terça-feira, 31 de março de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - CINQUENTA TONS ABSURDOS

QUANDO ALGUNS FATOS COMEÇAM A CAUSAR MUITO ALVOROÇO E SUCESSO, SEMPRE GOSTO DE CONFERIR PARA SABER DO QUE SE TRATA.
SEJA LIVRO, COMO A VASTA HISTÓRIA DE HARRY PORTER, QUE LI UM VOLUME
E LOGO VÍ QUE EU NÃO ERA O PÚBLICO ALVO; LIVRO E FILME COMO O INVEROSSÍMEL CÓDIGO DA VINCI E TANTOS OUTROS, CULMINANDO COM O ATUAL CINQUENTA TONS DE CINZA.
SINCERAMENTE, NUNCA TINHA ME PASSADO PELA IDEIA COMPRAR O LIVRO, ATÉ POR JÁ SABER MUITO DO QUE SE TRATAVA. MAS, DEPOIS DA DIMINUIÇÃO DO INTERESSE POPULAR, ESTAVA SENDO VENDIDO TÃO BARATO, NUMA LIQUIDAÇÃO, QUE O COMPREI.
E LI.
A HISTÓRIA É SOBRE UMA JOVEM INOCENTE, LONGE DA FAMÍLIA, QUE ESTUDA NUMA UNIVERSIDADE, TRABALHA E DIVIDE UM APARTAMENTO COM UMA AMIGA. AO REALIZAR UMA PESQUISA ESCOLAR, CONHECE PODEROSO EMPRESÁRIO, UM HOMEM BONITO, RICO, OBJETO DE DESEJO DO MUNDO FEMININO, QUE, POR ALGUMAS OCORRÊNCIAS POSTERIORES, INTERESSA-SE PELA ESTUDANTE.
APÓS PRIMEIROS ENCONTROS E RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS, ELA APAIXONA-SE INTENSAMENTE, ENTRE OUTROS MOTIVOS, AO CONHECER ARREBATAMENTOS SEXUAIS QUE, SENDO VIRGEM, JAMAIS IMAGINARA QUE EXISTISSEM.
O EMPRESÁRIO, EM RAZÃO DE SOFRIMENTOS NA INFÂNCIA E TRAIÇÕES NO AMOR, TORNARA-SE UM NEURÓTICO OBSESSIVO, NECESSITANDO TER O DOMÍNIO COMPLETO DE TODA MULHER QUE CONQUISTASSE.
PARA SUA PRÓPRIA SURPRESA, DESEJOU ENVOLVER-SE COM A JOVEM MAIS
DO QUE PRETENDIA.
SABENDO SER CORRESPONDIDO, ESTABELECE QUE SÓ HAVERIA RELACIONAMENTO MAIS SÉRIO, SE ELA CONCORDASSE EM CUMPRIR AS REGRAS DE UMA TÁBUA DE LEIS, QUE ELE CRIARA, DE ABSOLUTA OBEDIÊNCIA
E SERVIDÃO, QUE INCLUÍAM PRÁTICAS SADO-MASOQUISTAS.
SE NÃO CONCORDASSE NÃO USUFRUIRIA DOS PRAZERES SEXUAIS EXTASIANTES DO MACHISTA.
ALUCINADA SEXUALMENTE, A JOVEM SUBMETE-SE AO QUE O DOMINADOR
DESEJA E PASSA A SER, POR AMOR, UM SIMPLES OBJETO DE SUAS INSANIDADES.
LOGICAMENTE, COMO É UM ROMANCE QUE TEM QUE AGRADAR ÀS LEITORAS,
A HISTÓRIA DARÁ UMA GUINADA E ELE, NO FINAL, SE APAIXONARÁ POR ELA E SERÁ O DOMINADO.
PELO ÊXITO DE VENDAS DO PRIMEIRO LIVRO, SURGIRAM OUTROS COM TONS MAIS ESCUROS, COM TONS DE LIBERDADE, E, PROVAVELMENTE, SURGIRÃO COM TONS MAIS CLAROS, TON SUR TON OU SEM QUALQUER TOM, APROVEITANDO, SABE-SE LÁ ATÉ QUANDO, O GRANDE CONSUMO, PRINCIPALMENTE POR PARTE DAS MULHERES, SEGUINDO A PROPAGANDA DE APIMENTAR AS RELAÇÕES SEXUAIS COM SEUS PARCEIROS.
APESAR DE BEM ESCRITO, CATIVAR NAS PARTES NORMAIS DAS VIDAS ENVOLVIDAS E TAMBÉM NAS DESCRIÇÕES NORMAIS DOS INÚMEROS RELACIONAMENTOS SEXUAIS, O QUE MAIS ESPANTA, NESTE LIVRO, É A TRAJETÓRIA DE DEGRADAÇÃO DA PERSONAGEM, COM UMA SUBMISSÃO HUMILHANTE A QUALQUER SER HUMANO.
A OBRA É ESCRITA POR UMA AUTORA, E.L.JAMES, CASADA, MÃE DE DOIS FILHOS, E SEU ENORME SUCESSO DEVE-SE, ESPECIALMENTE, AO PÚBLICO FEMININO.                                                                 
ISSO, PARA MIM, É O MAIS EXTRAORDINÁRIO:
UMA MULHER DESCREVER O GRAU DE AFRONTAS QUE O SEU GÊNERO
TOLERA SOFRER, POR ESTAR APAIXONADA E EROTICAMENTE FASCINADA.
NUM GRANDE ULTRAJE AO SEU SEXO, A HEROÍNA SE SUBMETE A GRAUS DE
SUPLÍCIO, NÃO SÓ PARA SE SENTIR MAIS EXCITADA MAS, PARA PROVAR O
SEU LEAL AMOR. SE CUMPRISSE BEM AS ORDENS, RECEBERIA SEU PREMIO,
COMO UM ANIMAL QUE SENDO DOMESTICADO RECEBESSE UM TORRÃO DE AÇÚCAR. NO CASO EM QUESTÃO SABEMOS QUAL SERIA O TORRÃO. SE NÃO O FIZESSE CORRETAMENTE, SERIA CASTIGADA.

NUMA LIGAÇÃO SEXUAL HÁ UM ESTRANHO ELO DE SEDUÇÃO ENTRE DOMINADOR E A PESSOA DOMINADA E A PSICOLOGIA SABE EXPLICAR BEM O TEMA. ENTRETANTO, SUPÕE-SE QUE DEVA HAVER UM LIMITE AOS ABUSOS. NO LIVRO, EXISTE ESSE LIMITE, QUANDO NUM PAROXISMO INCONTIDO DO EMPRESÁRIO, A JOVEM SAI BASTANTE MACHUCADA E, PELA PRIMEIRA VEZ, PARECE TER CONSCIÊNCIA DO ABSURDO AO QUAL SE PERMITIU PARTICIPAR E QUE SEU AMOR NÃO MUDARIA JAMAIS AS EXCENTRICIDADES DO AMADO.
UM ROMPIMENTO IMPÕE-SE COMO DEFINITIVO, MAS, LOGICAMENTE, DURA, POUCO TEMPO.
É INTERESSANTE VERIFICAR COMO A COMPANHEIRA, NA FICÇÃO OU
NA VIDA REAL, TEM A ESPERANÇA DE MODIFICAR A PERSONALIDADE E O
TEMPERAMENTO DO HOMEM AMADO, APENAS POR AMÁ-LO.
PARECE ESQUECER QUE OS DEFEITOS SEMPRE CONTINUARÃO.
ACREDITO QUE A RECÍPROCA SEJA VERDADEIRA.
MAS A MULHER DEMONSTRA TER MAIOR ILUSÃO À RESPEITO.
A LITERATURA VIVE UM MOMENTO CURIOSO.
ALGUNS BONS LIVROS CONSEGUEM SUCESSO.
PORÉM, QUALQUER TIPO DE OBRA, INDEPENDENTE DA QUALIDADE LITERÁRIA OU ARTÍSTICA, VALE À PENA SER LANÇADA, QUANDO O TEMA É SOBRE AJUDA ESPIRITUAL, SOBRE SAGAS SANGRENTAS, AMORES VAMPIROS, DRUIDAS E OUTROS, PORQUE EXERCEM MAIOR ATRAÇÃO. E, TAMBÉM, OS SOBRE SEXO, É EVIDENTE. TODOS TÊM CONTINUIDADE, PORQUE O CONSUMO É IMEDIATO E FAZ A FORTUNA ECONÔMICA DE SEUS ESCRITORES E DAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE HOLLYWOOD.                                                                         
A AUTORA E.L.JAMES UTILIZOU TODAS AS TRADICIONAIS ATRAÇÕES EMOCIONAIS DOS ANTIGOS FOLHETINS DO SÉCULO XIX, OU SEJA, PAIXÕES, TRAIÇÕES, ENCONTROS E DESENCONTROS, INVEJAS, CIÚMES, O QUE, ALIÁS, É COMUM NA MAIORIA DOS LIVROS, DOS FILMES E DAS TELENOVELAS. TALVEZ, (SUPOSIÇÃO MINHA) TENHA SE INSPIRADO, AINDA, EM ALGUNS ESCRITOS DO MARQUÊS DE SADE, VISTO ALGUMAS SEMELHANÇAS. EMBORA SADE SEJA BEM MAIS CRUEL.
O LIVRO TEM DESCRIÇÕES OUSADAS MAS, NÃO CHEGA A SER UMA OBRA PORNOGRÁFICA, EMBORA, POSSUA UM TEMA SENSUAL MAIS EXAGERADO.
CONTUDO, O SEU APELO EMOCIONAL PRINCIPAL SADO-MASOQUISTA, É DE UMA SANDICE TÃO ACENTUADA, QUE ATÉ PARECE QUERER CONFIRMAR A FRASE, NA DÉCADA DE 1950, DO DRAMATURGO BRASILEIRO NELSON RODRIGUES, QUE TANTO OFENDEU O PÚBLICO FEMININO, NA ÉPOCA:
A MULHER GOSTA DE APANHAR.
NA FICÇÃO CINQUENTA TONS DE CINZA ISSO OCORRE POR AMOR DOENTIO.
MAS, NA VIDA, ACHO QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO QUALQUER TIPO DE MAIOR INVESTIGAÇÃO PARA CONTRADIZER, NÃO SÓ O TEMA DO LIVRO, MAS TAMBÉM, ESSA FRASE ABSURDA, QUE EXPÕE UM LADO IGNÓBIL DO CARÁTER DO DRAMATURGO, APESAR DAS OBRAS TEATRAIS TÃO IMPORTANTES QUE ESCREVEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário