quarta-feira, 5 de agosto de 2015

LIVRO HOTEL DELÍRIO - O CHAMADO DO CUCO - RESENHA


AUTOR: ROBERT GALBRAITH
TRADUÇÃO: RYTA VINAGRE
EDITORA ROCCO

SINOPSE:

LULA LANDRY É UMA LINDA JOVEM NEGRA, ADOTADA, EM CRIANÇA POR RICA FAMÍLIA DE LONDRES. POR TER PERDIDO UM DOS FILHOS QUE POSSUÍAM, COMO COMPENSAÇÃO PARA A INCONSOLÁVEL ESPOSA, O MARIDO ADOTA A MENINA, QUE PASSA A SER MUITO AMADA.
AO CRESCER, POR SUA BELEZA EXÓTICA, TORNA-SE UMA DAS PRINCIPAIS MODELOS DE MODA E DE FOTOS, DA CAPITAL INGLESA.
É RICA, ADMIRADA E INVEJADA. A IMPRENSA SEMPRE A PERSEGUE, COMENTANDO SUA CARREIRA, SEUS CASOS AMOROSOS E SUAS INTERNAÇÕES EM CLÍNICAS, POR ABUSO DE DROGAS. VIVE UMA VIDA DE LUXO. EMBORA, TENHA DINHEIRO FAMILIAR, COMO UMA PROFISSIONAL DAS MAIS BEM PAGAS DO RAMO, ACUMULA BOA FORTUNA.
NUMA NOITE FRIA DE INVERNO, AO BRIGAR COM O NAMORADO, EM UMA BOATE DA MODA, VOLTA PARA CASA, TRISTE E IRRITADA. HORAS MAIS TARDE, CAI DO TERRAÇO DE SEU APARTAMENTO E MORRE.
O CASO ABALA TODA A SOCIEDADE FASHION, A IMPRENSA, SEUS AMIGOS E A FAMÍLIA. PELO USO DE DROGAS, TRATAMENTOS POR DEPRESSÃO E BRIGAS AMOROSAS, A POLÍCIA CONCLUI O CASO COMO SUICÍDIO. INSATISFEITO COM A SOLUÇÃO, SEU IRMÃO ADOTIVO, BRISTOW, PROCURA O DETETIVE CORMORAN STRIKE (QUE HAVIA SIDO AMIGO DE INFÂNCIA DE CHARLIE, SEU IRMÃO, FALECIDO, EM MENINO), PARA INVESTIGAR OS FATOS.            
CORMORAN, EX-COMBATENTE DE GUERRA NO IRAQUE, NO GOLFO PÉRSICO, PERDE UMA PERNA, NUM BOMBARDEIO, E RETORNA COMO UM DOS MUITOS HERÓIS INGLESES FERIDOS OU MORTOS. APESAR DE FILHO DO SEGUNDO CASAMENTO DE UM PAI RICO E FAMOSO, COM O QUAL NÃO SE DÁ, ABRE UM ESCRITÓRIO DE DETETIVE, PARA SOBREVIVER. TEM POUCO SERVIÇO E ESTÁ CHEIO DE DÍVIDAS.
TENDO SOFRIDO GRANDE DESILUSÃO AMOROSA, QUE O OBRIGA, NO MOMENTO, A VIVER NO PRÓPRIO ESCRITÓRIO, ACEITA O CASO COM PRAZER, POIS O IRMÃO DE LULA OFERECE O DINHEIRO QUE FOR NECESSÁRIO.
ROBIN, UMA INICIANTE SECRETÁRIA, ANIMA-SE COM ESSE SEU PRIMEIRO TRABALHO: UM FATO TÃO COMENTADO, QUE AGUÇA SUA VONTADE DE DESVENDAR SUPOSTOS CRIMES.
A HISTÓRIA SE DESENVOLVE NUM AMBIENTE DE MUITA FUTILIDADE, VAIDADES, DINHEIRO, PESSOAS FAMOSAS, ALGUMAS QUERENDO AJUDAR O DETETIVE E OUTRAS AFUGENTANDO-O.

A SECRETÁRIA ACOMPANHANDO-O EM DIVERSOS INTERROGATÓRIOS E PISTAS, É INTRODUZIDA NUM MUNDO DE RIQUEZA E FAMA QUE JAMAIS CONHECERA. SEU NOIVO, TEMEROSO PELOS NOVOS CONHECIMENTOS, NÃO GOSTA DESSE EMPREGO E DESEJA QUE SAÍA. MAS, A MOÇA SE IMPÕE E TRABALHA COM GRANDE AFINCO.
AJUDA A RESOLVER SITUAÇÕES DIFÍCEIS E EMBARAÇOSAS, PASSANDO A TER A ADMIRAÇÃO DE SEU CHEFE QUE, APESAR DE ACHÁ-LA ATRAENTE, NÃO QUER SABER DE MAIS NENHUM CASO AMOROSO. ROBIN, COMEÇA A SENTIR-SE INTERESSADA PELO DETETIVE, MAS, SÓ AMIGAVELMENTE E POR ESTAR NOIVA, MANTÉM DISCRIÇÃO E DISTÂNCIA.
A POLÍCIA E A MAIOR PARTE DOS INTERROGADOS TÊM CERTEZA TRATAR-SE DE SUICÍDIO, O QUE FAZ COM QUE TUDO SE TORNE MUITO COMPLICADO. MAS, POUCO A POUCO, CORMORAN VAI DESCOBRINDO PEQUENAS E PRECIOSAS PISTAS.
INÚMEROS FORAM OS FATOS OCORRIDOS NAQUELA NOITE, TANTO NO LUXUOSO PRÉDIO DA MODELO, COMO EM OUTROS AMBIENTES PELOS QUAIS ELA HAVIA PASSADO.
COMO TODO ROMANCE POLICIAL, DIVERSAS PESSOAS PODERIAM SER SUSPEITAS, CASO FOSSE UM CRIME.
O DETETIVE E ROBIN DESVENDAM ACONTECIMENTOS QUE CORROBORAM A OPINIÃO DE AMBOS, QUE LULA TERIA SIDO EMPURRADA. DESCOBREM QUE NA NOITE EM QUE MORREU, AO VOLTAR, ESCREVEU, DENTRO DE UM TÁXI, ALGO, NUM PAPEL AZUL. PARA O DETETIVE, ENCONTRAR ESSA ÚLTIMA COMUNICAÇÃO ERA FUNDAMENTAL.
BUSCANDO TRILHAS NA FAMÍLIA QUE A CRIARA, NO MEIO DE TRABALHO, NOS LUGARES FREQUENTES NA SOCIEDADE, EM ESTRANHAS AMIZADES, NAS HISTÓRIAS SOBRE A VERDADEIRA MÃE, QUE LULA TINHA LOCALIZADO E QUE AINDA EXISTIA UM IRMÃO DE SANGUE, TENENTE DA REAL ESCOLA DE ENGENHARIA, CORMORAN VAI MONTANDO SEU ESQUEMA, AJUDADO PELA ESPECIAL INTUIÇÃO QUE POSSUÍA, DE SABER QUEM LHE DIZIA A VERDADE OU MENTIA.
AO VISITAR A MÃE ADOTIVA DE LULA, MORIBUNDA POR DOENÇA TERMINAL, ENCONTRA O PAPEL AZUL QUE TANTO PROCURARA. NELE, LULA DIZ QUE TODO O SEU DINHEIRO FICARIA PARA SEU IRMÃO DE SANGUE, CASO ALGO DIFERENTE LHE ACONTECESSE. O QUE FAZ O DETETIVE SUPOR QUE ELA SE SENTISSE AMEAÇADA.
APÓS DESCOBRIR QUE BRISTOW, O IRMÃO ADOTIVO QUE HAVIA ENCOMENDADO A INVESTIGAÇÃO, ESTAVA MUITO ENDIVIDADO, POR DINHEIRO QUE RETIRARA, EM SEGREDO, DA EMPRESA FAMILIAR, QUE NÃO TINHA COMO REPOR E QUE PENSAVA SER O ÚNICO HERDEIRO DE LULA, JÁ QUE SUA MÃE ESTAVA À MORTE E DESCONHECIA A EXISTÊNCIA DO IRMÃO TENENTE, SOMANDO-SE A OUTRAS PROVAS QUE HAVIA CONSEGUIDO, O DETETIVE CONCLUI QUE ELE A MATARA.
ENGENDRA UMA ARMADILHA, EM SEU ESCRITÓRIO, À NOITE, E O CRIMINOSO, EMBORA RISSE E NEGASSE AS ACUSAÇÕES DE CORMORAN, AO VER-SE DESMASCARADO QUE VINHA PEDINDO CADA VEZ MAIS DINHEIRO À IRMÃ ADOTIVA E ELA COMEÇASSE A RECUSAR; SABER QUE IMPORTANTES PISTAS QUE HAVIA OMITIDO E ESCONDIDO (INCLUSIVE O BILHETE AZUL COM O TESTAMENTO DA IRMÃ) TINHAM SIDO ENTREGUES À POLÍCIA; QUE SÓ ELE TERIA INTERESSE EM EMPURRÁ-LA DO TERRAÇO PARA HERDAR SEU DINHEIRO E QUE O HAVIA CONTRATADO PARA DESPISTAR SUA CULPA, PENSANDO QUE UM DETETIVE FRACASSADO NUNCA CHEGARIA A DESCOBRIR A VERDADE, BRISTOW, NUM ACESSO DE FÚRIA, TENTA MATÁ-LO. NUMA FEROZ LUTA CORPORAL, CORMORAN, MUITO MAIS FORTE, MESMO MACHUCADO, QUASE MATA O ASSASSINO. SÓ SE DETÉM QUANDO OUVE A VOZ DE ROBIN, SUA SECRETÁRIA, QUE DESCONFIANDO DE TUDO, NÃO TINHA IDO EMBORA. AO TERMINAR O EXPEDIENTE, FICARA À ESPREITA E CHAMARA A POLÍCIA.
A CONVERSA E BRIGA TINHAM SIDO GRAVADAS E VÊM A SER A PROVA FINAL AO JULGAMENTO E CONDENAÇÃO DO ASSASSINO.
AO SOLUCIONAR UM CASO MUITO COMENTADO, O DETETIVE PASSA A TER INÚMEROS CLIENTES.

CONSIDERAÇÕES

ESTE LIVRO NADA TEM DE ORIGINAL.
-UTILIZA AS MESMAS FÓRMULAS DE TODO TEMA POLICIAL. DEIXA DÚVIDAS NO LEITOR, POIS O ASSASSINO NÃO ERA SUSPEITO, ASSIM NÃO PRECISARIA, ELE PRÓPRIO, CONTRATAR UM DETETIVE, COMO DISFARCE.
MAS, MESMO QUE CONJETURASSEM, AO RECEBER O DINHEIRO DA IRMÃ, PODERIA TER QUEIMADO O BILHETE AZUL, QUE ESCONDERA.
-AS PROVAS SÃO OBTIDAS MAIS PELA INTUIÇÃO DO QUE POR UMA DEDUÇÃO LÓGICA DA AÇÃO.
-OUTRA DÚVIDA AO LEITOR É QUE, SE A MODELO TINHA ENCONTRADO A MÃE VERDADEIRA E UM IRMÃO, PORQUE SEU DINHEIRO NÃO SERIA HERDADO POR ELES?
SERÁ PORQUE ELA NÃO TINHA MAIS O ANTIGO NOME FAMILIAR E SIM O ATUAL, DOS PAIS ADOTIVOS E SUA MÃE E IRMÃO VERDADEIROS, NÃO TERIAM MAIS DIREITOS?
ENFIM, APESAR DE ALGUNS TROPEÇOS, ESTA, COMO TODA HISTÓRIA POLICIAL, NOS PRENDE, PELA NOSSA VONTADE DE SABER QUEM É O CULPADO, PRINCIPALMENTE, QUANDO NÃO HÁ UM INDEFECTÍVEL MORDOMO.
A OBRA É FRACA E O ÚNICO INTERESSE MAIOR QUE DESPERTA É SABER QUE O AUTOR ROBERT GALBRAITH É O PSEUDÔNIMO DA FAMOSA ESCRITORA J.K.ROWLING, AUTORA DE TODA A SAGA DE HARRY PORTER, QUE AGORA, DEDICA-SE A ESCREVER ROMANCES POLICIAIS, COMO ESTE E TAMBÉM MORTE SÚBITA
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário