terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR - RESENHA

AUTOR: OSWALD DE ANDRADE
EDITORA GLOBO
PRIMEIRA EDIÇÃO: 1924
ÚLTIMA EDIÇÃO:2011
 

DE FAMÍLIA RICA, AS MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR INICIAM-SE NA SUA INFÂNCIA CHEIA DE FOLGUEDOS, RELIGIÃO E ESTUDOS, NOS TEMPOS ÁUREOS DA RIQUEZA DO CAFÉ.
APESAR DO PAI ADOENTADO, EM SUA FAZENDA, NO INTERIOR, ELE VIVE, EM SÃO PAULO, NUM AMBIENTE DE MIMO E FARTURA. AO CRESCER DEIXA A ESCOLA MISTA PRIMÁRIA E ENTRA NUMA ESCOLA RELIGIOSA PARA MENINOS. FAZ ESPECIAIS CONHECIMENTOS, INCLUSIVE COM JOSÉ CHELININI, MENOSPREZADO FILHO DE RICO COMERCIANTE (COM QUEM MAIS TARDE VOLTARÁ A SE ENCONTRAR) E COM OUTROS BEM MAIS ELITISTAS, COMO CONVINHA PARA O RELACIONAMENTO COLEGIAL DA ÉPOCA, ENTRE AS FAMÍLIAS ANTIGAS E ESNOBES.
AO IR MORAR NA GRANDE CASA DE UMA TIA, PARENTES FAZENDEIROS VÊM PARA A CIDADE E A VIDA COMEÇA A TER NOVOS INTERESSES, ENTRE IRMÃS, PRIMOS, PRIMAS, DIFERENTES COLÉGIOS E INICIAIS OLHARES PARA MENINAS.
JOVEM FORMADO, INTERESSA PELA CANTORA GISELLA E VAI OUVI-LA COM FERVOR.
ÉPOCA DE DECISÕES DO FUTURO, CADA AMIGO PENSA EM SEU CAMINHO. MAS NÃO ABANDONAM OS BARES, OS SERÕES, AS TERTÚLIAS E A LITERATURA. NEM AS FESTAS FAMILIARES NA CAPITAL E NO INTERIOR.
NAS CONSTANTES IDAS À SUA FAZENDA, MIRAMAR PARTICIPA DE ENCONTROS SOBRE LITERATURA E ARTE NAS CIDADES DOS ARREDORES.
EM SÃO PAULO, SEU PRIMO PANTICO RESOLVE PARTIR PARA OS ESTADOS UNIDOS. A MÃE DE MIRAMAR RESOLVE QUE TAMBÉM O FILHO JÁ ESTÁ NA IDADE DE VIAJAR E CONHECER A EUROPA.
ELE PARTE DE NAVIO E, DEPOIS DE DESCREVER, NAS CARTAS, OS INÚMEROS ACONTECIMENTOS NA VIDA À BORDO, CHEGA À ESPANHA, DE ONDE VAI, DE TREM, PARA A FRANÇA, A ITÁLIA, ALPES, ALEMANHA E INGLATERRA. EM TODO LOCAL, DESCREVE POVOS, LUGARES E FIGURAS, ALGUMAS ILUSTRES, TENDO SEMPRE, OS OLHOS VOLTADOS PARA OS OLHOS DE ALGUMA MOÇA.
NÃO DISPENSA QUALQUER TIPO DE AVENTURA, NUMA VIDA REGADA A REGALIAS. MAS FAZ TAMBÉM VISITAS AOS MUSEUS OBRIGATÓRIOS.
NA ITÁLIA, ENTUSIASMA-SE COM O FUTURISMO DE MARINETTI.
AO VOLTAR, VIAJA, CONSTANTEMENTE, À FAZENDA FAMILIAR, INCLUSIVE, PELA MORTE DO PAI. DEIXA SEUS NEGÓCIOS SEREM ADMINISTRADOS POR ITALIANO CAPATAZ, CAPAZ DE GERIR SUA FORTUNA EM PLANTAÇÕES, PRINCIPALMENTE, AS DO OURO NEGRO, O INESGOTÁVEL E PRECIOSO CAFÉ.
PELO MENOS É ASSIM QUE PENSA E NÃO PARA DE GASTAR. TORNA-SE MAIS ÍNTIMO DA PRIMA CÉLIA, RICA HERDEIRA FAZENDEIRA, COM QUEM SE CASA.
NUMA SEGUNDA VIAGEM À EUROPA, COMO LUA DE MEL, PASSA POR NOVAS AVENTURAS E MAIORES CONHECIMENTOS.
RETORNANDO, CONTINUA A VIVER EM SÃO PAULO. EMBORA CASADO, DEIXA SUA ESPOSA E A RECÉM NASCIDA FILHA, CELINHA, NA FAZENDA, USUFRUINDO A CAPITAL PAULISTA COMO FELIZ SOLTEIRO. TEM AMANTES E ENAMORA-SE DE UMA ATRIZ ITALIANA, A JOVEM ROLAH, QUE DESEJA FAZER FORTUNA. MIRAMAR CAI EM DIVERSAS ARMADILHAS DE EXPLORAÇÕES FINANCEIRAS, NÃO SÓ DA ATRIZ, MAS TAMBÉM DA MÃE DELA.
PARA GLORIFICAR A SUA ESTRELA, CRIA UMA FRUSTRADA COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA E TEM COMO SÓCIO, SEU EX-COLEGA DE ESCOLA JOSÉ CHELININI, O FILHO DE COMERCIANTE, QUE AGORA SE INTITULA CONDE, OU DA MONARQUIA ITALIANA OU DO PAPADO (SE O TÍTULO FOR VERDADEIRO). 

O ITALIANO SÓ PENSA EM LUCRO E É CLARO QUE A EMPREITADA VAI À FALÊNCIA.
O DINHEIRO DIMINUI QUANDO O CAFÉ ENTRA EM CRISE. MAS MIRAMAR NÃO SE DEIXA INTIMIDAR E INICIA EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS, AVALIZADOS POR SUA FAZENDA E PELO DINHEIRO DA ESPOSA.
EM ENSAIOS, POR VOLTA DE 1912, DESCREVE FATOS IMPORTANTES DA ÉPOCA, DO BRASIL E DA EUROPA, DAS ARTES À POLÍTICA.
PERMANECE NA VIDA DE PÂNDEGAS E POR SUA CONSTANTE INFIDELIDADE E INÚMEROS ABANDONOS DA ESPOSA E FILHA, VÊ-SE OBRIGADO À SEPARAÇÃO, PERDENDO GRANDE PARTE DOS SEUS BENS.
PORÉM, CONTINUA A PASSEAR NO SEU BELO CARRO, COM AS AMANTES. FREQUENTA GRÊMIOS LITERÁRIOS E ESCREVE ARTIGOS SOBRE O ESTILO DE VIDA DO PAULISTA, COM SEUS ENCONTROS EM SERÕES, O CORSO DO CARNAVAL, AS ATRAÇÕES DOS TEATROS, OS SALÕES DE DANÇA.
COMPARECE, ÀS VEZES, AO CLUBE PINGUE PONGUE, DESTINADOS À JOVENS FINAS (E CAVALHEIROS) COM ATRAÇÕES COMO DECLAMAÇÕES, PALESTRAS, DANÇAS E JOGOS. DESCREVE OS FREQUENTADORES, ZOMBANDO DE TODOS.
 
RELACIONA-SE, TAMBÉM, COM ARTISTAS E ESCRITORES.
SUA SOGRA, INESPERADAMENTE, APAIXONA-SE PELO VIGARISTA CONDE CHELININI E PASSA A VIVER LUXUOSA VIDA DE AVENTURAS EUROPEIAS.
ESTE CASAMENTO TAMBÉM ACABA EM SEPARAÇÃO, POR INFIDELIDADES E ABUSIVOS GASTOS MONETÁRIOS DO CONDE.
CÉLIA, A RESIGNADA ESPOSA, MORRE AOS 28 ANOS, DE PNEUMONIA, DEIXANDO O INFIEL MARIDO, VERDADEIRAMENTE CONDOÍDO, MAIS PELO ESPANTO DO QUE PELO AMOR. SUA FILHA, A PEQUENA CÉLIA, HERDA UMA GRANDE FORTUNA.                          
AS DORES (QUE JÁ ERAM POUCAS) VÃO DIMINUINDO E A VIDA CONTINUA.
MIRAMAR ESCREVE SEU LIVRO DE MEMÓRIAS E PROSSEGUE NA CONSTELAÇÃO: BOÊMIA, LITERATURA, FAMÍLIA (Celinha), FAZENDAS DE CAFÉ E MULHERES.

CONSIDERAÇÕES:
AO QUE PARECE, ESTE LIVRO JÁ HAVIA SIDO ESBOÇADO EM 1910, PELO AUTOR. MAS, ESCRITO EM 1923 FOI EDITADO EM 1924, ÉPOCA DAS GRANDES RENOVAÇÕES ARTÍSTICAS BRASILEIRAS, CUJO MARCO MAIOR FOI A INTRODUÇÃO ESTÉTICA DA SEMANA DE ARTE DE 22.
O QUE MAIS ADMIRA-SE NESTA OBRA, É O SEU ESTILO INOVADOR DE REDAÇÃO, A MANEIRA SINTÉTICA, TELEGRÁFICA E CRIATIVA DE EXPOR A HISTÓRIA.
COM INÚMERAS INVENÇÕES DE DELICIOSOS NEOLOGISMOS, COM PALAVRAS NOVAS OU ABUSANDO DO EMPREGO DE NOVOS SENTIDOS À ANTIGAS, ALEGRA-NOS LÊ-LAS E ENTENDÊ-LAS. COMO POR EXEMPLO, EM VIAGEM À EUROPA, NA ITÁLIA, SOBRE JANTAR NUMA CANTINA, ELE ESCREVE: ... PARTÍAMOS A CEAR EM NÁPOLES COM PIZZAS ESCARRADAS DE TOMATE E QUEIJO ... DE CIMA, PENSÃO DOS ARTISTAS, CAIAM PINGOS PROFUNDOS DE CHOPIN NA COMIDA.  OU ... OS CABARÉS DE SÃO PAULO SÃO LONGÍNQUOS. COMO VIRTUDES. OU ... A TARDE SUICIDAVA-SE COMO PETRÔNIO.

ATRAVÉS DA MANEIRA MÍNIMA DE EXPRESSAR UMA CURTA FRASE, TRANSMITE VÁRIAS IDEIAS, AO MESMO TEMPO.
ALIÁS, NEM TODOS OS COMENTÁRIOS, UTILIZANDO CERTOS TERMOS,
CITANDO FATOS HISTÓRICOS OU ASPECTOS GEOGRÁFICOS ESTRANGEIROS,
SÃO DE FÁCIL CONHECIMENTO.
PORÉM, PARA ISSO EXISTEM O DICIONÁRIO, O ATLAS OU O GOOGLE.

NA EUROPA, NO INÍCIO DE DÉCADA DE 20, O AUTOR TOMOU CONHECIMENTO DO LIVRO ULISSES DE JAMES JOYCE. A CRÍTICA LITERÁRIA NÃO ACHA QUE TENHA HAVIDO GRANDE INFLUÊNCIA NA OBRA DE OSWALD, APESAR DELE TER SIDO ENORME ADMIRADOR DO ESCRITOR IRLANDÊS.
JOYCE, NA GENIAL FORMA DE REDAÇÃO, COM O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO IMAGINADO, SEM PONTUAÇÃO, CONFUNDINDO REALIDADE E PENSAMENTO, REVOLUCIONOU A LITERATURA UNIVERSAL, É ÓBVIO. MAS  É INTENSO DEMAIS EM MINÚCIAS DESCRITIVAS, INTROSPECTIVO E DEMONSTRA, MESMO QUE INVOLUNTARIAMENTE,  O SEU PESSIMISMO TÃO MARCANTE.

JOÃO MIRAMAR É COMPLETAMENTE O OPOSTO. UM LIVRO JOCOSO, DE AGRADÁVEL CRÍTICA QUE ENCANTA PELA OUSADIA DE NARRAÇÃO. 
TUDO PARECE SER FOLGAZÃO, BONACHEIRÃO E IRÔNICO,
ESPECIALMENTE OS TIPOS REGIONAIS E OS SARCASMOS À PROVINCIANA SOCIEDADE PAULISTANA.
AO NOSSO ESCRITOR, EM SUAS VÁRIAS VISITAS À EUROPA, A SOMA
DE CONHECIMENTOS INOVADORES, TAIS COMO O MANIFESTO FUTURISTA, BOCCIONI, JOYCE, STRAVINSKY, DEBUSSY, PICASSO, BRAQUE E TANTOS MAIS, MOSTRANDO A FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA QUE SURGIA, PODE TER-LHE INSPIRADO QUERER ESCREVER ALGO INTEIRAMENTE NOVO, NUM ESTILO TOTALMENTE BRASILEIRO (OU TER TIDO A VONTADE DE REESCREVER E EXPOR AO PÚBLICO, O QUE JÁ TERIA IMAGINADO EM 1910, COMO ALGUNS ESTUDIOSOS AFIRMAM).
ENFIM, O QUE SURPREENDE NAS MEMÓRIAS DE JOÃO MIRAMAR É UM TEMA INCRIVELMENTE BANAL, SER ESCRITO DE FORMA TÃO GENIAL.
ADMIRADO OU COMBATIDO, ESTE LIVRO, INEGAVELMENTE, TEM O ESTILO DE REDAÇÃO DOS MAIS INTERESSANTE, SEM QUALQUER OFENSA AOS TÃO GRANDES MÁRIOS E DEMAIS. SUA ESCRITA, PODE TER CONTRIBUÍDO À MODERNISTAS COMO JORGE DE LIMA, GUIMARÃES ROSA, MANOEL BANDEIRA, CARLOS DRUMMOND
E OUTROS.
PARECENDO ESQUECIDO NO TEMPO E DESCONHECIDO DAS ATUAIS GERAÇÕES, ESTA ÚLTIMA EDIÇÃO, PODE RECOLOCÁ-LO NO LUGAR DE DESTAQUE QUE MERECE.

O AUTOR:
FORMADO EM DIREITO EM 1909, OSWALD DE ANDRADE (1890-1954), DEDICOU-SE, EXCLUSIVAMENTE, À LITERATURA. ESCREVEU: OS CONDENADOS (1922); MEMÓRIAS DE JOÃO MIRAMAR (1924); PAU BRASIL (poesia – 1925); ESTRELA DO ABSINTO (1927); CADERNOS DE POESIA (1927); SERAFIM, PONTE GRANDE (1933); A ESCADA VERMELHA (1934); A MORTA (obra teatral- 1937); O REI DA VELA (obra teatral - 1937); POESIAS REUNIDAS (1945); PONTA DE LANÇA (1945); UM HOMEM SEM PROFISSÃO (seu último livro em 1954). FOI UM DOS CRIADORES DA REVISTA DE ANTROPOLOGIA COM O MANIFESTO ANTROPOFÁGICO, EM 1922.
ESCREVEU ENSAIOS E ARTIGOS PARA JORNAIS E REVISTAS, DURANTE TODA A SUA VIDA.
                    







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