A EXPERIÊNCIA DE VIVER
É UMA ALUCINAÇÃO
OU UMA FARSA?
COMO SE PORTAR
NESTE ASTRO INFAUSTO
NO QUAL O SER O HUMANO,
O DOMINANTE EXECRÁVEL,
SÓ SABE DESGRAÇAR.
NÃO HÁ HONRA,
NÃO HÁ ÉTICA,
NÃO HÁ NOBREZA.
O HOMEM É TÃO SOMENTE
O DETRITO QUE CRIA CONFLITOS
E PROFANA SUA PRÓPRIA NATUREZA.
TODA AMIZADE É FINGIMENTO!
UMA FRAUDE DE SENTIMENTOS
QUE SE SIMULAM VERDADEIROS.
O APEGO É APENAS INTERESSEIRO.
QUANDO HÁ PROVEITOS,
PRINCIPALMENTE LUCRO,
TUDO É LOGRO.
A CONSEQUÊNCIA É NEFASTA
E NÃO IMPORTA O QUE DEVASTA.
QUE SE EXTERMINE ESSA VIVÊNCIA!
E O PLANETA MANTENHA
APENAS A FAUNA E A FLORA
COMO SAUDÁVEL SUBSISTÊNCIA.
DE REPENTE,
SEM RAZÃO APARENTE
O CARINHO SURGIU.
E EXPANDIU.
SERÁ VIÁVEL
APÓS PROVECTA IDADE
A VIDA SER AMÁVEL
E TRAZER A FELICIDADE
DE REAPRENDER O PRAZER
EM SER?
SEM DOR,
SEM PUDOR.
SEM COAGIR
O ENVELHECER?
AINDA UMA VEZ,
ANTES DE PARTIR?
ADIEU ?!
JE N’EN SUIS PAS SÛR
MAIS J’AI L’IMPRESSION
DE M’ÊTRE PERDU.
JE ME RESSENS
PAS DE COURAGE,
DE DÉSIR,
DE PLAISIR,
APRÈS AVOIR SU QUE
CE QUE JE DIS,
CE QUE J’ÉCRIS,
PROVOQUE TRISTESSE
À QUI JE M’ADRESSE.
LE GENS M’A DIT - VOUS ÊTES DUR.
JE VOUS PRÉFÉRERAIS LYRIQUE.
D’APRÈS TANT DE CRITIQUE,
SI JE NE PLAIS PLUS,
À CONTINUER ÉCRIRE
JE CROIS QUE LE MEILLEUR
CE SERA FINIR.
ADEUS??!!
ME SINTO INSEGURO,
CONFUSO,
NUM TEMOR OBSCURO,
SEM CORAGEM,
SEM DESEJO,
SEM PRAZER
EM CONTINUAR A ESCREVER,
APÓS SABER QUE O QUE DIGO
CAUSA TANTA TRISTEZA
A QUEM ME DIRIJO.
QUE AO INVÉS DE SER LÍRICO,
SOU AMARGURADO
E EXTREMAMENTE CRÍTICO.
NÃO É O QUE ALMEJO,
MAS, SE JÁ NÃO AGRADO
ME RENDO AO ENSEJO ...
E CALO.
ENTRE A VIDA
QUE QUEREMOS
E A QUE TEREMOS
HÁ UM LABIRINTO COMPLICADO
QUE, EMBORA, ENFRENTADO,
NÃO O DOMINAMOS.
E AINDA QUE NÃO TEMAMOS
E O CAMINHEMOS,
MESMO QUANDO TERMINADO
NÃO SABEMOS COMPLETAMENTE
O QUE INDUZIU PERCORRÊ-LO,
VISTO QUE NEM SEMPRE ENTENDEMOS
A RAZÃO QUE NOS CONDUZIU.
E NELE RESPONSABILIZAMOS
O QUE ERRAMOS,
O QUE AMAMOS,
O QUE COLHEMOS,
O QUE DISSIPAMOS.
A
PROCURA DE EMPREGO
AUTOR:
MICHEL VINAVER
TRADUÇÃO
E DIREÇÃO: JEAN-CLAUDE BERNARDET E RUBENS REWALD
TEATRO
SESC-SANTO AMARO- 2018
A
PEÇA FOI ESCRITA EM 1970, DOIS ANOS APÓS AS AGITAÇÕES ESTUDANTIS DE 1968, QUE
OCORRERAM TANTO EM PARIS, COMO NO RESTO DO MUNDO, CONTRA O STATUS CAPITALISTA
VIGENTE E OS ULTRAPASSADOS COSTUMES SOCIAIS. FOI TAMBÉM A ÉPOCA DO AMOR LIVRE,
DOS HIPPIES E DO ESPETÁCULO MUSICAL HAIR
QUE MARCOU UMA ERA, ENTRE OS JOVENS, DE PROTESTOS CONTRA A LAVAGEM CEREBRAL
POLÍTICA E MILITAR.
A PROCURA DE UM EMPREGO POSSUI UM TEXTO BASTANTE SIMPLES E
REALISTA QUE FALA SOBRE AS CONVENÇÕES FALIDAS, O CONSUMO EXAGERADO, OS RITMOS
ALUCINANTES DA NECESSIDADE DE PRODUÇÃO, OS ACONTECIMENTOS QUE SUFOCAM A NATURALIDADE
DO VIVER.
PARA
ISSO, COMPÕE UMA FAMÍLIA DE TRÊS PESSOAS: PAI, MÃE E FILHA ADOLESCENTE. O PAI,
EX-GERENTE DE EMPRESA, ESTÁ DESEMPREGADO E PRECISA FAZER UMA AVALIAÇÃO DE
APTIDÃO PARA OBTER NOVO EMPREGO. É QUANDO SURGE A QUARTA PERSONAGEM, UMA
PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS, DE UMA FIRMA DE TURISMO, QUE OFERECE UMA
VAGA DE TRABALHO. ESTA
PROFISSIONAL, EXTREMAMENTE RÍGIDA, FAZ UM VERDADEIRO INQUÉRITO SOBRE O
PRETENDENTE E AÍ COMEÇA A AÇÃO.
PARA
SABER SE O CANDIDATO SERIA DE INTERESSE AO QUE NECESSITA, O CERCA DE PERGUNTAS
E FATOS OCORRIDOS EM SUA VIDA, EXPLORANDO TODAS AS POSSIBILIDADES DE SUAS
RESPOSTAS, AS MAIS ÍNTIMAS, AS MAIS INTROSPECTIVAS, AS MAIS INVASIVAS, NÃO
APENAS SOBRE O SEU PASSADO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM OS DA SUA EXISTÊNCIA
PESSOAL. AO MESMO TEMPO QUE A ENTREVISTA VAI SE DESENVOLVENDO VÃO SE
DESCOBRINDO CONFLITOS FAMILIARES. A
ESPOSA, UMA DONA DE CASA, ALÉM DA PERDA DO SEGURO DE VIDA, PELO DESEMPREGO DO
MARIDO, TEM GRANDE PROBLEMA NA FALTA DE COMUNICAÇÃO COM A FILHA. ESTA
É UMA ESTUDANTE QUE SE UNE A GRUPOS ATIVISTAS CONTRA O GOVERNO, NAMORA UM RAPAZ
NEGRO, VENDEDOR DE DROGAS E ESTÁ ESPERANDO UM FILHO. (OU SEJA, A ANTÍTESE, NA
ÉPOCA, DO QUE SERIA UMA BOA FILHA DE FAMÍLIA). SEU
DIÁLOGO COM ELA É QUASE NULO O QUE A AMARGURA. E
RECORRE AO MARIDO SEMPRE QUE DESEJA TER UMA SÉRIA CONVERSA MATERNAL. OS
PAIS QUEREM LEVAR A GAROTA A LONDRES PARA FAZER UM ABORTO, PORQUE NA FRANÇA,
ISSO ERA PROIBIDO. A
MENINA NÃO QUER. DESEJA TER A CRIANÇA E DEPOIS DOÁ-LA PARA ADOÇÃO. MAS ACABA
CEDENDO E INTERESSA-SE EM CONHECER A CIDADE INGLESA. AOS
POUCOS MANIFESTA-SE, TAMBÉM, NO TEXTO, A DOR E CULPA DA PERDA DE UM FILHO NUM
ACIDENTE DE CARRO, DIRIGIDO PELO PAI.
OS
FATOS VÃO SENDO REVELADOS JUNTO À A ENTREVISTA.
A
PROFISSIONAL CONTINUA A MASSACRAR O CANDIDATO COM PERGUNTAS IMPERTINENTES E
CONFUSAS, TAIS COMO O QUE ELE DESEJA DA VIDA, O QUE MELHOR FARIA NESTE EMPREGO,
QUE CAPACIDADE TEM DE OBTER O QUE QUER, NO QUE ERROU? QUER VERIFICAR ATÉ QUE
PONTO ELE RESISTIRÁ, EMOCIONALMENTE, ÀS QUESTÕES. A
TRAMA, ENTRE MOMENTOS DE LUCIDEZ E DE ALGUNS DELÍRIOS, RESUME-SE EM QUE A ESPOSA
CONSEGUE OBTER UM EMPREGO (À REVELIA DO MARIDO), A FILHA DEIXA O NAMORADO E O
PAI TEM 50% DE CHANCES DE SER OU NÃO, CONTRATADO. E ASSIM TERMINA.
O
QUE SURPREENDE NESTE TEXTO DE HISTÓRIA COMUM, É A INTERESSANTE FORMA DE SUA
NARRATIVA SEM UM ESQUEMA NORMAL DE CONTINUIDADE DOS ATOS. COM
FALAS ENTRELAÇADAS QUE ÀS VEZES SE CRUZAM DENTRO DO CONTEXTO, OUTRAS NÃO, EXIBE
LINGUAGEM TEATRAL DESCONSTRUÍDA, COM TEMPOS SUPERPOSTOS (PASSADO, PRESENTE E
FUTURO), SEM PAUSA NA AÇÃO. OS QUATRO ATORES EM CENA ATUAM AO MESMO TEMPO, CADA
UM COM A SUA FALA TENDO CONTINUIDADE PARA SI, MAS NÃO PARA OS OUTROS MEMBROS DO
ELENCO. CADA PERSONAGEM DESENVOLVE O SEU TEXTO DE MANEIRA PESSOAL, COM ASSUNTOS
QUE REPRESENTAM O PRESENTE MOMENTO EM QUE ESTÃO ATUANDO, FATOS DE SUA VIVÊNCIA
PESSOAL E AS POSSIBILIDADES DO QUE TERÃO PELA FRENTE. AS
REVELAÇÕES, SEM UMA PONTUAÇÃO CLARA, VIVENDO DIFERENTES ÉPOCAS DA VIDA DESSA
FAMÍLIA, ME LEMBROU, UM POUCO, A ESTRUTURA DE NARRATIVA DO LIVRO ULISSES, DO JAMES JOYCE.
DE
ACORDO COM A OPINIÃO DO TRADUTOR E DIRETOR DA PEÇA, JEAN CLAUDE BERNARDET:
”...
É COMO SE O DRAMATURGO TIVESSE RECORTADO OS DIÁLOGOS EM TIRAS E JOGADO TUDO
PARA CIMA. E, DEPOIS, APANHADO AO ACASO OS PAPÉIS DO CHÃO, JUNTANDO TODOS,
FORMANDO O TEXTO”...
ESSA APRESENTAÇÃO EXIGE UMA ATENÇÃO MUITO GRANDE DO
ESPECTADOR, POIS QUALQUER PERDA DE UMA FALA PODE CAUSAR UM ROMPIMENTO NO
ENTENDIMENTO GERAL. PARA
OS ATORES DEVE TER SIDO UM DESAFIO ENORME REPRESENTÁ-LA PORQUE NÃO HÁ A DEIXA
COMUM DOS TEXTOS TEATRAIS NO QUAL A FALA DE UM ATOR SE AJUSTA NO TÉRMINO DA FALA
DO OUTRO, DANDO A SEQUÊNCIA. AQUI, TODOS FALAM PARA SI MESMO, MAS, TÊM QUE
SABER A MARCAÇÃO NECESSÁRIA, PARA COMEÇAR SEU DESEMPENHO SEM CHOCAR-SE COM O DO
OUTRO. A ENCENAÇÃO, COMPOSTA POR TRINTA CENAS ENUMERADAS PELA SONOPLASTIA, É REALIZADA DENTRO DE
UM ESPAÇO QUADRADO, MARCADO NO CHÃO POR UMA FITA BRANCA. NÃO HÁ CENÁRIOS E OS
FIGURINOS CONSTITUEM-SE DE ROUPAS SIMPLES,COM CORES NEUTRAS, NUMA INTELIGENTE
PROPOSTA DE NÃO CAUSAR DISTRAÇÃO EM RELAÇÃO AO TEXTO (OU SEJA, NÃO CHAMAR A
ATENÇÃO).
OS
ATORES ESTÃO EXCELENTES, DEMONSTRANDO GRANDE COMPETÊNCIA, NA REPRESENTAÇÃO DE
UM TEXTO DIFÍCIL E DIFERENTE.
ÚNICOS
PONTOS QUE CONSIDEREI QUE PODERIAM SER MELHORADOS FORAM EM RELAÇÃO À DIREÇÃO.
-QUATRO
ATORES FALANDO QUASE AO MESMO TEMPO, SEMPRE SE DESTACARÁ A FALA DO QUE TIVER
MELHOR DICÇÃO E MAIOR VOLUME DE VOZ. POR ESSA RAZÃO, PARTE DO QUE É DITO NÃO É
OUVIDO. DEVERIA HAVER SOM, OU INDIVIDUAL OU UM “BOOM” CENTRAL, PARA QUE ASSISTÊNCIA
OUVISSE CLARAMENTE.
-A
PERSONAGEM ADOLESCENTE ANDA DEMAIS ENTRE OS ATORES, MEIO RINDO, MEIO
IRREVERENTE E QUANDO PARA FICA ENCARANDO UMA PESSOA DO PÚBLICO, (NO CASO,
ALGUMAS VEZES COMIGO), O QUE CAUSA INTERFERÊNCIA NO ENTENDIMENTO DAS OUTRAS
FALAS, QUE PROSSEGUEM ININTERRUPTAS.
-NUMA
MARCAÇÃO, PARA MIM ERRADA, O PERSONAGEM PATERNO VAI REPRESENTAR NO MEIO DA
PLATEIA, O QUE FEZ COM QUE SE PERDESSEM MAIS FALAS. NA
VERDADE, ESSA MARCAÇÃO DE SAIR DO CENTRO DO QUADRADO CERCADO PELA FITA BRANCA É
GENIAL, PORQUE QUANDO A ENTREVISTADORA PERGUNTA O QUE ELE QUER, O PAI RASGA PARTE
DA FITA DO CHÃO E SAI DO PALCO, OU SEJA, ELE QUER A LIBERDADE DA SOCIEDADE QUE
O SUFOCA.
MAS,
NA MINHA OPINIÃO, NÃO PRECISAVA TER IDO PARA A PLATEIA E FICAR, PARCIALMENTE,
INAUDÍVEL.
COMO
SEMPRE REPITO EM CONSIDERAÇÕES SOBRE PEÇAS TEATRAIS, QUE FAÇO, CADA DIRETOR
DEVERIA IR SENTAR-SE JUNTO AO PÚBLICO, SENTIR-SE ESPECTADOR E COMPREENDER
MELHOR POSSÍVEIS DIFICULDADES SOBRE A ENCENAÇÃO.
A PROCURA DE EMPREGO É UMA PEÇA DE COMPOSIÇÃO DE TEXTO
MAGNÍFICA E FOI UMA DAS MAIS INTERESSANTES OBRAS
TEATRAIS QUE ASSISTI NOS ÚLTIMOS TEMPOS.
SOBRE
O AUTOR: MICHEL VINAVER
NASCIDO
EM PARIS (FR) EM 1927, ESCREVEU A PRIMEIRA PEÇA PROFISSIONAL AOS 20 ANOS. LOGO
DE DESTACOU NO MEIO TEATRAL FRANCÊS PELA ESCRITA DIFERENTE. SEUS TEMAS, DE
MANEIRA GERAL, SEMPRE EXPÕEM O DESCONTENTAMENTO COM OS RUMOS DOS ACONTECIMENTOS
SUBMISSOS AO ESTADO E O CONTENTAMENTO PESSOAL DOMINADO PELA IMPOSIÇÃO DO
CONSUMO.
ESSA
ATITUDE LHE POSSIBILITOU INSPIRAÇÕES DIVERSAS DAS CONVENÇÕES SOCIAIS, COM CRÍTICAS
AS OPRESSÕES EXISTENTES AO SER HUMANO E A NECESSIDADE DE UMA MUDANÇA DE
MENTALIDADE.
RECEBEU
O GRANDE PRÊMIO DE TEATRO DA ACADEMIA FRANCESA PELO CONJUNTO DE SUA OBRA, ENTRE
AS QUAIS SE DESTACAM:
OS COREANOS; OS
DISSIDENTES; O PROGRAMA DE TELEVISÃO;11 DE SETEMBRO DE 2001. SUA
PEÇA MAIS CONHECIDA E ENCENADA PELO MUNDO É A PROCURA DE EMPREGO.
CADA UM TEM A SINA
QUE O ACASO DETERMINA.
DE DOR OU PRAZER,
NÃO SE CONSEGUE ENTENDER
POIS, NÃO SE TEVE O ARBÍTRIO
DE ESCOLHER.
INDUZ O TEMPERAMENTO,
REFLETE O COMPORTAMENTO
E OBRIGA SUA CONVIVÊNCIA
POR TODA A EXISTÊNCIA.
UMA
PESSOA NEGATIVA!
QUE MOTIVO A INCENTIVA
SER TÃO RESTRITIVA
EM SIMPATIA,
AMABILIDADES,
EM EDUCAÇÃO?
FRUSTRAÇÃO,
COMPLEXOS,
AMARGURAS?
QUE DOR A OBRIGA,
COM RANCOR
MANTER ESSA POSTURA
QUE SÓ CAUSA CONTRARIEDADES?
NÃO SE LIBERTA DE UM SOFRER
E ATUA CONTRA O QUE CONVIVER.
SERIA ESSE MAL CAUSADO POR
POR SUAS INFELICIDADES
OU ASSIM É ... POR PRAZER?