sexta-feira, 24 de julho de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - TEATRO E CONSIDERAÇÕES SOBRE HOMOSSEXUALIDADE

PEÇA: CONSERTANDO FRANK
AUTOR: KEN HANES
DIREÇÃO: MARCO ANTÔNIO PÂMIO
ELENCO: CHICO CARVALHO, HENRIQUE SCHAFER, RUBENS CARIBÉ
TEATRO: EVA HERZ
JULHO DE 2015 - SP

SINOPSE:
FRANK, UM INSEGURO RAPAZ HOMOSSEXUAL, EMBORA, VIVA COM O PSICÓLOGO JONATHAN, COMEÇA A DUVIDAR DE SI, DE SUAS INCLINAÇÕES E DOS PROBLEMAS SOCIAIS QUE ESSA CONDIÇÃO LHE TRAZ. PROCURA FAZER TERAPIA COM OUTRO PSICÓLOGO QUE DIZ TER UM MÉTODO PARA QUE UMA PESSOA DEIXE DE SER GAY.
JONATHAN, O NAMORADO, TOTALMENTE AVESSO À IDEIA DA EXISTÊNCIA DE UMA CURA GAY QUER QUE FRANK PARE O TRATAMENTO. PERDIDO ENTRE DOIS OPOSITORES, O RAPAZ PERCEBE QUE ESTÁ SENDO DUPLAMENTE MANIPULADO E 

APÓS DÚVIDAS E REFLEXÕES, ACEITA-SE COMO GAY. 

O TEXTO TEATRAL É INTERESSANTE. A DIREÇÃO, A INTERPRETAÇÃO E O CENÁRIO ESTÃO BONS E CUMPREM AO QUE FOI PROPOSTO, SEM MAIORES ARROUBOS.

OBS: COMO MAIS UMA DAS PERSPECTIVAS DE DIFÍCIL ELUCIDAÇÃO, O HOMOSSEXUALISMO É AQUELA DÚVIDA QUE NINGUÉM CONSEGUE RESOLVER: 
NEM A CIÊNCIA, NEM OS  ENVOLVIDOS E MUITO MENOS A RELIGIÃO. 
APENAS A NATUREZA DEVE SABER A RAZÃO, POIS, SEGUNDO ESTIMATIVAS, CERCA DE 20% DA POPULAÇÃO MUNDIAL, ASSIM SE RECONHECE.
PESQUISAS NA SUÉCIA, AONDE A PORCENTAGEM É GRANDE, TENTANDO ENTENDER 
A QUESTÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA CIENTÍFICA COM A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, CONSEGUIRAM, APENAS UMA AMBÍGUA AFIRMAÇÃO QUE O HIPOTÁLAMO DO CÉREBRO HOMOSSEXUAL, TANTO NO HOMEM COMO NA MULHER, TÊM TAMANHO DIFERENTE DO HETEROSSEXUAL.

NA MINHA ANTIGA ÉPOCA DE FACULDADE DE JORNALISMO, DIVIDIDOS EM GRUPOS, FAZÍAMOS TODO TIPO DE REPORTAGENS EXPERIMENTAIS. PARA NOS CONSIDERARMOS BONS FUTUROS JORNALISTAS, OS ASSUNTOS ESCOLHIDOS ERAM SEMPRE OS DE MAIOR DIFICULDADE DE REALIZAÇÃO E SOLUÇÃO: MISÉRIA SOCIAL, PROSTITUIÇÃO, ATEÍSMO E OUTROS. COMO MÉTODO DE PESQUISA USÁVAMOS A ENTREVISTA DIRETA COM DEZ PESSOAS IMPLICADAS NO TEMA E TAMBÉM BUSCÁVAMOS ALGUMAS OPINIÕES PROFISSIONAIS.É CLARO QUE ISSO ERA UM TRABALHO  ESCOLAR, SEM QUALQUER VALOR CIENTÍFICO.
EM RELAÇÃO AO TEMA HOMOSSEXUALISMO, QUANDO O REALIZAMOS, AS PESSOAS QUE ADMITIRAM SEREM ENTREVISTADAS INCÓGNITAS (JOVENS E MAIS IDOSOS, MASCULINOS E FEMININOS), DECLARARAM QUE SEMPRE SENTIRAM ESSE TIPO DE ATRAÇÃO, DESDE A INFÂNCIA. ESSA AFIRMAÇÃO  CONTRARIAVA A OPINIÃO DE UM PSICÓLOGO, SEGUIDOR DE JUNG, QUE CONSULTAMOS, QUE AFIRMOU ESSE CONTATO SER UMA CONFUSÃO DA CRIANÇA, ENTRE AFETO E CARÍCIAS.
NA ADOLESCÊNCIA, PARA TODOS, A INCLINAÇÃO ESTAVA DEFINIDA E A ESCONDIAM NOS DIVERSOS AMBIENTES QUE FREQUENTAVAM: FAMÍLIA, COLÉGIO E TRABALHO, OBRIGANDO-SE A UMA EXISTÊNCIA DUPLA E FALSA. REVOLTAVAM-SE CONTRA O DIVULGADO CONCEITO SOCIAL E RELIGIOSO DE “ESCOLHA”, COMO SE ALGUÉM, QUANDO CRESCESSE, SELECIONASSE SER HOMO OU HETEROSSEXUAL. EMBORA, APRECIASSEM O MOMENTO DA RELAÇÃO, NENHUM SOUBE EXPLICAR O MOTIVO DESSA TENDÊNCIA E A MAIORIA AFIRMOU PREFERIR NÃO SER GAY.
ALGUNS ACHAVAM QUE PUDESSE HAVER UM PROCESSO ESPONTÂNEO DA NATUREZA, COMO DEFESA, PARA EVITAR O EXCESSO DE POPULAÇÃO E LAMENTAVAM TEREM SIDO OS ELEITOS. ENTRE OS MAIS VELHOS, A MAIOR PREOCUPAÇÃO ERA NÃO FORMAR UMA FAMÍLIA, NÃO TER FILHOS E JÁ ESTAREM CONDENADOS A UMA VELHICE SOLITÁRIA.
POR VOLTA DE 90% DEPLORAVAM O GAY EXAGERADO, POIS, COM SUAS EXIBIÇÕES CARICATAS, PIORAVAM A SITUAÇÃO DOS QUE QUERIAM SER ACEITOS COMO PESSOAS COMUNS E CORRETAS.
ESTA PESQUISA FOI FEITA HÁ 30 ANOS ATRÁS, MUITO ANTES DA ATUAL LIBERDADE DE COMPORTAMENTO, DAS LEIS DE PROTEÇÃO ÀS MINORIAS

E DO CASAMENTO GAY RECONHECIDO.
ATUALMENTE, TALVEZ, A OPINIÃO HOMOSSEXUAL SEJA COMPLETAMENTE DIFERENTE. SE BEM QUE PERSISTA A HOMOFOBIA E AS IGREJAS RADICAIS INSISTAM NA CURA DO QUE CONSIDERAM PERVERSÃO.
LI, NUMA REPORTAGEM, DURANTE O TRABALHO, QUE NAS SOCIEDADES PRIMITIVAS INDÍGENAS, A PESSOA NASCIA ASSIM PORQUE UM ESPÍRITO HAVIA ERRADO DE CORPO. E ERA ACEITA, NORMALMENTE.
NO MÍNIMO, ERA UMA MANEIRA DELICADA DE ENCARAR O MISTÉRIO.
EXISTENTE DESDE A ANTIGUIDADE, VISTO OS FATOS COMPROVADOS DAS CIVILIZAÇÕES EGÍPCIA, GREGA OU ROMANA E, TAMBÉM, ENTRE OUTROS ANIMAIS, QUE NÃO O HUMANO, APESAR DE TODO O PROGRESSO CIENTÍFICO EM TANTAS OUTRAS ÁREAS, SOBRE ESSE TÓPICO, NADA SE SABE.
É GENÉTICO, É FISICAMENTE INDIVIDUAL, É PSÍQUICO?
NÃO MAIS CONSIDERADO DOENÇA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, A INCÓGNITA CONTINUA A MESMA: - PORQUE UM SER É HOMOSSEXUAL?

Nenhum comentário:

Postar um comentário