ ATÉ QUANDO, O GRANDE CONSUMO, PRINCIPALMENTE POR PARTE DAS MULHERES, SEGUINDO A PROPAGANDA DE APIMENTAR AS RELAÇÕES SEXUAIS COM SEUS PARCEIROS.
APESAR DE BEM ESCRITO, CATIVAR NAS PARTES NORMAIS DAS VIDAS ENVOLVIDAS E TAMBÉM NAS DESCRIÇÕES NORMAIS DOS INÚMEROS RELACIONAMENTOS SEXUAIS, O QUE MAIS ESPANTA, NESTE LIVRO, É A TRAJETÓRIA DE DEGRADAÇÃO DA PERSONAGEM, COM UMA SUBMISSÃO HUMILHANTE A QUALQUER SER HUMANO.
A OBRA É ESCRITA POR UMA AUTORA, E.L.JAMES, CASADA, MÃE DE DOIS FILHOS, E SEU ENORME SUCESSO DEVE-SE, ESPECIALMENTE, AO PÚBLICO FEMININO.                                                                 
ISSO, PARA MIM, É O MAIS EXTRAORDINÁRIO:
UMA MULHER DESCREVER O GRAU DE AFRONTAS QUE O SEU GÊNERO
TOLERA SOFRER, POR ESTAR APAIXONADA E EROTICAMENTE FASCINADA.
NUM GRANDE ULTRAJE AO SEU SEXO, A HEROÍNA SE SUBMETE A GRAUS DE
SUPLÍCIO, NÃO SÓ PARA SE SENTIR MAIS EXCITADA MAS, PARA PROVAR O
SEU LEAL AMOR. SE CUMPRISSE BEM AS ORDENS, RECEBERIA SEU PREMIO,
COMO UM ANIMAL QUE SENDO DOMESTICADO RECEBESSE UM TORRÃO DE AÇÚCAR. NO CASO EM QUESTÃO SABEMOS QUAL SERIA O TORRÃO. SE NÃO O FIZESSE CORRETAMENTE, SERIA CASTIGADA.

NUMA LIGAÇÃO SEXUAL HÁ UM ESTRANHO ELO DE SEDUÇÃO ENTRE DOMINADOR E A PESSOA DOMINADA E A PSICOLOGIA SABE EXPLICAR BEM O TEMA. ENTRETANTO, SUPÕE-SE QUE DEVA HAVER UM LIMITE AOS ABUSOS. NO LIVRO, EXISTE ESSE LIMITE, QUANDO NUM PAROXISMO INCONTIDO DO EMPRESÁRIO, A JOVEM SAI BASTANTE MACHUCADA E, PELA PRIMEIRA VEZ, PARECE TER CONSCIÊNCIA DO ABSURDO AO QUAL SE PERMITIU PARTICIPAR E QUE SEU AMOR NÃO MUDARIA JAMAIS AS EXCENTRICIDADES DO AMADO.
UM ROMPIMENTO IMPÕE-SE COMO DEFINITIVO, MAS, LOGICAMENTE, DURA, POUCO TEMPO.
É INTERESSANTE VERIFICAR COMO A COMPANHEIRA, NA FICÇÃO OU
NA VIDA REAL, TEM A ESPERANÇA DE MODIFICAR A PERSONALIDADE E O
TEMPERAMENTO DO HOMEM AMADO, APENAS POR AMÁ-LO.
PARECE ESQUECER QUE OS DEFEITOS SEMPRE CONTINUARÃO.
ACREDITO QUE A RECÍPROCA SEJA VERDADEIRA.
MAS A MULHER DEMONSTRA TER MAIOR ILUSÃO À RESPEITO.
A LITERATURA VIVE UM MOMENTO CURIOSO.
ALGUNS BONS LIVROS CONSEGUEM SUCESSO.
PORÉM, QUALQUER TIPO DE OBRA, INDEPENDENTE DA QUALIDADE LITERÁRIA OU ARTÍSTICA, VALE À PENA SER LANÇADA, QUANDO O TEMA É SOBRE AJUDA ESPIRITUAL, SOBRE SAGAS SANGRENTAS, AMORES VAMPIROS, DRUIDAS E OUTROS, PORQUE EXERCEM MAIOR ATRAÇÃO. E, TAMBÉM, OS SOBRE SEXO, É EVIDENTE. TODOS TÊM CONTINUIDADE, PORQUE O CONSUMO É IMEDIATO E FAZ A FORTUNA ECONÔMICA DE SEUS ESCRITORES E DAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE HOLLYWOOD.                                                                         
A AUTORA E.L.JAMES UTILIZOU TODAS AS TRADICIONAIS ATRAÇÕES EMOCIONAIS DOS ANTIGOS FOLHETINS DO SÉCULO XIX, OU SEJA, PAIXÕES, TRAIÇÕES, ENCONTROS E DESENCONTROS, INVEJAS, CIÚMES, O QUE, ALIÁS, É COMUM NA MAIORIA DOS LIVROS, DOS FILMES E DAS TELENOVELAS. TALVEZ, (SUPOSIÇÃO MINHA) TENHA SE INSPIRADO, AINDA, EM ALGUNS ESCRITOS DO MARQUÊS DE SADE, VISTO ALGUMAS SEMELHANÇAS. EMBORA SADE SEJA BEM MAIS CRUEL.
O LIVRO TEM DESCRIÇÕES OUSADAS MAS, NÃO CHEGA A SER UMA OBRA PORNOGRÁFICA, EMBORA, POSSUA UM TEMA SENSUAL MAIS EXAGERADO.
CONTUDO, O SEU APELO EMOCIONAL PRINCIPAL SADO-MASOQUISTA, É DE UMA SANDICE TÃO ACENTUADA, QUE ATÉ PARECE QUERER CONFIRMAR A FRASE, NA DÉCADA DE 1950, DO DRAMATURGO BRASILEIRO NELSON RODRIGUES, QUE TANTO OFENDEU O PÚBLICO FEMININO, NA ÉPOCA:
A MULHER GOSTA DE APANHAR.
NA FICÇÃO CINQUENTA TONS DE CINZA ISSO OCORRE POR AMOR DOENTIO.
MAS, NA VIDA, ACHO QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO QUALQUER TIPO DE MAIOR INVESTIGAÇÃO PARA CONTRADIZER, NÃO SÓ O TEMA DO LIVRO, MAS TAMBÉM, ESSA FRASE ABSURDA, QUE EXPÕE UM LADO IGNÓBIL DO CARÁTER DO DRAMATURGO, APESAR DAS OBRAS TEATRAIS TÃO IMPORTANTES QUE ESCREVEU.

segunda-feira, 23 de março de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - SUPÉRFLUO OU VAIDADE


TUDO TORNA-SE
OU SUPÉRFLUO
OU VAIDADE
QUANDO NÃO HÁ MAIS IDADE
PARA USUFRUIR O PRAZER
SAUDOSO DA MOCIDADE. 

O ENCANTO
DELEITOSO,
PASSA A SER ERRADO
NOS SAGRADOS CÂNTICOS,
AO NÃO PODER MAIS
SER APRECIADO.

É A FASE DO MORALISMO,
DA RELIGIOSIDADE,
DO UFANISMO DO PASSADO,
QUANDO O PRESENTE É TOLHIDO
POR TER-SE ENVELHECIDO,
FINDADO AS OPORTUNIDADES.

VOLVESSE A JUVENTUDE,
O VIGOR DOS HORMÔNIOS,
MUDAR-SE-IA A ATITUDE.
NO ENTUSIASMO RECOBRADO  
O SUPÉRFLUO, A VAIDADE,
O ENCANTO DELEITOSO
SERIAM O PROVEITO
DE UM VIVER RECUPERADO.

quarta-feira, 18 de março de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - AS PALAVRAS II

QUANTAS PALAVRAS
SÃO DITAS
QUE DOEM NO ALHEIO CORAÇÃO,
SEM HAVER A INTENÇÃO.

O SIGNIFICADO
É O QUE FOR INTERPRETADO.
MESMO SEM QUERER FERIR,
ATÉ POR AMOR SENTIR,
ÀS VEZES, CONSEGUE-SE ERRAR.

AS MENTES SÃO TÃO DIFERENTES,
QUE, PARA O SINCERO
O QUE PARECE FAVOR,
A OUTROS, CALHA MAGOAR.

ESTE TEMA
É O MEU PROBLEMA.
POR ACHAR LEAL DIZER,
NEM SEMPRE ME FIZ ENTENDER.
CAUSEI ABORRECIMENTOS
QUE AINDA LAMENTO.