terça-feira, 9 de dezembro de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - EXPOSIÇÃO LEONARDO DA VINCI

ELOGIAR TÃO GRANDE ARTISTA É DISPENSÁVEL. AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E AS INVENÇÕES SÃO SOBEJAMENTE CONHECIDAS, DESTE QUE FOI UMA DA MAIORES PERSONALIDADES DA HUMANIDADE. SUAS OBRAS ESTÃO ENTRE AS MELHORES E MAIS FAMOSAS DE TODA A CRIAÇÃO ARTÍSTICA E CIENTÍFICA DA HISTÓRIA.
NA ARTE, A MONALISA, NO MUSEU DO LOUVRE, TALVEZ SEJA O QUADRO MAIS CONHECIDO DO MUNDO. PARTICULARMENTE, PREFIRO BEM MAIS AS OBRAS SACRAS COMO: A VIRGEM COM O MENINO E O CORDEIRO, TAMBÉM NO MUSEU FRANCÊS, A SANTA CEIA, EM MILÃO, QUE JÁ DEU MOTIVO A TANTAS INTERPRETAÇÕES SIMBÓLICAS E DIVERSAS OUTRAS.
MAS O QUE COMENTO NÃO É A SUA ARTE PICTÓRICA E SIM A ÓTIMA EXPOSIÇÃO: LEONARDO DA VINCI: A NATUREZA DA INVENÇÃO, EM EXIBIÇÃO EM SÃO PAULO, A QUAL, AO INVÉS DE QUADROS, EXIBE AS INCRÍVEIS E PRECURSORAS INVENÇÕES DESTE GÊNIO, NA ENGENHARIA DE CONSTRUÇÕES E ARTEFATOS.
A EXPOSIÇÃO, MUITO BEM MONTADA, COM UM PERCURSO OBJETIVO E ESCLARECEDOR E COM RECURSOS DE COMPUTAÇÃO PARA MAIORES INFORMAÇÕES E INTERAÇÃO COM O PÚBLICO, PERTENCE AO MUSEU LEONARDO DA VINCI, DE MILÃO.
CONTENDO CÓPIAS DE PROTÓTIPOS E MAQUETES, CONSTRUÍDAS EM 1952, A PARTIR DOS DESENHOS E SUAS INDICAÇÕES, ELAS SALIENTAM O VISIONÁRIO MARAVILHOSO, QUE HÁ 500 ANOS ATRÁS CONCEBEU INVENÇÕES COMO: MINI-SUBMARINO, ESCAFANDRO, AVIÕES, BALÕES, PARA-QUEDAS, CONSTRUÇÕES HIDRÁULICAS, MÁQUINAS DE BENEFICIAMENTOS EM GERAL E MUITAS OUTRAS, JUNTO À ENGENHOS DE UM ENORME TEOR BÉLICO, TANTO DE ATAQUE, QUANTO DE DEFESA.
AO LADO DA APARÊNCIA DE UM ARTISTA HUMANITÁRIO, QUASE MÍSTICO EM SUAS PINTURAS RELIGIOSAS, EM PAISAGENS OU RETRATOS, SURGE UM INVENTOR QUASE CRUEL NA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE GUERRA TÃO DEVASTADORES, PARA A ÉPOCA.
É FATO HISTORICAMENTE BEM CONHECIDO O QUANTO OS DUCADOS ITALIANOS RIVALIZAVAM ENTRE SI E TAMBÉM COM OUTROS PAÍSES, PELA AMBIÇÃO DE POSSES DE TERRAS E PELA HEGEMONIA DO COMÉRCIO DOS INÚMEROS PRODUTOS, VINDOS, ESPECIALMENTE, DO ORIENTE. SABE-SE TAMBÉM, O QUANTO ARTISTAS E CIENTISTAS DEPENDIAM DE SEUS PROTETORES, NUMA SUJEIÇÃO BASTANTE DESEJADA, PARA SOBREVIVEREM. DESSA MANEIRA, ESFORÇAVAM-SE PARA QUE SEUS MECENAS TIVESSEM TODAS AS PRIMAZIAS, JÁ QUE TANTO AS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS COMO AS INVENÇÕES MILITARES OU NÃO, ERAM DESTINADAS A SOBREPUJAR A CONCORRÊNCIA.
LEONARDO DA VINCI FOI DISPUTADO POR MUITOS GOVERNOS E, MAIS VELHO, ACABOU RADICANDO-SE NA FRANÇA. COM A PROTEÇÃO REAL, DESENVOLVEU PROJETOS ATÉ SUA MORTE EM 1519. SEU CORPO ESTÁ NUMA CAPELINHA GÓTICA, NO CASTELO DE AMBOISE, LOCAL QUE TIVE A VENTURA DE VISITAR.
ALÉM DE CONSTRUÇÕES DE FORTES QUASE INEXPUGNÁVEIS, PONTES DESMONTÁVEIS PARA O INIMIGO NÃO ULTRAPASSAR, PONTES MÓVEIS, COM PROTEÇÃO DE COBERTURA PARA SE CONSEGUIR CHEGAR, ILESO, ATÉ O ARROMBAMENTO DE PORTÕES, ELEVADORES MOVIDOS POR CORDAS PARA OS SOLDADOS ALCANÇAREM O TOPO DAS MURALHAS E O APRIMORAMENTO DO QUE JÁ SE CONHECIA COMO CATAPULTAS, LANÇA-SETAS, CANHÕES DE LONGO OU PEQUENO ALCANCE, O QUE SALIENTA-SE BASTANTE, NA EXPOSIÇÃO, SÃO:
- OS ABRIGOS MARÍTIMOS, SOB A ÁGUA, COM HABILIDOSOS MEIOS DE ARTILHARIA E DE VENTILAÇÃO, PARA SURPREENDER, EM ATAQUES SUBMERSOS, NAUS INIMIGAS;
- A INVENÇÃO DA METRALHADORA, UM SISTEMA DE FACES, MONTADAS NUM PRISMA SEXTAVADO HORIZONTAL, PRENDENDO EM CADA UMA INÚMEROS CANOS PARALELOS, COMO OS DE UM REVÓLVER, QUE PERMITIAM VÁRIOS TIROS, AO MESMO TEMPO. ESGOTADA UMA FACE, GIRAVA-SE PARA A OUTRA, CARREGADA COM O MESMO NÚMERO DE CANOS E BALAS;
- A MONTAGEM DE UM PEQUENO SUBMARINO E SUA ARTICULAÇÃO MECÂNICA PARA SE MOVIMENTAR SOB A ÁGUA.
MUITO IMPRESSIONA TAMBÉM, A CRIAÇÃO DOS OBJETOS VOADORES.
BASEADO NA FORMAÇÃO ÓSSEA DAS ASAS DE PÁSSAROS DE GRANDE PORTE, DA VINCI PROJETOU DIVERSOS MODELOS PARA AVIAÇÃO, MOVIMENTADOS PELA FORÇA HUMANA, ATRAVÉS DE PEDAIS, CORRENTES, ROLDANAS E CRUZETAS.
O MESTRE UTILIZAVA-SE DA OBSERVAÇÃO DO MOVIMENTO E DA COMPOSIÇÃO FÍSICA DOS ANIMAIS AÉREOS, TERRENOS OU AQUÁTICOS PARA IDEALIZAR SUAS INVENÇÕES. NÃO SEI ATÉ QUE PONTO TODAS FORAM UTILIZADAS.
O INCRÍVEL, PORÉM, É O SEU CONHECIMENTO E A SUA PREVISÃO, QUE TAIS OBJETOS PODERIAM SER CONCRETIZADOS. E TREZENTOS ANOS ANTES DE JÚLIO VERNE, OUTRO GÊNIO ADMIRÁVEL.
UMA COMPARAÇÃO INTERESSANTE, FEITA PELOS EXPOSITORES, FOI COLOCAR LADO A LADO UM AVIÃO COMERCIAL ATUAL E OUTRO (FEITO EM ACRÍLICO) IDEALIZADO PELO ARTISTA. APESAR DA MESMA FORMA, O DESENHO DO PROJETO ANTIGO É MAIS MODERNO QUE OS AVIÕES ATUAIS. PARECENDO UM PEIXE VOADOR, DE FORMAS LISAS, A DINÂMICA DE SUAS LINHAS ANTECEDE OS CONTEMPORÂNEOS PROJETOS DE NAVES ESPACIAIS QUE OBJETIVAM FORMAS CADA VEZ MAIS SIMPLIFICADAS E EFICIENTES.
LEMBROU-ME UM CONTO DO ESCRITOR ISAAC ASIMOV, CRIADOR DAS LEIS DA ROBÓTICA, NO QUAL A HUMANIDADE NECESSITAVA ABANDONAR O PLANETA TERRA E VAGAR PELO ESPAÇO ATÉ ENCONTRAR OUTRO ASTRO PARA MORADIA. A NAVE, QUE LEVARIA SOMENTE ALGUNS EXEMPLARES DE SERES, NA VERDADE ERA UM ROBÔ CONSTRUÍDO NO FORMATO DE UM AVIÃO SEM ASAS OU CAUDA, QUE APÓS O PRÓPRIO IMPULSO INICIAL, SÓ SE LOCOMOVERIA PELA ATRAÇÃO DAS LINHAS DAS TRAJETÓRIAS ESPACIAIS ATÉ ENTRAR EM ALGUMA ÓRBITA E ATERRISAR NUM ASTRO COM CONDIÇÕES DE VIDA, ESCOLHIDO PELOS COMPUTADORES DE BORDO.
IMAGINO QUE OS MODERNOS PRECURSORES DA FICÇÃO CIENTÍFICA ANDARAM BASEANDO-SE EM ALGUMAS IDÉIAS DESTE SÁBIO, QUE, EM TERRA, MAR OU AR, ARQUITETOU ESQUEMAS, HOJE, PLENAMENTE UTILIZÁVEIS.  

PESSOAS COMO LEONARDO DA VINCI OU MICHELANGELO, GALILEU, SHAKESPEARE, MOZART, PASTEUR, MADAME CURIE, FLEMING, EINSTEIN E TANTOS MAIS, AS “ANTENAS DA RAÇA” COMO SÃO DENOMINADOS OS GRANDES CRIADORES QUE BENEFICIAM A HUMANIDADE, COM SUAS DESCOBERTAS, INVENÇÕES E ARTES, É QUE - ACREDITO EU - JUSTIFICAM E GLORIFICAM NOSSA CONDIÇÃO DE SERES SUPERIORES.

                                                                                                                              



Nenhum comentário:

Postar um comentário