quinta-feira, 2 de julho de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO: FÉ DEMAIS E FÉ DE MENOS

APESAR DA IRREVERÊNCIA DO TÍTULO (QUE EM MATÉRIA DE RELIGIÃO, ATÉ QUE É APROPRIADO, JÁ QUE SÓ CAUSA CONFUSÃO), FICO PENSANDO COMO GOSTARIA QUE, APÓS À MORTE, A EXISTÊNCIA CONTINUASSE. PELO MENOS A QUE IMAGINO, QUE ME TRARIA A SORTE DE REVER TANTA GENTE QUERIDA.
PORÉM,  QUANTO MAIS PENSO NISSO, MENOS CONVENCIDO, FICO. O FATO DE NÃO COMPREENDER OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO, DO TEMPO, DO ESPAÇO, A MIM, NÃO SIGNIFICA QUE ESSA INCÓGNITA SEJA RESOLVIDA NA FÉ DE UM SUPER ENTE ONIPOTENTE.
NÃO CONSIGO TRANSFORMAR MINHA IGNORÂNCIA NA ESSÊNCIA DE UM DEUS.
INCLUSIVE, PORQUE, SEQUER CONSIGO IMAGINAR O QUE SERIA: UM ESPÍRITO, UM PENSAMENTO, UMA ENERGIA? CONQUANTO DIGAM QUE FOMOS GERADOS À SUA SEMELHANÇA, REFLITO, E SE HOUVER OUTROS SERES DIFERENTES, ESPALHADOS PELO UNIVERSO, CUJA COMPLEIÇÃO DESENVOLVEU-SE CONFORME SEU MEIO AMBIENTE?
COM A TOLICE DE SUAS INVENÇÕES, AS IGREJAS ESTRAGAM MUITO AS RELIGIÕES.
TUDO O QUE EXISTE PERMANECE EM CONTURBADA MOVIMENTAÇÃO: O ESPAÇO SIDERAL, O PLANETA TERRA E OS SERES ANIMADOS. NADA ESTÁ NUM TRAJETO DE EQUILÍBRIO, DE CALMA, DE PAZ. A EXTENSÃO INFINITA EXPANDE-SE, OS ASTROS SE CHOCAM, ESTRELAS NASCEM E MORREM, COMETAS ASSUSTAM, BURACOS NEGROS SUGAM E OUTRAS AMEAÇAS.                  
O PLANETA TERRA, DESDE QUE SURGIU A VIDA, ESTÁ EM FREQUENTE GUERRA, NOS MAIS DIFERENTES ASPECTOS.
TODOS OS ANIMAIS VIVEM EM COMBATE, ESPECIALMENTE O HUMANO. E, PARA MINHA SURPRESA, TAMBÉM OS VEGETAIS, QUE TENTAM ABAFAR UM AO OUTRO, EM LUTA PELO ESPAÇO E EM DEFENDER-SE DOS PREDADORES.
NESSA COMPETIÇÃO INESGOTÁVEL, LI UM TEXTO CURIOSO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A VEGETAÇÃO E A GIRAFA. POR TER PESCOÇO LONGO, ELA COME AS FOLHAS MAIS TENRAS, DO ALTO DAS ÁRVORES. PARA SE DEFENDER, A ÁRVORE CRIA FOLHAS MAIS DURAS E COM ESPINHOS. A GIRAFA, POR SUA VEZ, DESENVOLVE UMA ESPÉCIE DE COURO NA LÍNGUA PARA CONTINUAR A ALIMENTAÇÃO. A ÁRVORE CRIA UM SABOR AMARGO NAS FOLHAS E A GIRAFA DESENVOLVE UM TIPO DE ANTÍDOTO. E ASSIM CONTINUAM, SEMPRE, NO EMBATE E NO EMPATE.
ISSO ACONTECE COM TODOS OS OUTROS SERES, MESMO AOS MAIS FORTES, POIS, TODOS TÊM SEUS REVIDES, NUMA ALTERNÂNCIA SEM FIM.
PORQUE UM CRIADOR CONSTRUIRIA UMA NATUREZA TÃO COMPLEXA?
E O SER HUMANO? PODERIA, TAL OFENSA À VIDA, SER GERADO POR UM ATO DIVINO? UM ANIMAL, DITO SUPERIOR, QUE AONDE GRASSA, CAUSA DESGRAÇA?
QUANTO MAIS PRETENDO, MENOS ENTENDO.
AO CONTRÁRIO DA AFIRMAÇÃO DE SANTO AGOSTINHO, QUE DEUS DEVE SER COMPREENDIDO PELA RAZÃO, PARA MIM, É EXATAMENTE PELA RAZÃO QUE NÃO CHEGO À QUALQUER CONCLUSÃO. NA MINHA INTUIÇÃO, ESSA É UMA CRENÇA, ESTRITAMENTE, DA EMOÇÃO.
COMO JÁ AFIRMEI EM POESIA, NÃO HÁ NADA QUE PROVE O DIVINO, COMO, TAMBÉM, NADA QUE NÃO O COMPROVE.
MAS, CONFESSO QUE DESEJARIA O CONFORTO DOS QUE CREEM.
COMO SERIA BOM PODER ESPERAR ALGO MAIOR, QUE EXPLICASSE O SENTIDO DESTA VIDA E DE TODAS AS SUAS CONTROVÉRSIAS E AGONIAS.
SERÁ QUE HAVERÁ ALÉM E A ELUCIDAÇÃO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário