sexta-feira, 25 de julho de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - A MADONA DE BRUGES - MICHELANGELO

                                                        
QUANDO VIAJEI À EUROPA, PELA PRIMEIRA VEZ, VISITEI INÚMEROS PAÍSES, NUM CANSAÇO GRANDE, DURANTE DOIS MESES E MEIO, MAS APRENDENDO MUITO E VENDO TUDO O QUE DESEJAVA VER, SEGUNDO A MINHA FORMAÇÃO CULTURAL. ENTRE TANTOS PAÍSES, NÃO FUI NEM A BÉLGICA, NEM A HOLANDA, POR ACHAR QUE OUTROS TERIAM PRECIOSIDADES MAIORES. TOLICES DE NEÓFITO.
ANOS MAIS TARDE, ASSISTI A UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CIDADE DE BRUGES, NA BÉLGICA, QUE ME DEIXOU BASTANTE INTERESSADO EM CONHECÊ-LA.
NUMA SEGUNDA VIAGEM, RESOLVEMOS, MEUS AMIGOS E EU, IRMOS DE CARRO DE PARIS A COLÔNIA, NA ALEMANHA, PASSANDO PELA BÉLGICA. FICAMOS DOIS DIAS EM BRUGES, O SUFICIENTE PARA CONHECER SUA GRANDE E ANTIGA PRAÇA CENTRAL, COM PRÉDIOS DA ARQUITETURA TÍPICA DO GÓTICO DE FLANDRES. DIVERSAS RUAS PEQUENAS E ANTIGAS, DIGNAS DE CARTÃO POSTAL, SÃO MARGEADAS POR VÁRIOS CANAIS QUE ATRAVESSAM TODA A CIDADE. O PONTO ALTO DO TURISMO FOI O PASSEIO DE BARCO, POR ELES, CONHECENDO TODOS OS LUGARES HISTÓRICOS. É UMA ATRAÇÃO BONITA NÃO APENAS PELA HISTÓRIA, MAS PELO EXTREMO CUIDADO COM A NATUREZA EM VOLTA: ÁRVORES E FLORES E A ÁGUA TOTALMENTE LÍMPIDA, COM PATOS E MARRECOS.
VISITAMOS TAMBÉM O MUSEU E OUTRAS ATRAÇÕES ANTIGAS.

EM UM MOMENTO DE FOLGA, PÓS ALMOÇO, FUI PASSEAR SOZINHO, PARA CONHECER A GRANDE IGREJA DE NOSSA SENHORA DE BRUGES, JÁ QUE ME INTERESSO POR ARTE SACRA. A CONSTRUÇÃO É GÓTICA, COM UM ALTAR CENTRAL BARROCO DE TALHAS PRIMOROSAS, FEITO MUITO TEMPO DEPOIS.
UMA ESCULTURA DE MÁRMORE LOGO ME CHAMOU A ATENÇÃO: NOSSA SENHORA COM O MENINO JESUS NO COLO, ME PARECENDO OBRA DE UM AUTOR QUE EU NUNCA ACHARIA QUE PUDESSE ESTAR ALI. MAS ERA O QUE PENSEI: UMA MADONA DE MICHELANGELO BUONAROTTI, DE EXTREMA DELICADEZA. FUI LER AS INFORMAÇÕES E A ESCULTURA TINHA SIDO COMPRADA EM ROMA, À ÉPOCA DO ARTISTA, POR UM COMERCIANTE DE BRUGES, QUE A DOOU À CIDADE. FIQUEI REALMENTE ESPANTADO, POR SÓ TER VISTO OBRAS DE MICHELANGELO NA ITÁLIA OU EM MUSEUS INTERNACIONAIS. E, NA VERDADE, SOUBE DEPOIS, QUE ESSA MADONA É A ÚNICA ESCULTURA DO AUTOR, NO GÊNERO SACRO, EXISTENTE FORA DA ITÁLIA. APESAR DA PLACIDEZ DE SEU ASPECTO, SUA HISTÓRIA É BASTANTE MOVIMENTADA.
BRUGES FOI CAPITAL E PORTO IMPORTANTE, COM COMÉRCIO POR TODA A EUROPA, O QUE A TORNOU UMA CIDADE RICA E INVEJADA. A CADA GUERRA COM VIZINHOS, A MADONA ERA LEVADA, MAS ACABAVA VOLTANDO, NA VITÓRIA SEGUINTE. ATÉ NAPOLEÃO BONAPARTE, QUANDO SAQUEOU TODA A EUROPA, ROUBANDO OBRAS ARTÍSTICAS, LEVOU A MADONA PARA PARIS. AO TÉRMINO DO SEU FICTÍCIO IMPÉRIO, A RESTAURAÇÃO DEVOLVEU-A.
A IMAGEM PERMANECEU NO SEU LUGAR DE ORIGEM, ATÉ A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, QUANDO FOI PROTEGIDA DOS BOMBARDEIOS EM UM PORÃO.
VINTE ANOS DEPOIS, O LOUCO POLÍTICO ADOLPH HITLER, PROPICIOU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E, CONFORME IA INVADINDO OS PAÍSES, MANDAVA SEUS AUXILIARES LEVAREM TODO TIPO DE PRECIOSIDADE QUE ENCONTRASSEM. NÃO SÓ PINTURAS E ESCULTURAS, DAS IGREJAS E MUSEUS, MAS OBJETOS DE VALOR, LIVROS RAROS, PERGAMINHOS, VINHOS, OURO E MUITAS JÓIAS, DE COLEÇÕES PARTICULARES.
FORAM INÚMERAS AS AÇÕES DA POPULAÇÃO DOS LOCAIS INVADIDOS EM ESCONDER SUAS RELÍQUIAS HISTÓRICAS, MUITAS COM SUCESSO.
A BÉLGICA, CONTUDO, FOI ESPECIALMENTE ESPOLIADA E A MADONA DE BRUGES, POR MAIS QUE OS PADRES TENTASSEM ESCONDÊ-LA, FOI DESCOBERTA E LEVADA PELOS NAZISTAS, QUE FURTARAM MAIS DE CINCO MILHÕES DE OBRAS DE ARTE PELA EUROPA, CONFORME ESTATÍSTICAS. E, CERTOS DA VITÓRIA, AS ESCONDIAM EM LUGARES SECRETOS, PARA DEPOIS USUFRUÍ-LAS. COM A DERROTA ALEMÃ, OS ALIADOS INICIARAM A BUSCA DOS ESCONDERIJOS DE TODO ESSE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, CONFISCADO. FORAM PESQUISAS INTENSAS E DE GRANDES DIFICULDADES. EM DIVERSOS LOCAIS FORAM ENCONTRADOS DESTROÇOS DE OBRAS IMPORTANTES, PORQUE, APÓS A DERROTA, HITLER MANDOU QUE TUDO FOSSE EXTERMINADO. PARA A FELICIDADE DA HISTÓRIA DA ARTE, NÃO HOUVE TEMPO PARA CUMPRIR INTEIRAMENTE A ORDEM E A MAIOR PARTE PODE SER SALVA. NA CAÇA AOS TESOUROS ESCONDIDOS, A MADONA DE BRUGES FOI ENCONTRADA E VOLTOU À IGREJA, AONDE ENCONTRA-SE ATÉ A ATUALIDADE.

O CURIOSO, PARA MIM, FOI A SURPRESA DE ENCONTRAR UMA ESCULTURA DE MICHELANGELO, NUM LUGAR TÃO INESPERADO E, AO VÊ-LA, JAMAIS IMAGINAR A HISTÓRIA PELA QUAL PASSOU, DURANTE SEUS QUINHENTOS ANOS DE EXISTÊNCIA.
ASSIM COMO A MADONA DE BRUGES, FICO IMAGINANDO QUANTAS OBRAS DE ARTE QUE ADMIRAMOS NOS MUSEUS, AS CONTEMPLAMOS, SEM SABER QUE, ALÉM DA PRÓPRIA GRANDEZA ARTÍSTICA, ENFRENTARAM TANTAS PROVAÇÕES AO LONGO DE GUERRAS E DE SAQUES, DESDE O INÍCIO DE SUAS CRIAÇÕES.



EDGARD RIBEIRO DE AMORIM - MTB 16.893





Um comentário:

  1. Muito bom o seu relato. Também estive em Bruges, muitos anos atrás, e fui ver a Madona de Michelangelo. Mas nem Imaginava, na época, que ela já passara por tantas peripécias. Preciso voltar àquela bela cidade para, entre outras coisas, apreciar a Madona com outros olhos e a mente mais aberta.

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