sexta-feira, 17 de julho de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO: ENTRE ATOS - RESENHA

 LIVRO: ENTRE ATOS
AUTORA: VIRGÍNIA WOOLF
TRADUÇÃO: LYA LUFT
EDITORA SARAIVA
ANO: 2015 (REEDIÇÃO)

SINOPSE:

NUM CASARÃO ANTIGO, DE UMA PROVÍNCIA INGLESA, VIVE UMA FAMÍLIA COMPOSTA DE: UM PAI IDOSO, VIÚVO, COM AUTORIDADE JÁ DECADENTE; SUA IRMÃ SOLTEIRA, TAMBÉM IDOSA, CONSIDERADA UM POUCO RIDÍCULA POR REFERIR-SE, CONSTANTEMENTE, AO PASSADO E ÀS FESTAS FAMILIARES; O FILHO DO VIÚVO, HOMEM EMPREENDEDOR, NO INÍCIO DA MEIA IDADE, QUE TRABALHA EM NEGÓCIOS PRÓPRIOS; SUA ESPOSA, DE CARÁTER FINO, SENSÍVEL E OBSERVADOR E OS FILHOS CRIANÇAS, DO CASAL. TODOS, CERCADOS POR ANTIGOS CRIADOS.
FAMÍLIA ESTABELECIDA HÁ CEM ANOS NA REGIÃO, AINDA É CONSIDERADA UM POUCO FORASTEIRA EM COMPARAÇÃO AOS MORADORES QUE POSSUEM RESIDÊNCIA ALI, HÁ MUITOS SÉCULOS. (PARVOÍCES DO ESNOBISMO INGLÊS). DE QUALQUER MANEIRA, É MUITO BEM ACEITA POR TODOS E, ECONOMICAMENTE TRANQUILA, SE DIVERTE EM RECEBER AMIGOS E RELEMBRAR EVENTOS.
APESAR DO ASPECTO NORMAL, CADA MEMBRO VIVE SEU PEQUENO DRAMA INTERNO, ENFASTIADO DA VIDA QUE LEVA E ARRAIGADO AOS SEUS PEQUENOS HÁBITOS.
OS CÔNJUGES, EMBORA SEJAM AMIGOS E MANTENHAM AS APARÊNCIAS, NÃO SENTEM MAIS A MESMA ATRAÇÃO: ELA TEM UM INTERESSE OCULTO E PLATÔNICO POR UM FAZENDEIRO E ELE, ALGUMAS AVENTURAS, QUE A ESPOSA 
 DISFARÇA NÃO PERCEBER.                         
OS EVENTOS SOCIAIS SÃO OS NORMAIS DE UMA PEQUENA CIDADE, COMO REUNIÕES DA IGREJA, FESTAS DA ESTAÇÃO E UMA REPRESENTAÇÃO TEATRAL ANUAL, REALIZADA NA CASA DA FAMÍLIA, À NOITE, COM O INTUITO DE ANGARIAR FUNDOS PARA AS NECESSIDADES DA PARÓQUIA.
A HISTÓRIA DO LIVRO SE DESENVOLVE NA PREPARAÇÃO DESSA ATUAÇÃO, QUE ESTÁ SEMPRE CONDICIONADA ÀS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS, AO AR LIVRE, SE NÃO HOUVER CHUVA, OU NO CELEIRO.
ENCENADA, ESSE ANO, AO AR LIVRE, É INTERPRETADA POR ALUNOS E CIDADÃOS LOCAIS, DIRIGIDOS PELA PROFESSORAAUTORITÁRIA, EXPERIENTE EM DRAMATURGIA.
NA INTENÇÃO DE VIRGÍNIA WOOLF EM MOSTRAR AS DESSEMELHANÇAS SOCIAIS E EMOCIONAIS, A PLATEIA É COMPOSTA PELOS TIPOS MAIS DIVERSOS, DESDE A GRANDE DAMA LOCAL ATÉ O BOBO DA CIDADE. TODOS CONFRATERNIZAM-SE E SE DIVERTEM EM RECONHECER SEUS AMIGOS ATUANDO.
COMO ACONTECE NAS INTERPRETAÇÕES AMADORAS, A AÇÃO SOFRE PERCALÇOS (DE ESQUECIMENTOS DE FALAS E MARCAÇÕES ERRADAS), ALIADOS A UM VENTO FORTE QUE DERRUBA FIGURINOS E CENÁRIOS, PROVOCANDO RISOS E DIFERENTES COMENTÁRIOS DOS ESPECTADORES. TODOS, PORÉM, DEMONSTRAM SIMPATIA PELA CAUSA E PORTAM-SE ALEGREMENTE, COMO NUMA FESTA.
A ÚNICA PESSOA QUE SE EXASPERA É A ORGANIZADORA DO ESPETÁCULO, QUANDO ALGO NÃO DÁ CERTO, PORQUE ESSA É A SUA ATIVIDADE ANUAL PREFERIDA.
O TEMA EXIBE, DE MANEIRA ABREVIADA, A HISTÓRIA DA INGLATERRA, COM SEUS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, SUAS CONQUISTAS E SOFRIMENTOS, CHEGANDO ATÉ A ATUALIDADE (COMEÇO DO SÉCULO 20).
AO MESMO TEMPO, REVELA O COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE INGLESA, EXPONDO ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS: A DESVALORIZAÇÃO DOS IDEAIS ÉTICOS, A PRÁTICA DE INJUSTIÇAS E AS VIVÊNCIAS MEDÍOCRES.
AO FINAL, ESPELHOS DE PAREDE, EMPRESTADOS PELOS VIZINHOS, VIRAM-SE PARA A ASSISTÊNCIA. AO VEREM-SE REPRODUZIDAS, MUITAS PESSOAS SENTEM-SE INCOMODADAS AO RECONHECEREM A PEÇA TEATRAL, COM SUAS CONTRADIÇÕES, COMO PARTE DE SUAS VIDAS.

MUITO BEM ESCRITO (É EVIDENTE), O QUE VIRGÍNIA WOOLF QUER DIZER, NO LIVRO, É QUE A EXISTÊNCIA DE TODOS, NÃO PASSA DE UMA ENCENAÇÃO GERAL, IMPELIDA POR DESEJOS POUCO SATISFEITOS E SENTIMENTOS ÍNTIMOS ABAFADOS POR OBRIGAÇÕES IMPOSTAS PELO CONVÍVIO. ABORDA, INCLUSIVE, COM GRANDE SUTILEZA, INTERESSES SEXUAIS DIFERENCIADOS.
MAS, OUSAR SER DESIGUAL EXIGIRIA MUITA CORAGEM E A MAIORIA PREFERE SE ACOMODAR.
A ENCENAÇÃO, PRETENSAMENTE IRREAL, REPRESENTANDO A REALIDADE, TORNA A OBRA, BASTANTE, INTERESSANTE.

NOTA:
VIRGÍNIA WOOLF NASCEU EM LONDRES, EM 1882 E DESDE CEDO ESCREVEU CONTOS E RESENHAS PARA JORNAIS E REVISTAS. POSSUINDO UMA FORMA DE REDAÇÃO INOVADORA, TORNOU-SE CONHECIDA NA SOCIEDADE INTELECTUAL INGLESA E PASSOU A INTEGRAR O CÍRCULO DE LITERATOS CONTRÁRIOS À ESCRITA TRADICIONAL. ENTRE VÁRIAS OBRAS QUE PUBLICOU,

A MAIS CONHECIDA, ORLANDO, É, HOJE, MARCO DA MODERNA LITERATURA UNIVERSAL.
APESAR DE SEU GRANDE ÊXITO, COM FORTE DEPRESSÃO, SUICIDOU-SE EM 1941.
                                         

                                                                               
                                                                                 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário