segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LIVRO : AQUÉM DO ALÉM - A MORTE E O SONHO

NÃO, NÃO É SHAKESPEARE, NEM HAMLET, É APENAS A CURIOSIDADE QUE SEMPRE TENHO EM SABER DE ONDE VÊM IMAGENS NUNCA VIVIDAS OU IMAGINADAS, POVOAR NOSSO SONO. JÁ FIZ, INCLUSIVE, VERSO SOBRE SONHOS ESTRANHOS E INCÔMODOS.
EM RELAÇÃO À MORTE DE PESSOAS QUERIDAS, TENHO ALGUNS BASTANTE CURIOSOS.
POR EXEMPLO, A MORTE SÚBITA DE UM AMIGO DA MESMA IDADE, 28 ANOS, (NA ÉPOCA) QUE ME ABALOU BASTANTE. ERA UM RAPAZ CULTO E RICO. VIAJAVA MUITO, POR SE INTERESSAR POR ARTE, E CONHECIA TODOS OS MUSEUS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO. NÃO TRABALHAVA, POIS NÃO PRECISAVA. SENTIA UM GRANDE TÉDIO PELA VIDA. SEMPRE DIZIA ANSIAR PELO FIM E UM DIA O COLOCOU.
NOSSO GRUPO E EU FICAMOS, NÃO SÓ TRISTES, PORÉM, ATÔNITOS, POR NÃO PERCEBERMOS QUE O QUE ACHÁVAMOS SER BRINCADEIRA ESCONDIA UMA DOENÇA DEPRESSIVA INTENSA. PARTICULARMENTE, FIQUEI MUITO COMOVIDO.
SEMANAS DEPOIS, SONHEI COM ELE. VINHA ME DIZER QUE ESTAVA, FINALMENTE, FELIZ, NUM LUGAR DE PAZ.
SEU ROSTO FEIO, TINHA UMA LUMINOSIDADE QUE O TORNAVA BONITO. ACORDEI, EM SEGUIDA, COM UM BARULHO, EXTREMAMENTE, ALTO, NO MEU QUARTO E FIQUEI IMPRESSIONADO. MAS, ALEGRE, APESAR DE NÃO ACREDITAR EM MENSAGENS DO ALÉM. SU
A EXPRESSÃO DE TRANQUILIDADE ME LEVOU A CONTAR ESSA HISTÓRIA PARA A SUA MÃE. ELA FICOU CONTENTE, MAS SOUBE, DEPOIS, QUE LAMENTOU, PARA A FILHA, PORQUE EU, UM AMIGO, TENHA TIDO ESSE SONHO E NÃO ELA, A MÃE.
SUA DOR ERA TANTA QUE FOI A MINAS GERAIS CONSULTAR O PARANORMAL CHICO XAVIER, PARA SE ORIENTAR CONTINUAR A VIVER.                                        
AO CONTAR MEU SONHO, ELE DISSE QUE A TRISTEZA DELA ERA TÃO GRANDE QUE O FILHO NÃO CONSEGUIA SE COMUNICAR E BUSCOU UM CAMINHO SECUNDÁRIO, PARA CHEGAR ATÉ ELA. E PROVOCOU O BARULHO PARA QUE EU ACORDASSE E NÃO ESQUECESSE.
AQUELA IMAGEM SORRIDENTE DE MEU AMIGO, AFASTOU A MINHA TRISTEZA.
SEM DESRESPEITAR TÃO GRANDE AUTORIDADE ESPÍRITA, NÃO SOU DADO A CRER NESSE TIPO DE ACONTECIMENTO E, NA REALIDADE, SEI QUE SONHEI O QUE DESEJAVA QUE TIVESSE ACONTECIDO.
EMBORA, A MAIORIA DO QUE SONHO SEJA DESAGRADÁVEL. QUASE SEMPRE ESTOU SUFOCADO POR ARQUITETURAS OU POR MULTIDÕES, DAS QUAIS NÃO CONSIGO SAIR. NEM SEI QUAL A RAZÃO.
EM RELAÇÃO A FALECIMENTOS, NO ENTANTO, É DIFERENTE.
AO PERDER, INESPERADAMENTE, UMA TIA QUERIDA, COM QUEM ME DAVA MUITO, POR SER POUCO MAIS VELHA DO QUE EU E MUITO AMIGA, TIVE MOMENTOS DE ENORME DESILUSÃO EM RELAÇÃO À VIDA.
TENHO PEQUENAS POSSES DE ARTE E ANTIGUIDADES E RESOLVI POR TUDO À VENDA, POR ACHAR QUE COM A PERDA DE UMA VIDA, NÃO PODIA MAIS ME OCUPAR COM ESSAS FUTILIDADES. COLOQUEI O PLANO EM AÇÃO E  ESTRANHEI NADA SER VENDIDO. APÓS UM ANO, MUDEI DE IDEIA. AINDA AS MANTENHO. COMO SOU MUITO LIGADO EM COISAS MATERIAIS, CREIO QUE QUIS ME PUNIR. SONHEI QUASE UM ANO COM ESSA TIA. E AMBOS SABÍAMOS QUE ELA NÃO ESTAVA VIVA. ANDÁVAMOS POR LUGARES NORMAIS, ATÉ FESTAS.
E EU QUESTIONAVA: - MAS, VOCÊ NÃO MORREU?                                                           
CERTA NOITE, ELA VEIO COMO QUE SE DESPEDIR. ME ABRAÇOU LONGAMENTE E DISSE QUE NÃO MAIS VIRIA. HOJE, LEMBRO MUITO, CONTUDO, RARAMENTE SONHO COM ELA.
O ESQUISITO, NISSO, É QUE SEMPRE SEI QUE A PESSOA MORREU. E EU ESTOU JUNTO A ELAS, VIVO.
NOVO CASO, FOI A MORTE, ATÉ DESEJADA, PELO SEU SOFRIMENTO, DE UM OUTRO GRANDE AMIGO, BEM MAIS VELHO QUE EU. FOMOS MUITO UNIDOS, COMO PAI E FILHO E ELE ME INTRODUZIU NUM MUNDO DE ARTE, INTELECTUALIDADE E DE PERSONALIDADES, QUE SEM ELE, JAMAIS CONHECERIA.
SUA MORTE TAMBÉM NOS DEIXOU MUITO VAZIOS E MINHA CONVIVÊNCIA COM SUA ESPOSA SE TORNOU MAIOR, TALVEZ PARA SUPRIRMOS PARTE DA PERDA. SONHEI COM ELE, APENAS, UMA VEZ. ERA UM LUGAR FÍSICO, UMA CASA COMUM, CONVERSÁVAMOS E EU DISSE QUE ME SENTIA, ALI, COMPLETAMENTE FELIZ. ELE PERGUNTOU:
- ENTÃO, PORQUE NÃO FICA?
- NÃO POSSO.
E ACORDEI.  

DESSAS E DE TANTAS PESSOAS QUE SE FORAM, RECORDO, ACORDADO E COM SAUDADES, DE VÁRIAS PASSAGENS. ÀS VEZES, CHEGO A RIR, ALTO, DE GOSTOSAS LEMBRANÇAS. E COM TRISTEZA DE OUTRAS.
JÁ COMENTEI, EM UM TEXTO, QUE FUI AFILHADO DO CARDEAL MOTTA, ARCEBISPO DE SÃO PAULO.
NÃO ME LEMBRO DE TER SONHADO COM ELE, TALVEZ PORQUE NOSSO RELACIONAMENTO SE DISTANCIOU DEMAIS, NO TEMPO.
NOITES ATRÁS, SEM QUALQUER RAZÃO APARENTE, SONHEI E DE MANEIRA MUITO SINGULAR.
QUIS LHE RENDER UMA HOMENAGEM E ENTREI NUMA ENORME CRIPTA, NA QUAL, VÁRIOS ECLESIÁSTICOS IMPORTANTES ERAM COLOCADOS.
COLOCADOS, PORQUE NENHUM ESTAVA ENTERRADO. ESTAVAM COMO QUE EM GRANDE PRATELEIRAS DE MÁRMORES, FINAMENTE TRABALHADOS, PARAMENTADOS COM SUAS VESTES E MITRAS, EM GRANDE LUXO, FALECIDOS. UM PADRE GUIA ESTAVA COMIGO E QUANDO CHEGAMOS PERTO DO CARDEAL, VI ELE SE MEXER E ME OLHAR. FALEI, SURPRESO, AO GUIA, QUE ELE NÃO TINHA MORRIDO, MAS O PADRE DISSE QUE ERA MINHA IMAGINAÇÃO.
IMAGINAÇÃO TUDO É, MAS PORQUE ELAS VÊM DO NADA E SÃO TÃO INTRIGANTES É QUE SURPREENDEM.
ALGUMAS SÃO TÃO EVIDENTES QUE NÃO É PRECISO NENHUM FREUD PARA ESCLARECÊ-LAS. COMO A CULPA QUE SINTO EM RELAÇÃO A ESSE CARDEAL, A QUEM INCOMODEI TANTO PARA SER PADRE E NO FIM DESISTI. MAS, OUTRAS SERIAM BOAS PESQUISAS PARA PSICANALISTAS OU ESPÍRITAS INTERESSADOS. ESPECIALMENTE PORQUE EU E ELAS SABEMOS QUE ELAS ESTÃO MORTAS, EMBORA ESTEJAMOS JUNTOS.
SONHO, QUASE QUE TODA NOITE, COM MINHA MÃE, JÁ QUE PENSO NELA TODO DIA. NOS SONHOS BIZARROS QUE RELATEI (E EM OUTROS QUE NÃO), COM PESSOAS QUE JÁ PARTIRAM DESTA VIDA, ELA É A ÚNICA QUE ESTÁ VIVA. QUE NÃO MORREU. E SUA IDA JÁ OCORREU HÁ VÁRIOS ANOS. PARECE ÓBVIO QUE ME RECUSO A CONSIDERAR QUE ELA NÃO ESTEJA MAIS COMIGO.
CREIO QUE A MAIORIA DOS SONHOS REPRESENTEM NOSSOS DESEJOS, MAS OUTROS, NÃO TENHO A MENOR IDEIA DA RAZÃO DE SEREM TÃO ESTRANHOS À MENTE E INDESEJÁVEIS. ESSES, TALVEZ, ALGUNS FREUDS EXPLICASSEM.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário