sábado, 13 de dezembro de 2014

LIVRO VIDE VERSO - MÁRIO DE ANDRADE

1922.

CORRE O POETA.
- BOA NOITE, SEU MÁRIO.
SUBINDO NO BONDE
NÃO CONSEGUE ACALMAR:
IRÃO APLAUDIR OU VAIAR?
LAMENTA AS BRECADAS NA SÃO JOÃO.
SE SENTE NERVOSO,PREFERE SER POVO,
É TODO TEMOR E EMOÇÃO.
EM FRENTE AO ROSÁRIO
SE ESQUECE QUE É MÁRIO.
- BOA NOITE, SEU MÁRIO.
ENTRA, EXCITADO, NO MUNICIPAL
PELA PORTA DA NOITE
QUE O CONSAGRARÁ.
SE JUSTIFICA ATRASADO,
ESQUECENDO QUE TAMBÉM É PRINCIPAL.
ENCONTRA AMIGOS, GUIOMAR, VILLA LOBOS ...
- BOA NOITE, MÁRIO.
SE ENCHE DE ARROUBOS, DESEJA A VITÓRIA.
GALGA A ESCADA ... E SOBE À GLÓRIA.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - À INTERNET

SEI QUE SOU AMBICIOSO.
MAS ACHO ESSE PSEUDO
DEFEITO BASTANTE PRECIOSO,
QUANDO SURGE UM ESPAÇO
PARA EU FALAR COMO QUISER,
SEM ME PREOCUPAR COM
A CRÍTICA QUE SE FIZER.
EXPOR A MILHARES DE PESSOAS
E EXPERIMENTAR O FEITIÇO
DE SER, UNIVERSALMENTE, LIDO.
NÃO FOSSE O VALIOSO
FENÔMENO QUE É A INTERNET
QUE TANTA ASPIRAÇÃO PROMETE,
CONTINUARIA A COMPOR
NA CONSTANTE INSATISFAÇÃO
DOS ESCRITOS POUCO LIDOS.
NÃO SOU CONTRA O PAPEL DO PAPEL,
PELO CONTRÁRIO, O PRAZER DE TÊ-LO
EM MÃOS É O REAL AGRADECIDO.
MAS É UM REGOZIJO REDUZIDO,
QUANDO NÃO SE É FAMOSO. 
TODO CRIADOR É ORGULHOSO
E SE ACHA TRAÍDO, AO SER EXCLUÍDO.
A INTERNET VEIO NOS LIBERAR
PARA MUITO MAIS, COMUNICAR.
NÃO VEIO EXTINGUIR O LIVRO.
VEIO SER UM INCENTIVO,
COM O OBJETIVO DE ACRESCENTAR.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - EXPOSIÇÃO LEONARDO DA VINCI

ELOGIAR TÃO GRANDE ARTISTA É DISPENSÁVEL. AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E AS INVENÇÕES SÃO SOBEJAMENTE CONHECIDAS, DESTE QUE FOI UMA DA MAIORES PERSONALIDADES DA HUMANIDADE. SUAS OBRAS ESTÃO ENTRE AS MELHORES E MAIS FAMOSAS DE TODA A CRIAÇÃO ARTÍSTICA E CIENTÍFICA DA HISTÓRIA.
NA ARTE, A MONALISA, NO MUSEU DO LOUVRE, TALVEZ SEJA O QUADRO MAIS CONHECIDO DO MUNDO. PARTICULARMENTE, PREFIRO BEM MAIS AS OBRAS SACRAS COMO: A VIRGEM COM O MENINO E O CORDEIRO, TAMBÉM NO MUSEU FRANCÊS, A SANTA CEIA, EM MILÃO, QUE JÁ DEU MOTIVO A TANTAS INTERPRETAÇÕES SIMBÓLICAS E DIVERSAS OUTRAS.
MAS O QUE COMENTO NÃO É A SUA ARTE PICTÓRICA E SIM A ÓTIMA EXPOSIÇÃO: LEONARDO DA VINCI: A NATUREZA DA INVENÇÃO, EM EXIBIÇÃO EM SÃO PAULO, A QUAL, AO INVÉS DE QUADROS, EXIBE AS INCRÍVEIS E PRECURSORAS INVENÇÕES DESTE GÊNIO, NA ENGENHARIA DE CONSTRUÇÕES E ARTEFATOS.
A EXPOSIÇÃO, MUITO BEM MONTADA, COM UM PERCURSO OBJETIVO E ESCLARECEDOR E COM RECURSOS DE COMPUTAÇÃO PARA MAIORES INFORMAÇÕES E INTERAÇÃO COM O PÚBLICO, PERTENCE AO MUSEU LEONARDO DA VINCI, DE MILÃO.
CONTENDO CÓPIAS DE PROTÓTIPOS E MAQUETES, CONSTRUÍDAS EM 1952, A PARTIR DOS DESENHOS E SUAS INDICAÇÕES, ELAS SALIENTAM O VISIONÁRIO MARAVILHOSO, QUE HÁ 500 ANOS ATRÁS CONCEBEU INVENÇÕES COMO: MINI-SUBMARINO, ESCAFANDRO, AVIÕES, BALÕES, PARA-QUEDAS, CONSTRUÇÕES HIDRÁULICAS, MÁQUINAS DE BENEFICIAMENTOS EM GERAL E MUITAS OUTRAS, JUNTO À ENGENHOS DE UM ENORME TEOR BÉLICO, TANTO DE ATAQUE, QUANTO DE DEFESA.
AO LADO DA APARÊNCIA DE UM ARTISTA HUMANITÁRIO, QUASE MÍSTICO EM SUAS PINTURAS RELIGIOSAS, EM PAISAGENS OU RETRATOS, SURGE UM INVENTOR QUASE CRUEL NA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE GUERRA TÃO DEVASTADORES, PARA A ÉPOCA.
É FATO HISTORICAMENTE BEM CONHECIDO O QUANTO OS DUCADOS ITALIANOS RIVALIZAVAM ENTRE SI E TAMBÉM COM OUTROS PAÍSES, PELA AMBIÇÃO DE POSSES DE TERRAS E PELA HEGEMONIA DO COMÉRCIO DOS INÚMEROS PRODUTOS, VINDOS, ESPECIALMENTE, DO ORIENTE. SABE-SE TAMBÉM, O QUANTO ARTISTAS E CIENTISTAS DEPENDIAM DE SEUS PROTETORES, NUMA SUJEIÇÃO BASTANTE DESEJADA, PARA SOBREVIVEREM. DESSA MANEIRA, ESFORÇAVAM-SE PARA QUE SEUS MECENAS TIVESSEM TODAS AS PRIMAZIAS, JÁ QUE TANTO AS CRIAÇÕES ARTÍSTICAS COMO AS INVENÇÕES MILITARES OU NÃO, ERAM DESTINADAS A SOBREPUJAR A CONCORRÊNCIA.
LEONARDO DA VINCI FOI DISPUTADO POR MUITOS GOVERNOS E, MAIS VELHO, ACABOU RADICANDO-SE NA FRANÇA. COM A PROTEÇÃO REAL, DESENVOLVEU PROJETOS ATÉ SUA MORTE EM 1519. SEU CORPO ESTÁ NUMA CAPELINHA GÓTICA, NO CASTELO DE AMBOISE, LOCAL QUE TIVE A VENTURA DE VISITAR.
ALÉM DE CONSTRUÇÕES DE FORTES QUASE INEXPUGNÁVEIS, PONTES DESMONTÁVEIS PARA O INIMIGO NÃO ULTRAPASSAR, PONTES MÓVEIS, COM PROTEÇÃO DE COBERTURA PARA SE CONSEGUIR CHEGAR, ILESO, ATÉ O ARROMBAMENTO DE PORTÕES, ELEVADORES MOVIDOS POR CORDAS PARA OS SOLDADOS ALCANÇAREM O TOPO DAS MURALHAS E O APRIMORAMENTO DO QUE JÁ SE CONHECIA COMO CATAPULTAS, LANÇA-SETAS, CANHÕES DE LONGO OU PEQUENO ALCANCE, O QUE SALIENTA-SE BASTANTE, NA EXPOSIÇÃO, SÃO:
- OS ABRIGOS MARÍTIMOS, SOB A ÁGUA, COM HABILIDOSOS MEIOS DE ARTILHARIA E DE VENTILAÇÃO, PARA SURPREENDER, EM ATAQUES SUBMERSOS, NAUS INIMIGAS;
- A INVENÇÃO DA METRALHADORA, UM SISTEMA DE FACES, MONTADAS NUM PRISMA SEXTAVADO HORIZONTAL, PRENDENDO EM CADA UMA INÚMEROS CANOS PARALELOS, COMO OS DE UM REVÓLVER, QUE PERMITIAM VÁRIOS TIROS, AO MESMO TEMPO. ESGOTADA UMA FACE, GIRAVA-SE PARA A OUTRA, CARREGADA COM O MESMO NÚMERO DE CANOS E BALAS;
- A MONTAGEM DE UM PEQUENO SUBMARINO E SUA ARTICULAÇÃO MECÂNICA PARA SE MOVIMENTAR SOB A ÁGUA.
MUITO IMPRESSIONA TAMBÉM, A CRIAÇÃO DOS OBJETOS VOADORES.
BASEADO NA FORMAÇÃO ÓSSEA DAS ASAS DE PÁSSAROS DE GRANDE PORTE, DA VINCI PROJETOU DIVERSOS MODELOS PARA AVIAÇÃO, MOVIMENTADOS PELA FORÇA HUMANA, ATRAVÉS DE PEDAIS, CORRENTES, ROLDANAS E CRUZETAS.
O MESTRE UTILIZAVA-SE DA OBSERVAÇÃO DO MOVIMENTO E DA COMPOSIÇÃO FÍSICA DOS ANIMAIS AÉREOS, TERRENOS OU AQUÁTICOS PARA IDEALIZAR SUAS INVENÇÕES. NÃO SEI ATÉ QUE PONTO TODAS FORAM UTILIZADAS.
O INCRÍVEL, PORÉM, É O SEU CONHECIMENTO E A SUA PREVISÃO, QUE TAIS OBJETOS PODERIAM SER CONCRETIZADOS. E TREZENTOS ANOS ANTES DE JÚLIO VERNE, OUTRO GÊNIO ADMIRÁVEL.
UMA COMPARAÇÃO INTERESSANTE, FEITA PELOS EXPOSITORES, FOI COLOCAR LADO A LADO UM AVIÃO COMERCIAL ATUAL E OUTRO (FEITO EM ACRÍLICO) IDEALIZADO PELO ARTISTA. APESAR DA MESMA FORMA, O DESENHO DO PROJETO ANTIGO É MAIS MODERNO QUE OS AVIÕES ATUAIS. PARECENDO UM PEIXE VOADOR, DE FORMAS LISAS, A DINÂMICA DE SUAS LINHAS ANTECEDE OS CONTEMPORÂNEOS PROJETOS DE NAVES ESPACIAIS QUE OBJETIVAM FORMAS CADA VEZ MAIS SIMPLIFICADAS E EFICIENTES.
LEMBROU-ME UM CONTO DO ESCRITOR ISAAC ASIMOV, CRIADOR DAS LEIS DA ROBÓTICA, NO QUAL A HUMANIDADE NECESSITAVA ABANDONAR O PLANETA TERRA E VAGAR PELO ESPAÇO ATÉ ENCONTRAR OUTRO ASTRO PARA MORADIA. A NAVE, QUE LEVARIA SOMENTE ALGUNS EXEMPLARES DE SERES, NA VERDADE ERA UM ROBÔ CONSTRUÍDO NO FORMATO DE UM AVIÃO SEM ASAS OU CAUDA, QUE APÓS O PRÓPRIO IMPULSO INICIAL, SÓ SE LOCOMOVERIA PELA ATRAÇÃO DAS LINHAS DAS TRAJETÓRIAS ESPACIAIS ATÉ ENTRAR EM ALGUMA ÓRBITA E ATERRISAR NUM ASTRO COM CONDIÇÕES DE VIDA, ESCOLHIDO PELOS COMPUTADORES DE BORDO.
IMAGINO QUE OS MODERNOS PRECURSORES DA FICÇÃO CIENTÍFICA ANDARAM BASEANDO-SE EM ALGUMAS IDÉIAS DESTE SÁBIO, QUE, EM TERRA, MAR OU AR, ARQUITETOU ESQUEMAS, HOJE, PLENAMENTE UTILIZÁVEIS.  

PESSOAS COMO LEONARDO DA VINCI OU MICHELANGELO, GALILEU, SHAKESPEARE, MOZART, PASTEUR, MADAME CURIE, FLEMING, EINSTEIN E TANTOS MAIS, AS “ANTENAS DA RAÇA” COMO SÃO DENOMINADOS OS GRANDES CRIADORES QUE BENEFICIAM A HUMANIDADE, COM SUAS DESCOBERTAS, INVENÇÕES E ARTES, É QUE - ACREDITO EU - JUSTIFICAM E GLORIFICAM NOSSA CONDIÇÃO DE SERES SUPERIORES.

                                                                                                                              



sábado, 6 de dezembro de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - PARA MIM - II

ÀS GRANDES TRISTEZAS
É DIFÍCIL O CONSOLO,
POR MAIS QUE SE DESEJE.
O PESAR DOMINA OS SENTIDOS,
E, MESMO QUANDO SUAVIZADO,
O ÍNTIMO CONTINUA FERIDO.

MAS, INSISTIR EM SOFRER,
COMO FORMA DE VIDA,
QUE REVIVA A PERDA QUERIDA;
TRANSFORMAR A ANGÚSTIA
NUM VÍNCULO DE EXPIAÇÃO,
É CEDER AO DELÍRIO.
NÃO HAVERÁ LENITIVO
QUE OFEREÇA ALÍVIO,
NÃO HAVERÁ CONFORTO
QUE CAUSE ATENUAÇÃO.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

LIVRO VIDE VERSO - À MANEIRA DE DRUMMOND OU BANDEIRA

NÃO COMPOR À MANEIRA
DE DRUMMOND, BANDEIRA,
OS ANDRADES OU OUTROS
MODERNOS LUMINARES,
ERA INACEITÁVEL DEFEITO
POR NÃO INOVAR,
NO MUITO QUE ESCREVI.

ENTRETANTO, DECIDI
QUE ME BASTA SENTIR E CRIAR.
NADA É PRECISO SEGUIR.
MEU CAMINHO TEM MUITAS PEDRAS,
NUNCA FUI AMIGO DO REI.

E MELHOR ME IDENTIFIQUEI
NO SENTIMENTO, NO RIMAR,
COM MENOTTI, GUILHERME, CECÍLIA,
JOÃO CABRAL E OUTROS MAIS,
TAMBÉM SUBLIMES NO ESCREVER.
E, SEM OUSAR ME COMPARAR,
POSSO AFIRMAR:
FAÇO POESIA, SOU POETA.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - UMA ODE AO CAOS

AO CAOS, UMA ODE,
QUE DE UM FRAGMENTO IMERSO,
UMA PARTÍCULA EXPANDE
E NASCE UM UNIVERSO
EM ALGO QUE NÃO EXISTIA.
EXPANDIRAM NOVAS
PARA COMPOR DIVERSOS?


HÁ TEÓRICAS SUPOSIÇÕES
DA EXISTÊNCIA DE OUTROS,
NO TEMPO ETERNO
DO ESPAÇO INFINITO
DAS IMENSURÁVEIS DIMENSÕES.



ANTE QUESTÕES COMPLEXAS,
AINDA TÃO INEXPLICÁVEIS,
QUE REFLEXÕES JUSTIFICÁVEIS
PODERÍAMOS CONCEBER,
NUM TEMA, NO QUAL A MENTE,
ALÉM DE NÃO COMPREENDER,
SEQUER CONSEGUE IMAGINAR?

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - NELSON FREIRE

Tive a felicidade de assistir, ao vivo, pela primeira vez, o pianista Nelson Freire, que todos conhecem tão bem, inclusive, internacionalmente. Sempre o ouvi em CDs ou na rádio Cultura, em São Paulo, e gostei muito do filme documental produzido pelo cineasta João Moreira Salles. Mas pessoalmente, nunca o tinha assistido. Até este domingo, 30.11, quando ele se apresentou na Sala São Paulo (SP), junto com a OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá.
O pianista tocou, de Frédéric Chopin, o Concerto nº 2 - em Fá menor, Opus 21, composição de cerca de 1830, conforme o catálogo. Apesar de gostar muito de música, conheço, somente e infelizmente, as que me “tocam” mais, como as deste compositor.
A execução admirável, me deixou bastante empolgado, ante tanta demonstração de Arte.
Ao final da apresentação, pela interminável veemência dos aplausos, Nelson Freire regressou ao palco mais três vezes, pois a plateia não se conformava com sua retirada. Em cada retorno, executou um pequeno trecho de músicas que devem estar sempre em seu repertório, para ocasiões como essas, peças em torno de uns cinco minutos.
Ao tocar só, sem a exuberância de uma orquestra, músicas suaves, de teor tão delicado, é que deu para que eu sentisse melhor, o que é ouvir um grande artista. Até pensei que, para mim, teria sido preferível que ele tivesse se apresentado sozinho, desde o início. Sem qualquer desmerecimento ao grande Maestro e à ótima orquestra. Talvez fosse a emoção da presença brilhante, um som mais íntimo na grandeza da Sala ou minha preferência por solos de piano mais “doces”, mas o fato é que me comovi demais.

Já estive na presença de outras grandes celebridades, inclusive nas Artes, luminares que engrandecem nossa existência. Mas há tanto tempo atrás, que havia perdido a sensação dessa emoção.
Ao sair, com o contentamento de ter participado, outra vez, de algo maior, refleti, como sempre, na ambiguidade do ser humano.
Como podemos ter tão magníficos desempenhos em tantas atividades científicas e artísticas e, ao mesmo tempo, sermos o pior ser da face da Terra. Esse fato contraditório sempre me confunde e incomoda bastante e está bem expressado em muito do que escrevo.
Entretanto, ao invés de pensar em questões complexas, de difícil entendimento, mais valioso é comprazer-me com o que vi e ouvi, glorificando o lado humano, quando nos transporta ao melhor.