sexta-feira, 18 de julho de 2014

PERFIL PROFISSIONAL DE EDGARD RIBEIRO DE AMORIM




PAULISTANO DE 1944, EDGARD RIBEIRO DE AMORIM (OU EDGARD DE AMORIM,COMO ASSINOU ALGUNS LIVROS DE POESIAS E TEXTOS), DESDE A INFÂNCIA INTERESSOU-SE PELA IMAGEM E PELA PALAVRA.
CURSOU A ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES-USP, GRADUANDO-SE EM CINEMA.
ALGUNS ANOS DEPOIS, FORMOU-SE EM JORNALISMO PELA FACULDADE CÁSPER LÍBERO. (MTB-16893)
INICIOU SUA PROFISSÃO DE BACHAREL EM COMUNICAÇÕES NA TELEVISÃO CULTURA DE SÃO PAULO, EM 1973, AONDE PRODUZIU AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES, LÍNGUAS, INTER-PROGRAMAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
EM 1978, INGRESSOU NO IDART-DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO ARTÍSTICA, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO, PARA REGISTRAR A MEMÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA. O IDART INTEGROU-SE AO CCSP-CENTRO CULTURAL SÃO PAULO EM 1982. NAS DUAS INSTITUIÇÕES REALIZOU ENTREVISTAS, EXPOSIÇÕES, SEMINÁRIOS, DEPOIMENTOS PÚBLICOS, ALÉM DE REDIGIR TEXTOS EM LIVROS E CATÁLOGOS.
PARALELAMENTE, LANÇOU OS VOLUMES DE POESIA REFLEXOS EM 1983 E CINCO MINUTOS PARA MAIO, EM 1986. ESCREVEU E DEU ENTREVISTAS SOBRE TELEVISÃO EM REVISTAS, JORNAIS E EMISSORAS. É CITADO EM BIBLIOGRAFIAS DE LIVROS, TESES UNIVERSITÁRIAS E PROGRAMAS DE TV, NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
NO ANO 2000, REALIZOU A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DA INTERNET SOBRE A HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA: TV ANO 50, NO SITE DO CCSP. EM 2004, FOI UM DOS PRINCIPAIS AUTORES DO LIVRO GLÓRIA IN EXCELSIOR, EDITADO PELA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. DE 1997 A 2007 EXERCEU A FUNÇÃO DE JORNALISTA RESPONSÁVEL E EDITOR DA REVISTA D'ART, PUBLICAÇÃO DO CCSP-SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO.
É SOLICITADO PARA ENTREVISTAS, DEPOIMENTOS, CONFERÊNCIAS E GRAVAÇÕES EM VÍDEO E FILME SOBRE A TV BRASILEIRA. DEDICA TAMBÉM SEU CONHECIMENTO PROFISSIONAL EM ANTIGUIDADES, ARTE SACRA BRASILEIRA E ARTES PLÁSTICAS EM GERAL.
LANÇOU OS LIVROS DE POESIA VIDE VERSO (2014), FIO DE CRISTAL( 2015), HOTEL DELÍRIO( 2016), AQUÉM DO ALÉM (2017) E PREPARA O LIVRO PENA DE MANDARIM (2018), TODOS COM TEMÁTICAS SOBRE O SER HUMANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário