terça-feira, 3 de julho de 2018

LIVRO PENA DE MANDARIM: POR PRAZER?!

 UMA PESSOA NEGATIVA!
 QUE MOTIVO A INCENTIVA
 SER TÃO RESTRITIVA
 EM SIMPATIA, 
 AMABILIDADES,
 EM EDUCAÇÃO?
 FRUSTRAÇÃO,
 COMPLEXOS,
 AMARGURAS?
 QUE DOR A OBRIGA,
 COM RANCOR
 MANTER ESSA POSTURA
 QUE SÓ CAUSA CONTRARIEDADES?
 NÃO SE LIBERTA DE UM SOFRER
 E ATUA CONTRA O QUE CONVIVER.
 SERIA ESSE MAL CAUSADO POR
 POR SUAS INFELICIDADES
 OU ASSIM É ... POR PRAZER?

LIVRO PENA DE MANDARIM: ALMA TORTA

NO FLUXO OBSCURO,
TINHA UMA PORTA.
TINHA UMA PORTA
NUM RUMO INSEGURO,
PARA MIM TRANCADA.

NO MEU EXCLUO
NÃO PERCEBI QUÃO ESCURO.
SOFRI UMA PANCADA
QUE DEIXOU A ALMA TORTA.

SEGUI UMA TRILHA ERRADA,
COMO INDEFESA PRESA
DE UMA IDEIA EQUIVOCADA.

O QUE, AGORA, IMPORTA,
FOI O TEMPO EMPREENDER
ME AUXILIAR APRENDER
QUE PORTA NA CARA, CORTA.






sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

LIVRO PENA DE MANDARIM : A VENDA DA PIETÁ


A VENDA DA PIETÁ

TOMEI CONHECIMENTO DESTE FATO NUM LIVRO QUE CHEGOU-ME BASTANTE ATRASADO. SENDO SOBRE A ARTE E SEU MERCADO, LOGO, ME INTERESSOU. NARRA A HISTÓRIA DA FAMOSA FAMÍLIA DE NEGOCIANTES DE ARTES, OS WILDENSTEIN, QUE SE INICIARAM COMO EMPRESA NO FINAL DO SÉCULO 19, NA FRANÇA, COM O AVÔ, NATHAN, CONTINUANDO COM O FILHO GEORGES E O NETO DANIEL (AUTOR DO LIVRO).
PELAS MÃOS DESSES ESPECIALISTAS, PASSARAM OS MAIS IMPORTANTES ARTISTAS PLÁSTICOS DESDE OS DA ANTIGUIDADE ATÉ A ATUALIDADE. ISTO SIGNIFICA QUE SÉCULOS DE PINTURA, ESCULTURA E DOCUMENTOS RAROS FORAM COMERCIALIZADOS POR ELES.
ALÉM DA FRANÇA, A CASA WILDENSTEIN INAUGUROU FILIAIS EM LONDRES E NOVA YORK. PASSOU POR FASES MUITO LUCRATIVAS E OUTRAS BEM DIFÍCEIS, ESPECIALMENTE NA ÉPOCA DO NAZISMO, QUANDO TEVE SUAS OBRAS, NA FRANÇA, CONFISCADAS. SOBREVIVEU CONTUDO NO MERCADO NORTE- AMERICANO, AONDE OS MUSEUS E OS MILIONÁRIOS NÃO SE IMPORTAVAM EM PAGAR MUITO PELA ARTE
DE GRANDE CATEGORIA. E ESSES “MARCHANDS” SEMPRE AS TIVERAM, PORQUE, APÓS A FAMA, ERAM PROCURADOS POR FAMÍLIAS RICAS E NOBRES QUE DESEJAVAM VENDER SUAS PRECIOSIDADES. MESMO NOS MAUS MOMENTOS, ATÉ ENDIVIDANDO-SE, JAMAIS SE PERMITIRAM BAIXAR O NÍVEL DE QUALIDADE DE SEU COMÉRCIO.
APESAR DE MOMENTOS INTERESSANTES, O TEMA DO LIVRO NÃO DEIXA DE SER A BIOGRAFIA DE TODOS ELES. 
COMO NÃO SERIA POSSÍVEL DESCREVER TODOS OS ARTISTAS QUE FORAM COMERCIALIZADOS, BASTA DIZER QUE DESDE DESENHOS DE LEONARDO DA VINCI ATÉ OS DE ANDY WARHOL RECEBERAM A ATENÇÃO DA FAMÍLIA. 
E ELES SE ENQUADRAM, HOJE, NO QUE SE CONSIDERA O TOPO DA ELITE DOS MERCADORES DE ARTE DOS SÉCULOS 19 E 20. NEGOCIARAM OBRAS PARA ARTISTAS DO CINEMA, PARA POLÍTICOS, PARA NOBRES E PARA A REALEZA.                                   
DENTRE OS FATOS DESCRITOS, QUERO SALIENTAR TRÊS, QUE PRENDERAM MAIS A MINHA ATENÇÃO:
O PRIMEIRO DIZ RESPEITO AO ARTISTA PABLO PICASSO.
EU SEMPRE TIVE A OPINIÃO QUE ESSE ARTISTA INTRODUTOR DO CUBISMO E GENIAL EM TANTA OBRA QUE ADMIRO, FEZ ALGUMAS “ARTES” QUE SE FOSSEM ELIMINADAS SÓ ENGRANDECERIAM SUA FAMA. TODA VEZ QUE EXPRESSEI ESSA OPINIÃO, MUITOS FORAM CONTRA, DIZENDO QUE EU NÃO O TINHA COMPREENDIDO. FIQUEI CONTENTE EM LER NO LIVRO, QUE O AVÔ NATHAN E O FILHO GEORGES, ÍNTIMOS DE PICASSO, TINHAM ESSA OPINIÃO E PEDIAM QUE ELE PARASSE DE FAZER TELAS DE CAÇOADAS PARA NOVOS RICOS, QUE NADA ENTENDIAM E COMPRAVAM QUALQUER COISA, POR ELE, ASSINADA.

OS WILDENSTEIN ACHAVAM QUE ISSO PREJUDICARIA UMA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO SIGNIFICATIVA PARA A HISTÓRIA DA ARTE. MAS, PICASSO, FELIZ COM O DINHEIRO FÁCIL, NÃO DEU OUVIDOS.
O SEGUNDO, FOI SOBRE UMA CONSULTA A UM DESENHO DE LEONARDO DA VINCI, NA COLEÇÃO REAL INGLESA, PARA COMPARAÇÃO SOBRE PAPEL E TINTA, COM OUTRO, DE UM COLECIONADOR QUE O COLOCARA À VENDA. COMO ERA ÍNTIMO DA NOBREZA, O AUTOR FOI RECEBIDO, NA ÉPOCA, PELO ATUAL PRÍNCIPE CHARLES, NO CASTELO DE BALMORAL, NA ESCÓCIA, AONDE FEZ SUA PESQUISA. AO VISITAR OS ENORMES PORÕES DO CASTELO, AONDE ESTÃO GUARDADAS MUITAS PRECIOSIDADES, VIU ENORMES CAIXAS, SEGUNDO ELE: “DO TAMANHO DO MEU ESCRITÓRIO”. PERGUNTANDO AO PRÍNCIPE, SOUBE QUE ERAM “AS CAIXAS DA RÚSSIA”, MANDADAS PELO CZAR NICOLAU II, QUANDO, PREVENDO QUE A REVOLUÇÃO SOCIALISTA IA VENCER, ENVIOU PARA A INGLATERRA, EM TEMPO, INÚMERAS RIQUEZAS, ESPERANDO USUFRUI-LAS, POIS, ACREDITAVA SER EXILADO E NÃO ASSASSINADO.

O COMERCIANTE FICOU IMAGINANDO QUE “MARAVILHAS” PODERIAM CONTER TODAS AS CAIXAS E CONSIDEROU (CONSIGO MESMO) QUE ELAS DEVERIAM VOLTAR AO POVO RUSSO, COMO SEU LEGÍTIMO PATRIMÔNIO. NÃO SEI SE VOLTARAM OU CONTINUAM COM OS INGLESES.
MAS O CASO MAIS CURIOSO QUE LI E QUE DÁ TÍTULO A ESTE COMENTÁRIO FOI SOBRE O PAPA PAULO VI. ESTE PRELADO, DESDE ARCEBISPO EM MILÃO, CONTINUAMENTE LUTOU A FAVOR DOS POBRES. COMO PAPA, SENTIA-SE MUITO INCOMODADO COM A MISÉRIA QUE IMPERAVA NO TERCEIRO MUNDO (ISSO NA DÉCADA DE 1960) E SOLICITOU A PRESENÇA DE DANIEL WILDENSTEIN, NO VATICANO, PARA UMA CONVERSA.

NA SUA BONDADE E INGENUIDADE, O PONTÍFICE, DESCONFORTÁVEL COM TANTA RIQUEZA EM ARTE NO VATICANO, DESEJAVA SABER QUE PREÇO PODERIA OBTER A VENDA DA PIETÀ, DE MICHELANGELO, PARA PODER DISTRIBUIR O DINHEIRO AOS POBRES.
O NEGOCIANTE, MUITO SURPRESO, CONSEGUIU CONVENCER O PAPA QUE POR MAIS DINHEIRO QUE A PIETÀ RENDESSE E MESMO QUE FOSSE DISPUTADA PELOS MAIS IMPORTANTES MUSEUS JAMAIS COBRIRIA AS NECESSIDADES DA FOME DO MUNDO. 
O PAPA ARGUMENTOU QUE ESSE SERIA UM COMEÇO, MUITAS OUTRAS OBRAS PODERIAM TER O MESMO DESTINO. MAS, A OPINIÃO DO COMERCIANTE PREVALECEU, POIS, O DINHEIRO, COM O TEMPO, ACABARIA E A POBREZA NÃO.
E EU ACREDITO QUE NÃO SÓ A CÚRIA DO VATICANO, MAS, TODA A POPULAÇÃO DA ITÁLIA, JAMAIS PERMITIRIA QUE A PIETÀ SAÍSSE DO PAÍS.
COMO TODOS SABEMOS, A POBREZA NO MUNDO NÃO SERÁ RESOLVIDA SOMENTE POR ATOS DE CARIDADE. É UMA AÇÃO CONJUNTA DE POLÍTICA ECONÔMICA E SOCIAL QUE DÊ OPORTUNIDADE A TODOS. LEMBRO AQUI O EXEMPLO DO MILIONÁRIO BILL GATES QUE DOOU MILHÕES DE DÓLARES PARA COMBATER A AIDS, NA ÁFRICA, E O PRESIDENTE DO PAÍS QUE RECEBEU O DINHEIRO O USOU PARA COMPRAR ARMAS E COMBATER O PAÍS VIZINHO.
O AUTOR SUGERIU AO PAPA QUE MUITAS OBRAS DE ARTE, DO VATICANO, PODERIAM PERCORRER OS MUSEUS DO MUNDO E ANGARIAR FUNDOS PARA ESSE OBJETIVO. MAS, A IDEIA NÃO VINGOU PORQUE PAULO VI ADOECEU E ACABOU FALECENDO.

LIVRO: MERCADORES DE ARTE
AUTORES: DANIEL WILDENSTEIN
                     IVES STAVRIDÈS
EDITORA PLANETA – 2004








                                                                                                            



                                                                                                                  












segunda-feira, 13 de novembro de 2017

LIVRO PENA DE MANDARIM: ORIGEM


LIVRO: ORIGEM
AUTOR: DAN BROWN
EDITORA ARQUEIRO
2017

COMO SEUS ANTERIORES ROMANCES DE INVESTIGAÇÃO, PERMEANDO REALIDADE E FICÇÃO EM FATOS MISTERIOSOS QUE INSTIGAM NOSSO CONSCIENTE, O AUTOR, NESTE LIVRO ORIGEM, ABORDA A QUESTÃO PRIMORDIAL DA HUMANIDADE, O SEGREDO JAMAIS REVELADO: QUEM SOMOS? DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?
O PERSONAGEM PRINCIPAL DO LIVRO, É O BILIONÁRIO NORTE-AMERICANO EDMOND KIRSCH, NOTÁVEL CIENTISTA DA INFORMÁTICA, CRIADOR DE ULTRA SOFISTICADOS SOFTWARES PARA QUE COMPUTADORES SE TORNEM PARTE DA HUMANIDADE.
ATEU, QUER PROVAR QUE DEUS NÃO EXISTE. TODA RELIGIÃO É UMA ILUSÃO, BASEADA EM TEORIAS INVENTADAS PELAS IGREJAS, QUE NUNCA FORAM PROVADAS E SUBSISTEM HÁ MILHARES DE ANOS PELA NECESSIDADE DE CRER-SE EM ALGO SUPERIOR, MAIOR DO QUE NÓS, QUE DÊ SIGNIFICADO À NOSSA EXISTÊNCIA INCOMPREENSÍVEL, QUE SEJA UM AMPARO AS AFLIÇÕES E ALIVIE A IGNORÂNCIA DE NÃO SABERMOS PORQUE O UNIVERSO EXISTE. SABEMOS COMO, MAS, NÃO PORQUE.
ESSE GRANDE CIENTISTA DESEJA COMUNICAR À HUMANIDADE, CONFORME SUAS TEORIAS, QUE A VIDA, NA TERRA, SURGIU ESPONTANEAMENTE, NUMA COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS, VINDOS DO ESPAÇO ATRAVÉS DOS METEOROS QUE, NO MAR, TERIAM DESENVOLVIDOS MOLÉCULAS, PELA ENERGIA DO ENORME CALOR DOS PRIMÓRDIOS, QUANDO A TERRA ERA CONSTITUÍDA DE TEMPESTADES DE RAIOS. PARA TANTO, MONTA UM ENORME SHOW, NO MUSEU GUGGENHEIM DE BILBAO, NA ESPANHA, AONDE ANUNCIARÁ, A MILHÕES DE TELESPECTADORES A RESPOSTA PARA A NOSSA ORIGEM. OS CONVIDADOS SÃO ESPECIAIS, ENTRE OS QUAIS O PRINCIPAL É SEU GRANDE AMIGO E ANTIGO PROFESSOR DE SIMBOLOGIA EM HARVARD (USA), ROBERT LANGDON, QUE TERÁ, AO LADO DA PERSONAGEM AMBRA VIDAL, DIRETORA DO MUSEU, E NOIVA DO PRÍNCIPE HERDEIRO DA ESPANHA, PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DA TRAMA. ANTES DE FALAR AO MUNDO, O CIENTISTA CONVERSA COM OS LÍDERES DAS RELIGIÕES CRISTÃ, ISRAELITA E ISLÂMICA, EXPONDO SEU INTENTO, O QUE CAUSA HORROR AOS RELIGIOSOS, QUE PENSAM IMPEDIR ESSA REVELAÇÃO QUE ABALARÁ A FÉ E TRARÁ ENORME CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS. NA NOITE DO GRANDE ANÚNCIO, A ASSISTÊNCIA, PELA TELEVISÃO E PELA INTERNET, CUJA PROPAGANDA PREVIAMENTE HAVIA SIDO FEITA, É A MAIOR JÁ VERIFICADA, COM BILHÕES DE TELESPECTADORES INTERESSADOS.                                   
O PROFESSOR ROBERT RECEBE UM FONE ESPECIAL COM COMUNICAÇÃO COM UM COMPUTADOR CUJO NOME É WISTON, CRIADO PARA SER O SECRETÁRIO PESSOAL DO BILIONÁRIO E QUE ORIENTARÁ O PROFESSOR, NÃO SÓ PELA NOITE, MAS, POR TODA A HISTÓRIA, TENDO, TAMBÉM, PARTE FUNDAMENTAL.
APÓS GRANDES EFEITOS DE APRESENTAÇÃO, EXPLICAÇÕES E DEMONSTRAÇÕES, QUANDO EDMOND VAI INICIAR SUA REVELAÇÃO, É IMPEDIDO POR UM ATENTADO. GRANDE CAOS SE ESTABELECE. O PROFESSOR ROBERT E A DIRETORA AMBRA, APÓS ENORMES COMPLICAÇÕES CONSEGUEM DEIXAR O AMBIENTE. AFLITOS, DECIDEM DAR CONTINUIDADE À DESCOBERTA DO CIENTISTA PARA COMUNICÁ-LA AO PLANETA, EM HONRA À SUA PESQUISA. COMO EDMOND MORAVA NA CASA MILÁ, CONSTRUÇÃO DO FAMOSO ARQUITETO SURREALISTA ANTONIN GAUDÍ, EM BARCELONA, E HAVIA MONTADO UMA VERDADEIRA FORTALEZA DE COMPUTAÇÃO, NA CIDADE, ELES PARTEM PARA LÁ, NA TENTATIVA DE DESCOBRIR O QUE SERIA COMUNICADO. SEMPRE AUXILIADOS PELO FIEL SECRETÁRIO ELETRÔNICO WISTON CHEGAM AO REDUTO DO CIENTISTA. FICAM ADMIRADOS COM A ENORME REDE DE COMPUTADORES DE NOVA GERAÇÃO CRIADOS POR EDMOND, QUE, QUANDO CONHECIDOS, IRÃO ASSOMBRAR O MUNDO. APÓS INÚMERAS TENTATIVAS, CONSEGUEM DESVENDAR A SENHA DO PRINCIPAL E CONHECEM O SEGREDO QUE SERIA ANUNCIADO.
NA VIDA REAL, NA DÉCADA DE 1950, OS QUÍMICOS BIO-CIENTISTAS STANLEY MILLER E HAROLD UREY FIZERAM A PESQUISA DE SIMULAR A CRIAÇÃO DE MOLÉCULAS, PELOS MESMOS PRINCÍPIOS DA SUPOSTA CRIAÇÃO DA VIDA, COM FOGO E CALOR, SEM A PARTICIPAÇÃO DA CENTELHA DIVINA. MAS DEPOIS DE MESES A TENTATIVA MOSTROU-SE INEFICAZ.
NA FICÇÃO DO LIVRO, EDMOND KIRSCH DESENVOLVE SEU TRABALHO A PARTIR DESSA IDEIA, APENAS AUMENTANDO A ENERGIA ATÔMICA NECESSÁRIA, ATUALMENTE POSSÍVEL GRAÇAS AOS AVANÇOS DA CIÊNCIA, O QUE PERMITIU A CRIAÇÃO DOS PRIMEIROS SINAIS DE VIDA.
E ASSIM, PODERIA NEGAR A PARTICIPAÇÃO DE DEUS.
CONTINUANDO A REVELAÇÃO, ELE PROVA QUE NO FUTURO, COM O AVANÇO TOTAL DA TECNOLOGIA E DO HOMEM BIÔNICO, O SER HUMANO DESAPARECERÁ, DANDO LUGAR A UM NOVO SER: O TECHNIUM, NASCIDO DA SIMBIOSE ENTRE O HOMO SAPIENS E A TECNOLOGIA, NUMA FUSÃO BIOLÓGICA. PARA ELE, EM 50 ANOS, AS FERRAMENTAS QUE VIVEM FORA DO CORPO HUMANO TAIS COMO APARELHOS DE AUDIÇÃO, IMPLANTAÇÃO DE CRISTAIS NA VISÃO, BRAÇOS E PERNAS MECÂNICAS, ÓRGÃO INTERNOS ARTIFICIAIS SOMADOS AO AVANÇO DA ENGENHARIA MOLECULAR, DA CRIOGENIA, DA INTELIGÊNCIA SINTÉTICA, MUDARÃO O QUE SIGNIFICA, HOJE, SER HUMANO. E PARA MELHOR. A TECNOLOGIA SERIA BARATA E TÃO DISSEMINADA QUE NÃO HAVERIA RICOS E POBRES.                              
O PROFESSOR E AMBRA DIVULGAM ISSO À HUMANIDADE, PARA MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES, POR TODAS AS REDES SOCIAIS.
MOSTRAM QUE O TRABALHO DO CIENTISTA, INDEPENDENTE DE DEUS OU NÃO, TERÁ UM FIM BENÉFICO PARA O HOMEM, OU SEJA, O TECHNIUM SOBREVIVERÁ, DE UMA MANEIRA MAIS DIGNA, PELA TECNOLOGIA, AOS MALES CAUSADOS PELA VIDA. PASSARIA A HAVER MAIS IGUALDADE ENTRE OS NOVOS SERES
SEM PRECISAREM DISPUTAR AS PRÓPRIAS NECESSIDADES.
APÓS A TRANSMISSÃO, MILHARES DE RESPOSTAS ECOAM PELO MUNDO, CONTRÁRIAS E A FAVOR, COM OS RELIGIOSOS SEMPRE DIZENDO QUE SEJA QUAL FOR A MANEIRA, O INÍCIO DA PRIMEIRA REAÇÃO QUÍMICA SE REALIZOU COM ELEMENTOS DO UNIVERSO, CRIADO POR ALGUÉM SUPERIOR, NO CASO, DEUS.
TAREFA CUMPRIDA, AMBRA E O PROFESSOR SE DESPEDEM, SEGUINDO CADA UM SEU CAMINHO: O DELE, A VIDA ACADÊMICA. O DELA: SER RAINHA.

COMENTÁRIOS:
TODA A HISTÓRIA SE DESENVOLVE PELOS MEANDROS DE LUGARES MISTERIOSOS E TENEBROSOS, TÍPICOS DO AUTOR. AQUI, ESPECIALMENTE, PELAS TORRES DA IGREJA SAGRADA FAMÍLIA, EM BARCELONA, QUE COM TODA A SUA ARQUITETURA MONUMENTAL, AINDA NÃO TERMINADA, PERMITE CHARADAS A SEREM DESCOBERTAS COMO CHAVE DA SENHA DO CIENTISTA, AVENTURAS COM DIREITO A PERSEGUIÇÕES, AMEAÇAS E CRIMES.
COM TRAMA MAIS LÓGICA, NÃO CONTÉM OS ARROUBOS INVEROSSÍMEIS DO GRANDE SUCESSO CÓDIGO DA VINCI.
O INTERESSANTE A OBSERVAR É QUE ESSE LIVRO, EM CERTO SENTIDO, PARECE DAR CONTINUIDADE A IDEIA DO LIVRO HOMO DEUS (2015), DE YUVAL HARARI, AO AFIRMAR QUE NO FUTURO O HOMO SERÁ TÃO TECNOLÓGICO QUE PRESCINDIRÁ DE FORÇAS DIVINAS.
A DIFERENÇA É QUE O LIVRO DE HARARI É UM ESTUDO DAS NOVAS POSSIBILIDADES QUE CONSTITUIRÃO A HUMANIDADE. O DE DAN BROWN, BASEADO EM ALGUNS FATOS CIENTÍFICOS, É UMA FICÇÃO.


domingo, 12 de novembro de 2017

LIVRO: PENA DE MANDARIM - O PÁSSARO

MANDARIM!
UM PÁSSARO
QUE VEIO ATÉ MIM.
NÃO SABIA QUE EXISTIA.
CONHECI, PELA PRIMAVERA,
SEU CANTO QUE EXTASIA
E SUA IMAGEM SINGELA.                          
UM ENCANTO QUE REVELA
COMO A NATUREZA
CONCILIA BELEZAS.

A PLUMAGEM DAS AVES,
O FORMATO DAS FLORES,
O TOM DAS CORES ...
COM QUE MAJESTADE

ELA NOS EXIBE SUA PERFEIÇÃO.
COM QUE GENEROSIDADE
NOS CONVIDA À FASCINAÇÃO.


E COM QUE MALDADE
CAUSAMOS SUA DESTRUIÇÃO!


sexta-feira, 20 de outubro de 2017

LIVRO PENA DE MANDARIM - USURPAÇÃO?

NÃO SEI SE É USURPAÇÃO
APROPRIAR-SE POR DIREITO
DE AMIZADE E DE SAUDADE.
MAS, É TANTA A EMOÇÃO
DA RECORDAÇÃO DE UMA
ÉPOCA QUERIDA, TÃO IDA,
QUE OUSO CORRER O RISCO,
NÃO DA COMPARAÇÃO,
SERIA RIDÍCULO,
MAS, NO MEU TRAÇO ESPECÍFICO,
HOMENAGEAR O AMIGO
QUE ME DEU GRANDE ABRIGO
NA SUA CONSIDERAÇÃO.

LIVRO PENA DE MANDARIM - 2017

A SUAVE BRINCADEIRA PENA DE MANDARIM, UMA CANETA FICTÍCIA INVENTADA POR AMIGOS AO ELOGIAR A ESCRITA DO INTELECTUAL ORÔNCIO VAZ DE ARRUDA FILHO E QUE ACABOU ACREDITADA E DOCUMENTADA EM CRÔNICAS JORNALÍSTICAS DOS ANOS 1970 E 80, ARREBATO PARA MIM, POR DIREITOS DE HERDEIRO DA AMIZADE E DA SAUDADE.

NA VERDADE, ELA SÓ EXISTIU NA IMAGINAÇÃO DOS QUE LERAM E ACREDITARAM, QUE ESPECULAVAM SER MADREPÉROLA OU MARFIM.
A DENOMINAÇÃO JUSTIFICOU A INTENÇÃO: SÍMBOLO DE UMA LAVRA SÁBIA, REFINADA.

COM PRETENSÃO, DENTRO DO MEU ESTILO DE TEXTOS E POESIAS E NO ESFORÇO DO MEU MELHOR LAVOR, LANÇO MÃO COMO O TÍTULO DESTA PRODUÇÃO, PARA QUE CONTINUE UMA TRADIÇÃO LITERÁRIA.