sábado, 19 de setembro de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - REQUINTES ORIENTAIS


TENHO TANTA ADMIRAÇÃO POR CONSTRUÇÕES OU OBJETOS CONFECCIONADOS NA PARTE ORIENTAL DO PLANETA, QUE ACREDITO TER ALGUM D.N.A. VINDO DE LÁ. DESDE A CONSTRUÇÃO DE PALÁCIOS, TEMPLOS OU RESIDÊNCIAS, ATÉ OBJETOS, OS MAIS CORRIQUEIROS. ACREDITO QUE ESSE ENTUSIASMO SEJA DEVIDO AOS MUITOS LIVROS LIDOS NA INFÂNCIA E AOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS COM O TEMPO.
CHINA, JAPÃO, ÍNDIA E TODO O ORIENTE MÉDIO SEMPRE ME ENCANTARAM, NO SEU ESTILO DE COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA. INFELIZMENTE, ME REFIRO APENAS AO VIVER DA RIQUEZA E DOS TEMPLOS E PALÁCIOS, PORQUE A POBREZA É TRISTE E IGUAL,  LÁ COMO EM TODO LUGAR.
DO ORIENTE MÉDIO, O QUE ME ATRAI E ATÉ ESPANTA É O LUXO EXTREMO, EXAGERADO E MUITO RICO. TALVEZ ME INFLUENCIE MAIS A RIQUEZA QUE A BELEZA, PORQUE É INEGÁVEL A IMPRESSÃO QUE CAUSAM, A NÓS OCIDENTAIS, TRONOS DE SULTÕES OU MARAJÁS, JOIAS OU VESTIMENTAS, BAIXELAS, JARROS, SEMPRE CRAVEJADOS DE DIAMANTES, RUBIS, ESMERALDAS. QUEM NÃO SE RECORDA DO ”TRONO DO PAVÃO”, TODO FEITO EM MARFIM E DECORADO COM PEDRAS PRECIOSAS? ORA PERTENCENTE AO EGITO, ORA À PÉRSIA (IRÃ), CONFORME O VENCEDOR DAS INÚMERAS BATALHAS, ENCONTRAVA-SE NO ATUAL IRÃ, NA ÉPOCA DO ÚLTIMO XÁ, REZA PAHLEVI.

E LÁ, AINDA DEVE ESTAR.                  
HÁ UMA DIFERENÇA GRANDE ENTRE O LUXO MUÇULMANO/INDIANO E O CHINÊS/JAPONÊS.
OS PRIMEIROS MUITO REBUSCADOS MAS, COM REQUINTES ADMIRÁVEIS.
ANOS ATRÁS, NA ESPANHA, QUANDO ESTIVE EM SEVILHA E GRANADA (O MÁXIMO QUE ME APROXIMEI DESSA ARTE AO VIVO OU SEJA FORA DOS MUSEUS), O TETO E PAREDES DAS ANTIGAS MESQUITAS COM MOSAICOS E COM ORAÇÕES DO ALCORÃO, ENTALHADAS EM LETRAS MARAVILHOSAS, ME OBRIGAVAM A FICAR APRECIANDO MUITO TEMPO. OS MOSAICOS DOS TETOS, FEITOS EM PEDRARIAS COLORIDAS, VIDROS E CERÂMICAS ESMALTADAS, PARECIAM CALEIDOSCÓPIOS QUE SE MOVIMENTAVAM CONFORME A ESPECIAL INCLINAÇÃO DA LUZ SOLAR OU AMBIENTAL.
NO PALÁCIO DO ALHAMBRA, EM GRANADA, ALÉM DA DECORAÇÃO MAJESTOSA, AS PAREDES INTERNAS, JUNTO AO TETO, ACABAVAM EM ABERTURAS DE FORMAS RENDADAS PARA QUE O PERFUME DE INCENSO SE ESPALHASSE, COM O VENTO, POR TODAS AS SALAS.
AINDA BEM QUE COM A EXPULSÃO DOS ÁRABES DA PENÍNSULA IBÉRICA, OS CRISTÃO TIVERAM A FELIZ IDEIA DE NADA DERRUBAREM, NÃO OBSTANTE, MUITAS CONSTRUÇÕES PASSASSEM A CONTER OBJETOS CRISTÃOS E ATÉ IGREJAS. NO ENORME MERCADO DE CÓRDOBA, POR EXEMPLO, APESAR DE MANTIDA A ARQUITETURA E A ESPLÊNDIDA ARTE DOS MOSAICOS, FOI CONSTRUÍDA, DENTRO, UMA ENORME IGREJA, PELOS REIS CRISTÃOS, PARA CONSAGRAR O LUGAR, ANTES PAGÃO.
O QUE ESTOU COMENTANDO É DO CONHECIMENTO DE MUITA GENTE, MAS ME INTERESSA SALIENTAR, PELA CRIAÇÃO DE TANTA ARTE.
SE FORMOS COMENTAR SOBRE A ÍNDIA, EMBORA EXISTAM MILHARES DE PALÁCIOS E TEMPLOS BASTA, COMO EXEMPLO ÚNICO, MENCIONAR O TAJ MAHAL. NO ANTIGO SIÃO E EM TODOS OS OUTROS PAÍSES AO REDOR, OS TEMPLOS SÃO COMPROVANTES DA GENIALIDADE DA ARQUITETURA HUMANA. 

ALIÁS, SAUDAÇÕES ÀS RELIGIÕES, QUE NOS LEGARAM TÃO MARAVILHOSAS CONSTRUÇÕES NO ORIENTE E TAMBÉM NO OCIDENTE, COM SUAS MAGNÍFICAS CATEDRAIS.
ENTRE OS OBJETOS DE DECORAÇÃO, OS DA ARTE CHINESA E JAPONESA FORAM, E CONTINUAM SENDO, OS MAIS ACESSÍVEIS, ENTRE NÓS, POR CAUSA DO ANTIGO COMÉRCIO COM A COMPANHIA DAS ÍNDIAS, QUE NOS TROUXE TANTA LOUÇA E DEMAIS OBJETOS, DURANTE SÉCULOS. ASSIM, SÃO OS MAIS ENCONTRADOS, HOJE, EM FEIRAS E LOJAS DE ANTIGUIDADES.
COMO ENTUSIASTA, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, VOU COMPRANDO ALGUMAS PEÇAS VINDAS DESSES LUGARES. EM TODOS, MAIS RICOS OU MENOS, O QUE SURPREENDE É O CUIDADO NA ELABORAÇÃO DOS FORMATOS E DOS DESENHOS. O OBJETO MAIS COMUM (COMO AS HASTES DE UM LEQUE), É INTEIRAMENTE ESCULPIDO COM CENAS DOMÉSTICAS, FLORES E ANIMAIS. ÀS VEZES COM CORES, OUTRAS NÃO, MAS TODOS COM UMA PRECISÃO ARTESANAL PRODIGIOSA.
NO MOMENTO, POR TOTAL ACASO, NUMA FEIRA DE ANTIGUIDADES, PENSANDO TRATAR-SE DE PEQUENAS FLAUTAS, DE MARFIM, CHARÃO OU OSSO, AO PEGÁ-LAS, VI SEREM ANTIGOS CACHIMBOS CHINESES PARA O CONSUMO DE ÓPIO.
LOGO OS ASSOCIEI AO FIM DO SÉCULO XIX, QUANDO A INGLATERRA, QUERENDO DOMINAR O COMÉRCIO CHINÊS, ATÉ ENTÃO, FECHADO AO MUNDO OCIDENTAL, INICIOU, ALÉM DA IMPOSIÇÃO BÉLICA, A CHAMADA “GUERRA DO ÓPIO”, INTRODUZINDO A DROGA NO PAÍS, PARA QUE OS CHINESES SE VICIASSEM E DESCUIDASSEM DOS NEGÓCIOS. É A ETERNA INFÂMIA DE TODOS OS PAÍSES RICOS E FORTES, NA EXPLORAÇÃO DOS MAIS FRACOS.
ESSES CACHIMBOS SÃO TÃO BONITOS QUE SE TORNARAM MAIS UM MOTIVO DE MINHA REVERÊNCIA AOS ARTESÕES ORIENTAIS. ADQUIRI ALGUNS, EM OSSO (CHIFRE) E ÉBANO. OS PRIMEIROS, COM DESENHOS DE CENAS TÍPICAS COLORIDAS, FEITAS À MÃO, ESCULTURAS EM ALTO RELEVO E ENFEITES METÁLICOS. OS DE ÉBANO TÊM APLICAÇÕES DE MADREPÉROLA EM DESENHOS DE VEGETAÇÃO, DE SÁBIOS E DE DEUSES. PARA MIM,VALEM MAIS COMO OBRA DE ARTE DO QUE COMO UTILITÁRIO. TODOS TÊM UM BOCAL E NO CENTRO DA HASTE, UM RECIPIENTE, NO FORMATO DE UM DEDAL, EM METAL TRABALHADO, AONDE SE COLOCA A DROGA.

DESENHOS E FORMAS TÃO ELABORADOS, ENCONTRAM-SE EM DIVERSAS OUTRAS CONFECÇÕES ORIENTAIS, TAIS COMO: PENTES, NETSUKES (BOTÕES OU PRESILHAS), VESTIMENTAS, CAIXAS EM CHARÃO, LEQUES E DEMAIS ARTIGOS DIÁRIOS.
ESSES DIFERENTES CACHIMBOS SÃO, APENAS, MAIS UM, DOS MUITOS EXEMPLARES DO APURADO GOSTO ARTÍSTICO DESSES POVOS,E QUE TANTO ME FASCINAM. 

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