quinta-feira, 25 de setembro de 2014

LIVRO FIO DE CRISTAL - SOBRE DITADURAS


POBRE AMÉRICA LATINA
SE A DITADURA NÃO FOR DE DIREITA,
É PORQUE É DE ESQUERDA.

DESDE SUA DESCOBERTA, A AMÉRICA LATINA SOFREU A SINA DA EXPLORAÇÃO. JÁ A PRIMEIRA   IDEIA DE QUE SERIA O CAMINHO PARA AS ÍNDIAS, ERRO INEVITÁVEL DE COLOMBO, DEMONSTRA A META PRINCIPAL: A OBTENÇÃO DE RIQUEZAS.
QUANDO APÓS, ESPANHÓIS E PORTUGUESES NELA CHEGARAM, O FIM ÚNICO FOI A ESPOLIAÇÃO DE TUDO O QUE PUDESSE SER CONSIDERADO LUCRO. PARA TANTO, DEVASTARAM, ROUBARAM, MASSACRARAM E ESCRAVIZARAM DURANTE CENTENAS DE ANOS.
NO SÉCULO XIX, À MEDIDA QUE AS COLONIAS FORAM SE LIBERTANDO DO DOMÍNIO ESTRANGEIRO,  COMPONDO-SE EM NAÇÕES, PERDUROU NOS EX-COLONIZADOS, A MESMA NOÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DOMINADORA, QUE SEMPRE SOFRERAM. SEUS HERÓIS LIBERTADORES LOGO TRANSFORMARAM-SE EM DITADORES.
DEMOCRACIA ERA UMA PALAVRA NÃO OBEDECIDA. APESAR DE TER HAVIDO A PROMULGAÇÃO DE CONSTITUIÇÕES E A CRIAÇÃO DE PARLAMENTOS, COM RARAS EXCEÇÕES, TIVERAM, APENAS, UMA ENCENAÇÃO TEATRAL, SEM MAIORES EFEITOS PRÁTICOS AOS DIREITOS DA POPULAÇÃO.
A REMINISCÊNCIA DESSA MENTALIDADE AUTORITÁRIA CONTINUOU PELO SÉCULO XX, VISTO QUE, NA MAIOR PARTE DOS PAÍSES, HOUVE A ASCENSÃO E POSTERIOR QUEDA DE VÁRIAS DITADURAS.
EM MEADOS DO SÉCULO, NO CARIBE, UMA MODIFICAÇÃO POLÍTICA VIRIA CAUSAR NEGATIVAS CONSEQUÊNCIAS AO CONTINENTE. NA PEQUENA ILHA DE CUBA, O REVOLUCIONÁRIO FIDEL CASTRO, CONSEGUIU ORGANIZAR UM LEVANTE POPULAR E EXPULSAR O TIRANO FULGÊNCIO BATISTA, HÁ MUITOS ANOS NO PODER. COMO LIBERTADOR, IDOLATRADO PELO POVO CUBANO, FIDEL PROMETEU RESTAURAR OS DIREITOS CIVIS.
PORÉM, DENTRO DO CONHECIDO ESPÍRITO ABSOLUTISTA LATINO, LOGO O LÍDER DECLAROU-SE COMANDANTE SUPREMO E INSTAUROU O “PAREDON”, PARA EXECUTAR TODOS O INIMIGOS DA PÁTRIA. IGNOROU AS PROMESSAS FEITAS, PROIBIU QUALQUER FORMA DE CONTESTAÇÃO POPULAR E TRANSFORMOU A ILHA NUM REGIME POLÍTICO COMUNISTA. TAL MEDIDA, NO AUGE “DA GUERRA FRIA” ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A RÚSSIA, TROUXE BASTANTE PREOCUPAÇÃO, PORQUE OS SOVIÉTICOS SE INSTALARAM EM CUBA E TENTARAM TRANSFORMÁ-LA NUMA BASE DE ARMAS NUCLEARES.
OS ESTADOS UNIDOS AMEAÇARAM REAGIR MILITARMENTE E O MUNDO VIVEU A POSSIBILIDADE DE UM PERIGOSO CONFRONTO, ATÉ OS RUSSOS RECUAREM. 
O VACILO DOS NORTE-AMERICANOS AO DEMORAREM EM PERCEBER AS INTENÇÕES CUBANAS E SOVIÉTICAS, FEZ COM QUE SE TORNASSEM EXTREMAMENTE ATENTOS, SUFOCANDO QUALQUER TENTATIVA SOCIALISTA EM TODOS OS OUTROS PAÍSES DO CONTINENTE. ASSIM, ALÉM DE POSSUÍREM A SOBERANIA ECONÔMICA, PASSARAM A SER, TAMBÉM, O PODEROSO VIGILANTE DA AMÉRICA, PROVOCANDO A DEPOSIÇÃO, ATÉ VIOLENTA, DE PRESIDENTES, LEGITIMAMENTE ELEITOS, POR CONSIDERÁ-LOS SUSPEITOS. DESSA MANEIRA, PROPICIARAM A VOLTA DO SURGIMENTO DE MUITAS DITADURAS, ALIADAS AOS INTERESSES DOS ESTADOS UNIDOS, GOVERNADAS POR MILITARES. ESSE INFELIZ E LONGO PERÍODO POLÍTICO, EM DIVERSOS PAÍSES,  CAUSOU GRANDE DEVASTAÇÃO E MASSACRES, ABAFOU QUALQUER TENTATIVA DE LIBERDADE COM TORTURAS E MORTES E TEVE DESASTRADA ATUAÇÃO ECONÔMICA.
AO TÉRMINO DOS VÁRIOS ANOS DE SUJEIÇÃO ÀS FORÇAS ARMADAS, UMA INICIANTE DEMOCRACIA SURGIU. JÁ SEM A INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA, POR QUASE TODA A AMÉRICA LATINA FORAM ELEITOS PRESIDENTES DE TENDÊNCIAS SOCIALISTAS. MUITOS, ENTRETANTO, NÃO ABANDONARAM AS TENTATIVAS CAUDILHISTAS E TRANSFORMARAM A DEMOCRACIA DE SEUS PAÍSES NUMA FARSA. ATUALMENTE, PERPETUAM-SE NO PODER, AUMENTANDO O PERÍODO DE SEUS GOVERNOS, COMO DESEJAM. LANÇAM POLÍTICAS DEMAGÓGICAS DE SEDUÇÃO SOBRE AS INÚMERAS POPULAÇÕES POBRES (QUE, PELA CARÊNCIA, SEMPRE ACREDITAM NUM DISCURSO POPULISTA), MASCARAM A FRÁGIL SITUAÇÃO ECONÔMICA, BEM COMO DADOS DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TENTAM CONTROLAR A IMPRENSA. TÊM O APOIO DOS PARTIDOS POLÍTICOS CONIVENTES QUE OS AJUDAM A SAQUEAR O PRÓPRIO PAÍS.
DE DIREITA OU DE ESQUERDA, MUITOS GOVERNANTES DA AMÉRICA CENTRAL E DO SUL, COM A POLÍTICA DE INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, PREPOTÊNCIA E CORRUPÇÃO, SÓ FAZEM COM QUE SEUS PAÍSES PERMANEÇAM ENTRE OS MAIS ATRASADOS DO CONTINENTE.

EDGARD RIBEIRO DE AMORIM - MTB 16.893

Nenhum comentário:

Postar um comentário