sexta-feira, 17 de agosto de 2018

LIVRO PENA DE MANDARIM : PEÇA TEATRAL - A PROCURA DE EMPREGO

A PROCURA DE EMPREGO
AUTOR: MICHEL VINAVER
TRADUÇÃO E DIREÇÃO: JEAN-CLAUDE BERNARDET E RUBENS REWALD
TEATRO SESC-SANTO AMARO- 2018

A PEÇA FOI ESCRITA EM 1970, DOIS ANOS APÓS AS AGITAÇÕES ESTUDANTIS DE 1968, QUE OCORRERAM TANTO EM PARIS, COMO NO RESTO DO MUNDO, CONTRA O STATUS CAPITALISTA VIGENTE E OS ULTRAPASSADOS COSTUMES SOCIAIS. FOI TAMBÉM A ÉPOCA DO AMOR LIVRE, DOS HIPPIES E DO ESPETÁCULO MUSICAL HAIR QUE MARCOU UMA ERA, ENTRE OS JOVENS, DE PROTESTOS CONTRA A LAVAGEM CEREBRAL POLÍTICA E MILITAR.
A PROCURA DE UM EMPREGO POSSUI UM TEXTO BASTANTE SIMPLES E REALISTA QUE FALA SOBRE AS CONVENÇÕES FALIDAS, O CONSUMO EXAGERADO, OS RITMOS ALUCINANTES DA NECESSIDADE DE PRODUÇÃO, OS ACONTECIMENTOS QUE SUFOCAM A NATURALIDADE DO VIVER.
PARA ISSO, COMPÕE UMA FAMÍLIA DE TRÊS PESSOAS: PAI, MÃE E FILHA ADOLESCENTE. O PAI, EX-GERENTE DE EMPRESA, ESTÁ DESEMPREGADO E PRECISA FAZER UMA AVALIAÇÃO DE APTIDÃO PARA OBTER NOVO EMPREGO. É QUANDO SURGE A QUARTA PERSONAGEM, UMA PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS, DE UMA FIRMA DE TURISMO, QUE OFERECE UMA VAGA DE TRABALHO. ESTA PROFISSIONAL, EXTREMAMENTE RÍGIDA, FAZ UM VERDADEIRO INQUÉRITO SOBRE O PRETENDENTE E AÍ COMEÇA A AÇÃO.
PARA SABER SE O CANDIDATO SERIA DE INTERESSE AO QUE NECESSITA, O CERCA DE PERGUNTAS E FATOS OCORRIDOS EM SUA VIDA, EXPLORANDO TODAS AS POSSIBILIDADES DE SUAS RESPOSTAS, AS MAIS ÍNTIMAS, AS MAIS INTROSPECTIVAS, AS MAIS INVASIVAS, NÃO APENAS SOBRE O SEU PASSADO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM OS DA SUA EXISTÊNCIA PESSOAL. AO MESMO TEMPO QUE A ENTREVISTA VAI SE DESENVOLVENDO VÃO SE DESCOBRINDO CONFLITOS FAMILIARES. A ESPOSA, UMA DONA DE CASA, ALÉM DA PERDA DO SEGURO DE VIDA, PELO DESEMPREGO DO MARIDO, TEM GRANDE PROBLEMA NA FALTA DE COMUNICAÇÃO COM A FILHA. ESTA É UMA ESTUDANTE QUE SE UNE A GRUPOS ATIVISTAS CONTRA O GOVERNO, NAMORA UM RAPAZ NEGRO, VENDEDOR DE DROGAS E ESTÁ ESPERANDO UM FILHO. (OU SEJA, A ANTÍTESE, NA ÉPOCA, DO QUE SERIA UMA BOA FILHA DE FAMÍLIA).  SEU DIÁLOGO COM ELA É QUASE NULO O QUE A AMARGURA. E RECORRE AO MARIDO SEMPRE QUE DESEJA TER UMA SÉRIA CONVERSA MATERNAL. OS PAIS QUEREM LEVAR A GAROTA A LONDRES PARA FAZER UM ABORTO, PORQUE NA FRANÇA, ISSO ERA PROIBIDO. A MENINA NÃO QUER. DESEJA TER A CRIANÇA E DEPOIS DOÁ-LA PARA ADOÇÃO. MAS ACABA CEDENDO E INTERESSA-SE EM CONHECER A CIDADE INGLESA. AOS POUCOS MANIFESTA-SE, TAMBÉM, NO TEXTO, A DOR E CULPA DA PERDA DE UM FILHO NUM ACIDENTE DE CARRO, DIRIGIDO PELO PAI.
OS FATOS VÃO SENDO REVELADOS JUNTO À A ENTREVISTA.
A PROFISSIONAL CONTINUA A MASSACRAR O CANDIDATO COM PERGUNTAS IMPERTINENTES E CONFUSAS, TAIS COMO O QUE ELE DESEJA DA VIDA, O QUE MELHOR FARIA NESTE EMPREGO, QUE CAPACIDADE TEM DE OBTER O QUE QUER, NO QUE ERROU? QUER VERIFICAR ATÉ QUE PONTO ELE RESISTIRÁ, EMOCIONALMENTE, ÀS QUESTÕES. A TRAMA, ENTRE MOMENTOS DE LUCIDEZ E DE ALGUNS DELÍRIOS, RESUME-SE EM QUE A ESPOSA CONSEGUE OBTER UM EMPREGO (À REVELIA DO MARIDO), A FILHA DEIXA O NAMORADO E O PAI TEM 50% DE CHANCES DE SER OU NÃO, CONTRATADO. E ASSIM TERMINA.
O QUE SURPREENDE NESTE TEXTO DE HISTÓRIA COMUM, É A INTERESSANTE FORMA DE SUA NARRATIVA SEM UM ESQUEMA NORMAL DE CONTINUIDADE DOS ATOS. COM FALAS ENTRELAÇADAS QUE ÀS VEZES SE CRUZAM DENTRO DO CONTEXTO, OUTRAS NÃO, EXIBE LINGUAGEM TEATRAL DESCONSTRUÍDA, COM TEMPOS SUPERPOSTOS (PASSADO, PRESENTE E FUTURO), SEM PAUSA NA AÇÃO. OS QUATRO ATORES EM CENA ATUAM AO MESMO TEMPO, CADA UM COM A SUA FALA TENDO CONTINUIDADE PARA SI, MAS NÃO PARA OS OUTROS MEMBROS DO ELENCO. CADA PERSONAGEM DESENVOLVE O SEU TEXTO DE MANEIRA PESSOAL, COM ASSUNTOS QUE REPRESENTAM O PRESENTE MOMENTO EM QUE ESTÃO ATUANDO, FATOS DE SUA VIVÊNCIA PESSOAL E AS POSSIBILIDADES DO QUE TERÃO PELA FRENTE. AS REVELAÇÕES, SEM UMA PONTUAÇÃO CLARA, VIVENDO DIFERENTES ÉPOCAS DA VIDA DESSA FAMÍLIA, ME LEMBROU, UM POUCO, A ESTRUTURA DE NARRATIVA DO LIVRO ULISSES, DO JAMES JOYCE.
DE ACORDO COM A OPINIÃO DO TRADUTOR E DIRETOR DA PEÇA, JEAN CLAUDE BERNARDET:
”... É COMO SE O DRAMATURGO TIVESSE RECORTADO OS DIÁLOGOS EM TIRAS E JOGADO TUDO PARA CIMA. E, DEPOIS, APANHADO AO ACASO OS PAPÉIS DO CHÃO, JUNTANDO TODOS, FORMANDO O TEXTO”...   
ESSA APRESENTAÇÃO EXIGE UMA ATENÇÃO MUITO GRANDE DO ESPECTADOR, POIS QUALQUER PERDA DE UMA FALA PODE CAUSAR UM ROMPIMENTO NO ENTENDIMENTO GERAL. PARA OS ATORES DEVE TER SIDO UM DESAFIO ENORME REPRESENTÁ-LA PORQUE NÃO HÁ A DEIXA COMUM DOS TEXTOS TEATRAIS NO QUAL A FALA DE UM ATOR SE AJUSTA NO TÉRMINO DA FALA DO OUTRO, DANDO A SEQUÊNCIA. AQUI, TODOS FALAM PARA SI MESMO, MAS, TÊM QUE SABER A MARCAÇÃO NECESSÁRIA, PARA COMEÇAR SEU DESEMPENHO SEM CHOCAR-SE COM O DO OUTRO. A ENCENAÇÃO, COMPOSTA POR TRINTA CENAS ENUMERADAS PELA SONOPLASTIA, É REALIZADA DENTRO DE UM ESPAÇO QUADRADO, MARCADO NO CHÃO POR UMA FITA BRANCA. NÃO HÁ CENÁRIOS E OS FIGURINOS CONSTITUEM-SE DE ROUPAS SIMPLES,COM CORES NEUTRAS, NUMA INTELIGENTE PROPOSTA DE NÃO CAUSAR DISTRAÇÃO EM RELAÇÃO AO TEXTO (OU SEJA, NÃO CHAMAR A ATENÇÃO).
OS ATORES ESTÃO EXCELENTES, DEMONSTRANDO GRANDE COMPETÊNCIA, NA REPRESENTAÇÃO DE UM TEXTO DIFÍCIL E DIFERENTE.
ÚNICOS PONTOS QUE CONSIDEREI QUE PODERIAM SER MELHORADOS FORAM EM RELAÇÃO À DIREÇÃO.
-QUATRO ATORES FALANDO QUASE AO MESMO TEMPO, SEMPRE SE DESTACARÁ A FALA DO QUE TIVER MELHOR DICÇÃO E MAIOR VOLUME DE VOZ. POR ESSA RAZÃO, PARTE DO QUE É DITO NÃO É OUVIDO. DEVERIA HAVER SOM, OU INDIVIDUAL OU UM “BOOM” CENTRAL, PARA QUE ASSISTÊNCIA OUVISSE CLARAMENTE.
-A PERSONAGEM ADOLESCENTE ANDA DEMAIS ENTRE OS ATORES, MEIO RINDO, MEIO IRREVERENTE E QUANDO PARA FICA ENCARANDO UMA PESSOA DO PÚBLICO, (NO CASO, ALGUMAS VEZES COMIGO), O QUE CAUSA INTERFERÊNCIA NO ENTENDIMENTO DAS OUTRAS FALAS, QUE PROSSEGUEM ININTERRUPTAS.
-NUMA MARCAÇÃO, PARA MIM ERRADA, O PERSONAGEM PATERNO VAI REPRESENTAR NO MEIO DA PLATEIA, O QUE FEZ COM QUE SE PERDESSEM MAIS FALAS. NA VERDADE, ESSA MARCAÇÃO DE SAIR DO CENTRO DO QUADRADO CERCADO PELA FITA BRANCA É GENIAL, PORQUE QUANDO A ENTREVISTADORA PERGUNTA O QUE ELE QUER, O PAI RASGA PARTE DA FITA DO CHÃO E SAI DO PALCO, OU SEJA, ELE QUER A LIBERDADE DA SOCIEDADE QUE O SUFOCA.
MAS, NA MINHA OPINIÃO, NÃO PRECISAVA TER IDO PARA A PLATEIA E FICAR, PARCIALMENTE, INAUDÍVEL.
COMO SEMPRE REPITO EM CONSIDERAÇÕES SOBRE PEÇAS TEATRAIS, QUE FAÇO, CADA DIRETOR DEVERIA IR SENTAR-SE JUNTO AO PÚBLICO, SENTIR-SE ESPECTADOR E COMPREENDER MELHOR POSSÍVEIS DIFICULDADES SOBRE A ENCENAÇÃO. 
A PROCURA DE EMPREGO É UMA PEÇA DE COMPOSIÇÃO DE TEXTO MAGNÍFICA E FOI UMA DAS MAIS INTERESSANTES OBRAS TEATRAIS QUE ASSISTI NOS ÚLTIMOS TEMPOS.


SOBRE O AUTOR: MICHEL VINAVER


NASCIDO EM PARIS (FR) EM 1927, ESCREVEU A PRIMEIRA PEÇA PROFISSIONAL AOS 20 ANOS. LOGO DE DESTACOU NO MEIO TEATRAL FRANCÊS PELA ESCRITA DIFERENTE. SEUS TEMAS, DE MANEIRA GERAL, SEMPRE EXPÕEM O DESCONTENTAMENTO COM OS RUMOS DOS ACONTECIMENTOS SUBMISSOS AO ESTADO E O CONTENTAMENTO PESSOAL DOMINADO PELA IMPOSIÇÃO DO CONSUMO.
ESSA ATITUDE LHE POSSIBILITOU INSPIRAÇÕES DIVERSAS DAS CONVENÇÕES SOCIAIS, COM CRÍTICAS AS OPRESSÕES EXISTENTES AO SER HUMANO E A NECESSIDADE DE UMA MUDANÇA DE MENTALIDADE.
RECEBEU O GRANDE PRÊMIO DE TEATRO DA ACADEMIA FRANCESA PELO CONJUNTO DE SUA OBRA, ENTRE AS QUAIS SE DESTACAM:
OS COREANOS; OS DISSIDENTES; O PROGRAMA DE TELEVISÃO;11 DE SETEMBRO DE 2001. SUA PEÇA MAIS CONHECIDA E ENCENADA PELO MUNDO É A PROCURA DE EMPREGO.

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