segunda-feira, 23 de novembro de 2015

LIVRO: AQUÉM DO ALÉM - UM POUCO DE IRA!

NA POLÍTICA,
A ÉTICA NÃO COMPETE
AOS QUE A QUEREM POSTULAR,
JÁ QUE NÃO A TEM PARA JULGAR.

AGEM NUMA FARSA, QUE DÁ ASCO,
POIS, NÃO PASSAM DE UM GRANDE FIASCO.
MENTEM DESCARADAMENTE
E ENALTECEM A VERDADE TRANSPARENTE.

ACHAM QUE A LEI É UM JOGO APLICADO
CONFORME O VALOR NEGOCIADO.
O ÚNICO IDEAL É O PRÓPRIO INTERESSE.
E O ELEITOR, MAIS UM TOLO ENGANADO.
UM SERVO DO ESTADO, A SER ESPOLIADO.

domingo, 22 de novembro de 2015

LIVRO: AQUÉM DO ALÉM - SENTIDO FIGURADO


A BORBOLETA ENTROU.
VOOU... VOOU... E POUSOU.
NOS RAIOS DOURADOS
DA ASA PRETA,
VIA-SE O PRIMOR

QUE A NATUREZA IMPRIME
NA COR DAS AVES,
ALGUNS INSETOS
E NAS FLORES.

NOVAMENTE VOOU
E POUSOU, TRANQUILA.
REPENTINAMENTE,
LANÇOU-SE INQUIETA,
DEBATENDO SUA BELEZA
NA BUSCA DE UM CAMINHO,
COMO SE APRISIONADA.
VOOU ... AFLITA,

ATORDODADA,
ATÉ ESCAPAR
POR ONDE ENTROU,
LIBERTA, ALIVIADA!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

LIVRO: AQUÉM DO ALÉM - UM POUCO DE DOR!




AH! VIDA,

SE TANTO ERREI, ME PERDOE.
POR SACRIFÍCIOS QUE FAÇA
OU SÚPLICAS QUE ENTOE,
CONTINUA ÁRDUA A CULPA
DOS INSANOS ENGANOS.

E, TÃO TRISTE
QUANTO O TORMENTO
DO ARREPENDIMENTO,
A PRESENÇA CONTÍNUA
DA AUSÊNCIA QUERIDA,
NÃO DEIXA ESQUECER
SER IMPOSSÍVEL FALAR
TUDO O QUE ANSEIO DIZER.

                                                                
(É PARA MIM)

                  

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

LIVRO AQUÉM DO ALÉM - ADEUS À GODARD ?!

ADEUS À LINGUAGEM
DIREÇÃO: JEAN LUC GODARD
ANO:2015


A SINOPSE NÃO PODERIA SER MAIS SIMPLES: UMA MULHER TEM UM ROMANCE COM UM HOMEM. (UM FOTÓGRAFO?). PARECEM AMANTES, JÁ QUE ELE FAZ
PERGUNTAS SOBRE O MARIDO. SÃO ACOMPANHADOS POR UM SIMPÁTICO
CACHORRO, QUE ELA PREFERE TER, PARA SUBSTITUIR UM FILHO. DURANTE TODO O FILME, O CASAL DISCUTE A EXISTÊNCIA E  O RELACIONAMENTO, QUE JÁ SUPORTOU GRANDES BRIGAS, ATÉ COM SANGUE, REPETIDAMENTE MOSTRADO, NO SENTIDO DA FRAGILIDADE DAS UNIÕES.

AO ANIMAL, QUE VAGA, PLÁCIDO, PELAS CENAS, (ENTRE AS MAIS BONITAS,
PROPOSITALMENTE) A AÇÃO HUMANA, NÃO PASSA DE TOTAL ABSTRAÇÃO. A ELE INTERESSA, APENAS, O QUE FOR ÚTIL À SUA NATUREZA, NUMA METÁFORA DE QUE O HOMEM ESTÁ PERDENDO A VISÃO DO NECESSÁRIO, NO MUNDO EM QUE VIVE.
SEMPRE TIVE A IMPRESSÃO QUE GODARD FALA PARA SI. NO FILME,  FAZ COM QUE O CASAL EMITA INÚMERAS IDEIAS FILOSÓFICAS E POLÍTICAS, NUMA NARRATIVA COMPLICADA, ENTREMEADA POR INTERMINÁVEIS CITAÇÕES.
NO INÍCIO, APÓS CENAS DE UM BELO VAPOR, UM PORTO E PESSOAS, HÁ UM SENHOR FOLHEANDO LIVROS DE EZRA POUND, DE DOSTOIEVSK, DO POETA SOLZHENYTSEN E OUTROS, COMO A ESSÊNCIA DA LITERATURA. AO LADO, JOVENS ESPIAM O MESMO POETA RUSSO PELO CELULAR, SEM MAIORES
REVERÊNCIAS. TERIAM A INTENÇÃO DE DIZER QUE A TÉCNICA SUBSTITUIRÁ A
LEITURA TRADICIONAL? SERIA UM CONFLITO DE GERAÇÕES? OU TUDO É A MESMA COISA, SÓ DIFERENCIANDO O VEÍCULO?
OUTROS FATOS ACONTECEM ENTRE UM SENHOR AUTORITÁRIO QUE QUER
DOMINAR UMA JOVEM, QUE É, POR ELE, CONSTANTEMENTE MALTRATADA. MAS, QUE NÃO SE DEIXA VENCER, POIS PARA ELA, NADA IMPORTA.
SERIA A JUVENTUDE DESESTIMULADA COM O PODER OU O PODER LUTANDO CONTRA O NOVO? TUDO É TÃO DISCUTÍVEL, COMO ENTENDIMENTO, QUE A HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO PARECEM APENAS ACESSÓRIOS PARA O PROSELITISMO DO DIRETOR, COMO SEMPRE.
PRODUZIDO EM 3D, ADEUS À LINGUAGEM APRESENTA INCOMPREENSÍVEL FRAGMENTAÇÃO DE IMAGENS, SONORIZADAS POR INEXPLICÁVEIS RUÍDOS.        
A EDIÇÃO DAS CENAS É REPENTINA E HÁ EXAGERADA SATURAÇÃO DE CORES.
APESAR DE COMO ARTE SEREM TELAS PICTÓRICAS INTERESSANTES, TAL ATITUDE PODE CONTER UMA CRÍTICA À NOVA TÉCNICA, COMO QUE PARA DESMISTIFICÁ-LA, JÁ QUE GODARD SEMPRE FOI CONTRA O CINEMA COMERCIAL, ESPECIALMENTE O NORTE-AMERICANO. HÁ, INCLUSIVE, TECNICAMENTE, UMA INVERSÃO DA 3D, LANÇADA PARA O FUNDO DA CENA.
AS TOMADAS MAIS BONITAS SÃO AS LIGADAS À NATUREZA, COM O CACHORRO PASSEANDO POR ELAS. O BELO VAPOR NAVEGA EM TRANQUILAS ÁGUAS, COM INTERMINÁVEIS IDAS E VINDAS E PESSOAS SUBINDO E DESCENDO.

(SERIA A INSINUAÇÃO DE COMO DEVERÍAMOS CONVIVER NO BARCO DA VIDA? )
NAS CENAS INTERNAS DO CASAL, A TELEVISÃO ESTÁ, CONTINUAMENTE, LIGADA EM FILMES ANTIGOS, OSTENTANDO O PASSADO NO PRESENTE. DIVERSAS VEZES, O ÁUDIO CONTÉM FRASES FORA DO CONTEXTO DA IMAGEM.
NA CONTINUADA CONVERSA COM A AMANTE, O RAPAZ DIZ FOTOGRAFAR A REALIDADE SOCIAL AO LADO DA NATUREZA. COMO SE O HOMEM ESTIVESSE
POUCO LIGADO À ELA, MODIFICANDO-A E CRIANDO INVENÇÕES INÚTEIS.

A MENSAGEM, AQUI, PODERIA SER UM TRISTE ADEUS À LINGUAGEM VERBALIZADA, EM RAZÃO DE SER, CADA VEZ MAIOR, A UTILIZAÇÃO DA ELETRÔNICA. NESSE SENTIDO, CITA OPINIÕES DE JACQUES ELLUL, COMO UM GRANDE PROFETA DO FUTURO TÉCNICO-CIENTÍFICO, DO TERRORISMO SOCIAL, DA FORÇA DA PROPAGANDA, DA NANOTECNOLOGIA.  ESSE TEÓRICO, FOI, SEMPRE, CONTRÁRIO AO GOOGLE, IPHONES, E-MAILS.                             
AS MAIS DIFERENTES AÇÕES, COM MUITO NUDISMO, SEXO E NATURALISMOS
ESCATOLÓGICOS, SÃO EXIBIDAS. PARA O RAPAZ, NA REALIDADE, SÓ EXISTE IGUALDADE, ENTRE OS HUMANOS, NO SEXO E NA UTILIZAÇÃO DO BANHEIRO.
INÚMERAS SÃO AS REFERÊNCIAS À MONET, SHELLEY, FAULKNER, EINSTEIN, RODIN, RILKE E TANTAS OUTRAS, ÀS VEZES CONTRADITÓRIAS, SOBRE O PROPÓSITO DE NÃO HAVER NECESSIDADE DE CRIAR O DESNECESSÁRIO, QUE O HOMEM É INSENSÍVEL AO SEU AMBIENTE E QUE SÓ OS DIFERENTES SÃO LIVRES.
O DEBATE EXISTENCIAL CONTINUA COMENTANDO A CONVIVÊNCIA, A FALTA DE SIMPLICIDADE NO VIVER, A CRIAÇÃO DO HOMEM, POR DEUS, PARA SER HUMILHADO, O DESEJO ODIOSO DE FELICIDADE E O PROLETARIADO NO COMANDO DO PODER. TODAS AS CITAÇÕES SÃO FEITAS PELOS PROTAGONISTAS, POR OUTROS INESPERADOS PERSONAGENS OU POR LEITURAS. O FILME É ENTRECORTADO, POR TEMAS: ADEUS – LINGUAGEM - A DEUS E, POR VÁRIOS SUB-TÍTULOS, COMO EM OUTROS FILMES DO DIRETOR.

COM AÇÃO DESCONTÍNUA, PARECE UM JOGO A SER MONTADO.
ALÉM DA COR, É FILMADO EM BRANCO E PRETO E SÃO UTILIZADAS CENAS REAIS, DE ANTIGOS FILMES. HÁ MOMENTOS EM QUE A TELA É INTEIRAMENTE COBERTA, POR RABISCOS E POR INTERVALOS EM PRETO (?!).

E O FILME ACABA EM COLORIDAS E BELAS PAISAGENS.
ESTE CINEASTA FRANCÊS, INOVADOR E DIFERENTE, EMBORA, ÀS VEZES, AINDA SURPREENDA, TORNOU-SE, INFELIZMENTE, INEXPLICÁVEL, PARA MIM, HÁ MUITO TEMPO. O JEAN LUC GODARD DE ACOSSADO ME PARECEU GENIAL.
OUTROS, COMO O DESPRÊZO, PIERROT LE FOU E A CHINESA, FORAM O DERRADEIRO ENTENDIMENTO. AO ASSISTIR E TENTAR DECIFRAR NOVOS FILMES, DESISTI.
ESTE, APRESENTA CENAS DE ÁGUAS, CÉU E FLORES MUITO BONITAS.
A COMPREENSÃO FICA AO CRITÉRIO DA OPINIÃO DE CADA UM.
APESAR DE DIZER MUITAS VERDADES, QUERENDO CRITICAR E ENSINAR O MELHOR VIVER (MESMO NÃO SENDO NENHUM SPINOZA OU NIETZCHE), CONTINUO REPETINDO QUE, PELO SEU EGO EXAGERADO, ACREDITO QUE A ELE SÓ INTERESSE FILOSOFAR, UTILIZANDO UMA RETÓRICA IDEOLÓGICA POLÍTICA JÁ ANTIGA, ANTE A REALIDADE DO MUNDO ATUAL.      
PREOCUPA-SE, AINDA, EM CONTINUAR A CLAMAR POR MAO E CHE GUEVARA, COMO
ANTERIORMENTE EXALTAVA O MESMO MAO, LENIN, CASTRO, KOSSYGUINE E OUTROS, NUMA CONTÍNUA ACUSAÇÃO AO CAPITALISMO, QUE, NO ENTANTO, USUFRUI.
TEM RAZÃO QUANDO ATACA O PODER DO ESTADO E O CIDADÃO SER
SUBMETIDO ÀS SUAS MENTIRAS, O QUE ACONTECE EM TODO REGIME POLÍTICO,
CAPITALISTA OU SOCIALISTA.
TENHO A IMPRESSÃO QUE NESTA FILMAGEM, SUA CRÍTICA SE REFERE,
A GRANDE IMPOSIÇÃO, À VIDA, DA TECNOCRACIA GLOBAL.
AS REDES SOCIAIS ESTÃO INSTITUINDO NOVOS MEIOS DE CONVIVÊNCIA, NOVA ESCRITA E NOVAS METÁFORAS. UM FILME COM O TÍTULO ADEUS À LINGUAGEM, FAZ PENSAR QUE, ENTRE AS DIVERSAS CONJECTURAS, O SIGNIFICADO POSSA SER A INVASÃO VIRTUAL, JÁ INSINUADA NO INÍCIO, NO CONFRONTO ENTRE LIVROS E CELULARES. ENTRE IDOSOS E JOVENS. E O ABANDONO AOS ANTIGOS VALORES CULTURAIS. TALVEZ, SEJA POR ISSO QUE A PRIMEIRA CAPA DE LIVRO QUE APARECE É DE POUND, QUE FAZIA REUNIÕES CONTRA A DESAGREGAÇÃO LITERÁRIA NO MUNDO MODERNO.   
SE REALMENTE FOR A PRINCIPAL MENSAGEM, ESSA INTERAÇÃO, AO DIRETOR, NÃO DEVIA MAIS SER ESTRANHA. É A VOZ DA JOVEM GERAÇÃO QUE CONTINUARÁ INOVANDO, ABRANGENDO O PENSAMENTO ESCRITO POR MEIO DA IMAGEM. NÃO CREIO QUE UMA NOVIDADE VENHA DESTRUIR O SIGNIFICADO DE OUTRA. NÃO HÁ DIMINUIÇÃO, HÁ CONTINUIDADE, ACRÉSCIMO E MODIFICAÇÕES. PELO MENOS ASSIM IMAGINO. O LIVRO PODERÁ ACABAR, EM PAPEL, MAS A LITERATURA SOBREVIVERÁ EM E-BOOKS, COMPUTADORES E NAS NUVENS, COMO, TAMBÉM, TODAS AS OUTRAS ARTES E AS CIÊNCIAS. O SUPORTE PODERÁ SER DIFERENTE. A ESSÊNCIA SERÁ QUASE SEMPRE A MESMA, SE, MENTALMENTE, NÃO NOS MODIFICARMOS, POIS, PARAFRASEANDO OS FILÓSOFOS RICHARD AVENARIUS, NO SÉCULO 19 E ORTEGA Y GASSET, NO SÉCULO 20,  E AMPLIANDO O CONCEITO PARA A ATUALIDADE, NÓS SOMOS NÓS, NAS NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS. NA WEB, AS PESSOAS CONTINUARÃO SE INFORMANDO, ESCREVENDO E LENDO
.
NO CINEMA, QUE VENHAM OUTRAS DIMENSÕES, COMO A HOLOGRÁFICA, COM A AÇÃO AO VIVO, COMO, ALIÁS, JÁ É POSSÍVEL NA TELEVISÃO.
A LINGUAGEM SEMPRE FOI DINÂMICA. SE ANTES EXPRESSAVA-SE POR SONS GUTURAIS, POR ESCRITOS À PEDRA OU POR TAMBOR, HOJE COMUNICA-SE, AO PLANETA, EM SEGUNDOS, PELA INTERNET. E NOVAS TÉCNICAS CONTINUARÃO A SURGIR.

A CIÊNCIA NÃO TEM LIMITES TANTO EM RELAÇÃO AO SER HUMANO QUANTO AO UNIVERSO. NO FUTURO, ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE ELETRODOS NO CÉREBRO, A COMUNICAÇÃO TALVEZ SEJA TRANSMITIDA E CONTROLADA POR PENSAMENTOS. A NEUROCIÊNCIA, A MODIFICAÇÃO GENÉTICA E OUTRAS POSSIBILIDADES, PODERÃO CRIAR UM NOVO SER, FÍSICA E MENTALMENTE COM MAIOR AUTO CONTROLE. CONTINUARÃO AS MESMAS EMOÇÕES? O INTELECTO SE TORNARÁ MAIS SÁBIO? O QUE AGUARDAR, EM RELAÇÃO A NÓS MESMOS.
ENFIM, DEIXANDO AS DIVAGAÇÕES E VOLTANDO À SÉTIMA
ARTE, COM DIFERENTES EXPRESSÕES OU NÃO, OS FILMES, COMERCIAIS E EXPERIMENTAIS, SEMPRE EXISTIRÃO.
RESUMINDO AS INFERÊNCIAS ALCANÇADAS NESTE, ADEUS À LINGUAGEM
É UMA PRODUÇÃO QUE DEFENDE, EM AÇÕES OU CITAÇÕES, A VIDA NATURAL CONTRA A ARTIFICIAL, REFLETE A FRAGILIDADE DA EXISTÊNCIA ANTE SI MESMA, ANTE OS GOVERNOS, ANTE A COMPLEXIDADE DOS COSTUMES SOCIAIS E SOBRE A AMEAÇA DO EXCESSO VIRTUAL À LINGUAGEM TRADICIONAL.
ENTRE CENAS BONITAS, RUDES, ESCURAS OU FEIAS, DIZ O QUE JÁ SABEMOS:
A DESIGUALDADE SOCIAL PROSSEGUIRÁ, BEM COMO AS GUERRAS, DESTRUIÇÕES E A CEGUEIRA ECOLÓGICA, ENQUANTO O ANIMAL HUMANO CONTINUAR IGUAL. 

ESTAS CONSIDERAÇÕES TERÃO SENTIDO SE FOR ISSO MESMO QUE O FILME QUIS DIZER. SE NÃO FOR, ENTÃO, QUE O CINEASTA ME PERDOE.
ENTENDI MENOS, AINDA, DO QUE PENSAVA.


OBS: O TÍTULO, DESTAS CONSIDERAÇÕES, REFERE-SE A MIM. NÃO AO DIRETOR.













LIVRO AQUÉM DO ALÉM - EM CADA ESQUINA


NÃO CONSIGO MAIS
VER TANTA POBREZA!
QUE A VIDA ME PERDOE
MAS, NÃO DÁ PARA SUPORTAR
EM CADA ESQUINA,
A MISÉRIA DE UMA SINA.

ISSO FAZ COM QUE EM MIM RESSOE
UM NOJO PELA FATÍDICA POLÍTICA,
PELA IMORAL JUSTIÇA SOCIAL.  
E PELO RELIGIOSO CINISMO,
QUE SÓ REFORÇA MEU ATEÍSMO.

SE EXISTISSE UM SER SUPREMO,
COMO DEIXARIA CHEGAR AO EXTREMO
DO SER HUMANO COMER LIXO, NAS RUAS.
PARA A SOCIEDADE FICOU TRIVIAL
VER GENTE VIVER AO ACASO,
DOENTES, SUJAS, SEMI NUAS.
E POUCO ESCONDEM, O DESCASO.

INCAPAZ, ANTE A GRAVIDADE,
DESEJO FUGIR, ME ILHAR.
MAS, COMO ME ESCONDER
E FINGIR IGNORAR?


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LIVRO: AQUÉM DO ALÉM - A MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA-CONSIDERAÇÕES




A MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA
AUTOR: DARIO FO
DIREÇÃO: HUGO COELHO
COM: DAN STULBACH, HENRIQUE STROETER, RIBA CARLOVICH, FERNANDO SAMPAIO, MAÍRA CHASSERAUX E RODRIGO BELLA DONA.
TEATRO PORTO SEGURO (SP)
PRIMAVERA DE 2015

ESCRITO EM 1970, ESTE TEXTO, SÓCIO-POLÍTICO, BASEADO NUM CASO VERDADEIRO, RELATA, O SUICÍDIO, NÃO ESCLARECIDO, DE UM FERROVIÁRIO. CONSIDERADO ANARQUISTA, EM UMA DELEGACIA DE POLÍCIA DE MILÃO, NA ITÁLIA, É ACUSADO DE COLOCAR UMA BOMBA NUMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, MATANDO VÁRIAS PESSOAS.
SEM DESCOBRIR A VERDADE E PRESSIONADA PELA IMPRENSA, A POLÍCIA O RESPONSABILIZA COMO CULPADO PELO ATENTADO E CAUSA SUA MORTE.
UTILIZANDO-SE DESSE FATO QUE INDIGNOU A OPINIÃO PÚBLICA ITALIANA PELA FALTA DE PROVAS, O AUTOR DARIO FO, EM FORMA DE CÁUSTICA COMÉDIA, ESCREVEU ESTA PEÇA, NA QUAL UM DOENTE MENTAL, SAÍDO, DIVERSAS VEZES, DE UM HOSPÍCIO, TEM A ENFERMIDADE DE PASSAR-SE POR PERSONAGENS, TAIS COMO ENGENHEIRO, MÉDICO, BISPO E SONHA, UM DIA, PASSAR-SE POR UM JUIZ.
DETIDO POR FALSA IDENTIDADE, É LEVADO PARA A MESMA DELEGACIA DO FATÍDICO ACONTECIMENTO. E VÊ SURGIR SUA OPORTUNIDADE.
FAVORECIDO PELO FATO DO ÚNICO FUNCIONÁRIO QUE O SABIA INSANO, PRECISAR SAIR, APÓS INTENSA ARGUMENTAÇÃO, O ALIENADO ACABA CONVENCENDO OS POLICIAIS SER UM INSPETOR, ENCARREGADO DE ESCLARECER O CASO. QUESTIONA A TODOS, FAZENDO-OS REPETIR AS CENAS ACONTECIDAS. ASSIM, PODERIAM EXPLICAR, MELHOR, COMO OCORREU A MORTE.
SEM SABEREM A VERDADE E SENTINDO-SE CULPADOS, ELES OBEDECEM.
ENTRE OS PERSONAGENS DO ELENCO, HÁ A DE UMA JORNALISTA, QUE DUVIDANDO DA DECLARAÇÃO OFICIAL, TENTA AJUDAR A ELUCIDAR A QUESTÃO.
CAINDO EM VÁRIAS CONTRADIÇÕES, ARMADAS PELA INVESTIGAÇÃO DO DEMENTE, FICA CLARO, O QUE É TÃO COMUM EM QUALQUER DELEGACIA DE POLÍCIA, DE TANTOS PAÍSES: OS POLICIAIS, EMBORA JAMAIS CONFESSASSEM, JOGARAM O PSEUDO ANARQUISTA PELA JANELA E DERAM AO ASSASSINATO, A DESCULPA DE SUICÍDIO, PRETENDENDO ENCERRAR O CASO.
O LOUCO PENSA APENAS EM DIVERTIR-SE COMO JUIZ E ATORMENTAR OS FUNCIONÁRIOS E O DELEGADO, POIS, ATÉ PARA ELE, AS INÚMERAS INCOERÊNCIAS DOS INTERROGADOS EVIDENCIAM A MENTIRA.
A ENCENAÇÃO É INTERESSANTE E INICIA-SE, COM ATORES, VINDO DO FUNDO DA PLATEIA, TOCANDO ALEGRE CANÇÃO. NO PALCO, LOGO DE INÍCIO, HÁ UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O CASO, FEITA POR DAN STULBACH, NUMA GRANDE INTEIRAÇÃO COM O PÚBLICO, ATRAVÉS DE PERGUNTAS, DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS QUE AINDA NADA TÊM A VER COM O TEMA, EM COMO SE PENSOU REALIZAR A MONTAGEM TEATRAL E MUITAS CONVERSAS E BRINCADEIRAS, NUMA DESCONTRAÇÃO PROPOSITAL.
ALÉM DOS ATORES, UM TECLADISTA FAZ A IMITAÇÃO DE SONS, COM A BOCA, E TOCA OS ACORDES NECESSÁRIOS AO CLIMA DO MOMENTO EXIBIDO, DANDO GRANDE MOVIMENTAÇÃO AO ESPETÁCULO.
APESAR DE TRATAR-SE DE UMA FARSA SOBRE UM GRAVE CASO POLICIAL, NÃO SEI SE O ORIGINAL ITALIANO EXIGE TANTA COMICIDADE COMO ESSA ENCENAÇÃO APRESENTOU.
À MEDIDA QUE SE DESENVOLVE O TEXTO, OS ATORES INCLUEM VÁRIAS IMPROVISAÇÕES, PERCEBIDAS PELA ASSISTÊNCIA, PROVOCANDO O RISO DE TODOS, PRINCIPALMENTE O DELES MESMOS, QUE PARECEM DIVERTIREM-SE COM A ATUAÇÃO. NÃO QUE ISSO PREJUDICASSE A PEÇA, QUE ALIÁS É, MESMO, UMA GRANDE DENÚNCIA, EM TOM DE PARÓDIA. MAS, FICA MUITO EVIDENTE A FOLIA NO PALCO, COMO UMA GOSTOSA ANARQUIA.
O CENÁRIO APRESENTA UMA BEM CONSTRUÍDA REPARTIÇÃO PÚBLICA POLICIAL. OS ATORES ESTÃO BONS, SUSTENTANDO, CONVENIENTEMENTE, A ENCENAÇÃO E SATISFAZENDO OS ESPECTADORES QUE DELEITARAM-SE COM A BURLESCA AÇÃO.
PARA MIM, A REPRESENTAÇÃO PODERIA SER MAIS SÉRIA. ASSIM O RISO NÃO SUPLANTARIA A GRAVIDADE DO ACONTECIDO. MAS, COMO DISSE, NÃO SEI SE O AUTOR EXIGE ESSA ANÁRQUICA LIBERDADE, NÃO SÓ PARA RIDICULARIZAR O ATO POLICIAL, JÁ QUE UM LOUCO SE PASSA COMO JUIZ DO FATO, MAS, ACENTUAR A FARSA DO QUE É A JUSTIÇA, QUANDO AGE CONFORME O PRÓPRIO INTERESSE.
OU, TALVEZ, TAMBÉM, SÓ PUDESSE REVELAR A INCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DE UMA OBRA BUFA, VISTO, NA ÉPOCA, A ITÁLIA ESTAR SOFRENDO INÚMEROS PROBLEMAS
EM RELAÇÃO À POLÍTICA, À MAFIA, À TERRORISTAS E PROTESTOS POPULARES GENERALIZADOS.                              
DE QUALQUER MANEIRA O PÚBLICO, RINDO COMO SE TIVESSE ASSISTIDO UMA BOA COMÉDIA, PARECE SAIR DO TEATRO, SEM SUBSÍDIOS PARA REFLEXÃO SOBRE A GRAVIDADE DO TEMA: QUE OS POLICIAIS PODEM SER TÃO ASSASSINOS COMO OS BANDIDOS.
NA VIDA REAL, ESSE CASO FOI ESCLARECIDO MUITOS ANOS DEPOIS. 

OBS: DARIO FO, ESCRITOR E DRAMATURGO ITALIANO, ESCREVEU VÁRIOS LIVROS E PEÇAS TEATRAIS. ENTRE VÁRIAS LÁUREAS, RECEBEU O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA EM 1997.    

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LIVRO : AQUÉM DO ALÉM - A MORTE E O SONHO

NÃO, NÃO É SHAKESPEARE, NEM HAMLET, É APENAS A CURIOSIDADE QUE SEMPRE TENHO EM SABER DE ONDE VÊM IMAGENS NUNCA VIVIDAS OU IMAGINADAS, POVOAR NOSSO SONO. JÁ FIZ, INCLUSIVE, VERSO SOBRE SONHOS ESTRANHOS E INCÔMODOS.
EM RELAÇÃO À MORTE DE PESSOAS QUERIDAS, TENHO ALGUNS BASTANTE CURIOSOS.
POR EXEMPLO, A MORTE SÚBITA DE UM AMIGO DA MESMA IDADE, 28 ANOS, (NA ÉPOCA) QUE ME ABALOU BASTANTE. ERA UM RAPAZ CULTO E RICO. VIAJAVA MUITO, POR SE INTERESSAR POR ARTE, E CONHECIA TODOS OS MUSEUS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO. NÃO TRABALHAVA, POIS NÃO PRECISAVA. SENTIA UM GRANDE TÉDIO PELA VIDA. SEMPRE DIZIA ANSIAR PELO FIM E UM DIA O COLOCOU.
NOSSO GRUPO E EU FICAMOS, NÃO SÓ TRISTES, PORÉM, ATÔNITOS, POR NÃO PERCEBERMOS QUE O QUE ACHÁVAMOS SER BRINCADEIRA ESCONDIA UMA DOENÇA DEPRESSIVA INTENSA. PARTICULARMENTE, FIQUEI MUITO COMOVIDO.
SEMANAS DEPOIS, SONHEI COM ELE. VINHA ME DIZER QUE ESTAVA, FINALMENTE, FELIZ, NUM LUGAR DE PAZ.
SEU ROSTO FEIO, TINHA UMA LUMINOSIDADE QUE O TORNAVA BONITO. ACORDEI, EM SEGUIDA, COM UM BARULHO, EXTREMAMENTE, ALTO, NO MEU QUARTO E FIQUEI IMPRESSIONADO. MAS, ALEGRE, APESAR DE NÃO ACREDITAR EM MENSAGENS DO ALÉM. SU
A EXPRESSÃO DE TRANQUILIDADE ME LEVOU A CONTAR ESSA HISTÓRIA PARA A SUA MÃE. ELA FICOU CONTENTE, MAS SOUBE, DEPOIS, QUE LAMENTOU, PARA A FILHA, PORQUE EU, UM AMIGO, TENHA TIDO ESSE SONHO E NÃO ELA, A MÃE.
SUA DOR ERA TANTA QUE FOI A MINAS GERAIS CONSULTAR O PARANORMAL CHICO XAVIER, PARA SE ORIENTAR CONTINUAR A VIVER.                                        
AO CONTAR MEU SONHO, ELE DISSE QUE A TRISTEZA DELA ERA TÃO GRANDE QUE O FILHO NÃO CONSEGUIA SE COMUNICAR E BUSCOU UM CAMINHO SECUNDÁRIO, PARA CHEGAR ATÉ ELA. E PROVOCOU O BARULHO PARA QUE EU ACORDASSE E NÃO ESQUECESSE.
AQUELA IMAGEM SORRIDENTE DE MEU AMIGO, AFASTOU A MINHA TRISTEZA.
SEM DESRESPEITAR TÃO GRANDE AUTORIDADE ESPÍRITA, NÃO SOU DADO A CRER NESSE TIPO DE ACONTECIMENTO E, NA REALIDADE, SEI QUE SONHEI O QUE DESEJAVA QUE TIVESSE ACONTECIDO.
EMBORA, A MAIORIA DO QUE SONHO SEJA DESAGRADÁVEL. QUASE SEMPRE ESTOU SUFOCADO POR ARQUITETURAS OU POR MULTIDÕES, DAS QUAIS NÃO CONSIGO SAIR. NEM SEI QUAL A RAZÃO.
EM RELAÇÃO A FALECIMENTOS, NO ENTANTO, É DIFERENTE.
AO PERDER, INESPERADAMENTE, UMA TIA QUERIDA, COM QUEM ME DAVA MUITO, POR SER POUCO MAIS VELHA DO QUE EU E MUITO AMIGA, TIVE MOMENTOS DE ENORME DESILUSÃO EM RELAÇÃO À VIDA.
TENHO PEQUENAS POSSES DE ARTE E ANTIGUIDADES E RESOLVI POR TUDO À VENDA, POR ACHAR QUE COM A PERDA DE UMA VIDA, NÃO PODIA MAIS ME OCUPAR COM ESSAS FUTILIDADES. COLOQUEI O PLANO EM AÇÃO E  ESTRANHEI NADA SER VENDIDO. APÓS UM ANO, MUDEI DE IDEIA. AINDA AS MANTENHO. COMO SOU MUITO LIGADO EM COISAS MATERIAIS, CREIO QUE QUIS ME PUNIR. SONHEI QUASE UM ANO COM ESSA TIA. E AMBOS SABÍAMOS QUE ELA NÃO ESTAVA VIVA. ANDÁVAMOS POR LUGARES NORMAIS, ATÉ FESTAS.
E EU QUESTIONAVA: - MAS, VOCÊ NÃO MORREU?                                                           
CERTA NOITE, ELA VEIO COMO QUE SE DESPEDIR. ME ABRAÇOU LONGAMENTE E DISSE QUE NÃO MAIS VIRIA. HOJE, LEMBRO MUITO, CONTUDO, RARAMENTE SONHO COM ELA.
O ESQUISITO, NISSO, É QUE SEMPRE SEI QUE A PESSOA MORREU. E EU ESTOU JUNTO A ELAS, VIVO.
NOVO CASO, FOI A MORTE, ATÉ DESEJADA, PELO SEU SOFRIMENTO, DE UM OUTRO GRANDE AMIGO, BEM MAIS VELHO QUE EU. FOMOS MUITO UNIDOS, COMO PAI E FILHO E ELE ME INTRODUZIU NUM MUNDO DE ARTE, INTELECTUALIDADE E DE PERSONALIDADES, QUE SEM ELE, JAMAIS CONHECERIA.
SUA MORTE TAMBÉM NOS DEIXOU MUITO VAZIOS E MINHA CONVIVÊNCIA COM SUA ESPOSA SE TORNOU MAIOR, TALVEZ PARA SUPRIRMOS PARTE DA PERDA. SONHEI COM ELE, APENAS, UMA VEZ. ERA UM LUGAR FÍSICO, UMA CASA COMUM, CONVERSÁVAMOS E EU DISSE QUE ME SENTIA, ALI, COMPLETAMENTE FELIZ. ELE PERGUNTOU:
- ENTÃO, PORQUE NÃO FICA?
- NÃO POSSO.
E ACORDEI.  

DESSAS E DE TANTAS PESSOAS QUE SE FORAM, RECORDO, ACORDADO E COM SAUDADES, DE VÁRIAS PASSAGENS. ÀS VEZES, CHEGO A RIR, ALTO, DE GOSTOSAS LEMBRANÇAS. E COM TRISTEZA DE OUTRAS.
JÁ COMENTEI, EM UM TEXTO, QUE FUI AFILHADO DO CARDEAL MOTTA, ARCEBISPO DE SÃO PAULO.
NÃO ME LEMBRO DE TER SONHADO COM ELE, TALVEZ PORQUE NOSSO RELACIONAMENTO SE DISTANCIOU DEMAIS, NO TEMPO.
NOITES ATRÁS, SEM QUALQUER RAZÃO APARENTE, SONHEI E DE MANEIRA MUITO SINGULAR.
QUIS LHE RENDER UMA HOMENAGEM E ENTREI NUMA ENORME CRIPTA, NA QUAL, VÁRIOS ECLESIÁSTICOS IMPORTANTES ERAM COLOCADOS.
COLOCADOS, PORQUE NENHUM ESTAVA ENTERRADO. ESTAVAM COMO QUE EM GRANDE PRATELEIRAS DE MÁRMORES, FINAMENTE TRABALHADOS, PARAMENTADOS COM SUAS VESTES E MITRAS, EM GRANDE LUXO, FALECIDOS. UM PADRE GUIA ESTAVA COMIGO E QUANDO CHEGAMOS PERTO DO CARDEAL, VI ELE SE MEXER E ME OLHAR. FALEI, SURPRESO, AO GUIA, QUE ELE NÃO TINHA MORRIDO, MAS O PADRE DISSE QUE ERA MINHA IMAGINAÇÃO.
IMAGINAÇÃO TUDO É, MAS PORQUE ELAS VÊM DO NADA E SÃO TÃO INTRIGANTES É QUE SURPREENDEM.
ALGUMAS SÃO TÃO EVIDENTES QUE NÃO É PRECISO NENHUM FREUD PARA ESCLARECÊ-LAS. COMO A CULPA QUE SINTO EM RELAÇÃO A ESSE CARDEAL, A QUEM INCOMODEI TANTO PARA SER PADRE E NO FIM DESISTI. MAS, OUTRAS SERIAM BOAS PESQUISAS PARA PSICANALISTAS OU ESPÍRITAS INTERESSADOS. ESPECIALMENTE PORQUE EU E ELAS SABEMOS QUE ELAS ESTÃO MORTAS, EMBORA ESTEJAMOS JUNTOS.
SONHO, QUASE QUE TODA NOITE, COM MINHA MÃE, JÁ QUE PENSO NELA TODO DIA. NOS SONHOS BIZARROS QUE RELATEI (E EM OUTROS QUE NÃO), COM PESSOAS QUE JÁ PARTIRAM DESTA VIDA, ELA É A ÚNICA QUE ESTÁ VIVA. QUE NÃO MORREU. E SUA IDA JÁ OCORREU HÁ VÁRIOS ANOS. PARECE ÓBVIO QUE ME RECUSO A CONSIDERAR QUE ELA NÃO ESTEJA MAIS COMIGO.
CREIO QUE A MAIORIA DOS SONHOS REPRESENTEM NOSSOS DESEJOS, MAS OUTROS, NÃO TENHO A MENOR IDEIA DA RAZÃO DE SEREM TÃO ESTRANHOS À MENTE E INDESEJÁVEIS. ESSES, TALVEZ, ALGUNS FREUDS EXPLICASSEM.