sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LIVRO: AQUÉM DO ALÉM - A MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA-CONSIDERAÇÕES




A MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA
AUTOR: DARIO FO
DIREÇÃO: HUGO COELHO
COM: DAN STULBACH, HENRIQUE STROETER, RIBA CARLOVICH, FERNANDO SAMPAIO, MAÍRA CHASSERAUX E RODRIGO BELLA DONA.
TEATRO PORTO SEGURO (SP)
PRIMAVERA DE 2015

ESCRITO EM 1970, ESTE TEXTO, SÓCIO-POLÍTICO, BASEADO NUM CASO VERDADEIRO, RELATA, O SUICÍDIO, NÃO ESCLARECIDO, DE UM FERROVIÁRIO. CONSIDERADO ANARQUISTA, EM UMA DELEGACIA DE POLÍCIA DE MILÃO, NA ITÁLIA, É ACUSADO DE COLOCAR UMA BOMBA NUMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, MATANDO VÁRIAS PESSOAS.
SEM DESCOBRIR A VERDADE E PRESSIONADA PELA IMPRENSA, A POLÍCIA O RESPONSABILIZA COMO CULPADO PELO ATENTADO E CAUSA SUA MORTE.
UTILIZANDO-SE DESSE FATO QUE INDIGNOU A OPINIÃO PÚBLICA ITALIANA PELA FALTA DE PROVAS, O AUTOR DARIO FO, EM FORMA DE CÁUSTICA COMÉDIA, ESCREVEU ESTA PEÇA, NA QUAL UM DOENTE MENTAL, SAÍDO, DIVERSAS VEZES, DE UM HOSPÍCIO, TEM A ENFERMIDADE DE PASSAR-SE POR PERSONAGENS, TAIS COMO ENGENHEIRO, MÉDICO, BISPO E SONHA, UM DIA, PASSAR-SE POR UM JUIZ.
DETIDO POR FALSA IDENTIDADE, É LEVADO PARA A MESMA DELEGACIA DO FATÍDICO ACONTECIMENTO. E VÊ SURGIR SUA OPORTUNIDADE.
FAVORECIDO PELO FATO DO ÚNICO FUNCIONÁRIO QUE O SABIA INSANO, PRECISAR SAIR, APÓS INTENSA ARGUMENTAÇÃO, O ALIENADO ACABA CONVENCENDO OS POLICIAIS SER UM INSPETOR, ENCARREGADO DE ESCLARECER O CASO. QUESTIONA A TODOS, FAZENDO-OS REPETIR AS CENAS ACONTECIDAS. ASSIM, PODERIAM EXPLICAR, MELHOR, COMO OCORREU A MORTE.
SEM SABEREM A VERDADE E SENTINDO-SE CULPADOS, ELES OBEDECEM.
ENTRE OS PERSONAGENS DO ELENCO, HÁ A DE UMA JORNALISTA, QUE DUVIDANDO DA DECLARAÇÃO OFICIAL, TENTA AJUDAR A ELUCIDAR A QUESTÃO.
CAINDO EM VÁRIAS CONTRADIÇÕES, ARMADAS PELA INVESTIGAÇÃO DO DEMENTE, FICA CLARO, O QUE É TÃO COMUM EM QUALQUER DELEGACIA DE POLÍCIA, DE TANTOS PAÍSES: OS POLICIAIS, EMBORA JAMAIS CONFESSASSEM, JOGARAM O PSEUDO ANARQUISTA PELA JANELA E DERAM AO ASSASSINATO, A DESCULPA DE SUICÍDIO, PRETENDENDO ENCERRAR O CASO.
O LOUCO PENSA APENAS EM DIVERTIR-SE COMO JUIZ E ATORMENTAR OS FUNCIONÁRIOS E O DELEGADO, POIS, ATÉ PARA ELE, AS INÚMERAS INCOERÊNCIAS DOS INTERROGADOS EVIDENCIAM A MENTIRA.
A ENCENAÇÃO É INTERESSANTE E INICIA-SE, COM ATORES, VINDO DO FUNDO DA PLATEIA, TOCANDO ALEGRE CANÇÃO. NO PALCO, LOGO DE INÍCIO, HÁ UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O CASO, FEITA POR DAN STULBACH, NUMA GRANDE INTEIRAÇÃO COM O PÚBLICO, ATRAVÉS DE PERGUNTAS, DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS QUE AINDA NADA TÊM A VER COM O TEMA, EM COMO SE PENSOU REALIZAR A MONTAGEM TEATRAL E MUITAS CONVERSAS E BRINCADEIRAS, NUMA DESCONTRAÇÃO PROPOSITAL.
ALÉM DOS ATORES, UM TECLADISTA FAZ A IMITAÇÃO DE SONS, COM A BOCA, E TOCA OS ACORDES NECESSÁRIOS AO CLIMA DO MOMENTO EXIBIDO, DANDO GRANDE MOVIMENTAÇÃO AO ESPETÁCULO.
APESAR DE TRATAR-SE DE UMA FARSA SOBRE UM GRAVE CASO POLICIAL, NÃO SEI SE O ORIGINAL ITALIANO EXIGE TANTA COMICIDADE COMO ESSA ENCENAÇÃO APRESENTOU.
À MEDIDA QUE SE DESENVOLVE O TEXTO, OS ATORES INCLUEM VÁRIAS IMPROVISAÇÕES, PERCEBIDAS PELA ASSISTÊNCIA, PROVOCANDO O RISO DE TODOS, PRINCIPALMENTE O DELES MESMOS, QUE PARECEM DIVERTIREM-SE COM A ATUAÇÃO. NÃO QUE ISSO PREJUDICASSE A PEÇA, QUE ALIÁS É, MESMO, UMA GRANDE DENÚNCIA, EM TOM DE PARÓDIA. MAS, FICA MUITO EVIDENTE A FOLIA NO PALCO, COMO UMA GOSTOSA ANARQUIA.
O CENÁRIO APRESENTA UMA BEM CONSTRUÍDA REPARTIÇÃO PÚBLICA POLICIAL. OS ATORES ESTÃO BONS, SUSTENTANDO, CONVENIENTEMENTE, A ENCENAÇÃO E SATISFAZENDO OS ESPECTADORES QUE DELEITARAM-SE COM A BURLESCA AÇÃO.
PARA MIM, A REPRESENTAÇÃO PODERIA SER MAIS SÉRIA. ASSIM O RISO NÃO SUPLANTARIA A GRAVIDADE DO ACONTECIDO. MAS, COMO DISSE, NÃO SEI SE O AUTOR EXIGE ESSA ANÁRQUICA LIBERDADE, NÃO SÓ PARA RIDICULARIZAR O ATO POLICIAL, JÁ QUE UM LOUCO SE PASSA COMO JUIZ DO FATO, MAS, ACENTUAR A FARSA DO QUE É A JUSTIÇA, QUANDO AGE CONFORME O PRÓPRIO INTERESSE.
OU, TALVEZ, TAMBÉM, SÓ PUDESSE REVELAR A INCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DE UMA OBRA BUFA, VISTO, NA ÉPOCA, A ITÁLIA ESTAR SOFRENDO INÚMEROS PROBLEMAS
EM RELAÇÃO À POLÍTICA, À MAFIA, À TERRORISTAS E PROTESTOS POPULARES GENERALIZADOS.                              
DE QUALQUER MANEIRA O PÚBLICO, RINDO COMO SE TIVESSE ASSISTIDO UMA BOA COMÉDIA, PARECE SAIR DO TEATRO, SEM SUBSÍDIOS PARA REFLEXÃO SOBRE A GRAVIDADE DO TEMA: QUE OS POLICIAIS PODEM SER TÃO ASSASSINOS COMO OS BANDIDOS.
NA VIDA REAL, ESSE CASO FOI ESCLARECIDO MUITOS ANOS DEPOIS. 

OBS: DARIO FO, ESCRITOR E DRAMATURGO ITALIANO, ESCREVEU VÁRIOS LIVROS E PEÇAS TEATRAIS. ENTRE VÁRIAS LÁUREAS, RECEBEU O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA EM 1997.    

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LIVRO : AQUÉM DO ALÉM - A MORTE E O SONHO

NÃO, NÃO É SHAKESPEARE, NEM HAMLET, É APENAS A CURIOSIDADE QUE SEMPRE TENHO EM SABER DE ONDE VÊM IMAGENS NUNCA VIVIDAS OU IMAGINADAS, POVOAR NOSSO SONO. JÁ FIZ, INCLUSIVE, VERSO SOBRE SONHOS ESTRANHOS E INCÔMODOS.
EM RELAÇÃO À MORTE DE PESSOAS QUERIDAS, TENHO ALGUNS BASTANTE CURIOSOS.
POR EXEMPLO, A MORTE SÚBITA DE UM AMIGO DA MESMA IDADE, 28 ANOS, (NA ÉPOCA) QUE ME ABALOU BASTANTE. ERA UM RAPAZ CULTO E RICO. VIAJAVA MUITO, POR SE INTERESSAR POR ARTE, E CONHECIA TODOS OS MUSEUS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO. NÃO TRABALHAVA, POIS NÃO PRECISAVA. SENTIA UM GRANDE TÉDIO PELA VIDA. SEMPRE DIZIA ANSIAR PELO FIM E UM DIA O COLOCOU.
NOSSO GRUPO E EU FICAMOS, NÃO SÓ TRISTES, PORÉM, ATÔNITOS, POR NÃO PERCEBERMOS QUE O QUE ACHÁVAMOS SER BRINCADEIRA ESCONDIA UMA DOENÇA DEPRESSIVA INTENSA. PARTICULARMENTE, FIQUEI MUITO COMOVIDO.
SEMANAS DEPOIS, SONHEI COM ELE. VINHA ME DIZER QUE ESTAVA, FINALMENTE, FELIZ, NUM LUGAR DE PAZ.
SEU ROSTO FEIO, TINHA UMA LUMINOSIDADE QUE O TORNAVA BONITO. ACORDEI, EM SEGUIDA, COM UM BARULHO, EXTREMAMENTE, ALTO, NO MEU QUARTO E FIQUEI IMPRESSIONADO. MAS, ALEGRE, APESAR DE NÃO ACREDITAR EM MENSAGENS DO ALÉM. SU
A EXPRESSÃO DE TRANQUILIDADE ME LEVOU A CONTAR ESSA HISTÓRIA PARA A SUA MÃE. ELA FICOU CONTENTE, MAS SOUBE, DEPOIS, QUE LAMENTOU, PARA A FILHA, PORQUE EU, UM AMIGO, TENHA TIDO ESSE SONHO E NÃO ELA, A MÃE.
SUA DOR ERA TANTA QUE FOI A MINAS GERAIS CONSULTAR O PARANORMAL CHICO XAVIER, PARA SE ORIENTAR CONTINUAR A VIVER.                                        
AO CONTAR MEU SONHO, ELE DISSE QUE A TRISTEZA DELA ERA TÃO GRANDE QUE O FILHO NÃO CONSEGUIA SE COMUNICAR E BUSCOU UM CAMINHO SECUNDÁRIO, PARA CHEGAR ATÉ ELA. E PROVOCOU O BARULHO PARA QUE EU ACORDASSE E NÃO ESQUECESSE.
AQUELA IMAGEM SORRIDENTE DE MEU AMIGO, AFASTOU A MINHA TRISTEZA.
SEM DESRESPEITAR TÃO GRANDE AUTORIDADE ESPÍRITA, NÃO SOU DADO A CRER NESSE TIPO DE ACONTECIMENTO E, NA REALIDADE, SEI QUE SONHEI O QUE DESEJAVA QUE TIVESSE ACONTECIDO.
EMBORA, A MAIORIA DO QUE SONHO SEJA DESAGRADÁVEL. QUASE SEMPRE ESTOU SUFOCADO POR ARQUITETURAS OU POR MULTIDÕES, DAS QUAIS NÃO CONSIGO SAIR. NEM SEI QUAL A RAZÃO.
EM RELAÇÃO A FALECIMENTOS, NO ENTANTO, É DIFERENTE.
AO PERDER, INESPERADAMENTE, UMA TIA QUERIDA, COM QUEM ME DAVA MUITO, POR SER POUCO MAIS VELHA DO QUE EU E MUITO AMIGA, TIVE MOMENTOS DE ENORME DESILUSÃO EM RELAÇÃO À VIDA.
TENHO PEQUENAS POSSES DE ARTE E ANTIGUIDADES E RESOLVI POR TUDO À VENDA, POR ACHAR QUE COM A PERDA DE UMA VIDA, NÃO PODIA MAIS ME OCUPAR COM ESSAS FUTILIDADES. COLOQUEI O PLANO EM AÇÃO E  ESTRANHEI NADA SER VENDIDO. APÓS UM ANO, MUDEI DE IDEIA. AINDA AS MANTENHO. COMO SOU MUITO LIGADO EM COISAS MATERIAIS, CREIO QUE QUIS ME PUNIR. SONHEI QUASE UM ANO COM ESSA TIA. E AMBOS SABÍAMOS QUE ELA NÃO ESTAVA VIVA. ANDÁVAMOS POR LUGARES NORMAIS, ATÉ FESTAS.
E EU QUESTIONAVA: - MAS, VOCÊ NÃO MORREU?                                                           
CERTA NOITE, ELA VEIO COMO QUE SE DESPEDIR. ME ABRAÇOU LONGAMENTE E DISSE QUE NÃO MAIS VIRIA. HOJE, LEMBRO MUITO, CONTUDO, RARAMENTE SONHO COM ELA.
O ESQUISITO, NISSO, É QUE SEMPRE SEI QUE A PESSOA MORREU. E EU ESTOU JUNTO A ELAS, VIVO.
NOVO CASO, FOI A MORTE, ATÉ DESEJADA, PELO SEU SOFRIMENTO, DE UM OUTRO GRANDE AMIGO, BEM MAIS VELHO QUE EU. FOMOS MUITO UNIDOS, COMO PAI E FILHO E ELE ME INTRODUZIU NUM MUNDO DE ARTE, INTELECTUALIDADE E DE PERSONALIDADES, QUE SEM ELE, JAMAIS CONHECERIA.
SUA MORTE TAMBÉM NOS DEIXOU MUITO VAZIOS E MINHA CONVIVÊNCIA COM SUA ESPOSA SE TORNOU MAIOR, TALVEZ PARA SUPRIRMOS PARTE DA PERDA. SONHEI COM ELE, APENAS, UMA VEZ. ERA UM LUGAR FÍSICO, UMA CASA COMUM, CONVERSÁVAMOS E EU DISSE QUE ME SENTIA, ALI, COMPLETAMENTE FELIZ. ELE PERGUNTOU:
- ENTÃO, PORQUE NÃO FICA?
- NÃO POSSO.
E ACORDEI.  

DESSAS E DE TANTAS PESSOAS QUE SE FORAM, RECORDO, ACORDADO E COM SAUDADES, DE VÁRIAS PASSAGENS. ÀS VEZES, CHEGO A RIR, ALTO, DE GOSTOSAS LEMBRANÇAS. E COM TRISTEZA DE OUTRAS.
JÁ COMENTEI, EM UM TEXTO, QUE FUI AFILHADO DO CARDEAL MOTTA, ARCEBISPO DE SÃO PAULO.
NÃO ME LEMBRO DE TER SONHADO COM ELE, TALVEZ PORQUE NOSSO RELACIONAMENTO SE DISTANCIOU DEMAIS, NO TEMPO.
NOITES ATRÁS, SEM QUALQUER RAZÃO APARENTE, SONHEI E DE MANEIRA MUITO SINGULAR.
QUIS LHE RENDER UMA HOMENAGEM E ENTREI NUMA ENORME CRIPTA, NA QUAL, VÁRIOS ECLESIÁSTICOS IMPORTANTES ERAM COLOCADOS.
COLOCADOS, PORQUE NENHUM ESTAVA ENTERRADO. ESTAVAM COMO QUE EM GRANDE PRATELEIRAS DE MÁRMORES, FINAMENTE TRABALHADOS, PARAMENTADOS COM SUAS VESTES E MITRAS, EM GRANDE LUXO, FALECIDOS. UM PADRE GUIA ESTAVA COMIGO E QUANDO CHEGAMOS PERTO DO CARDEAL, VI ELE SE MEXER E ME OLHAR. FALEI, SURPRESO, AO GUIA, QUE ELE NÃO TINHA MORRIDO, MAS O PADRE DISSE QUE ERA MINHA IMAGINAÇÃO.
IMAGINAÇÃO TUDO É, MAS PORQUE ELAS VÊM DO NADA E SÃO TÃO INTRIGANTES É QUE SURPREENDEM.
ALGUMAS SÃO TÃO EVIDENTES QUE NÃO É PRECISO NENHUM FREUD PARA ESCLARECÊ-LAS. COMO A CULPA QUE SINTO EM RELAÇÃO A ESSE CARDEAL, A QUEM INCOMODEI TANTO PARA SER PADRE E NO FIM DESISTI. MAS, OUTRAS SERIAM BOAS PESQUISAS PARA PSICANALISTAS OU ESPÍRITAS INTERESSADOS. ESPECIALMENTE PORQUE EU E ELAS SABEMOS QUE ELAS ESTÃO MORTAS, EMBORA ESTEJAMOS JUNTOS.
SONHO, QUASE QUE TODA NOITE, COM MINHA MÃE, JÁ QUE PENSO NELA TODO DIA. NOS SONHOS BIZARROS QUE RELATEI (E EM OUTROS QUE NÃO), COM PESSOAS QUE JÁ PARTIRAM DESTA VIDA, ELA É A ÚNICA QUE ESTÁ VIVA. QUE NÃO MORREU. E SUA IDA JÁ OCORREU HÁ VÁRIOS ANOS. PARECE ÓBVIO QUE ME RECUSO A CONSIDERAR QUE ELA NÃO ESTEJA MAIS COMIGO.
CREIO QUE A MAIORIA DOS SONHOS REPRESENTEM NOSSOS DESEJOS, MAS OUTROS, NÃO TENHO A MENOR IDEIA DA RAZÃO DE SEREM TÃO ESTRANHOS À MENTE E INDESEJÁVEIS. ESSES, TALVEZ, ALGUNS FREUDS EXPLICASSEM.
       

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

LIVRO AQUÉM DO ALÉM - INDIGNAÇÃO

SERÁ
QUE AINDA EXISTA
PESSOA SÉRIA,
HONESTA,
QUE PERSISTA
NA AÇÃO CORRETA,
E SE IMPONHA
CONTRA A INÉRCIA
AO RESPEITO À ÉTICA,
NA POLÍTICA?
QUE LEVE IDEAIS À TERMO
PARA UM MELHOR GOVERNO?
OU PREDOMINARÁ, PARA SEMPRE,
O CORRUPTO, O DEMAGOGO,
QUE NOS MENTE
E NOS FAZ DE TOLO
AO EXIGIR O SACRIFÍCIO
DE PAGAR POR SEUS ERROS,
PELOS SEUS DESPERDÍCIOS?

LIVRO AQUÉM DO ALÉM - INTRODUÇÃO-CAPA



AINDA DO LADO DE CÁ, NA CERTEZA DE CERTEZAS E INCERTEZAS, TENTANDO JUSTIFICAR O ESTAR VIVO OU O TER VIVIDO, CONTINUO A ELABORAR ESCRITOS, ÀS VEZES, DE CONFUSAS PERCEPÇÕES, MAS, QUE PREENCHEM AUSÊNCIAS, NA MINHA EXISTÊNCIA.
HAVERÁ O LADO DE LÁ, COM CONTINUIDADE OU NÃO. NO ENTANTO, A CONSOLIDAÇÃO DE CÁ, MESMO QUE ILUDA, ME ESTIMULA A AGIR, PARA QUE SINTA UMA VIDA MAIS PLENA.
COM NOVAS PALAVRAS, EXPRESSO, SEMPRE, O MESMO DESEJO: AO INVÉS DE CALAR, CONTINUAR A FALAR, SOBRE ALEGRIAS, BELEZAS, TRISTEZAS E INDIGNAÇÕES. E MANTENDO O ESTILO DE TEXTOS E POESIAS, NUMA COLETÂNEA DIVERSIFICADA.
NÃO IMPORTAM OS JULGAMENTOS, POIS, SENÃO NÃO ESCREVERIA. ATÉ PORQUE, DE GENIALIDADE, AQUI, NADA HÁ. COMO EM MUITAS OUTRAS AÇÕES, HÁ UMA VONTADE DE QUERER FAZER, QUE AJUDE A SUPORTAR O ENIGMA VIVER.
JUNTO A TANTAS CONTRADIÇÕES, O TEMPO QUE ME HOUVER, SE PUDER, SERÁ PARA PROVER O QUE APROUVER.
AQUÉM DO ALÉM É MAIS UM ENSEJO PARA EXPANDIR O QUE IMAGINAR, ANTES DE PARTIR.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

LIVRO PENA DE MANDARIM - UM DOMINGO INSÓLITO

QUANDO NÃO TENHO UM PROGRAMA ESTABELECIDO PARA O DOMINGO, VOU PASSEAR NA AVENIDA PAULISTA, AQUI EM SÃO PAULO, PRINCIPALMENTE
NA FEIRA DE ANTIGUIDADES. AFINAL, TENHO IDO ALI, COM PRAZER, DESDE
SUA CRIAÇÃO, HÁ MAIS DE 30 ANOS. É EVIDENTE QUE MUDOU MUITO
NESTE TEMPO TODO E EU TAMBÉM. NO INÍCIO, ÉPOCA AINDA DO PROFESSOR
PIETRO MARIA BARDI, COMO DIRETOR DO MASP E QUE INCENTIVOU SUA
CRIAÇÃO, MUITOS AMIGOS E AMIGAS ANTIQUÁRIOS TINHAM SUA BANCA E
VISITÁ-LOS ERA AGRADÁVEL, NÃO SÓ PELAS BELAS PEÇAS, MAS PELAS
CONVERSAS. ADQUIRIA MUITOS CONHECIMENTOS, ENCONTRAVA BASTANTE
GENTE CONHECIDA E, AOS POUCOS, O LOCAL TRANSFORMOU-SE NUM PONTO DE
ENCONTRO DE ESCRITORES, ESTUDIOSOS CULTURAIS, ARTISTAS PLÁSTICOS,
ALGUNS TEATRAIS, O QUE DAVA ÀS CONVERSAS, UMA INTELECTUALIDADE,
HOJE PERDIDA. DEVAGAR, A FEIRA FOI SE TRANSFORMANDO.
ALGUNS MUDARAM DE RAMO OU SE CANSARAM E APARECERAM NOVOS
COMERCIANTES, INTERESSADOS MAIS EM VENDER DO QUE CONVERSAR, O QUE
É MUITO NATURAL. MAS, O BATE-PAPO ARTÍSTICO SOBRE O OBJETO E SUA ÉPOCA,
O QUE A DEIXAVA MAIS ATRAENTE, ATÉ PARA COMPRAR, DESAPARECEU.
ATUALMENTE, CONHEÇO POUCOS VENDEDORES.
AINDA ME SURPREENDO EM ENCONTRAR ALGUMAS PEÇAS EXCELENTES, MAS, ME
SURPREENDO BEM MAIS COM O AUMENTO ABSURDO DOS PREÇOS. OLHO MUITO E COMPRO POUCO, APENAS QUANDO O VALOR ESTÁ VANTAJOSO. PREFIRO ADQUIRIR PEÇAS EM LOJAS ESTABELECIDAS OU EM LEILÕES, COM COMPROVANTES DA VENDA E DA ORIGEM. NA FEIRA, SEMPRE PEÇO UM RECIBO AO COMERCIANTE, O QUE ME
TORNA MEIO ANTIPÁTICO, MAS É PRECISO PREVENIR POSSÍVEIS DISSABORES.
ÀS VEZES ENCONTRO COISAS DIFERENTES, CURIOSAS, RELATIVAMENTE BARATAS.
PORÉM, EM MOMENTOS DE CARÊNCIA, EXTRAPOLO, GASTANDO MAIS DO QUE DEVIA. E, PASSADO O INTERESSE IMEDIATO PELAS PEÇAS, TODAS VÃO PARA O ARMÁRIO, QUE JÁ ESTÁ ABARROTADO. POUCA COISA MANTENHO EXPOSTA.
MAS, INDEPENDENTE DA DE ANTIGUIDADES E DA DE ARTESANATO, EM FRENTE, NO PARQUE TRIANON, A AV. PAULISTA INTEIRA, AOS DOMINGOS, TORNOU-SE UMA FEIRA LIVRE, COM TODO GÊNERO DE COMÉRCIO E LOCAL DE INÚMERAS 
ATIVIDADES.
A COMEÇAR PELO NOVO CORREDOR DE BICICLETAS, AONDE DESFILAM MULHERES HOMENS E CRIANÇAS E OS RAPAZES DE SKATE, NAS CALÇADAS. DÃO MUITA MOVIMENTAÇÃO AO LOCAL.
DA RUA AUGUSTA ATÉ QUASE A AV. BRIGADEIRO, VEJO EXPOSIÇÕES DE TUDO O QUE SE POSSA IMAGINAR. A MAIORIA NO CHÃO, MOSTRANDO ARTIGOS, TANTO COMUNS, COMO DIFERENTES E ENGENHOSOS. A MANEIRA COMO ALGUNS TRABALHAM A MADEIRA, O COURO, OS METAIS, A CERÂMICA OU TECIDOS, SÃO SURPREENDENTES. EXISTE, TAMBÉM, OS QUE PRODUZEM DESENHOS EM CAMISETAS,EM PAPÉIS E ATÉ COLOCAM NOMES EM UM GRÃO DE ARROZ.
EM VÁRIAS ESQUINAS, PEQUENAS BANDAS MUSICAIS SE EXIBEM.
OS MÚSICOS, OS MALABARISTAS, OS PALHAÇOS COM BRINCADEIRAS, OS VENDEDORES DE GULOSEIMAS, FAZEM DA AVENIDA UM CIRCO AO AR LIVRE.
ALGUNS ARTISTAS TÊM IDEIAS TÃO SIMPLES E CRIATIVAS QUE FICO
ESPANTADO. HÁ UM RAPAZ, POR EXEMPLO, QUE USA UM BARBANTE COMUM,
COMPRIDO, DOBRADO EM DOIS, COM UM NÓ NO MEIO. ELE MERGULHA O
BARBANTE NUM BALDE COM SABÃO (ACREDITO QUE EM PÓ), RETIRA BEM MOLHADO, DÁ UM IMPULSO NAS DUAS PONTAS DO BARBANTE, QUE ABRE A PARTE ABAIXO DO NÓ, LANÇANDO UMA BOLHA, ALGUMAS COM MAIS DE UM METRO, QUE NO BRILHO DA TARDE, TÊM UM EFEITO EXTRAORDINÁRIO. TODOS, AO REDOR, AS FOTOGRAFAM. SÃO GRANDES, BONITAS E ATRAEM UMA MULTIDÃO. É DIVERTIDO, TAMBÉM, QUANDO ESTOURAM EM CIMA DE NÓS.
CONFORME SEGUE O DIA, NOVOS ARTISTAS VÃO SURGINDO. NESTE DOMINGO INSÓLITO, ME CHAMOU A ATENÇÃO DOIS JOVENS INDIANOS, UM TOCANDO UMA ESPÉCIE DE CORNETA TÍPICA, DE MADEIRA, COM UNS DOIS METROS DE COMPRIMENTO E O OUTRO FAZENDO MALABARISMOS COM SEIS BOLAS DE VIDRO OU ACRÍLICO, PASSANDO-AS POR TODO O CORPO, EQUILIBRANDO NA CABEÇA, NO PESCOÇO, NOS OMBROS, BRAÇOS, COTOVELOS E PERNAS, VÁRIAS AO MESMO TEMPO, SEM DERRUBÁ-LAS, ACOMPANHANDO O SOM DO INSTRUMENTO. O ESPETÁCULO FOI MUITO APLAUDIDO.
JOVENS TOCANDO FLAUTAS, VIOLÕES OU VIOLINOS, PESSOAS IMITANDO ESTÁTUAS COM ROUPAS CRIATIVAS OU DANÇARINOS E CANTORES, TODOS ESSES ARTISTAS EXIBEM SUA ARTE PESSOAL, COM UMA PEQUENA CAIXA OU CHAPÉU, NO CHÃO, PARA QUEM QUISER COLOCAR ALGUM DINHEIRO. FICO COM DÓ PELO FATO DE ESTAREM, SEMPRE, VAZIOS. ELES FICAM LÁ, MUITO TEMPO, NUM CALOR INSUPORTÁVEL, DE PÉ E ACHO QUE NÃO GANHAM QUASE NADA. SEMPRE COLOCO ALGUM DINHEIRO EM TODOS, MAS, POR ISSO MESMO, MUITO POUCO.
VÊ-SE, NAS CALÇADAS, TODO TIPO DE GENTE: JOVENS, IDOSOS, MALANDROS, GRANDE NÚMERO DE POBRES, NAMORADOS HETEROSSEXUAIS, NAMORADOS
HOMOSSEXUAIS, SEMPRE ABRAÇADOS, DE MÃOS DADAS OU MESMO SE
BEIJANDO. E, O QUE É FORMIDÁVEL, NINGUÉM SE ESPANTA OU SE INCOMODA
COM NADA.
HÁ VESTIMENTAS AS MAIS DIFERENTES. JÁ VI SARI, TURBANTES, ROUPAS MUÇULMANAS, PESSOAS OU GRUPOS, PROPOSITALMENTE FANTASIADOS PARA ALGUMA PERFORMANCE, INCLUSIVE COM PINTURAS ESPECIAIS.
O DIFERENTE NISSO TUDO É VER COMO A AVENIDA TRANSFORMOU-SE NUM PASSEIO, QUE LEMBRA AS ANTIGAS PRAÇAS MEDIEVAIS, AONDE ACONTECIA TODO TIPO DE DEMONSTRAÇÃO.
SÃO INÚMEROS OS VENDEDORES DE QUADROS.
UM ARTISTA, EM ESPECIAL, É INTERESSANTÍSSIMO. FAZ QUADROS/FOTO MONTAGENS, REPLETO DE PEQUENOS CARTÕES OU RECORTES DE REVISTAS DE UNS 3 A 5 CM., MAIS OU MENOS. CADA QUADRINHO TEM O SEU DESENHO PRÓPRIO, INDIVIDUAL. DE PERTO, VÊ-SE INÚMERAS CENAS DIFERENTES.
MAS, DE LONGE, HÁ ALGUNS METROS, VÊ-SE QUE OS CARTÕES COLADOS FORMAM ROSTOS FAMOSOS: VAN GOGH, MARILYN MONROE, MIKE JACKSON, MADONA, EINSTEIN E OUTROS. EU SUPONHO QUE SEJA UMA ARTE DE SOBREPOSIÇÃO DE NEGATIVOS, QUE SÓ É DESCOBERTA À DISTÂNCIA. TANTA ARTE E PACIÊNCIA, É VENDIDA SUPER BARATA. QUIS ENCOMENDAR, MAS, O ARTISTA DISSE SÓ FAZER O QUE DESEJA OU SENTE. QUE PENA! SERIA GENIAL, NO ANIVERSÁRIO DE UM AMIGO, DAR UM QUADRO ASSIM, COM O ROSTO DELE.
DESDE CRIANÇA, SEMPRE APRECIEI ANDAR NA PAULISTA. HAVIA O CORSO DE CARNAVAL E ERA UMA DELÍCIA. MAIS ADOLESCENTE, PASSEAVA, VENDO OS CASARÕES MARAVILHOSOS, OS IPÊS ROXOS, A LINHA DO BONDE, OS SORVETES NO PARQUE DO TRIANON. OS PRÉDIOS DERRUBARAM AS MANSÕES, O METRO AS LINHAS DE BONDE E A AVENIDA PASSOU A SER GRANDE CENTRO FINANCEIRO. 
À EXCEÇÃO DOS DOMINGOS, QUANDO VIRA A PRAÇA DO POVO, PARA
PASSEATAS DE PROTESTOS POLÍTICOS, REIVINDICAÇÕES, PASSEATAS GAY, OU SIMPLESMENTE PASSEIO PÚBLICO.
O NÚMERO DE ESTRANGEIROS, TURISTAS OU NÃO, E O DE LÍNGUAS OUVIDAS, SÃO BEM VARIADOS. NESTE DOMINGO, ALÉM DAS ROUPAS DESCRITAS, VI, PELA PRIMEIRA VEZ, UMA DIFERENTE: UM RAPAZ USANDO UM KILT (A SAIA XADREZ ESCOCESA). JÁ VI MULHERES AFRICANAS COM ESTAMPAS LINDAS. MAS KILT, NUNCA TINHA VISTO. COMO TAMBÉM JAMAIS TINHA VISTO O QUE TORNOU ESTE DOMINGO, EM QUESTÃO, TOTALMENTE INSÓLITO.
JÁ DISSE QUE HÁ MUITO POBRE NO MEIO DE TODOS.
INESPERADAMENTE, DEPAREI COM UMA MOÇA BRANCA, JOVEM, NEM FEIA OU BONITA, UM POUCO SUJA, COM OS PÉS IMUNDOS E QUASE TOTALMENTE NUA,
APENAS COM UMA MINI CALCINHA PRETA, QUE NADA ESCONDIA, ANDANDO A PASSOS NORMAIS. NÃO ME PARECEU UMA EXIBIÇÃO ENSAIADA, COM ALGUMA CÂMERA OCULTA, PARA UM FILME. PARECEU MAIS, UMA MOÇA POBRE QUE TIVESSE SIDO ROUBADA DOS SEUS RESTOS OU NÃO TIVESSE ROUPA ALGUMA.
FOI ESTRANHÍSSIMO, TRISTE E INCOMPREENSÍVEL. ELA PASSAVA RETA, SEM PEDIR NADA A NINGUÉM E ME DEIXOU MUITO ABATIDO. SE HOUVESSE ALGUMA
LOJA ABERTA, COMPRARIA UMA ROUPA E OFERECERIA. MAS TALVEZ NEM ACEITASSE. ISSO JÁ ACONTECEU COMIGO. CERTA VEZ, QUIS DAR DINHEIRO A UM HOMEM DE ASPECTO MISERÁVEL, TAMBÉM QUASE NU. ELE AGRADECEU, NÃO ACEITOU E PEDIU PARA EU SEGUIR O MEU CAMINHO, EM PAZ.
NOS ATUAIS DOMINGOS, DOS DOIS LADOS DA AVENIDA, HÁ UMA PULSAÇÃO DE
VIDA MUITO ESPECIAL: DE GENTE JOVEM SAUDÁVEL A INÚMEROS
MENDIGOS; DE ARTE PUERIL A PRECIOSAS; DE EVENTOS AGRADÁVEIS A DEPRIMENTE NUDISMO E, AINDA, O MUSEU DO MASP, PARA QUEM QUISER VER O MELHOR, EM ARTES PLÁSTICAS.
ENFIM, NO PASSADO OU NO PRESENTE, A PAULISTA INCENTIVA UM INTERESSE BASTANTE PECULIAR EM MIM. QUE BOM!

sábado, 26 de setembro de 2015

LIVRO PENA DE MANDARIM - TORTA E SEM MAÇÃ

NO FLUXO OBSCURO,
TINHA UMA PORTA.
TINHA UMA PORTA
NUM RUMO INSEGURO,
PARA MIM, TRANCADA.

NO MEU EXCLUO,
NÃO PERCEBI QUÃO ESCURO.
SOFRI UMA PANCADA
QUE DEIXOU A ALMA TORTA.

SEGUI UMA TRILHA ERRADA,
COMO INDEFESA PRESA
DE UMA IDEIA EQUIVOCADA.

MAS, O QUE IMPORTA,
FOI O TEMPO EMPREENDER
ME AUXILIAR A APRENDER
QUE UMA PORTA NA CARA,
CORTA.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - A CASA DOS BUDAS DITOSOS - COMENTÁRIOS


AUTOR: JOÃO UBALDO RIBEIRO
COLEÇÃO: PLENOS PECADOS
EDITORA: OBJETIVA LTDA.
ANO: 1999

SEMPRE ACHEI INTERESSANTE ESTE TÍTULO, MESMO SEM SABER DO QUE SE TRATAVA. HOUVE UMA PEÇA TEATRAL SOBRE O TEXTO, QUE NÃO ASSISTI, MAS, ME DEIXOU CURIOSO. ENCONTRANDO O LIVRO, TANTOS ANOS DEPOIS, RESOLVI LER.
SEGUNDO O PREFÁCIO, JOÃO UBALDO FOI CONVIDADO PELA EDITORA A ESCREVER SOBRE O TEMA A LUXÚRIA, NA COLEÇÃO
PLENOS PECADOS, QUE ABORDA OS SETE PECADOS CAPITAIS. AO SER DIVULGADO PELA IMPRENSA O CONVITE, CONTA QUE RECEBEU ESTE TEXTO, PRONTO, NA PORTARIA DO PRÉDIO EM QUE TRABALHAVA, ASSINADO COM AS INICIAIS C.L.B.
SERIA UM RELATO VERÍDICO, ESCRITO POR UMA SENHORA DE 68 ANOS, COM UM ANEURISMA TERMINAL.
NO LIVRO, A ESCRITORA CONTA SEUS DESEJOS E AVENTURAS SEXUAIS DESDE A MENINICE ATÉ SEUS DIAS QUASE FINAIS. NA DESCRIÇÃO FAZ QUESTÃO DE SALIENTAR QUE, NA ATUAL IDADE AVANÇADA, LIBERTA DAS HIPOCRISIAS SOCIAIS EM TORNO DO ASSUNTO, QUER EXPOR, COM REVELADORES DETALHES, TODA A SUA EXPERIÊNCIA, NO INTUITO DE MOSTRAR COMO O SEXO É IMPORTANTE E O SER HUMANO SE INTERESSA EM FAZÊ-LO DE TODO TIPO, INCLUSIVE O INCESTUOSO, ESCONDENDO-SE DA RELIGIÃO E DA SOCIEDADE, POIS QUANDO A SÓS, NÃO SE RECUSA A NADA.
A ESCRITA TEM MUITA ESPECULAÇÃO SOBRE O DESEJO SEXUAL, INCITADO PELA LITERATURA EM GERAL E POR CITAÇÕES BÍBLICAS, MAS, A MAIORIA É INTUÍDA PELO VIVER DA AUTORA. DEMONSTRANDO BOA EDUCAÇÃO CULTURAL, FAZ COMENTÁRIOS SOBRE PASSAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO, SOBRE DECLARAÇÕES DE AUTORES COMO CHADERLOS DE LA CLOS, FREUD, SARTRE, LACAN, NELSON RODRIGUES, ZOMBANDO, PRINCIPALMENTE DAS OPINIÕES DOS PSICANALISTAS.
PROCLAMA UM SEXO LIVRE EM TODAS AS FORMAS E O LIVRO TRATA-SE DA NARRAÇÃO DESSAS FORMAS E DOS ARREBATAMENTOS QUE SENTIA, TAMBÉM EM GRUPOS.  DESDE A PUBERDADE, JOVEM E BONITA, COMEÇOU A PERCEBER O DOMÍNIO QUE POSSUÍA SOBRE OS HOMENS, INCLUSIVE OS DE SUA CASA: SEU TIO E SEU IRMÃO MAIS VELHO. NARRA AS HISTÓRIAS COM A MAIOR SENSAÇÃO DE PRAZER, ESPECIALMENTE, NOS JOGOS DE DOMINAÇÃO PARA CONSEGUIR SEUS INTENTOS COM O ESCOLHIDO OU A ESCOLHIDA.
SOBRE A FALSIDADE SOCIAL, NÃO POUPA PALAVRAS NA ÉPOCA EM QUE VIVEU, NA BAHIA, SUPOSTAMENTE DOS ANOS 40 EM DIANTE, QUANDO A VIRGINDADE ERA OBRIGATÓRIA E AS JOVENS FAZIAM O QUE DESEJAVAM, COMO SEXO ANAL E ORAL COM OS MARINHEIROS ESTRANGEIROS QUE APORTAVAM, PRESERVANDO, PORÉM, O HÍMEN. AS QUE NÃO O PRESERVASSEM, VINHAM AO RIO DE JANEIRO OU SÃO PAULO PARA ABORTO OU REPARAÇÃO E CONTINUAREM VIRGENS, COMO EXIGIAM OS CANDIDATOS A MARIDOS.
DE RELAÇÃO EM RELAÇÃO, CONTA CASOS CURIOSOS DE TODOS OS GÊNEROS, O QUE COMPÕE TODO O LIVRO E O TORNA UM POUCO CANSATIVO.
SE QUISERMOS APROFUNDAR A NARRATIVA, PODEMOS VER QUE A AUTORA TEVE COMO PRIMEIRA INTENÇÃO A LIBERDADE DE DIZER TUDO O QUE PENSAVA A RESPEITO DO PRAZER SEXUAL.
SUA OUSADIA FOI SEM LIMITES E SEM DISFARCES, PORQUE, COMO DECLAROU, SENDO BONITA E RICA, TUDO SE TORNAVA MAIS FÁCIL.
LIBERTÁRIA, RELACIONOU-SE, SOCIALMENTE, APENAS COM PESSOAS DE MENTE ABERTA, COMO INSISTE EM SALIENTAR, APESAR DE TER A SATISFAÇÃO DE ENREDAR EM SUAS MALHAS TAMBÉM OS TIPOS MAIS SIMPLÓRIOS OU SUPOSTAMENTE CORRETOS, COMO PROFESSORES OU PADRES, APENAS PELO PRAZER DO DOMÍNIO DE SEDUÇÃO OU POR INTERESSES EM OBTER BOAS NOTAS E DIPLOMAS. SABER QUE NASCEU NA BAHIA, MOROU NOS ESTADOS UNIDOS OU NO RIO DE JANEIRO, QUANDO RESOLVEU MUDAR, DURANTE A DITADURA MILITAR, VISTO QUE DA BAHIA TINHAM FUGIDO MUITOS AMIGOS, SÃO APENAS REFERÊNCIAS SOBRE MUDANÇAS GEOGRÁFICAS DE SUA TRAJETÓRIA SEXUAL.
NOVOS CASOS SÃO ENCONTRADOS, SEMPRE AO LADO DO MARIDO (OU COMPANHEIRO), QUE TINHA O MESMO COMPORTAMENTO LIVRE. ESSA UNIÃO, CASAMENTO OU NÃO, FICOU OBSCURA PARA MIM. ESTIMULAVA MUITO O SEXO GRUPAL, MAS EXIGIA QUE TODOS FIZESSEM TUDO. OS QUE NÃO ACEITASSEM QUALQUER TIPO DE RELAÇÃO, NÃO ERAM MAIS CONVIDADO, POIS NÃO ADMITIA PRECONCEITO. ACREDITAVA SER A MULHER A MANIPULADORA DOS DESEJOS E QUE OS HOMENS TINHAM QUE BEM SERVI-LAS. DIZIA QUE SÓ A MULHER SABIA ACARICIAR SEXUALMENTE OUTRA MULHER E JACTA-SE DE TER ENSINADO MUITO JOVEM A SABER SATISFAZER UMA PARCEIRA. ATÉ SEUS ANOS FINAIS, PAGAVA MOÇOS, QUE SE ANUNCIAVAM PELA IMPRENSA.
APESAR DE MUITAS AVENTURAS EXCITANTES E OUTRAS NÃO, SUA FILOSOFIA DE VIDA FOI NÃO ACEITAR QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO SEXUAL, PREGANDO O LIVRE PRAZER DO DESEJO. ERA COMPLETAMENTE CONTRA QUALQUER PROTEÇÃO PLÁSTICA QUE IMPEDISSE A NATURALIDADE DO ATO.
APESAR DE SE ACHAR ESTÉRIL, DECIDIU AMARRAR AS TROMPAS PARA NÃO TER SURPRESAS QUE NÃO ESPERASSE, VISTO CONFESSAR QUE NÃO SERIA UMA BOA MÃE.
EMBORA NÃO SE ESPECIFIQUE EXATAMENTE UMA DATA, ACREDITO QUE, POR SUAS INFATIGÁVEIS AVENTURAS, ELA TENHA VIVIDO BEM ANTES DE HAVER A AIDS.
AO SER REESCRITO POR UM TALENTO COMO JOÃO UBALDO RIBEIRO, TENTEI TIRAR UMAS IDEIAS QUE SE SOBREPUSESSEM AO ASSUNTO SEXO. MAS ALÉM DO ELOGIO A LIBERDADE DA MULHER NO PRAZER, COM O MESMO DIREITO DOS HOMENS, O REPÚDIO AO MACHO MORALISTA, O FINGIMENTO DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO AO DESEJO ERÓTICO OU ÀS CONTRADIÇÕES RELIGIOSAS SOBRE SEXO E PECADO, NÃO HÁ MUITO O QUE DIZER DE MAIS INTERESSANTE.
HÁ POUCAS, MAS ENGRAÇADAS OPINIÕES SOBRE FREUD E LACAN,
RIDICULARIZANDO O ENDEUSAMENTO DOS DOIS E QUE SARTRE, NUM DOS LIVROS, DEIXA A IMPRESSÃO DE LAMENTO DE NÃO PODER DORMIR COM A PRÓPRIA MÃE. CITA ALGUNS FILÓSOFOS GREGOS E POETAS, COMO GOETHE, SEMPRE NO SENTIDO SENSUAL, REVELANDO MUITA LEITURA ERUDITA.
NARRA A HISTÓRIA NA PRIMEIRA PESSOA, EU, NUM ESTILO DE VIDA QUE, SE VERDADEIRO, OU MESMO SE FOR FICÇÃO DO AUTOR, DIFICILMENTE PODERIA SER VIVIDO POR OUTROS, COMO UMA EXISTÊNCIA COMUM, COMO SE PRETENDE, POIS SERIA PRECISO BASTANTE AMORALIDADE, PARA SEGUI-LA, A ESSE NÍVEL.
ESTA HISTÓRIA PODE SUSCITAR VÁRIAS REAÇÕES:
AOS INTERESSADOS SÓ EM SEXO, HÁ FARTAS EXPLANAÇÕES; AOS QUE TENTAREM VER ALGO MAIS, HÁ UMA MULHER LIVRE NUMA SOCIEDADE, SEGUNDO ELA, PÉRFIDA E DISSIMULADA; AOS MORALISTAS OU RELIGIOSOS SERIA UM LIVRO DE DEVASSIDÃO A SER QUEIMADO; PARA PSICANALISTAS, PODERÁ PARECER UMA MULHER INSATISFEITA, EGOCÊNTRICA, INTERESSEIRA, NO SENTIDO DE UTILIZAR O PRÓPRIO CORPO A SEU FAVOR, OU UMA VICIADA, EMBORA ELA RECUSASSE ACHAR O EXCESSO DE PRAZER UM VÍCIO.
PARA MIM, SE A VIDA DESSA SENHORA TIVER SIDO REAL E APENAS DA FORMA DESCRITA, NÃO PASSOU DE UMA EXISTÊNCIA FÚTIL. DEMONSTROU UMA ERUDIÇÃO POUCO APROVEITADA E UM DESCONHECIMENTO DE OUTRAS NECESSIDADES DA VIDA. OU ENTÃO, AS OMITIU PROPOSITALMENTE.
DE QUALQUER MANEIRA, É O RELATO DE UMA MULHER BASTANTE VERDADEIRA.
NÃO CONSEGUI ENTENDER PORQUE O AUTOR DEU ESSE TÍTULO AO LIVRO. PENSEI TRATAR-SE DE ALGO PASSADO NO TIBETE, COM SÁBIA FILOSOFIA DE VIDA. NÃO QUE NÃO HAJA UM TIPO DE FILOSOFIA NESTE, MAS, BUDAS DITOSOS PORQUE? SERIA EM RELAÇÃO À LIBERDADE MORAL SEXUAL BUDISTA, NA QUAL NADA É PECADO, ONDE TUDO FAZ PARTE DA HUMANA MANEIRA DE SER? NÃO SEI. MAS PENSO QUE SERIA MAIS ENGRAÇADO SE ELE TIVESSE TIDO A IRONIA DE TITULAR A OBRA:A CASA DAS BUNDAS DITOSAS.