segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

LIVRO: PENA DE MANDARIM : ADIEU?!


ADIEU ?!

JE N’EN SUIS PAS SÛR
MAIS J’AI L’IMPRESSION
DE M’ÊTRE PERDU.

JE ME RESSENS
PAS DE COURAGE,
DE DÉSIR,
DE PLAISIR,
APRÈS AVOIR SU QUE
CE QUE JE DIS,
CE QUE J’ÉCRIS,
PROVOQUE TRISTESSE
À QUI JE M’ADRESSE.
LE GENS M’A DIT - VOUS ÊTES DUR.
JE VOUS PRÉFÉRERAIS LYRIQUE.
D’APRÈS TANT DE CRITIQUE,
SI JE NE PLAIS PLUS,
À CONTINUER ÉCRIRE
JE CROIS QUE LE MEILLEUR
CE SERA FINIR.



ADEUS??!!

ME SINTO INSEGURO,
CONFUSO,
NUM TEMOR OBSCURO,
SEM CORAGEM,
SEM DESEJO,
SEM PRAZER
EM CONTINUAR A ESCREVER,
APÓS SABER QUE O QUE DIGO
CAUSA TANTA TRISTEZA
A QUEM ME DIRIJO.
QUE AO INVÉS DE SER LÍRICO,
SOU AMARGURADO
E EXTREMAMENTE CRÍTICO.
NÃO É O QUE ALMEJO,
MAS, SE JÁ NÃO AGRADO
ME RENDO AO ENSEJO ...
E CALO.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

LIVRO PENA DE MANDARIM: LABIRINTO COMPLICADO


ENTRE A VIDA
QUE QUEREMOS
E A QUE TEREMOS
HÁ UM LABIRINTO COMPLICADO
QUE, EMBORA, ENFRENTADO,
NÃO O DOMINAMOS.
E AINDA QUE NÃO TEMAMOS
E O CAMINHEMOS,
MESMO QUANDO TERMINADO
NÃO SABEMOS COMPLETAMENTE
O QUE INDUZIU PERCORRÊ-LO,
VISTO QUE NEM SEMPRE ENTENDEMOS
A RAZÃO QUE NOS CONDUZIU.

E NELE RESPONSABILIZAMOS
O QUE ERRAMOS, 
O QUE AMAMOS,
O QUE COLHEMOS,
O QUE DISSIPAMOS.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

LIVRO PENA DE MANDARIM : PEÇA TEATRAL - A PROCURA DE EMPREGO

A PROCURA DE EMPREGO
AUTOR: MICHEL VINAVER
TRADUÇÃO E DIREÇÃO: JEAN-CLAUDE BERNARDET E RUBENS REWALD
TEATRO SESC-SANTO AMARO- 2018

A PEÇA FOI ESCRITA EM 1970, DOIS ANOS APÓS AS AGITAÇÕES ESTUDANTIS DE 1968, QUE OCORRERAM TANTO EM PARIS, COMO NO RESTO DO MUNDO, CONTRA O STATUS CAPITALISTA VIGENTE E OS ULTRAPASSADOS COSTUMES SOCIAIS. FOI TAMBÉM A ÉPOCA DO AMOR LIVRE, DOS HIPPIES E DO ESPETÁCULO MUSICAL HAIR QUE MARCOU UMA ERA, ENTRE OS JOVENS, DE PROTESTOS CONTRA A LAVAGEM CEREBRAL POLÍTICA E MILITAR.
A PROCURA DE UM EMPREGO POSSUI UM TEXTO BASTANTE SIMPLES E REALISTA QUE FALA SOBRE AS CONVENÇÕES FALIDAS, O CONSUMO EXAGERADO, OS RITMOS ALUCINANTES DA NECESSIDADE DE PRODUÇÃO, OS ACONTECIMENTOS QUE SUFOCAM A NATURALIDADE DO VIVER.
PARA ISSO, COMPÕE UMA FAMÍLIA DE TRÊS PESSOAS: PAI, MÃE E FILHA ADOLESCENTE. O PAI, EX-GERENTE DE EMPRESA, ESTÁ DESEMPREGADO E PRECISA FAZER UMA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO PARA OBTER NOVO EMPREGO. É QUANDO SURGE A QUARTA PERSONAGEM, UMA PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS, DE UMA FIRMA DE TURISMO, QUE OFERECE UMA VAGA DE TRABALHO. ESTA PROFISSIONAL, EXTREMAMENTE RÍGIDA, FAZ UM VERDADEIRO INQUÉRITO SOBRE O PRETENDENTE E AÍ COMEÇA A AÇÃO.
PARA SABER SE O CANDIDATO SERIA DE INTERESSE AO QUE NECESSITA, O CERCA DE PERGUNTAS E FATOS OCORRIDOS EM SUA VIDA, EXPLORANDO TODAS AS POSSIBILIDADES DE SUAS RESPOSTAS, AS MAIS ÍNTIMAS, AS MAIS INTROSPECTIVAS, AS MAIS INVASIVAS, NÃO APENAS SOBRE O SEU PASSADO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM OS DA SUA EXISTÊNCIA PESSOAL. AO MESMO TEMPO QUE A ENTREVISTA VAI SE DESENVOLVENDO VÃO SE DESCOBRINDO CONFLITOS FAMILIARES. A ESPOSA, UMA DONA DE CASA, ALÉM DA PERDA DO SEGURO DE VIDA, PELO DESEMPREGO DO MARIDO, TEM GRANDE PROBLEMA NA FALTA DE COMUNICAÇÃO COM A FILHA. ESTA É UMA ESTUDANTE QUE SE UNE A GRUPOS ATIVISTAS CONTRA O GOVERNO, NAMORA UM RAPAZ NEGRO, VENDEDOR DE DROGAS E ESTÁ ESPERANDO UM FILHO. (OU SEJA, A ANTÍTESE, NA ÉPOCA, DO QUE SERIA UMA BOA FILHA DE FAMÍLIA).  SEU DIÁLOGO COM ELA É QUASE NULO O QUE A AMARGURA. E RECORRE AO MARIDO SEMPRE QUE DESEJA TER UMA SÉRIA CONVERSA MATERNAL. OS PAIS QUEREM LEVAR A GAROTA A LONDRES PARA FAZER UM ABORTO, PORQUE NA FRANÇA, ISSO ERA PROIBIDO. A MENINA NÃO QUER. DESEJA TER A CRIANÇA E DEPOIS DOÁ-LA PARA ADOÇÃO. MAS ACABA CEDENDO E INTERESSA-SE EM CONHECER A CIDADE INGLESA. AOS POUCOS MANIFESTA-SE, TAMBÉM, NO TEXTO, A DOR E CULPA DA PERDA DE UM FILHO NUM ACIDENTE DE CARRO, DIRIGIDO PELO PAI.
OS FATOS VÃO SENDO REVELADOS JUNTO À A ENTREVISTA.
A PROFISSIONAL CONTINUA A MASSACRAR O CANDIDATO COM PERGUNTAS IMPERTINENTES E CONFUSAS, TAIS COMO O QUE ELE DESEJA DA VIDA, O QUE MELHOR FARIA NESTE EMPREGO, QUE CAPACIDADE TEM DE OBTER O QUE QUER, NO QUE ERROU? QUER VERIFICAR ATÉ QUE PONTO ELE RESISTIRÁ, EMOCIONALMENTE, ÀS QUESTÕES. A TRAMA, ENTRE MOMENTOS DE LUCIDEZ E DE ALGUNS DELÍRIOS, RESUME-SE EM QUE A ESPOSA CONSEGUE OBTER UM EMPREGO (À REVELIA DO MARIDO), A FILHA DEIXA O NAMORADO E O PAI TEM 50% DE CHANCES DE SER OU NÃO, CONTRATADO. E ASSIM TERMINA.
O QUE SURPREENDE NESTE TEXTO DE HISTÓRIA COMUM, É A INTERESSANTE FORMA DE SUA NARRATIVA SEM UM ESQUEMA NORMAL DE CONTINUIDADE DOS ATOS. COM FALAS ENTRELAÇADAS QUE ÀS VEZES SE CRUZAM DENTRO DO CONTEXTO, OUTRAS NÃO, EXIBE LINGUAGEM TEATRAL DESCONSTRUÍDA, COM TEMPOS SUPERPOSTOS (PASSADO, PRESENTE E FUTURO), SEM PAUSA NA AÇÃO. OS QUATRO ATORES EM CENA ATUAM AO MESMO TEMPO, CADA UM COM A SUA FALA TENDO CONTINUIDADE PARA SI, MAS NÃO PARA OS OUTROS MEMBROS DO ELENCO. CADA PERSONAGEM DESENVOLVE O SEU TEXTO DE MANEIRA PESSOAL, COM ASSUNTOS QUE REPRESENTAM O PRESENTE MOMENTO EM QUE ESTÃO ATUANDO, FATOS DE SUA VIVÊNCIA PESSOAL E AS POSSIBILIDADES DO QUE TERÃO PELA FRENTE. AS REVELAÇÕES, SEM UMA PONTUAÇÃO CLARA, VIVENDO DIFERENTES ÉPOCAS DA VIDA DESSA FAMÍLIA, ME LEMBROU, UM POUCO, A ESTRUTURA DE NARRATIVA DO LIVRO ULISSES, DO JAMES JOYCE.
DE ACORDO COM A OPINIÃO DO TRADUTOR E DIRETOR DA PEÇA, JEAN CLAUDE BERNARDET:
”... É COMO SE O DRAMATURGO TIVESSE RECORTADO OS DIÁLOGOS EM TIRAS E JOGADO TUDO PARA CIMA. E, DEPOIS, APANHADO AO ACASO OS PAPÉIS DO CHÃO, JUNTANDO TODOS, FORMANDO O TEXTO”...   
ESSA APRESENTAÇÃO EXIGE UMA ATENÇÃO MUITO GRANDE DO ESPECTADOR, POIS QUALQUER PERDA DE UMA FALA PODE CAUSAR UM ROMPIMENTO NO ENTENDIMENTO GERAL. PARA OS ATORES DEVE TER SIDO UM DESAFIO ENORME REPRESENTÁ-LA PORQUE NÃO HÁ A DEIXA COMUM DOS TEXTOS TEATRAIS NO QUAL A FALA DE UM ATOR SE AJUSTA NO TÉRMINO DA FALA DO OUTRO, DANDO A SEQUÊNCIA. AQUI, TODOS FALAM PARA SI MESMO, MAS, TÊM QUE SABER A MARCAÇÃO NECESSÁRIA, PARA COMEÇAR SEU DESEMPENHO SEM CHOCAR-SE COM O DO OUTRO. A ENCENAÇÃO, COMPOSTA POR TRINTA CENAS ENUMERADAS PELA SONOPLASTIA, É REALIZADA DENTRO DE UM ESPAÇO QUADRADO, MARCADO NO CHÃO POR UMA FITA BRANCA. NÃO HÁ CENÁRIOS E OS FIGURINOS CONSTITUEM-SE DE ROUPAS SIMPLES,COM CORES NEUTRAS, NUMA INTELIGENTE PROPOSTA DE NÃO CAUSAR DISTRAÇÃO EM RELAÇÃO AO TEXTO (OU SEJA, NÃO CHAMAR A ATENÇÃO).
OS ATORES ESTÃO EXCELENTES, DEMONSTRANDO GRANDE COMPETÊNCIA, NA REPRESENTAÇÃO DE UM TEXTO DIFÍCIL E DIFERENTE.
ÚNICOS PONTOS QUE CONSIDEREI QUE PODERIAM SER MELHORADOS FORAM EM RELAÇÃO À DIREÇÃO.
-QUATRO ATORES FALANDO QUASE AO MESMO TEMPO, SEMPRE SE DESTACARÁ A FALA DO QUE TIVER MELHOR DICÇÃO E MAIOR VOLUME DE VOZ. POR ESSA RAZÃO, PARTE DO QUE É DITO NÃO É OUVIDO. DEVERIA HAVER SOM, OU INDIVIDUAL OU UM “BOOM” CENTRAL, PARA QUE ASSISTÊNCIA OUVISSE CLARAMENTE.
-A PERSONAGEM ADOLESCENTE ANDA DEMAIS ENTRE OS ATORES, MEIO RINDO, MEIO IRREVERENTE E QUANDO PARA FICA ENCARANDO UMA PESSOA DO PÚBLICO, (NO CASO, ALGUMAS VEZES COMIGO), O QUE CAUSA INTERFERÊNCIA NO ENTENDIMENTO DAS OUTRAS FALAS, QUE PROSSEGUEM ININTERRUPTAS.
-NUMA MARCAÇÃO, PARA MIM ERRADA, O PERSONAGEM PATERNO VAI REPRESENTAR NO MEIO DA PLATEIA, O QUE FEZ COM QUE SE PERDESSEM MAIS FALAS. NA VERDADE, ESSA MARCAÇÃO DE SAIR DO CENTRO DO QUADRADO CERCADO PELA FITA BRANCA É GENIAL, PORQUE QUANDO A ENTREVISTADORA PERGUNTA O QUE ELE QUER, O PAI RASGA PARTE DA FITA DO CHÃO E SAI DO PALCO, OU SEJA, ELE QUER A LIBERDADE DA SOCIEDADE QUE O SUFOCA.
MAS, NA MINHA OPINIÃO, NÃO PRECISAVA TER IDO PARA A PLATEIA E FICAR, PARCIALMENTE, INAUDÍVEL.
COMO SEMPRE REPITO EM CONSIDERAÇÕES SOBRE PEÇAS TEATRAIS, QUE FAÇO, CADA DIRETOR DEVERIA IR SENTAR-SE JUNTO AO PÚBLICO, SENTIR-SE ESPECTADOR E COMPREENDER MELHOR POSSÍVEIS DIFICULDADES SOBRE A ENCENAÇÃO. 
A PROCURA DE EMPREGO É UMA PEÇA DE COMPOSIÇÃO DE TEXTO MAGNÍFICA E FOI UMA DAS MAIS INTERESSANTES OBRAS TEATRAIS QUE ASSISTI NOS ÚLTIMOS TEMPOS.


SOBRE O AUTOR: MICHEL VINAVER


NASCIDO EM PARIS (FR) EM 1927, ESCREVEU A PRIMEIRA PEÇA PROFISSIONAL AOS 20 ANOS. LOGO DE DESTACOU NO MEIO TEATRAL FRANCÊS PELA ESCRITA DIFERENTE. SEUS TEMAS, DE MANEIRA GERAL, SEMPRE EXPÕEM O DESCONTENTAMENTO COM OS RUMOS DOS ACONTECIMENTOS SUBMISSOS AO ESTADO E O CONTENTAMENTO PESSOAL DOMINADO PELA IMPOSIÇÃO DO CONSUMO.
ESSA ATITUDE LHE POSSIBILITOU INSPIRAÇÕES DIVERSAS DAS CONVENÇÕES SOCIAIS, COM CRÍTICAS AS OPRESSÕES EXISTENTES AO SER HUMANO E A NECESSIDADE DE UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE.
RECEBEU O GRANDE PRÊMIO DE TEATRO DA ACADEMIA FRANCESA PELO CONJUNTO DE SUA OBRA, ENTRE AS QUAIS SE DESTACAM:
OS COREANOS; OS DISSIDENTES; O PROGRAMA DE TELEVISÃO;11 DE SETEMBRO DE 2001. SUA PEÇA MAIS CONHECIDA E ENCENADA PELO MUNDO É A PROCURA DE EMPREGO.

terça-feira, 3 de julho de 2018

LIVRO PENA DE MANDARIM: SINA

CADA UM TEM A SINA
QUE O ACASO DETERMINA.
DE DOR OU PRAZER,
NÃO SE CONSEGUE ENTENDER
POIS, NÃO SE TEVE O ARBÍTRIO
DE ESCOLHER.
INDUZ O TEMPERAMENTO,
REFLETE O COMPORTAMENTO
E OBRIGA SUA CONVIVÊNCIA
POR TODA A EXISTÊNCIA.

LIVRO PENA DE MANDARIM: POR PRAZER?!

 UMA PESSOA NEGATIVA!
 QUE MOTIVO A INCENTIVA
 SER TÃO RESTRITIVA
 EM SIMPATIA, 
 AMABILIDADES,
 EM EDUCAÇÃO?
 FRUSTRAÇÃO,
 COMPLEXOS,
 AMARGURAS?
 QUE DOR A OBRIGA,
 COM RANCOR
 MANTER ESSA POSTURA
 QUE SÓ CAUSA CONTRARIEDADES?
 NÃO SE LIBERTA DE UM SOFRER
 E ATUA CONTRA O QUE CONVIVER.
 SERIA ESSE MAL CAUSADO POR
 POR SUAS INFELICIDADES
 OU ASSIM É ... POR PRAZER?

LIVRO PENA DE MANDARIM: ALMA TORTA

NO FLUXO OBSCURO,
TINHA UMA PORTA.
TINHA UMA PORTA
NUM RUMO INSEGURO,
PARA MIM TRANCADA.

NO MEU EXCLUO
NÃO PERCEBI QUÃO ESCURO.
SOFRI UMA PANCADA
QUE DEIXOU A ALMA TORTA.

SEGUI UMA TRILHA ERRADA,
COMO INDEFESA PRESA
DE UMA IDEIA EQUIVOCADA.

O QUE, AGORA, IMPORTA,
FOI O TEMPO EMPREENDER
ME AUXILIAR APRENDER
QUE PORTA NA CARA, CORTA.






sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

LIVRO PENA DE MANDARIM : A VENDA DA PIETÁ


A VENDA DA PIETÁ

TOMEI CONHECIMENTO DESTE FATO NUM LIVRO QUE CHEGOU-ME BASTANTE ATRASADO. SENDO SOBRE A ARTE E SEU MERCADO, LOGO, ME INTERESSOU. NARRA A HISTÓRIA DA FAMOSA FAMÍLIA DE NEGOCIANTES DE ARTES, OS WILDENSTEIN, QUE SE INICIARAM COMO EMPRESA NO FINAL DO SÉCULO 19, NA FRANÇA, COM O AVÔ, NATHAN, CONTINUANDO COM O FILHO GEORGES E O NETO DANIEL (AUTOR DO LIVRO).
PELAS MÃOS DESSES ESPECIALISTAS, PASSARAM OS MAIS IMPORTANTES ARTISTAS PLÁSTICOS DESDE OS DA ANTIGUIDADE ATÉ A ATUALIDADE. ISTO SIGNIFICA QUE SÉCULOS DE PINTURA, ESCULTURA E DOCUMENTOS RAROS FORAM COMERCIALIZADOS POR ELES.
ALÉM DA FRANÇA, A CASA WILDENSTEIN INAUGUROU FILIAIS EM LONDRES E NOVA YORK. PASSOU POR FASES MUITO LUCRATIVAS E OUTRAS BEM DIFÍCEIS, ESPECIALMENTE NA ÉPOCA DO NAZISMO, QUANDO TEVE SUAS OBRAS, NA FRANÇA, CONFISCADAS. SOBREVIVEU CONTUDO NO MERCADO NORTE- AMERICANO, AONDE OS MUSEUS E OS MILIONÁRIOS NÃO SE IMPORTAVAM EM PAGAR MUITO PELA ARTE
DE GRANDE CATEGORIA. E ESSES “MARCHANDS” SEMPRE AS TIVERAM, PORQUE, APÓS A FAMA, ERAM PROCURADOS POR FAMÍLIAS RICAS E NOBRES QUE DESEJAVAM VENDER SUAS PRECIOSIDADES. MESMO NOS MAUS MOMENTOS, ATÉ ENDIVIDANDO-SE, JAMAIS SE PERMITIRAM BAIXAR O NÍVEL DE QUALIDADE DE SEU COMÉRCIO.
APESAR DE MOMENTOS INTERESSANTES, O TEMA DO LIVRO NÃO DEIXA DE SER A BIOGRAFIA DE TODOS ELES. 
COMO NÃO SERIA POSSÍVEL DESCREVER TODOS OS ARTISTAS QUE FORAM COMERCIALIZADOS, BASTA DIZER QUE DESDE DESENHOS DE LEONARDO DA VINCI ATÉ OS DE ANDY WARHOL RECEBERAM A ATENÇÃO DA FAMÍLIA. 
E ELES SE ENQUADRAM, HOJE, NO QUE SE CONSIDERA O TOPO DA ELITE DOS MERCADORES DE ARTE DOS SÉCULOS 19 E 20. NEGOCIARAM OBRAS PARA ARTISTAS DO CINEMA, PARA POLÍTICOS, PARA NOBRES E PARA A REALEZA.                                   
DENTRE OS FATOS DESCRITOS, QUERO SALIENTAR TRÊS, QUE PRENDERAM MAIS A MINHA ATENÇÃO:
O PRIMEIRO DIZ RESPEITO AO ARTISTA PABLO PICASSO.
EU SEMPRE TIVE A OPINIÃO QUE ESSE ARTISTA INTRODUTOR DO CUBISMO E GENIAL EM TANTA OBRA QUE ADMIRO, FEZ ALGUMAS “ARTES” QUE SE FOSSEM ELIMINADAS SÓ ENGRANDECERIAM SUA FAMA. TODA VEZ QUE EXPRESSEI ESSA OPINIÃO, MUITOS FORAM CONTRA, DIZENDO QUE EU NÃO O TINHA COMPREENDIDO. FIQUEI CONTENTE EM LER NO LIVRO, QUE O AVÔ NATHAN E O FILHO GEORGES, ÍNTIMOS DE PICASSO, TINHAM ESSA OPINIÃO E PEDIAM QUE ELE PARASSE DE FAZER TELAS DE CAÇOADAS PARA NOVOS RICOS, QUE NADA ENTENDIAM E COMPRAVAM QUALQUER COISA, POR ELE, ASSINADA.

OS WILDENSTEIN ACHAVAM QUE ISSO PREJUDICARIA UMA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO SIGNIFICATIVA PARA A HISTÓRIA DA ARTE. MAS, PICASSO, FELIZ COM O DINHEIRO FÁCIL, NÃO DEU OUVIDOS.
O SEGUNDO, FOI SOBRE UMA CONSULTA A UM DESENHO DE LEONARDO DA VINCI, NA COLEÇÃO REAL INGLESA, PARA COMPARAÇÃO SOBRE PAPEL E TINTA, COM OUTRO, DE UM COLECIONADOR QUE O COLOCARA À VENDA. COMO ERA ÍNTIMO DA NOBREZA, O AUTOR FOI RECEBIDO, NA ÉPOCA, PELO ATUAL PRÍNCIPE CHARLES, NO CASTELO DE BALMORAL, NA ESCÓCIA, AONDE FEZ SUA PESQUISA. AO VISITAR OS ENORMES PORÕES DO CASTELO, AONDE ESTÃO GUARDADAS MUITAS PRECIOSIDADES, VIU ENORMES CAIXAS, SEGUNDO ELE: “DO TAMANHO DO MEU ESCRITÓRIO”. PERGUNTANDO AO PRÍNCIPE, SOUBE QUE ERAM “AS CAIXAS DA RÚSSIA”, MANDADAS PELO CZAR NICOLAU II, QUANDO, PREVENDO QUE A REVOLUÇÃO SOCIALISTA IA VENCER, ENVIOU PARA A INGLATERRA, EM TEMPO, INÚMERAS RIQUEZAS, ESPERANDO USUFRUI-LAS, POIS, ACREDITAVA SER EXILADO E NÃO ASSASSINADO.

O COMERCIANTE FICOU IMAGINANDO QUE “MARAVILHAS” PODERIAM CONTER TODAS AS CAIXAS E CONSIDEROU (CONSIGO MESMO) QUE ELAS DEVERIAM VOLTAR AO POVO RUSSO, COMO SEU LEGÍTIMO PATRIMÔNIO. NÃO SEI SE VOLTARAM OU CONTINUAM COM OS INGLESES.
MAS O CASO MAIS CURIOSO QUE LI E QUE DÁ TÍTULO A ESTE COMENTÁRIO FOI SOBRE O PAPA PAULO VI. ESTE PRELADO, DESDE ARCEBISPO EM MILÃO, CONTINUAMENTE LUTOU A FAVOR DOS POBRES. COMO PAPA, SENTIA-SE MUITO INCOMODADO COM A MISÉRIA QUE IMPERAVA NO TERCEIRO MUNDO (ISSO NA DÉCADA DE 1960) E SOLICITOU A PRESENÇA DE DANIEL WILDENSTEIN, NO VATICANO, PARA UMA CONVERSA.

NA SUA BONDADE E INGENUIDADE, O PONTÍFICE, DESCONFORTÁVEL COM TANTA RIQUEZA EM ARTE NO VATICANO, DESEJAVA SABER QUE PREÇO PODERIA OBTER A VENDA DA PIETÀ, DE MICHELANGELO, PARA PODER DISTRIBUIR O DINHEIRO AOS POBRES.
O NEGOCIANTE, MUITO SURPRESO, CONSEGUIU CONVENCER O PAPA QUE POR MAIS DINHEIRO QUE A PIETÀ RENDESSE E MESMO QUE FOSSE DISPUTADA PELOS MAIS IMPORTANTES MUSEUS JAMAIS COBRIRIA AS NECESSIDADES DA FOME DO MUNDO. 
O PAPA ARGUMENTOU QUE ESSE SERIA UM COMEÇO, MUITAS OUTRAS OBRAS PODERIAM TER O MESMO DESTINO. MAS, A OPINIÃO DO COMERCIANTE PREVALECEU, POIS, O DINHEIRO, COM O TEMPO, ACABARIA E A POBREZA NÃO.
E EU ACREDITO QUE NÃO SÓ A CÚRIA DO VATICANO, MAS, TODA A POPULAÇÃO DA ITÁLIA, JAMAIS PERMITIRIA QUE A PIETÀ SAÍSSE DO PAÍS.
COMO TODOS SABEMOS, A POBREZA NO MUNDO NÃO SERÁ RESOLVIDA SOMENTE POR ATOS DE CARIDADE. É UMA AÇÃO CONJUNTA DE POLÍTICA ECONÔMICA E SOCIAL QUE DÊ OPORTUNIDADE A TODOS. LEMBRO AQUI O EXEMPLO DO MILIONÁRIO BILL GATES QUE DOOU MILHÕES DE DÓLARES PARA COMBATER A AIDS, NA ÁFRICA, E O PRESIDENTE DO PAÍS QUE RECEBEU O DINHEIRO O USOU PARA COMPRAR ARMAS E COMBATER O PAÍS VIZINHO.
O AUTOR SUGERIU AO PAPA QUE MUITAS OBRAS DE ARTE, DO VATICANO, PODERIAM PERCORRER OS MUSEUS DO MUNDO E ANGARIAR FUNDOS PARA ESSE OBJETIVO. MAS, A IDEIA NÃO VINGOU PORQUE PAULO VI ADOECEU E ACABOU FALECENDO.

LIVRO: MERCADORES DE ARTE
AUTORES: DANIEL WILDENSTEIN
                     IVES STAVRIDÈS
EDITORA PLANETA – 2004