domingo, 25 de janeiro de 2015

LIVRO VIDE VERSO: SOLICITO UMA GREVE


BASTA MENTE.
CHEGA DE IMPOR CULPAS.
SOLICITO UMA GREVE
MESMO QUE BREVE.

SUA DEVASTAÇÃO
É COMO UM TURBILHÃO
DE ONDE IRROMPEM
AS PIORES RECORDAÇÕES.

ENTRE TANTAS AÇÕES,
QUERENDO ACERTAR,
É COMUM ERRAR.

ASSIM, ME TRAGA O ALENTO.
QUE REPRIMA ESSE SENTIMENTO
QUE ME TRAGA.
CONCEDA O PERDÃO, OU ENTÃO,
CALE-SE, ATÉ QUE EU ME CALE.

LIVRO VIDE VERSO - PROTESTO

APESAR DOS PROTESTOS,
CONTESTO, VEEMENTEMENTE,
SER O HUMANO
O ENTE MAIS INTELIGENTE.

SOMOS OS MAIS CRIATIVOS,
OS MAIS CAPAZES
E ... OS MAIS DESTRUTIVOS.

POR PODER E TERRAS
PROVOCAMOS GUERRAS.
ARRUINAMOS O PRÓPRIO MEIO,
NOSSO ÚNICO ESTEIO.

SOMOS QUEM SE CRIMINA,
SE VICIA
E AINDA ALICIA.

NÃO SE VÊ NO REINO ANIMAL
PRECONCEITOS, MISÉRIAS
OU COMUNIDADE TÃO IMORAL.

POR ISSO, CONVICTO, REPITO
NÃO SOMOS OS MAIS INTELIGENTES,
SOMOS O SER MAIS ESQUISITO.

domingo, 18 de janeiro de 2015

LIVRO VIDE VERSO - CARÊNCIA OU PREPOTÊNCIA

SE FOR CARÊNCIA DE AMOR,
OU NEFASTO RANCOR, LAMENTO
MAS O SEU COMPORTAMENTO
CAUSA MUITO DISSABOR.
O GRANDE PRECONCEITO,
A ENORME PREPOTÊNCIA
EXPÕEM SUA INFERIORIDADE.
ESSE ORGULHO EXACERBADO
E A PRETENSA AUTORIDADE,
QUE AOS MAIS SIMPLES
INFLIGE TANTA HUMILHAÇÃO,
REVELAM INCOMPETÊNCIA
E NENHUMA GENEROSIDADE.
A INTRANSIGÊNCIA DE SUA OPINIÃO,
ESSA EMPÁFIA, ESSA FALSA MAJESTADE,
APENAS INSPIRAM PIEDADE.

sábado, 17 de janeiro de 2015

LIVRO FIO DE CRISTAL - O RETORNO DE CASANOVA - RESENHA

AUTOR: ARTHUR SCHNITZLER
CIA. DAS LETRAS 

O ARDOR INSACIÁVEL

AFASTADO DE VENEZA HÁ 25 ANOS E PROIBIDO DE REGRESSAR POR FEITOS PASSADOS, TANTO AMOROSOS QUANTO POLÍTICOS: LIVRE PENSADOR,
OBSCENO E FRAUDADOR, GIACOMO CASANOVA, PRESO PELAS AUTORIDADES
E ENCARCERADO NAS FAMOSAS PRISÕES DE CHUMBO LOCAIS, COM AJUDA, CONSEGUE FUGIR. PERCORRE, POR MUITOS ANOS, AS CAPITAIS EUROPEIAS, TENDO AS MAIS ESTRANHAS E OUSADAS AVENTURAS, AONDE A FAMA DE SEU NOME LHE RENDE VANTAGENS MATERIAIS E FÍSICAS (NO JOGO E NAS INÚMERAS RELAÇÕES AMOROSAS).
CANSADO E ENVELHECIDO, VOLTA AOS ESTADOS ITALIANOS E ESTABELECE-SE,
AOS 53 ANOS DE IDADE, NUMA HOSPEDARIA DA VILA DE MÂNTUA, O LUGAR MAIS PRÓXIMO DE VENEZA, PARA EFETIVAR SEU INTUITO DE VOLTAR À CIDADE EM QUE
NASCEU E AONDE PRETENDE MORRER.
PARA SER PERDOADO POR SUAS FALTAS E REGRESSAR AO LAR, REDIGE,
POR ANOS, DIVERSAS PETIÇÕES AO SENADO, MAS OS JUÍZES NEGAM-LHE A AUTORIZAÇÃO.
ENQUANTO PASSEIA NOS ARREDORES DE MÂNTUA, PENSANDO EM COMO
RESOLVER A QUESTÃO, ENCONTRA UM VELHO CONHECIDO, OLIVO,
DONO DE MUITAS TERRAS, COM VINHEDOS, OLIVEIRAS E COM UM DECADENTE,
MAS ACOLHEDOR CASTELO, OBTIDOS PELA GENEROSIDADE DE CASANOVA,
MUITOS ANOS ATRÁS. AINDA EM VENEZA, COM O CONHECIMENTO OU NÃO DO FUTURO MARIDO, A SOGRA E A MULHER DE OLIVO FORAM AMANTES DO CONQUISTADOR, QUE, AO VÊ-LAS EM DIFICULDADE, À ÉPOCA, COM O DOTE
PARA O CASAMENTO, DÁ-LHES VULTOSA QUANTIA EM DUCADOS
DE OURO, PROPICIANDO ENXOVAL E A FUTURA COMPRA E EXPLORAÇÃO
DAS TERRAS. COMOVIDO PELO ENCONTRO INESPERADO, OLIVO NÃO PERMITE
QUE SEU BENFEITOR CONTINUE NUMA HOSPEDARIA, APESAR DOS “FAVORES”
DA HOSPEDEIRA E QUER ACOMODÁ-LO NA PRÓPRIA CASA.
NUM PRIMEIRO ALMOÇO, AINDA RELUTANTE EM ALI FICAR, O FIDALGO
CONHECE AS FILHAS ADOLESCENTES DO AMIGO E SUA SOBRINHA, MARCOLINA,
UMA BELA JOVEM, PELA QUAL SENTE INESPERADO E INCONTROLÁVEL DESEJO,
AINDA MAIS AO SABÊ-LA, VIRGEM E RECATADA.
EM FUNÇÃO DESSA NOVA EMOÇÃO, MUDA-SE PARA O CASTELO.
ALI, ENTRE DIVERSÕES INOCENTES, JOGOS DE CARTAS COM O ABADE,
COM UM MARQUÊS E OUTROS VIZINHOS, TENTA ELABORAR UM ESTRATAGEMA
PARA SEUS INTENTOS.
FREQUENTA A CASA UM JOVEM E BELO TENENTE, LORENZI, QUE SENTE,
DE IMEDIATO, UMA ANTIPATIA PELO RECÉM CHEGADO, QUE É RECÍPROCA.
AMBOS, ESTRANHAMENTE, SENTEM-SE RIVAIS. POR MAIS QUE TENTE, CASANOVA
NÃO É APRECIADO PELA JOVEM. TÊM MUITOS PASSEIOS, MUITA CONVERSA FILOSÓFICA E POLÍTICA, QUE O SURPREENDEM, MAS É TOTALMENTE REPELIDO,
À MENOR INSINUAÇÃO. NÃO SE DÁ POR VENCIDO E A ANSEIA, COMO PROVA QUE, MESMO IDOSO, AINDA MANTÉM SEUS PODERES DE ATRAÇÃO.
PELA MADRUGADA, AO FAZER VIGÍLIA NA JANELA DO QUARTO DA MOÇA, IMAGINANDO SEUS ENCANTOS NUS, VÊ, ATÔNITO, AO RAIAR DO DIA, O JOVEM
E BELO LORENZI SAIR, PELA JANELA DE MARCOLINA. AO DESCOBRIR QUE
“SUA VIRGEM” ERA FALSA, O RANCOR ACIRRA SUAS INTENÇÕES.
NOS DIVERSOS JOGOS DE CARTAS NOTURNOS, PRINCIPAL PASSATEMPO DOS
VIZINHOS, O TENENTE PERDE GRANDE QUANTIA DE DUCADOS DE OURO PARA
O VELHO MARQUÊS, QUE SABENDO QUE LORENZI É AMADO POR SUA ESPOSA,
COBRA-LHE CRUELMENTE A DÍVIDA.
PARA O RAPAZ NÃO SER ARRUINADO TANTO NA CORPORAÇÃO MILITAR,
QUANTO NA HONRA, CASANOVA ENGENDRA A IDEIA DE DAR A LORENZI TODA
A QUANTIA EM OURO QUE GANHOU NO JOGO, PARA TROCAR DE LUGAR COM
ELE, NA PRÓXIMA NOITE DE ENCONTRO COM MARCOLINA. OFENDIDO,
O RAPAZ SE RETRAI, MAS DEPOIS DE REFLETIR, ACEITA, A CONTRAGOSTO,
COMO ÚNICA SOLUÇÃO PARA PAGAR SUA DÍVIDA.
NA NOITE COMBINADA, COM A CAPA DE LORENZI, O VELHO CAVALHEIRO
ENTRA PELA JANELA NO ESCURO QUARTO E USUFRUI ARDOROSA NOITE
DE AMOR. AO SER DESCOBERTO, MARCOLINA O EXPULSA. MAS ELE JÁ HAVIA COMPROVADO O QUE PRETENDIA, AO VER COM QUE RECEPTIVIDADE E
SATISFAÇÃO A JOVEM O AMOU.
NO JARDIM, AINDA DE MADRUGADA, O TENENTE O ESPERA. ENVERGONHADO
DE SUA INFÂMIA, EXIGE SATISFAÇÃO EM UM DUELO. MELHOR ESGRIMISTA, APESAR DA IDADE, CASANOVA MATA O RAPAZ.
ANTERIORMENTE, O SEDUTOR JÁ HAVIA FEITO SUA DESPEDIDA DA FAMÍLIA, AO COMUNICAR QUE HAVIA RECEBIDO LICENÇA PARA REGRESSAR, NAQUELA NOITE, A VENEZA.
APÓS O SILENCIOSO E RÁPIDO EMBATE, VOLTA A MÂNTUA PARA PEGAR SEUS PERTENCES E PARTIR.
SEU PEDIDO DE PERDÃO HAVIA SIDO REALMENTE OBTIDO, MAS ELE DEVERIA SERVIR A REPÚBLICA, COMO ESPIÃO, INFILTRANDO-SE, COM SUA FAMA, ENTRE OS JOVENS REVOLUCIONÁRIOS DA CIDADE, PARA DENUNCIÁ-LOS.
EXTREMAMENTE OFENDIDO COM A CONDIÇÃO DE RETORNO, CASANOVA ACEITA, MAS PARA REALIZÁ-LA AO CONTRÁRIO: CONHECER
OS JOVENS, UNIR-SE A ELES E TENTAR DEPOR O CORRUPTO GOVERNO.
FELIZ POR ESTAR EM SUA CIDADE NATAL, FICA SABENDO DAVERSÃO DA MORTE DO TENENTE, QUE TERIA SIDO ASSALTADO POR BANDIDOS, PARA ROUBAR SEU OURO.

- ARTHUR SCHNITZLER (1862-1931), MÉDICO VIENENSE, PESQUISADOR DOS PROCESSOS PSÍQUICOS CAUSADORES DE DOENÇAS, AMIGO DE FREUD, FOI TAMBÉM ESCRITOR DE LIVROS E PEÇAS TEATRAIS.  SEUS TEXTOS, NA
MAIORIA, ENCENADOS E FILMADOS, DEMONSTRAM A SOCIEDADE DESENCANTADA VIENENSE, NO FIM DO SÉCULO 19. ESCREVEU ESTA FICÇÃO
SOBRE CASANOVA, EM 1915, ALÉM DE SENHORITA ELZA, CAMINHOS SOLITÁRIOS, A RONDA E OUTROS. O ÚLTIMO FILME DE STANLEY KUBRIC, DE OLHOS BEM FECHADOS, FOI BASEADO EM SEU CONTO. A PEÇA TEATRAL A RONDA, QUE TRATA-SE DE UM MERGULHO NO INCONSCIENTE HUMANO, TIVE A FELIZ OPORTUNIDADE DE ASSISTI-LA EM ROMA, EM 1981, COM O ARTISTA
GIAN MARIA VOLONTÉ, PRECOCEMENTE FALECIDO.
O AUTOR TENTA DEMONSTRAR EM O RETORNO DE CASANOVA A RECUSA DA ACEITAÇÃO DA VELHICE, POR AQUELE QUE FOI UM DOS HOMENS MAIS CONHECIDOS DA HISTÓRIA E DA LITERATURA, POR SUAS AVENTURAS 
SEXUAIS. (ALIÁS, CASANOVA FOI ESCRITOR DE FILOSOFIA DA ALCOVA; 120DIAS DE SODOMA; MEMÓRIAS E OUTROS).
ALÉM DA ÓBVIA REJEIÇÃO DO ENVELHECIMENTO, O QUE TRANSPARECE, AINDA, NA OBRA É O FATO DE O CONQUISTADOR NÃO CONSEGUIR
ABANDONAR SUA NECESSIDADE DE FASCINAR, SEJA QUAL FOR SUA IDADE.
NESTA PEQUENA HISTÓRIA, CONGRATULA-SE POR TER TIDO, EM DIFERENTES OCASIÕES, EM SEU LEITO, A AVÓ, A MÃE E A NETA, SEM TER QUALQUER ESCRÚPULO EM TRAIR O AMIGO OLIVO: O GENRO, O MARIDO
E O PAI DAS CONQUISTADAS.
COMO UM ESCORPIÃO, QUE POR SUA CARACTERÍSTICA VITAL, NÃO PODE DEIXAR DE DAR FERROADAS, ASSIM ME PARECEU CASANOVA, NESTA FICÇÃO, QUE, TAMBÉM, COMO CARACTERÍSTICA VITAL, NÃO CONSEGUIA DEIXAR DE DAR SUAS INVESTIDAS.

LIVRO FIO DE CRISTAL - O HOMEM DE LA MANCHA - TEATRO SESI-SP - 2015

CONSIDERAÇÕES:

COMO É BOM VER UM ESPETÁCULO DO QUAL SE SAIA TÃO AGRADECIDO, COMO O FAMOSO MUSICAL DE DALE WASSERMAM, CRIADO EM 1965 E JÁ BASTANTE EXIBIDO PELO MUNDO.
ASSISTI AO FILME, COM SOPHIA LOREN E PETER O’TOOLE E TAMBÉM A PEÇA, ENCENADA, EM SÃO PAULO, NO TEATRO ANCHIETA, EM 1972, DIRIGIDA E TRADUZIDA POR FLÁVIO RANGEL, COM ASSISTÊNCIA DE PAULO PONTES, TENDO PAULO AUTRAN E BIBI FERREIRA INTERPRETANDO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS. AS MÚSICAS DE MITCH LEIGH E LETRAS DE JOE DARION, TIVERAM VERSÃO DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA E DE RUY GUERRA.
QUARENTA E DOIS ANOS DEPOIS, VOLTA À CENA ESTE MUSICAL, QUE TEM A INTERESSANTE ADAPTAÇÃO DA OBRA DE MIGUEL DE CERVANTES, IMAGINADA E AMBIENTADA POR DALE WASSERMAN, NA ÉPOCA, NA QUAL O GRANDE ESCRITOR ESPANHOL PERMANECEU NUMA PRISÃO.
EMBORA NO ORIGINAL A TRAMA SE PASSE EM UMA CADEIA, NESTA ADAPTAÇÃO COM VERSÃO E DIREÇÃO DE MIGUEL FALABELLA, É AMBIENTADA NUM HOSPÍCIO.
A HISTÓRIA, TODOS CONHECEM. O JÁ IDOSO DOM ALONSO QUIJANA, INFLUENCIADO POR SEUS LIVROS SOBRE A NOBREZA DOS ANTIGOS CAVALEIROS, SEM DISTINGUIR ENTRE O SONHO E O DELÍRIO, INTITULA-SE DOM QUIXOTE, (O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA) E TENTA COMBATER A OPRESSÃO, EXALTANDO OS IDEAIS: HONRA E JUSTIÇA, NO DESEJO DE QUE O SER HUMANO SEJA DIGNO E FELIZ.  EM SUA LOUCURA, AO LADO DO FIEL ESCUDEIRO SANCHO PANÇA, SAI PELOS CAMPOS DA ESPANHA, ENFRENTANDO INÚMEROS MOMENTOS ENGRAÇADOS, TRISTES E GROTESCOS, MAS CONSEGUINDO TRANSMITIR UMA SEMENTE DO BEM QUE PRETENDIA, NA CRIADA E PROSTITUTA ALDONZA.
APÓS INSENSATAS AVENTURAS, É ENCONTRADO POR SUA SOBRINHA E ALQUEBRADO, PELAS TRISTES REVELAÇÕES DO SENHOR DOS ESPELHOS (SEU MÉDICO, NA VIDA REAL) AO LHE MOSTRAR O RIDÍCULO DE SUAS AÇÕES, VOLTA À CASA FAMILIAR.
ENTRE MOMENTOS DE LUCIDEZ E ÚLTIMAS FANTASIAS, FALECE, NOS BRAÇOS DE ALDONZA, A NOBRE DAMA DULCINEIA, DE SUA IMAGINAÇÃO.

A QUALIDADE DA ENCENAÇÃO DO ESPETÁCULO É PRIMOROSA.
NUMA PRISÃO CALABOUÇO/HOSPÍCIO, A CENOGRAFIA DE MATT KINLEY, EMBORA TOTALMENTE APROPRIADA, NÃO CONSTITUI A GRANDE ATRAÇÃO, APESAR DA INTERESSANTE UTILIZAÇÃO DA ESCADA MÓVEL PRINCIPAL.
O QUE, NO ASPECTO VISUAL, CHAMA A ATENÇÃO SÃO OS CRIATIVOS FIGURINOS IDEALIZADOS PELO FIGURINISTA CLAUDIO TOVAR E LIGIA ROCHA, SUA PRODUTORA. SÃO VESTES SUJAS E RASGADAS, COM ADORNOS DE PASSAMANARIAS REFINADAS E LUXUOSAS, EXIBINDO UM FELIZ E INTENCIONAL CONTRASTE. COMO UMA HOMENAGEM, ALGUMAS VESTIMENTAS SÃO INSPIRADAS NOS MANTOS ESCRITOS E BORDADOS DO ARTISTA BISPO DO ROSÁRIO. OUTRAS ROUPAS DE EXTREMO BOM GOSTO SÃO APRESENTADAS NA DANÇA CIGANA.
OS ADEREÇOS COMO TIARAS, CABEÇAS E LOCOMOÇÃO DE CAVALOS E A PRÓPRIA ARMADURA DE DOM QUIXOTE, TÊM UMA CRIATIVIDADE ADMIRÁVEL.
AS INTERPRETAÇÕES, ASSIM COMO OS BAILADOS, COM COREOGRAFIA DE KÁTIA BARROS, E OS ELEMENTOS CENOGRÁFICOS, ESTÃO TODOS EM EXATA HARMONIA AO TOM DA ÓTIMA DIREÇÃO DE CENA DE FLORIANO NOGUEIRA E DIREÇÃO GERAL DE MIGUEL FALABELLA.
O QUE MAIS EMOCIONA, É CLARO, ALÉM DA HISTÓRIA, SÃO AS MARAVILHOSAS CANÇÕES, COM DIREÇÃO MUSICAL DE CARLOS BAUZYS.
A VOZ DE TODOS OS ATORES, PRINCIPAIS E COADJUVANTES, EMPOLGA, POR SUA BELEZA SONORA. DESTACAM-SE, PELAS CARACTERÍSTICAS DO PAPEL, OS ATORES/CANTORES CLETO BACIC, COMO DOM QUIXOTE E SARA SARRES COMO ALDONZA, COM TIMBRES EXCELENTES. SARA SARRES SURPREENDE TAMBÉM POR SUA BELEZA, NO PALCO.
JORGE MAYA, COMO SANCHO, FREDERICO REUTTER COMO DR. CARRASCO, KIARA SASSO, COMO ANTÔNIA, IVANNA DOMENICO, COMO SUA CRIADA E TODOS OS DEMAIS COMPONENTES DO ELENCO, SOBRESSAEM PELA INTENSA RIQUEZA SONORA. DIFÍCIL SERIA APONTAR QUEM ESTÁ MELHOR.
ESPETÁCULO DE MUITA VIBRAÇÃO, NOS SEUS MOMENTOS MUSICAIS MAIS APOTEÓTICOS, FAZ A PLATEIA NÃO SE CONTER EM APLAUSOS, OS QUAIS, REALMENTE, SÃO BASTANTE MERECIDOS.
NÃO APENAS A TODO ESSE MARAVILHOSO ELENCO E A ENORME EQUIPE DE PRODUÇÃO, MAS, ATÉ MESMO, AO SESI, POR MAIS ESTA ATRAÇÃO SIGNIFICATIVA.
HÁ 60 ANOS, ESSAS ORGANIZAÇÕES SESI E SESC VÊM APRESENTANDO MUITAS DAS MELHORES ENCENAÇÕES EXIBIDAS NA CIDADE, EM SEUS TEATROS DE ALTA QUALIDADE.
FELIZMENTE ASSISTI A MUITAS DELAS.
NÃO SE PODE DEIXAR DE MENCIONAR A BOA ASSOCIAÇÃO DO DIRETOR E ADAPTADOR MIGUEL FALABELLA AOS EXCELENTES MUSICAIS QUE VEM DIRIGINDO TANTO NO SESI COMO EM OUTROS TEATROS. ALÔ DOLLY E A MADRINHA EMBRIAGADA, FORAM BOAS SURPRESAS PELA QUALIDADE DE ENCENAÇÃO, PELOS RECURSOS ELETRÔNICOS DE MOVIMENTAÇÃO DOS CENÁRIOS, PELOS RIQUÍSSIMOS FIGURINOS E, EVIDENTEMENTE, PELAS ÓTIMAS REPRESENTAÇÕES.
CONSAGRA-SE, MAIS UMA VEZ, EM O HOMEM DE LA MANCHA.

PARABÉNS A NÓS, PÚBLICO, PELA POSSIBILIDADE DE, ALGUNS ANOS PARA CÁ, COM O FANTASMA DA ÓPERA, OS MISERÁVEIS, A BELA E A FERA, O MÁGICO DE OZ, HAIRSPRAY, A FAMÍLIA ADAMS, CABARET, O REI LEÃO E TANTOS OUTROS, PODERMOS ASSISTIR EM SÃO PAULO, TÉCNICA E SONORAMENTE, TÃO BRILHANTES MUSICAIS, ANTES SÓ ACESSÍVEIS EM NOVA YORK OU LONDRES.





terça-feira, 13 de janeiro de 2015

LIVRO VIDE VERSO - WHY SO SAD?

YOU WERE SO GLAD
AND NOW ARE SO SAD
KEPT IN BED,
AFTER YOUR FOOL HEAD
AVOW THAT
WITHOUT HER,
EVERYTHING,
IN EVERYWHERE, IS BAD
AND BETTER IS BE DEAD.
ARE YOU MAD?

domingo, 11 de janeiro de 2015

LIVRO FIO DE CRISTAL - JOSEFINA DE BAEAUHARNAIS - RESENHA


JOSEFINA – DESEJO-AMBIÇÃO-NAPOLEÃO
AUTORA: KATE WILLIAMS
EDITORA LEYA
2014

 A CRIOULA QUE SE TORNOU IMPERATRIZ DA FRANÇA


JOSEFINA DE BEAUHARNAIS, EM SOLTEIRA TASCHER DE LA PAGERIE, NASCEU EM 1763, NA ILHA DE MARTINICA, NO CARIBE, PERTENCENTE À FRANÇA. FILHA DO ADMINISTRADOR FRANCÊS (TAMBÉM FAZENDEIRO DE CANA DE AÇÚCAR), DESDE DE CRIANÇA TEVE UMA EDUCAÇÃO LIVRE, NOS TRÓPICOS, INTERESSANDO-SE POR PASSEIOS, DIVERSÕES, FESTAS POPULARES, MUITAS AMIZADES E POUCO ESTUDO. AOS 14 ANOS É ENVIADA A PARIS, PARA APRENDER A SER UMA JOVEM REFINADA. CASA-SE, EM 1779, AOS 16 ANOS, COM O VISCONDE ALEXANDRE DE BEAUHARNAIS E TEM OS FILHOS EUGÊNIO E HORTÊNSIA. A UNIÃO É INFELIZ, AS BRIGAS SÃO INÚMERAS E PARA VER-SE LIVRE, O MARIDO A COLOCA, COM OS FILHOS, NUM MOSTEIRO DESTINADO A DAMAS NOBRES. JOSEFINA CONSEGUE, TANTO JURÍDICA QUANTO RELIGIOSAMENTE, SE DIVORCIAR, PELOS MAUS TRATOS COMPROVADOS.

 EM 1789 OCORRE A REVOLUÇÃO QUE DESTRONA OS REIS E A NOBREZA FRANCESA. COMO VISCONDE, SEU MARIDO É GUILHOTINADO EM 1794. JOSEFINA E OS FILHOS SÃO PRESOS NUMA FORTALEZA COM DIVERSOS OUTROS NOBRES, AGUARDANDO A EXECUÇÃO, QUE NÃO CHEGA A ACONTECER COM O FIM DO REGIME DO TERROR.
UTILIZANDO SEU GRANDE PODER DE SEDUÇÃO, CONSEGUE PROTETORES E INICIA-SE NA VIDA MUNDANA DE PARIS, FICANDO ÍNTIMA DE BARRAS, UM DOS PRINCIPAIS MEMBROS DO DIRETÓRIO FRANCÊS, ORGANIZADO PARA GOVERNAR O PAÍS.
SENDO ANFITRIÃ MUITO CORTEJADA PELA SOCIEDADE PARISIENSE, RECEBE, EM SEU SALÃO, POLÍTICOS, MINISTROS, DIPLOMATAS E NOBRES. CONHECE, NESSA ÉPOCA, O JOVEM E PROMISSOR GENERAL CORSO NAPOLEÃO BONAPARTE, QUE RADICADO EM PARIS, FICA FAMOSO POR SUAS ESTRATÉGIAS MILITARES. AO VENCER A CAMPANHA DA ITÁLIA (EMBORA TENHA PERDIDO A DO EGITO), ABARROTA OS COFRES DO DIRETÓRIO COM OS ESPÓLIOS DE GUERRA. NOMEADO GOVERNADOR MILITAR DE PARIS, FASCINA-SE POR JOSEFINA, VENDO NELA, AINDA, UMA MANEIRA DE SUBIR NA CARREIRA MILITAR E POLÍTICA, JÁ QUE ERA A INFLUENTE AMIGA DE BARRAS. NAPOLEÃO A PEDE EM CASAMENTO, EM 1796.
APÓS ALGUNS MESES, PARTE PARA NOVAS BATALHAS DE CONQUISTAS PELA EUROPA, AMPLIANDO O PODER DA FRANÇA SOBRE O CONTINENTE.
POR SUAS VITÓRIAS MILITARES E CONHECIMENTOS POLÍTICO-ADMINISTRATIVOS
É NOMEADO MEMBRO DO NOVO CONSULADO (QUE SUBSTITUIU O DIRETÓRIO) E VEM A SER PRIMEIRO CONSUL.
COMO PRINCIPAL MANDATÁRIO DA JOVEM REPÚBLICA FRANCESA, CONTINUA DOMINANDO PAÍSES DA EUROPA, TRANSFORMANDO-SE EM ÍDOLO DO EXÉRCITO E DO POVO FRANCÊS.
DURANTE AS GUERRAS, TEM RELACIONAMENTOS COM AMANTES NOBRES E PLEBÉIAS. MAS NÃO PERDOA JOSEFINA, AO SABER DE UMA TRAIÇÃO REVELADA, EM CARTA, POR SEUS IRMÃOS.
AO RETORNAR, DESEJA SEPARAR-SE, MAS ELA CONSEGUE RECONQUISTÁ-LO.
EM 1804, NAPOLEÃO, QUE HAVIA DESTITUÍDO O CONSULADO, INTIMA, COM SEU PODER MILITAR E POPULAR, A ASSEMBLÉIA DE DEPUTADOS A PROCLAMÁ-LO IMPERADOR.
JOSEFINA, NUM JOGO DE ASTÚCIA PARA CONSOLIDAR O FRAGILIZADO CASAMENTO, FAZ O PAPA PIO VII (OBRIGADO A VIR À FRANÇA PARA A COROAÇÃO) SABER QUE ERAM CASADOS APENAS NO CIVIL. O PONTÍFICE RECUSA PARTICIPAR DO EVENTO SE NÃO CASASSEM TAMBÉM NA IGREJA, O QUE É FEITO ÀS PRESSAS, PARA NÃO IMPEDIR A GRANDE CERIMÔNIA DA MANHÃ SEGUINTE.
NAPOLEÃO COROA A SI MESMO E TAMBÉM A SUA TRIUNFANTE ESPOSA,
TORNANDO-A IMPERATRIZ.
O NOVO IMPERADOR CONTINUA AS GUERRAS PELA EUROPA, DISTRIBUINDO OS TRONOS DOS PAÍSES CONQUISTADOS, AOS IRMÃOS E FAMILIARES.
JOSEFINA PREOCUPA-SE MAIS COM A VIDA MUNDANA DA CORTE E EM DECORAR O INTERIOR E OS BELÍSSIMOS JARDINS DO CASTELO DE MALMAISON, DE SUA PREDILEÇÃO, PERTO DE PARIS. É ADULADA POR TODOS, MENOS PELOS FAMILIARES BONAPARTE, QUE INSTIGAM O IRMÃO A DIVORCIAR-SE E CASAR COM UMA PRINCESA REAL, VISTO QUE JOSEFINA NÃO CONSEGUIA MAIS TER FILHOS.
NAPOLEÃO ACATA A IDÉIA, POR ACHAR QUE UMA UNIÃO COM UMA JOVEM DE VERDADEIRA CASA REAL, DARIA CREDIBILIDADE AO SEU INICIANTE IMPÉRIO.
EM 1809, APESAR DE GOSTAR DA ESPOSA, VÊ-SE COMPELIDO, POR RAZÕES DINÁSTICAS, A SE DIVORCIAR.
JOSEFINA É AFASTADA E, COMO COMPENSAÇÃO, ACUMULADA DE JÓIAS E DE GRANDE RENDA ANUAL, PARA DESPESAS PESSOAIS. INSTALA-SE NO SEU QUERIDO CASTELO DE MALMAISON, AONDE LEVA UMA VIDA FRÍVOLA, GASTANDO FORTUNAS EM OBRAS DE ARTE E FESTAS.
NAPOLEÃO CASA-SE COM A ARQUIDUQUESA MARIA LUIZA, DA ÁUSTRIA, QUE DÁ-LHE UM HERDEIRO, ASSEGURANDO A DINASTIA BONAPARTE..
NO AUGE DE SEU REINADO E DOMINADOR DE QUASE TODA A EUROPA, O IMPERADOR TEM A INFELIZ IDÉIA DE CONQUISTAR A RÚSSIA. EXALTA TODOS OS FRANCESES, JÁ CANSADOS DE TANTA GUERRA, A NOVOS ALISTAMENTOS E PARTE COM ENORME EXÉRCITO. VOLTA DERROTADO, PRINCIPALMENTE PELO INTENSO INVERNO RUSSO, COM UM QUARTO DAS MILÍCIAS QUE TINHA FORMADO.
ESTANDO A FRANÇA DESGASTADA, OS PAÍSES ALIADOS: INGLATERRA, SUÉCIA, PRÚSSIA, ÁUSTRIA E RÚSSIA A INVADEM E EXIGEM A ABDICAÇÃO DE NAPOLEÃO, QUE É PRESO, MANDADO PARA A ILHA DE ELBA E MAIS TARDE, PARA A LONGÍNQUA E SOLITÁRIA ILHA DE SANTA HELENA. A ARQUIDUQUESA MARIA LUIZA VOLTA PARA A ÁUSTRIA, COM O PEQUENO FILHO, NAPOLEÃO II E OS ALIADOS INICIAM A RESTAURAÇÃO DOS TRONOS EUROPEUS QUE HAVIAM SIDO USURPADOS.
APÓS 25 ANOS DE EXÍLIO, OS BOURBONS RETORNAM À FRANÇA E LUIZ XVIII, IRMÃO DO GUILHOTINADO REI LUIZ XVI, GOVERNA O PAÍS.
JOSEFINA, JÁ ANTERIORMENTE DESTRONADA, REINA EM MALMAISON COMO GRANDE DAMA. RECEBE OS GENERAIS E PRÍNCIPES CONQUISTADORES, USANDO DE ENCANTO, TATO E ARTIFÍCIOS PARA CONSEGUIR MANTER O MESMO EXAGERADO E CARO PADRÃO DE VIDA.
AO PASSEAR EM SEUS FAMOSOS JARDINS, À NOITE, COM O JOVEM E GALANTE CZAR ALEXANDRE, DA RÚSSIA, USANDO ROUPAS LEVES E DECOTADAS, NUMA TENTATIVA DE CONQUISTAR SIMPATIA E PROTEÇÃO À SUA CAUSA, RESFRIA-SE.
DIAS DEPOIS, É CONSTATADA UMA GRAVE PNEUMONIA QUE A LEVA À MORTE, EM 1814, AOS 51 ANOS.
DEIXA ENORMES DÍVIDAS, EM PARTE, SALDADAS PELAS PRECIOSAS PEÇAS DE ARTE E JÓIAS QUE HAVIA ADQUIRIDO.
ALGUMAS ESTÁTUAS E QUADROS DE MALMAISON, ADQUIRIDOS PELO CZAR, ENCONTRAM-SE, ATUALMENTE, NO MUSEU DO HERMITAGE, EM SÃO PETERSBURGO. 

- O LIVRO APRESENTA UMA HISTÓRIA ENTEDIANTE, POR TRATAR-SE MAIS DA VIDA COTIDIANA DE JOSEFINA, APESAR DAS DIVERSAS E INEVITÁVEIS REFERÊNCIAS A NAPOLEÃO. EMBORA, POR INSTINTO, DIPLOMATA SAGAZ, A IMPERATRIZ,  NÃO TINHA CONHECIMENTOS OU INTERESSES POLÍTICOS, ATURAVA TODAS AS INTRIGAS E INIMIZADES DOS BONAPARTE, PREOCUPAVA-SE MAIS COM OS MEXERICOS DA CORTE DO QUE COM O POVO, ENTRETANTO FAZIA CARIDADES MAS, SUA OCUPAÇÃO MAIOR ERA PROPICIAR A SI MESMA CUSTOSOS PRAZERES. A MAIOR PARTE DA OBRA É DESTINADA A FUTILIDADES, JÁ QUE ASSIM FOI A VIDA DA
BIOGRAFADA.               

- A ESCRITORA KATE WILLIAMS, FORMADA EM HISTÓRIA, NA UNIVERSIDADE DE OXFORD, INTERESSOU-SE PELOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS SÉCULOS 18 E 19. COMPLETOU SEU MESTRADO NA UNIVERSIDADE DE LONDRES. MAIS TARDE, FEZ DOUTORADO EM FILOSOFIA.
COMO EM TODA OBRA HISTÓRICA, TEVE GRANDE TRABALHO DE PEQUISA, BASEANDO-SE EM DOCUMENTOS, MANUSCRITOS E NA VOLUMOSA QUANTIDADE DE LIVROS EXISTENTES SOBRE A ÉPOCA NAPOLEÔNICA, NAS BIBLIOTECAS FRANCESAS E EUROPÉIAS. ESCREVEU TAMBÉM O LIVRO A JOVEM RAINHA ELISABETE II, SOBRE A SOBERANA DA INGLATERRA. É CONFERENCISTA E CONSULTORA, PARA A TELEVISÃO INGLESA, EM ASSUNTOS HISTÓRICOS.
NOTA:
CURIOSIDADES VERDADEIRAS QUE NÃO ESTÃO NO LIVRO, MAS INTERESSANTES EM SEREM DIVULGADAS, PELA IRONIA DOS ACONTECIMENTOS.
JOSEFINA FOI APARTADA DA CORTE DE NAPOLEÃO, POR NÃO PODER LHE DAR UM FILHO. ESTE CASOU-SE COM A ARQUIDUQUESA MARIA LUIZA E GARANTIU O HERDEIRO PARA ASSEGURAR UMA DINASTIA, COM LONGA DURAÇÃO. ESSE ÚNICO FILHO OFICIAL, NAPOLEÃO II, AO PARTIR COM A MÃE PARA A ÁUSTRIA, FALECEU ANOS DEPOIS.
NAPOLEÃO NÃO CONSEGUIU FUNDAR A DINASTIA QUE TANTO ALMEJAVA E PELA QUAL TINHA REPUDIADO A PRIMEIRA ESPOSA.

JOSEFINA, SEM INTERESSES DINÁSTICOS, ATRAVÉS DOS CASAMENTOS DOS FILHOS, NETOS E NETAS, INICIA, INVOLUNTARIAMENTE, UMA DINASTIA, ATÉ HOJE EXISTENTE.
EUGÊNIO, SEU PRIMOGÊNITO, CASA-SE COM A FILHA DO REI DA BAVIERA
E RECEBE O TÍTULO DE DUQUE REAL. UMA DE SUAS FILHAS SERÁ RAINHA DA SUÉCIA E A OUTRA, AMÉLIA, VEM A SER A SEGUNDA IMPERATRIZ DO BRASIL.

HORTÊNSIA, FEITA RAINHA DA HOLANDA POR NAPOLEÃO, APÓS DESTRONADA PELOS ALIADOS, RECEBE O TÍTULO DE DUQUESA DE SAINT-LEU. SEU FILHO LUIZ NAPOLEÃO, EM 1848, É ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FRANCESA, APÓS A QUEDA DO REI LUIZ FELIPE DE ORLEANS (SOGRO DA PRINCESA BRASILEIRA ISABEL, A REDENTORA)
EM 1852, NUM GOLPE POLÍTICO, NOMEIA-SE IMPERADOR COM O NOME DE NAPOLEÃO III. REINA ATÉ 1870, QUANDO É DESTRONADO E EXILADO, APÓS A PROCLAMAÇÃO DE UMA NOVA E DEFINITIVA REPÚBLICA.
                                                                                       
DE JOSEFINA, ORIGINAM-SE, DIRETAMENTE, OS MONARCAS ATUAIS DA BÉLGICA, DA SUÉCIA, DA DINAMARCA, DA NORUEGA, DOS PRINCIPADOS DE LUXEMBURGO, LIECHTENSTEIN, MÔNACO, DO EX-REINO DA GRÉCIA E DO EX-IMPÉRIO DO BRASIL.
NÃO SE SABE SE É LENDA, MAS NA SUPERSTICIOSA E PRIMITIVA ILHA DE MARTINICA, A HISTÓRIA DIZ QUE QUANDO JOSEFINA TINHA SEIS ANOS, UMA CIGANA LEU SUA MÃO E DISSE:
-   DE TI DESCENDERÃO REIS, RAINHAS E IMPERADORES.