quinta-feira, 5 de novembro de 2015

LIVRO AQUÉM DO ALÉM - ADEUS À GODARD ?!

ADEUS À LINGUAGEM
DIREÇÃO: JEAN LUC GODARD
ANO:2015


A SINOPSE NÃO PODERIA SER MAIS SIMPLES: UMA MULHER TEM UM ROMANCE COM UM HOMEM. (UM FOTÓGRAFO?). PARECEM AMANTES, JÁ QUE ELE FAZ
PERGUNTAS SOBRE O MARIDO. SÃO ACOMPANHADOS POR UM SIMPÁTICO
CACHORRO, QUE ELA PREFERE TER, PARA SUBSTITUIR UM FILHO. DURANTE TODO O FILME, O CASAL DISCUTE A EXISTÊNCIA E  O RELACIONAMENTO, QUE JÁ SUPORTOU GRANDES BRIGAS, ATÉ COM SANGUE, REPETIDAMENTE MOSTRADO, NO SENTIDO DA FRAGILIDADE DAS UNIÕES.

AO ANIMAL, QUE VAGA, PLÁCIDO, PELAS CENAS, (ENTRE AS MAIS BONITAS,
PROPOSITALMENTE) A AÇÃO HUMANA, NÃO PASSA DE TOTAL ABSTRAÇÃO. A ELE INTERESSA, APENAS, O QUE FOR ÚTIL À SUA NATUREZA, NUMA METÁFORA DE QUE O HOMEM ESTÁ PERDENDO A VISÃO DO NECESSÁRIO, NO MUNDO EM QUE VIVE.
SEMPRE TIVE A IMPRESSÃO QUE GODARD FALA PARA SI. NO FILME,  FAZ COM QUE O CASAL EMITA INÚMERAS IDEIAS FILOSÓFICAS E POLÍTICAS, NUMA NARRATIVA COMPLICADA, ENTREMEADA POR INTERMINÁVEIS CITAÇÕES.
NO INÍCIO, APÓS CENAS DE UM BELO VAPOR, UM PORTO E PESSOAS, HÁ UM SENHOR FOLHEANDO LIVROS DE EZRA POUND, DE DOSTOIEVSK, DO POETA SOLZHENYTSEN E OUTROS, COMO A ESSÊNCIA DA LITERATURA. AO LADO, JOVENS ESPIAM O MESMO POETA RUSSO PELO CELULAR, SEM MAIORES
REVERÊNCIAS. TERIAM A INTENÇÃO DE DIZER QUE A TÉCNICA SUBSTITUIRÁ A
LEITURA TRADICIONAL? SERIA UM CONFLITO DE GERAÇÕES? OU TUDO É A MESMA COISA, SÓ DIFERENCIANDO O VEÍCULO?
OUTROS FATOS ACONTECEM ENTRE UM SENHOR AUTORITÁRIO QUE QUER
DOMINAR UMA JOVEM, QUE É, POR ELE, CONSTANTEMENTE MALTRATADA. MAS, QUE NÃO SE DEIXA VENCER, POIS PARA ELA, NADA IMPORTA.
SERIA A JUVENTUDE DESESTIMULADA COM O PODER OU O PODER LUTANDO CONTRA O NOVO? TUDO É TÃO DISCUTÍVEL, COMO ENTENDIMENTO, QUE A HISTÓRIA E A REPRESENTAÇÃO PARECEM APENAS ACESSÓRIOS PARA O PROSELITISMO DO DIRETOR, COMO SEMPRE.
PRODUZIDO EM 3D, ADEUS À LINGUAGEM APRESENTA INCOMPREENSÍVEL FRAGMENTAÇÃO DE IMAGENS, SONORIZADAS POR INEXPLICÁVEIS RUÍDOS.        
A EDIÇÃO DAS CENAS É REPENTINA E HÁ EXAGERADA SATURAÇÃO DE CORES.
APESAR DE COMO ARTE SEREM TELAS PICTÓRICAS INTERESSANTES, TAL ATITUDE PODE CONTER UMA CRÍTICA À NOVA TÉCNICA, COMO QUE PARA DESMISTIFICÁ-LA, JÁ QUE GODARD SEMPRE FOI CONTRA O CINEMA COMERCIAL, ESPECIALMENTE O NORTE-AMERICANO. HÁ, INCLUSIVE, TECNICAMENTE, UMA INVERSÃO DA 3D, LANÇADA PARA O FUNDO DA CENA.
AS TOMADAS MAIS BONITAS SÃO AS LIGADAS À NATUREZA, COM O CACHORRO PASSEANDO POR ELAS. O BELO VAPOR NAVEGA EM TRANQUILAS ÁGUAS, COM INTERMINÁVEIS IDAS E VINDAS E PESSOAS SUBINDO E DESCENDO.

(SERIA A INSINUAÇÃO DE COMO DEVERÍAMOS CONVIVER NO BARCO DA VIDA? )
NAS CENAS INTERNAS DO CASAL, A TELEVISÃO ESTÁ, CONTINUAMENTE, LIGADA EM FILMES ANTIGOS, OSTENTANDO O PASSADO NO PRESENTE. DIVERSAS VEZES, O ÁUDIO CONTÉM FRASES FORA DO CONTEXTO DA IMAGEM.
NA CONTINUADA CONVERSA COM A AMANTE, O RAPAZ DIZ FOTOGRAFAR A REALIDADE SOCIAL AO LADO DA NATUREZA. COMO SE O HOMEM ESTIVESSE
POUCO LIGADO À ELA, MODIFICANDO-A E CRIANDO INVENÇÕES INÚTEIS.

A MENSAGEM, AQUI, PODERIA SER UM TRISTE ADEUS À LINGUAGEM VERBALIZADA, EM RAZÃO DE SER, CADA VEZ MAIOR, A UTILIZAÇÃO DA ELETRÔNICA. NESSE SENTIDO, CITA OPINIÕES DE JACQUES ELLUL, COMO UM GRANDE PROFETA DO FUTURO TÉCNICO-CIENTÍFICO, DO TERRORISMO SOCIAL, DA FORÇA DA PROPAGANDA, DA NANOTECNOLOGIA.  ESSE TEÓRICO, FOI, SEMPRE, CONTRÁRIO AO GOOGLE, IPHONES, E-MAILS.                             
AS MAIS DIFERENTES AÇÕES, COM MUITO NUDISMO, SEXO E NATURALISMOS
ESCATOLÓGICOS, SÃO EXIBIDAS. PARA O RAPAZ, NA REALIDADE, SÓ EXISTE IGUALDADE, ENTRE OS HUMANOS, NO SEXO E NA UTILIZAÇÃO DO BANHEIRO.
INÚMERAS SÃO AS REFERÊNCIAS À MONET, SHELLEY, FAULKNER, EINSTEIN, RODIN, RILKE E TANTAS OUTRAS, ÀS VEZES CONTRADITÓRIAS, SOBRE O PROPÓSITO DE NÃO HAVER NECESSIDADE DE CRIAR O DESNECESSÁRIO, QUE O HOMEM É INSENSÍVEL AO SEU AMBIENTE E QUE SÓ OS DIFERENTES SÃO LIVRES.
O DEBATE EXISTENCIAL CONTINUA COMENTANDO A CONVIVÊNCIA, A FALTA DE SIMPLICIDADE NO VIVER, A CRIAÇÃO DO HOMEM, POR DEUS, PARA SER HUMILHADO, O DESEJO ODIOSO DE FELICIDADE E O PROLETARIADO NO COMANDO DO PODER. TODAS AS CITAÇÕES SÃO FEITAS PELOS PROTAGONISTAS, POR OUTROS INESPERADOS PERSONAGENS OU POR LEITURAS. O FILME É ENTRECORTADO, POR TEMAS: ADEUS – LINGUAGEM - A DEUS E, POR VÁRIOS SUB-TÍTULOS, COMO EM OUTROS FILMES DO DIRETOR.

COM AÇÃO DESCONTÍNUA, PARECE UM JOGO A SER MONTADO.
ALÉM DA COR, É FILMADO EM BRANCO E PRETO E SÃO UTILIZADAS CENAS REAIS, DE ANTIGOS FILMES. HÁ MOMENTOS EM QUE A TELA É INTEIRAMENTE COBERTA, POR RABISCOS E POR INTERVALOS EM PRETO (?!).

E O FILME ACABA EM COLORIDAS E BELAS PAISAGENS.
ESTE CINEASTA FRANCÊS, INOVADOR E DIFERENTE, EMBORA, ÀS VEZES, AINDA SURPREENDA, TORNOU-SE, INFELIZMENTE, INEXPLICÁVEL, PARA MIM, HÁ MUITO TEMPO. O JEAN LUC GODARD DE ACOSSADO ME PARECEU GENIAL.
OUTROS, COMO O DESPRÊZO, PIERROT LE FOU E A CHINESA, FORAM O DERRADEIRO ENTENDIMENTO. AO ASSISTIR E TENTAR DECIFRAR NOVOS FILMES, DESISTI.
ESTE, APRESENTA CENAS DE ÁGUAS, CÉU E FLORES MUITO BONITAS.
A COMPREENSÃO FICA AO CRITÉRIO DA OPINIÃO DE CADA UM.
APESAR DE DIZER MUITAS VERDADES, QUERENDO CRITICAR E ENSINAR O MELHOR VIVER (MESMO NÃO SENDO NENHUM SPINOZA OU NIETZCHE), CONTINUO REPETINDO QUE, PELO SEU EGO EXAGERADO, ACREDITO QUE A ELE SÓ INTERESSE FILOSOFAR, UTILIZANDO UMA RETÓRICA IDEOLÓGICA POLÍTICA JÁ ANTIGA, ANTE A REALIDADE DO MUNDO ATUAL.      
PREOCUPA-SE, AINDA, EM CONTINUAR A CLAMAR POR MAO E CHE GUEVARA, COMO
ANTERIORMENTE EXALTAVA O MESMO MAO, LENIN, CASTRO, KOSSYGUINE E OUTROS, NUMA CONTÍNUA ACUSAÇÃO AO CAPITALISMO, QUE, NO ENTANTO, USUFRUI.
TEM RAZÃO QUANDO ATACA O PODER DO ESTADO E O CIDADÃO SER
SUBMETIDO ÀS SUAS MENTIRAS, O QUE ACONTECE EM TODO REGIME POLÍTICO,
CAPITALISTA OU SOCIALISTA.
TENHO A IMPRESSÃO QUE NESTA FILMAGEM, SUA CRÍTICA SE REFERE,
A GRANDE IMPOSIÇÃO, À VIDA, DA TECNOCRACIA GLOBAL.
AS REDES SOCIAIS ESTÃO INSTITUINDO NOVOS MEIOS DE CONVIVÊNCIA, NOVA ESCRITA E NOVAS METÁFORAS. UM FILME COM O TÍTULO ADEUS À LINGUAGEM, FAZ PENSAR QUE, ENTRE AS DIVERSAS CONJECTURAS, O SIGNIFICADO POSSA SER A INVASÃO VIRTUAL, JÁ INSINUADA NO INÍCIO, NO CONFRONTO ENTRE LIVROS E CELULARES. ENTRE IDOSOS E JOVENS. E O ABANDONO AOS ANTIGOS VALORES CULTURAIS. TALVEZ, SEJA POR ISSO QUE A PRIMEIRA CAPA DE LIVRO QUE APARECE É DE POUND, QUE FAZIA REUNIÕES CONTRA A DESAGREGAÇÃO LITERÁRIA NO MUNDO MODERNO.   
SE REALMENTE FOR A PRINCIPAL MENSAGEM, ESSA INTERAÇÃO, AO DIRETOR, NÃO DEVIA MAIS SER ESTRANHA. É A VOZ DA JOVEM GERAÇÃO QUE CONTINUARÁ INOVANDO, ABRANGENDO O PENSAMENTO ESCRITO POR MEIO DA IMAGEM. NÃO CREIO QUE UMA NOVIDADE VENHA DESTRUIR O SIGNIFICADO DE OUTRA. NÃO HÁ DIMINUIÇÃO, HÁ CONTINUIDADE, ACRÉSCIMO E MODIFICAÇÕES. PELO MENOS ASSIM IMAGINO. O LIVRO PODERÁ ACABAR, EM PAPEL, MAS A LITERATURA SOBREVIVERÁ EM E-BOOKS, COMPUTADORES E NAS NUVENS, COMO, TAMBÉM, TODAS AS OUTRAS ARTES E AS CIÊNCIAS. O SUPORTE PODERÁ SER DIFERENTE. A ESSÊNCIA SERÁ QUASE SEMPRE A MESMA, SE, MENTALMENTE, NÃO NOS MODIFICARMOS, POIS, PARAFRASEANDO OS FILÓSOFOS RICHARD AVENARIUS, NO SÉCULO 19 E ORTEGA Y GASSET, NO SÉCULO 20,  E AMPLIANDO O CONCEITO PARA A ATUALIDADE, NÓS SOMOS NÓS, NAS NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS. NA WEB, AS PESSOAS CONTINUARÃO SE INFORMANDO, ESCREVENDO E LENDO
.
NO CINEMA, QUE VENHAM OUTRAS DIMENSÕES, COMO A HOLOGRÁFICA, COM A AÇÃO AO VIVO, COMO, ALIÁS, JÁ É POSSÍVEL NA TELEVISÃO.
A LINGUAGEM SEMPRE FOI DINÂMICA. SE ANTES EXPRESSAVA-SE POR SONS GUTURAIS, POR ESCRITOS À PEDRA OU POR TAMBOR, HOJE COMUNICA-SE, AO PLANETA, EM SEGUNDOS, PELA INTERNET. E NOVAS TÉCNICAS CONTINUARÃO A SURGIR.

A CIÊNCIA NÃO TEM LIMITES TANTO EM RELAÇÃO AO SER HUMANO QUANTO AO UNIVERSO. NO FUTURO, ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE ELETRODOS NO CÉREBRO, A COMUNICAÇÃO TALVEZ SEJA TRANSMITIDA E CONTROLADA POR PENSAMENTOS. A NEUROCIÊNCIA, A MODIFICAÇÃO GENÉTICA E OUTRAS POSSIBILIDADES, PODERÃO CRIAR UM NOVO SER, FÍSICA E MENTALMENTE COM MAIOR AUTO CONTROLE. CONTINUARÃO AS MESMAS EMOÇÕES? O INTELECTO SE TORNARÁ MAIS SÁBIO? O QUE AGUARDAR, EM RELAÇÃO A NÓS MESMOS.
ENFIM, DEIXANDO AS DIVAGAÇÕES E VOLTANDO À SÉTIMA
ARTE, COM DIFERENTES EXPRESSÕES OU NÃO, OS FILMES, COMERCIAIS E EXPERIMENTAIS, SEMPRE EXISTIRÃO.
RESUMINDO AS INFERÊNCIAS ALCANÇADAS NESTE, ADEUS À LINGUAGEM
É UMA PRODUÇÃO QUE DEFENDE, EM AÇÕES OU CITAÇÕES, A VIDA NATURAL CONTRA A ARTIFICIAL, REFLETE A FRAGILIDADE DA EXISTÊNCIA ANTE SI MESMA, ANTE OS GOVERNOS, ANTE A COMPLEXIDADE DOS COSTUMES SOCIAIS E SOBRE A AMEAÇA DO EXCESSO VIRTUAL À LINGUAGEM TRADICIONAL.
ENTRE CENAS BONITAS, RUDES, ESCURAS OU FEIAS, DIZ O QUE JÁ SABEMOS:
A DESIGUALDADE SOCIAL PROSSEGUIRÁ, BEM COMO AS GUERRAS, DESTRUIÇÕES E A CEGUEIRA ECOLÓGICA, ENQUANTO O ANIMAL HUMANO CONTINUAR IGUAL. 

ESTAS CONSIDERAÇÕES TERÃO SENTIDO SE FOR ISSO MESMO QUE O FILME QUIS DIZER. SE NÃO FOR, ENTÃO, QUE O CINEASTA ME PERDOE.
ENTENDI MENOS, AINDA, DO QUE PENSAVA.


OBS: O TÍTULO, DESTAS CONSIDERAÇÕES, REFERE-SE A MIM. NÃO AO DIRETOR.













LIVRO AQUÉM DO ALÉM - EM CADA ESQUINA


NÃO CONSIGO MAIS
VER TANTA POBREZA!
QUE A VIDA ME PERDOE
MAS, NÃO DÁ PARA SUPORTAR
EM CADA ESQUINA,
A MISÉRIA DE UMA SINA.

ISSO FAZ COM QUE EM MIM RESSOE
UM NOJO PELA FATÍDICA POLÍTICA,
PELA IMORAL JUSTIÇA SOCIAL.  
E PELO RELIGIOSO CINISMO,
QUE SÓ REFORÇA MEU ATEÍSMO.

SE EXISTISSE UM SER SUPREMO,
COMO DEIXARIA CHEGAR AO EXTREMO
DO SER HUMANO COMER LIXO, NAS RUAS.
PARA A SOCIEDADE FICOU TRIVIAL
VER GENTE VIVER AO ACASO,
DOENTES, SUJAS, SEMI NUAS.
E POUCO ESCONDEM, O DESCASO.

INCAPAZ, ANTE A GRAVIDADE,
DESEJO FUGIR, ME ILHAR.
MAS, COMO ME ESCONDER
E FINGIR IGNORAR?


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

LIVRO: AQUÉM DO ALÉM - A MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA-CONSIDERAÇÕES




A MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA
AUTOR: DARIO FO
DIREÇÃO: HUGO COELHO
COM: DAN STULBACH, HENRIQUE STROETER, RIBA CARLOVICH, FERNANDO SAMPAIO, MAÍRA CHASSERAUX E RODRIGO BELLA DONA.
TEATRO PORTO SEGURO (SP)
PRIMAVERA DE 2015

ESCRITO EM 1970, ESTE TEXTO, SÓCIO-POLÍTICO, BASEADO NUM CASO VERDADEIRO, RELATA, O SUICÍDIO, NÃO ESCLARECIDO, DE UM FERROVIÁRIO. CONSIDERADO ANARQUISTA, EM UMA DELEGACIA DE POLÍCIA DE MILÃO, NA ITÁLIA, É ACUSADO DE COLOCAR UMA BOMBA NUMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, MATANDO VÁRIAS PESSOAS.
SEM DESCOBRIR A VERDADE E PRESSIONADA PELA IMPRENSA, A POLÍCIA O RESPONSABILIZA COMO CULPADO PELO ATENTADO E CAUSA SUA MORTE.
UTILIZANDO-SE DESSE FATO QUE INDIGNOU A OPINIÃO PÚBLICA ITALIANA PELA FALTA DE PROVAS, O AUTOR DARIO FO, EM FORMA DE CÁUSTICA COMÉDIA, ESCREVEU ESTA PEÇA, NA QUAL UM DOENTE MENTAL, SAÍDO, DIVERSAS VEZES, DE UM HOSPÍCIO, TEM A ENFERMIDADE DE PASSAR-SE POR PERSONAGENS, TAIS COMO ENGENHEIRO, MÉDICO, BISPO E SONHA, UM DIA, PASSAR-SE POR UM JUIZ.
DETIDO POR FALSA IDENTIDADE, É LEVADO PARA A MESMA DELEGACIA DO FATÍDICO ACONTECIMENTO. E VÊ SURGIR SUA OPORTUNIDADE.
FAVORECIDO PELO FATO DO ÚNICO FUNCIONÁRIO QUE O SABIA INSANO, PRECISAR SAIR, APÓS INTENSA ARGUMENTAÇÃO, O ALIENADO ACABA CONVENCENDO OS POLICIAIS SER UM INSPETOR, ENCARREGADO DE ESCLARECER O CASO. QUESTIONA A TODOS, FAZENDO-OS REPETIR AS CENAS ACONTECIDAS. ASSIM, PODERIAM EXPLICAR, MELHOR, COMO OCORREU A MORTE.
SEM SABEREM A VERDADE E SENTINDO-SE CULPADOS, ELES OBEDECEM.
ENTRE OS PERSONAGENS DO ELENCO, HÁ A DE UMA JORNALISTA, QUE DUVIDANDO DA DECLARAÇÃO OFICIAL, TENTA AJUDAR A ELUCIDAR A QUESTÃO.
CAINDO EM VÁRIAS CONTRADIÇÕES, ARMADAS PELA INVESTIGAÇÃO DO DEMENTE, FICA CLARO, O QUE É TÃO COMUM EM QUALQUER DELEGACIA DE POLÍCIA, DE TANTOS PAÍSES: OS POLICIAIS, EMBORA JAMAIS CONFESSASSEM, JOGARAM O PSEUDO ANARQUISTA PELA JANELA E DERAM AO ASSASSINATO, A DESCULPA DE SUICÍDIO, PRETENDENDO ENCERRAR O CASO.
O LOUCO PENSA APENAS EM DIVERTIR-SE COMO JUIZ E ATORMENTAR OS FUNCIONÁRIOS E O DELEGADO, POIS, ATÉ PARA ELE, AS INÚMERAS INCOERÊNCIAS DOS INTERROGADOS EVIDENCIAM A MENTIRA.
A ENCENAÇÃO É INTERESSANTE E INICIA-SE, COM ATORES, VINDO DO FUNDO DA PLATEIA, TOCANDO ALEGRE CANÇÃO. NO PALCO, LOGO DE INÍCIO, HÁ UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O CASO, FEITA POR DAN STULBACH, NUMA GRANDE INTEIRAÇÃO COM O PÚBLICO, ATRAVÉS DE PERGUNTAS, DE NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS QUE AINDA NADA TÊM A VER COM O TEMA, EM COMO SE PENSOU REALIZAR A MONTAGEM TEATRAL E MUITAS CONVERSAS E BRINCADEIRAS, NUMA DESCONTRAÇÃO PROPOSITAL.
ALÉM DOS ATORES, UM TECLADISTA FAZ A IMITAÇÃO DE SONS, COM A BOCA, E TOCA OS ACORDES NECESSÁRIOS AO CLIMA DO MOMENTO EXIBIDO, DANDO GRANDE MOVIMENTAÇÃO AO ESPETÁCULO.
APESAR DE TRATAR-SE DE UMA FARSA SOBRE UM GRAVE CASO POLICIAL, NÃO SEI SE O ORIGINAL ITALIANO EXIGE TANTA COMICIDADE COMO ESSA ENCENAÇÃO APRESENTOU.
À MEDIDA QUE SE DESENVOLVE O TEXTO, OS ATORES INCLUEM VÁRIAS IMPROVISAÇÕES, PERCEBIDAS PELA ASSISTÊNCIA, PROVOCANDO O RISO DE TODOS, PRINCIPALMENTE O DELES MESMOS, QUE PARECEM DIVERTIREM-SE COM A ATUAÇÃO. NÃO QUE ISSO PREJUDICASSE A PEÇA, QUE ALIÁS É, MESMO, UMA GRANDE DENÚNCIA, EM TOM DE PARÓDIA. MAS, FICA MUITO EVIDENTE A FOLIA NO PALCO, COMO UMA GOSTOSA ANARQUIA.
O CENÁRIO APRESENTA UMA BEM CONSTRUÍDA REPARTIÇÃO PÚBLICA POLICIAL. OS ATORES ESTÃO BONS, SUSTENTANDO, CONVENIENTEMENTE, A ENCENAÇÃO E SATISFAZENDO OS ESPECTADORES QUE DELEITARAM-SE COM A BURLESCA AÇÃO.
PARA MIM, A REPRESENTAÇÃO PODERIA SER MAIS SÉRIA. ASSIM O RISO NÃO SUPLANTARIA A GRAVIDADE DO ACONTECIDO. MAS, COMO DISSE, NÃO SEI SE O AUTOR EXIGE ESSA ANÁRQUICA LIBERDADE, NÃO SÓ PARA RIDICULARIZAR O ATO POLICIAL, JÁ QUE UM LOUCO SE PASSA COMO JUIZ DO FATO, MAS, ACENTUAR A FARSA DO QUE É A JUSTIÇA, QUANDO AGE CONFORME O PRÓPRIO INTERESSE.
OU, TALVEZ, TAMBÉM, SÓ PUDESSE REVELAR A INCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DE UMA OBRA BUFA, VISTO, NA ÉPOCA, A ITÁLIA ESTAR SOFRENDO INÚMEROS PROBLEMAS
EM RELAÇÃO À POLÍTICA, À MAFIA, À TERRORISTAS E PROTESTOS POPULARES GENERALIZADOS.                              
DE QUALQUER MANEIRA O PÚBLICO, RINDO COMO SE TIVESSE ASSISTIDO UMA BOA COMÉDIA, PARECE SAIR DO TEATRO, SEM SUBSÍDIOS PARA REFLEXÃO SOBRE A GRAVIDADE DO TEMA: QUE OS POLICIAIS PODEM SER TÃO ASSASSINOS COMO OS BANDIDOS.
NA VIDA REAL, ESSE CASO FOI ESCLARECIDO MUITOS ANOS DEPOIS. 

OBS: DARIO FO, ESCRITOR E DRAMATURGO ITALIANO, ESCREVEU VÁRIOS LIVROS E PEÇAS TEATRAIS. ENTRE VÁRIAS LÁUREAS, RECEBEU O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA EM 1997.    

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LIVRO : AQUÉM DO ALÉM - A MORTE E O SONHO

NÃO, NÃO É SHAKESPEARE, NEM HAMLET, É APENAS A CURIOSIDADE QUE SEMPRE TENHO EM SABER DE ONDE VÊM IMAGENS NUNCA VIVIDAS OU IMAGINADAS, POVOAR NOSSO SONO. JÁ FIZ, INCLUSIVE, VERSO SOBRE SONHOS ESTRANHOS E INCÔMODOS.
EM RELAÇÃO À MORTE DE PESSOAS QUERIDAS, TENHO ALGUNS BASTANTE CURIOSOS.
POR EXEMPLO, A MORTE SÚBITA DE UM AMIGO DA MESMA IDADE, 28 ANOS, (NA ÉPOCA) QUE ME ABALOU BASTANTE. ERA UM RAPAZ CULTO E RICO. VIAJAVA MUITO, POR SE INTERESSAR POR ARTE, E CONHECIA TODOS OS MUSEUS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO. NÃO TRABALHAVA, POIS NÃO PRECISAVA. SENTIA UM GRANDE TÉDIO PELA VIDA. SEMPRE DIZIA ANSIAR PELO FIM E UM DIA O COLOCOU.
NOSSO GRUPO E EU FICAMOS, NÃO SÓ TRISTES, PORÉM, ATÔNITOS, POR NÃO PERCEBERMOS QUE O QUE ACHÁVAMOS SER BRINCADEIRA ESCONDIA UMA DOENÇA DEPRESSIVA INTENSA. PARTICULARMENTE, FIQUEI MUITO COMOVIDO.
SEMANAS DEPOIS, SONHEI COM ELE. VINHA ME DIZER QUE ESTAVA, FINALMENTE, FELIZ, NUM LUGAR DE PAZ.
SEU ROSTO FEIO, TINHA UMA LUMINOSIDADE QUE O TORNAVA BONITO. ACORDEI, EM SEGUIDA, COM UM BARULHO, EXTREMAMENTE, ALTO, NO MEU QUARTO E FIQUEI IMPRESSIONADO. MAS, ALEGRE, APESAR DE NÃO ACREDITAR EM MENSAGENS DO ALÉM. SU
A EXPRESSÃO DE TRANQUILIDADE ME LEVOU A CONTAR ESSA HISTÓRIA PARA A SUA MÃE. ELA FICOU CONTENTE, MAS SOUBE, DEPOIS, QUE LAMENTOU, PARA A FILHA, PORQUE EU, UM AMIGO, TENHA TIDO ESSE SONHO E NÃO ELA, A MÃE.
SUA DOR ERA TANTA QUE FOI A MINAS GERAIS CONSULTAR O PARANORMAL CHICO XAVIER, PARA SE ORIENTAR CONTINUAR A VIVER.                                        
AO CONTAR MEU SONHO, ELE DISSE QUE A TRISTEZA DELA ERA TÃO GRANDE QUE O FILHO NÃO CONSEGUIA SE COMUNICAR E BUSCOU UM CAMINHO SECUNDÁRIO, PARA CHEGAR ATÉ ELA. E PROVOCOU O BARULHO PARA QUE EU ACORDASSE E NÃO ESQUECESSE.
AQUELA IMAGEM SORRIDENTE DE MEU AMIGO, AFASTOU A MINHA TRISTEZA.
SEM DESRESPEITAR TÃO GRANDE AUTORIDADE ESPÍRITA, NÃO SOU DADO A CRER NESSE TIPO DE ACONTECIMENTO E, NA REALIDADE, SEI QUE SONHEI O QUE DESEJAVA QUE TIVESSE ACONTECIDO.
EMBORA, A MAIORIA DO QUE SONHO SEJA DESAGRADÁVEL. QUASE SEMPRE ESTOU SUFOCADO POR ARQUITETURAS OU POR MULTIDÕES, DAS QUAIS NÃO CONSIGO SAIR. NEM SEI QUAL A RAZÃO.
EM RELAÇÃO A FALECIMENTOS, NO ENTANTO, É DIFERENTE.
AO PERDER, INESPERADAMENTE, UMA TIA QUERIDA, COM QUEM ME DAVA MUITO, POR SER POUCO MAIS VELHA DO QUE EU E MUITO AMIGA, TIVE MOMENTOS DE ENORME DESILUSÃO EM RELAÇÃO À VIDA.
TENHO PEQUENAS POSSES DE ARTE E ANTIGUIDADES E RESOLVI POR TUDO À VENDA, POR ACHAR QUE COM A PERDA DE UMA VIDA, NÃO PODIA MAIS ME OCUPAR COM ESSAS FUTILIDADES. COLOQUEI O PLANO EM AÇÃO E  ESTRANHEI NADA SER VENDIDO. APÓS UM ANO, MUDEI DE IDEIA. AINDA AS MANTENHO. COMO SOU MUITO LIGADO EM COISAS MATERIAIS, CREIO QUE QUIS ME PUNIR. SONHEI QUASE UM ANO COM ESSA TIA. E AMBOS SABÍAMOS QUE ELA NÃO ESTAVA VIVA. ANDÁVAMOS POR LUGARES NORMAIS, ATÉ FESTAS.
E EU QUESTIONAVA: - MAS, VOCÊ NÃO MORREU?                                                           
CERTA NOITE, ELA VEIO COMO QUE SE DESPEDIR. ME ABRAÇOU LONGAMENTE E DISSE QUE NÃO MAIS VIRIA. HOJE, LEMBRO MUITO, CONTUDO, RARAMENTE SONHO COM ELA.
O ESQUISITO, NISSO, É QUE SEMPRE SEI QUE A PESSOA MORREU. E EU ESTOU JUNTO A ELAS, VIVO.
NOVO CASO, FOI A MORTE, ATÉ DESEJADA, PELO SEU SOFRIMENTO, DE UM OUTRO GRANDE AMIGO, BEM MAIS VELHO QUE EU. FOMOS MUITO UNIDOS, COMO PAI E FILHO E ELE ME INTRODUZIU NUM MUNDO DE ARTE, INTELECTUALIDADE E DE PERSONALIDADES, QUE SEM ELE, JAMAIS CONHECERIA.
SUA MORTE TAMBÉM NOS DEIXOU MUITO VAZIOS E MINHA CONVIVÊNCIA COM SUA ESPOSA SE TORNOU MAIOR, TALVEZ PARA SUPRIRMOS PARTE DA PERDA. SONHEI COM ELE, APENAS, UMA VEZ. ERA UM LUGAR FÍSICO, UMA CASA COMUM, CONVERSÁVAMOS E EU DISSE QUE ME SENTIA, ALI, COMPLETAMENTE FELIZ. ELE PERGUNTOU:
- ENTÃO, PORQUE NÃO FICA?
- NÃO POSSO.
E ACORDEI.  

DESSAS E DE TANTAS PESSOAS QUE SE FORAM, RECORDO, ACORDADO E COM SAUDADES, DE VÁRIAS PASSAGENS. ÀS VEZES, CHEGO A RIR, ALTO, DE GOSTOSAS LEMBRANÇAS. E COM TRISTEZA DE OUTRAS.
JÁ COMENTEI, EM UM TEXTO, QUE FUI AFILHADO DO CARDEAL MOTTA, ARCEBISPO DE SÃO PAULO.
NÃO ME LEMBRO DE TER SONHADO COM ELE, TALVEZ PORQUE NOSSO RELACIONAMENTO SE DISTANCIOU DEMAIS, NO TEMPO.
NOITES ATRÁS, SEM QUALQUER RAZÃO APARENTE, SONHEI E DE MANEIRA MUITO SINGULAR.
QUIS LHE RENDER UMA HOMENAGEM E ENTREI NUMA ENORME CRIPTA, NA QUAL, VÁRIOS ECLESIÁSTICOS IMPORTANTES ERAM COLOCADOS.
COLOCADOS, PORQUE NENHUM ESTAVA ENTERRADO. ESTAVAM COMO QUE EM GRANDE PRATELEIRAS DE MÁRMORES, FINAMENTE TRABALHADOS, PARAMENTADOS COM SUAS VESTES E MITRAS, EM GRANDE LUXO, FALECIDOS. UM PADRE GUIA ESTAVA COMIGO E QUANDO CHEGAMOS PERTO DO CARDEAL, VI ELE SE MEXER E ME OLHAR. FALEI, SURPRESO, AO GUIA, QUE ELE NÃO TINHA MORRIDO, MAS O PADRE DISSE QUE ERA MINHA IMAGINAÇÃO.
IMAGINAÇÃO TUDO É, MAS PORQUE ELAS VÊM DO NADA E SÃO TÃO INTRIGANTES É QUE SURPREENDEM.
ALGUMAS SÃO TÃO EVIDENTES QUE NÃO É PRECISO NENHUM FREUD PARA ESCLARECÊ-LAS. COMO A CULPA QUE SINTO EM RELAÇÃO A ESSE CARDEAL, A QUEM INCOMODEI TANTO PARA SER PADRE E NO FIM DESISTI. MAS, OUTRAS SERIAM BOAS PESQUISAS PARA PSICANALISTAS OU ESPÍRITAS INTERESSADOS. ESPECIALMENTE PORQUE EU E ELAS SABEMOS QUE ELAS ESTÃO MORTAS, EMBORA ESTEJAMOS JUNTOS.
SONHO, QUASE QUE TODA NOITE, COM MINHA MÃE, JÁ QUE PENSO NELA TODO DIA. NOS SONHOS BIZARROS QUE RELATEI (E EM OUTROS QUE NÃO), COM PESSOAS QUE JÁ PARTIRAM DESTA VIDA, ELA É A ÚNICA QUE ESTÁ VIVA. QUE NÃO MORREU. E SUA IDA JÁ OCORREU HÁ VÁRIOS ANOS. PARECE ÓBVIO QUE ME RECUSO A CONSIDERAR QUE ELA NÃO ESTEJA MAIS COMIGO.
CREIO QUE A MAIORIA DOS SONHOS REPRESENTEM NOSSOS DESEJOS, MAS OUTROS, NÃO TENHO A MENOR IDEIA DA RAZÃO DE SEREM TÃO ESTRANHOS À MENTE E INDESEJÁVEIS. ESSES, TALVEZ, ALGUNS FREUDS EXPLICASSEM.
       

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

LIVRO AQUÉM DO ALÉM - INDIGNAÇÃO

SERÁ
QUE AINDA EXISTA
PESSOA SÉRIA,
HONESTA,
QUE PERSISTA
NA AÇÃO CORRETA,
E SE IMPONHA
CONTRA A INÉRCIA
AO RESPEITO À ÉTICA,
NA POLÍTICA?
QUE LEVE IDEAIS À TERMO
PARA UM MELHOR GOVERNO?
OU PREDOMINARÁ, PARA SEMPRE,
O CORRUPTO, O DEMAGOGO,
QUE NOS MENTE
E NOS FAZ DE TOLO
AO EXIGIR O SACRIFÍCIO
DE PAGAR POR SEUS ERROS,
PELOS SEUS DESPERDÍCIOS?

LIVRO AQUÉM DO ALÉM - INTRODUÇÃO-CAPA



AINDA DO LADO DE CÁ, NA CERTEZA DE CERTEZAS E INCERTEZAS, TENTANDO JUSTIFICAR O ESTAR VIVO OU O TER VIVIDO, CONTINUO A ELABORAR ESCRITOS, ÀS VEZES, DE CONFUSAS PERCEPÇÕES, MAS, QUE PREENCHEM AUSÊNCIAS, NA MINHA EXISTÊNCIA.
HAVERÁ O LADO DE LÁ, COM CONTINUIDADE OU NÃO. NO ENTANTO, A CONSOLIDAÇÃO DE CÁ, MESMO QUE ILUDA, ME ESTIMULA A AGIR, PARA QUE SINTA UMA VIDA MAIS PLENA.
COM NOVAS PALAVRAS, EXPRESSO, SEMPRE, O MESMO DESEJO: AO INVÉS DE CALAR, CONTINUAR A FALAR, SOBRE ALEGRIAS, BELEZAS, TRISTEZAS E INDIGNAÇÕES. E MANTENDO O ESTILO DE TEXTOS E POESIAS, NUMA COLETÂNEA DIVERSIFICADA.
NÃO IMPORTAM OS JULGAMENTOS, POIS, SENÃO NÃO ESCREVERIA. ATÉ PORQUE, DE GENIALIDADE, AQUI, NADA HÁ. COMO EM MUITAS OUTRAS AÇÕES, HÁ UMA VONTADE DE QUERER FAZER, QUE AJUDE A SUPORTAR O ENIGMA VIVER.
JUNTO A TANTAS CONTRADIÇÕES, O TEMPO QUE ME HOUVER, SE PUDER, SERÁ PARA PROVER O QUE APROUVER.
AQUÉM DO ALÉM É MAIS UM ENSEJO PARA EXPANDIR O QUE IMAGINAR, ANTES DE PARTIR.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

LIVRO PENA DE MANDARIM - UM DOMINGO INSÓLITO

QUANDO NÃO TENHO UM PROGRAMA ESTABELECIDO PARA O DOMINGO, VOU PASSEAR NA AVENIDA PAULISTA, AQUI EM SÃO PAULO, PRINCIPALMENTE
NA FEIRA DE ANTIGUIDADES. AFINAL, TENHO IDO ALI, COM PRAZER, DESDE
SUA CRIAÇÃO, HÁ MAIS DE 30 ANOS. É EVIDENTE QUE MUDOU MUITO
NESTE TEMPO TODO E EU TAMBÉM. NO INÍCIO, ÉPOCA AINDA DO PROFESSOR
PIETRO MARIA BARDI, COMO DIRETOR DO MASP E QUE INCENTIVOU SUA
CRIAÇÃO, MUITOS AMIGOS E AMIGAS ANTIQUÁRIOS TINHAM SUA BANCA E
VISITÁ-LOS ERA AGRADÁVEL, NÃO SÓ PELAS BELAS PEÇAS, MAS PELAS
CONVERSAS. ADQUIRIA MUITOS CONHECIMENTOS, ENCONTRAVA BASTANTE
GENTE CONHECIDA E, AOS POUCOS, O LOCAL TRANSFORMOU-SE NUM PONTO DE
ENCONTRO DE ESCRITORES, ESTUDIOSOS CULTURAIS, ARTISTAS PLÁSTICOS,
ALGUNS TEATRAIS, O QUE DAVA ÀS CONVERSAS, UMA INTELECTUALIDADE,
HOJE PERDIDA. DEVAGAR, A FEIRA FOI SE TRANSFORMANDO.
ALGUNS MUDARAM DE RAMO OU SE CANSARAM E APARECERAM NOVOS
COMERCIANTES, INTERESSADOS MAIS EM VENDER DO QUE CONVERSAR, O QUE
É MUITO NATURAL. MAS, O BATE-PAPO ARTÍSTICO SOBRE O OBJETO E SUA ÉPOCA,
O QUE A DEIXAVA MAIS ATRAENTE, ATÉ PARA COMPRAR, DESAPARECEU.
ATUALMENTE, CONHEÇO POUCOS VENDEDORES.
AINDA ME SURPREENDO EM ENCONTRAR ALGUMAS PEÇAS EXCELENTES, MAS, ME
SURPREENDO BEM MAIS COM O AUMENTO ABSURDO DOS PREÇOS. OLHO MUITO E COMPRO POUCO, APENAS QUANDO O VALOR ESTÁ VANTAJOSO. PREFIRO ADQUIRIR PEÇAS EM LOJAS ESTABELECIDAS OU EM LEILÕES, COM COMPROVANTES DA VENDA E DA ORIGEM. NA FEIRA, SEMPRE PEÇO UM RECIBO AO COMERCIANTE, O QUE ME
TORNA MEIO ANTIPÁTICO, MAS É PRECISO PREVENIR POSSÍVEIS DISSABORES.
ÀS VEZES ENCONTRO COISAS DIFERENTES, CURIOSAS, RELATIVAMENTE BARATAS.
PORÉM, EM MOMENTOS DE CARÊNCIA, EXTRAPOLO, GASTANDO MAIS DO QUE DEVIA. E, PASSADO O INTERESSE IMEDIATO PELAS PEÇAS, TODAS VÃO PARA O ARMÁRIO, QUE JÁ ESTÁ ABARROTADO. POUCA COISA MANTENHO EXPOSTA.
MAS, INDEPENDENTE DA DE ANTIGUIDADES E DA DE ARTESANATO, EM FRENTE, NO PARQUE TRIANON, A AV. PAULISTA INTEIRA, AOS DOMINGOS, TORNOU-SE UMA FEIRA LIVRE, COM TODO GÊNERO DE COMÉRCIO E LOCAL DE INÚMERAS 
ATIVIDADES.
A COMEÇAR PELO NOVO CORREDOR DE BICICLETAS, AONDE DESFILAM MULHERES HOMENS E CRIANÇAS E OS RAPAZES DE SKATE, NAS CALÇADAS. DÃO MUITA MOVIMENTAÇÃO AO LOCAL.
DA RUA AUGUSTA ATÉ QUASE A AV. BRIGADEIRO, VEJO EXPOSIÇÕES DE TUDO O QUE SE POSSA IMAGINAR. A MAIORIA NO CHÃO, MOSTRANDO ARTIGOS, TANTO COMUNS, COMO DIFERENTES E ENGENHOSOS. A MANEIRA COMO ALGUNS TRABALHAM A MADEIRA, O COURO, OS METAIS, A CERÂMICA OU TECIDOS, SÃO SURPREENDENTES. EXISTE, TAMBÉM, OS QUE PRODUZEM DESENHOS EM CAMISETAS,EM PAPÉIS E ATÉ COLOCAM NOMES EM UM GRÃO DE ARROZ.
EM VÁRIAS ESQUINAS, PEQUENAS BANDAS MUSICAIS SE EXIBEM.
OS MÚSICOS, OS MALABARISTAS, OS PALHAÇOS COM BRINCADEIRAS, OS VENDEDORES DE GULOSEIMAS, FAZEM DA AVENIDA UM CIRCO AO AR LIVRE.
ALGUNS ARTISTAS TÊM IDEIAS TÃO SIMPLES E CRIATIVAS QUE FICO
ESPANTADO. HÁ UM RAPAZ, POR EXEMPLO, QUE USA UM BARBANTE COMUM,
COMPRIDO, DOBRADO EM DOIS, COM UM NÓ NO MEIO. ELE MERGULHA O
BARBANTE NUM BALDE COM SABÃO (ACREDITO QUE EM PÓ), RETIRA BEM MOLHADO, DÁ UM IMPULSO NAS DUAS PONTAS DO BARBANTE, QUE ABRE A PARTE ABAIXO DO NÓ, LANÇANDO UMA BOLHA, ALGUMAS COM MAIS DE UM METRO, QUE NO BRILHO DA TARDE, TÊM UM EFEITO EXTRAORDINÁRIO. TODOS, AO REDOR, AS FOTOGRAFAM. SÃO GRANDES, BONITAS E ATRAEM UMA MULTIDÃO. É DIVERTIDO, TAMBÉM, QUANDO ESTOURAM EM CIMA DE NÓS.
CONFORME SEGUE O DIA, NOVOS ARTISTAS VÃO SURGINDO. NESTE DOMINGO INSÓLITO, ME CHAMOU A ATENÇÃO DOIS JOVENS INDIANOS, UM TOCANDO UMA ESPÉCIE DE CORNETA TÍPICA, DE MADEIRA, COM UNS DOIS METROS DE COMPRIMENTO E O OUTRO FAZENDO MALABARISMOS COM SEIS BOLAS DE VIDRO OU ACRÍLICO, PASSANDO-AS POR TODO O CORPO, EQUILIBRANDO NA CABEÇA, NO PESCOÇO, NOS OMBROS, BRAÇOS, COTOVELOS E PERNAS, VÁRIAS AO MESMO TEMPO, SEM DERRUBÁ-LAS, ACOMPANHANDO O SOM DO INSTRUMENTO. O ESPETÁCULO FOI MUITO APLAUDIDO.
JOVENS TOCANDO FLAUTAS, VIOLÕES OU VIOLINOS, PESSOAS IMITANDO ESTÁTUAS COM ROUPAS CRIATIVAS OU DANÇARINOS E CANTORES, TODOS ESSES ARTISTAS EXIBEM SUA ARTE PESSOAL, COM UMA PEQUENA CAIXA OU CHAPÉU, NO CHÃO, PARA QUEM QUISER COLOCAR ALGUM DINHEIRO. FICO COM DÓ PELO FATO DE ESTAREM, SEMPRE, VAZIOS. ELES FICAM LÁ, MUITO TEMPO, NUM CALOR INSUPORTÁVEL, DE PÉ E ACHO QUE NÃO GANHAM QUASE NADA. SEMPRE COLOCO ALGUM DINHEIRO EM TODOS, MAS, POR ISSO MESMO, MUITO POUCO.
VÊ-SE, NAS CALÇADAS, TODO TIPO DE GENTE: JOVENS, IDOSOS, MALANDROS, GRANDE NÚMERO DE POBRES, NAMORADOS HETEROSSEXUAIS, NAMORADOS
HOMOSSEXUAIS, SEMPRE ABRAÇADOS, DE MÃOS DADAS OU MESMO SE
BEIJANDO. E, O QUE É FORMIDÁVEL, NINGUÉM SE ESPANTA OU SE INCOMODA
COM NADA.
HÁ VESTIMENTAS AS MAIS DIFERENTES. JÁ VI SARI, TURBANTES, ROUPAS MUÇULMANAS, PESSOAS OU GRUPOS, PROPOSITALMENTE FANTASIADOS PARA ALGUMA PERFORMANCE, INCLUSIVE COM PINTURAS ESPECIAIS.
O DIFERENTE NISSO TUDO É VER COMO A AVENIDA TRANSFORMOU-SE NUM PASSEIO, QUE LEMBRA AS ANTIGAS PRAÇAS MEDIEVAIS, AONDE ACONTECIA TODO TIPO DE DEMONSTRAÇÃO.
SÃO INÚMEROS OS VENDEDORES DE QUADROS.
UM ARTISTA, EM ESPECIAL, É INTERESSANTÍSSIMO. FAZ QUADROS/FOTO MONTAGENS, REPLETO DE PEQUENOS CARTÕES OU RECORTES DE REVISTAS DE UNS 3 A 5 CM., MAIS OU MENOS. CADA QUADRINHO TEM O SEU DESENHO PRÓPRIO, INDIVIDUAL. DE PERTO, VÊ-SE INÚMERAS CENAS DIFERENTES.
MAS, DE LONGE, HÁ ALGUNS METROS, VÊ-SE QUE OS CARTÕES COLADOS FORMAM ROSTOS FAMOSOS: VAN GOGH, MARILYN MONROE, MIKE JACKSON, MADONA, EINSTEIN E OUTROS. EU SUPONHO QUE SEJA UMA ARTE DE SOBREPOSIÇÃO DE NEGATIVOS, QUE SÓ É DESCOBERTA À DISTÂNCIA. TANTA ARTE E PACIÊNCIA, É VENDIDA SUPER BARATA. QUIS ENCOMENDAR, MAS, O ARTISTA DISSE SÓ FAZER O QUE DESEJA OU SENTE. QUE PENA! SERIA GENIAL, NO ANIVERSÁRIO DE UM AMIGO, DAR UM QUADRO ASSIM, COM O ROSTO DELE.
DESDE CRIANÇA, SEMPRE APRECIEI ANDAR NA PAULISTA. HAVIA O CORSO DE CARNAVAL E ERA UMA DELÍCIA. MAIS ADOLESCENTE, PASSEAVA, VENDO OS CASARÕES MARAVILHOSOS, OS IPÊS ROXOS, A LINHA DO BONDE, OS SORVETES NO PARQUE DO TRIANON. OS PRÉDIOS DERRUBARAM AS MANSÕES, O METRO AS LINHAS DE BONDE E A AVENIDA PASSOU A SER GRANDE CENTRO FINANCEIRO. 
À EXCEÇÃO DOS DOMINGOS, QUANDO VIRA A PRAÇA DO POVO, PARA
PASSEATAS DE PROTESTOS POLÍTICOS, REIVINDICAÇÕES, PASSEATAS GAY, OU SIMPLESMENTE PASSEIO PÚBLICO.
O NÚMERO DE ESTRANGEIROS, TURISTAS OU NÃO, E O DE LÍNGUAS OUVIDAS, SÃO BEM VARIADOS. NESTE DOMINGO, ALÉM DAS ROUPAS DESCRITAS, VI, PELA PRIMEIRA VEZ, UMA DIFERENTE: UM RAPAZ USANDO UM KILT (A SAIA XADREZ ESCOCESA). JÁ VI MULHERES AFRICANAS COM ESTAMPAS LINDAS. MAS KILT, NUNCA TINHA VISTO. COMO TAMBÉM JAMAIS TINHA VISTO O QUE TORNOU ESTE DOMINGO, EM QUESTÃO, TOTALMENTE INSÓLITO.
JÁ DISSE QUE HÁ MUITO POBRE NO MEIO DE TODOS.
INESPERADAMENTE, DEPAREI COM UMA MOÇA BRANCA, JOVEM, NEM FEIA OU BONITA, UM POUCO SUJA, COM OS PÉS IMUNDOS E QUASE TOTALMENTE NUA,
APENAS COM UMA MINI CALCINHA PRETA, QUE NADA ESCONDIA, ANDANDO A PASSOS NORMAIS. NÃO ME PARECEU UMA EXIBIÇÃO ENSAIADA, COM ALGUMA CÂMERA OCULTA, PARA UM FILME. PARECEU MAIS, UMA MOÇA POBRE QUE TIVESSE SIDO ROUBADA DOS SEUS RESTOS OU NÃO TIVESSE ROUPA ALGUMA.
FOI ESTRANHÍSSIMO, TRISTE E INCOMPREENSÍVEL. ELA PASSAVA RETA, SEM PEDIR NADA A NINGUÉM E ME DEIXOU MUITO ABATIDO. SE HOUVESSE ALGUMA
LOJA ABERTA, COMPRARIA UMA ROUPA E OFERECERIA. MAS TALVEZ NEM ACEITASSE. ISSO JÁ ACONTECEU COMIGO. CERTA VEZ, QUIS DAR DINHEIRO A UM HOMEM DE ASPECTO MISERÁVEL, TAMBÉM QUASE NU. ELE AGRADECEU, NÃO ACEITOU E PEDIU PARA EU SEGUIR O MEU CAMINHO, EM PAZ.
NOS ATUAIS DOMINGOS, DOS DOIS LADOS DA AVENIDA, HÁ UMA PULSAÇÃO DE
VIDA MUITO ESPECIAL: DE GENTE JOVEM SAUDÁVEL A INÚMEROS
MENDIGOS; DE ARTE PUERIL A PRECIOSAS; DE EVENTOS AGRADÁVEIS A DEPRIMENTE NUDISMO E, AINDA, O MUSEU DO MASP, PARA QUEM QUISER VER O MELHOR, EM ARTES PLÁSTICAS.
ENFIM, NO PASSADO OU NO PRESENTE, A PAULISTA INCENTIVA UM INTERESSE BASTANTE PECULIAR EM MIM. QUE BOM!